Tempo de leitura: < 1 minuto

Tempo de leitura: < 1 minuto

O colunista Ousarme Citoaian, que assina a coluna Universo Paralelo aqui no Pimenta, afirmou – em resposta a comentário do leitor Ricardo Seixas – que “ética nada tem a ver com diploma de jornalista”.

Ousarme considera ter sido essa interpretação equivocada da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) que levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a derrubar a pretensão da exigência do diploma, agora aprovada pelo Senado.

Para ele, o mercado, distante das interpretações do STF e do Senado, não está nem aí para diploma, beca e capelo. E brinca ao afirmar que o mercado “emprega quem tem competência (e, valha-nos Deus, até quem não tem)”. O. C. “conversa” com seus leitores às terças.

Confira mais na coluna desta semana

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Mário Alberto Hirs, lançará a pedra fundamental (a terceira!) de um novo fórum da justiça comum em Itabuna na próxima quinta, 30, às 10h. Apesar do lançamento ocorrer em agosto, as obras têm previsão de início apenas para fevereiro do próximo ano.

O prédio será construído em um terreno próximo ao Hospital de Base de Itabuna. A escolha de técnicos do TJ-BA foi criticada por advogados que, por razões distintas – pedem o anonimato.

A área é de difícil acesso, distante do centro da cidade e é servido por poucas linhas de transporte público. “Esqueceram do cidadão que não tem os mesmos recursos financeiros dos operadores do direito para acessar local perigoso como aquele. É uma escolha que em nada favorece o cidadão”.

Os advogados compartilham da mesma opinião emitida por várias vezes pelo presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento, que era favorável à construção do fórum na área do antigo DNER, ao lado do prédio da Justiça do Trabalho. “Os custos da obra seriam até menores”, complementa outro advogado.

A novo fórum ficará próximo ao Lixão de Itabuna – famoso pela reportagem exibida no semestre passado pelo Jornal Nacional – e à Volta da Cobra. “Todos sabem das dificuldades daquela região. Não entendemos a escolha”, afirma advogado que milita na área criminal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vídeo que está bombando nas Minas Gerais do senador Aécio Neves. O próprio tucano, trôpego, após tomar umas no bar Cervantes, no Rio de Janeiro.

A peça está sendo usada contra candidatos a prefeito mineiros que têm o apoio do pré-candidato a presidente da República. O vídeo caiu na rede ontem e tem mais de 20 mil visualizações no Youtube.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do Mensalão, Joaquim Barbosa, virou o queridinho não apenas da grande mídia. Nas redes sociais, o ministro ganhou status de herói.

Herói pelo relatório que incrimina quase todos os réus da ação penal do Mensalão (na outra ponta, há campanha acirrada contra o colega de Barbosa e ministro, Ricardo Lewandovski).

Uma das homenagens ao “negão” obteve quase 4 mil compartilhamentos no Facebook e 280 “curtidas’. Foi criada pelo dono do perfil José Roberto Pereira. Bombou, sim, senhor.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pintou um impasse no primeiro debate com os candidatos a prefeito de Itabuna, previsto para sábado, dia 1º. As coordenações das campanhas de Juçara Feitosa (PT), Vane do Renascer (PRB) e Capitão Azevedo (DEM) informaram que os candidatos não foram convidados ou, pelo menos, confirmaram participação no evento do Rotaract Club. Já a organização diz que os convites foram entregues com o “sim” do trio de prefeituráveis.

Em tempo: o debate está programado para as 19h do sábado, na Câmara de Vereadores.

Às 19h – A coordenação do Rotaract diz ter recebido, no final da tarde, as confirmações de participação de Vane do Renascer (PRB) e Capitão Azevedo (DEM). Juçara pode não participar. No mesmo dia, ela já havia programado uma carreata.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador itabunense Edvaldo Reis Fonseca, o Didi do INSS (PDT), foi assaltado próximo da Igreja dos Mórmons no Bairro de Fátima, por volta das14h30min. O vereador seguia a pé quando foi abordado por um assaltante armado.

O bandido levou relógio e telefone celular da vítima. Didi está no quarto mandato de vereador. Ele não disputará reeleição.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Posição da PRE complica Azevedo.

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) se pronunciou há pouco pelo indeferimento do registro da candidatura de Capitão Azevedo (DEM) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Caso o tribunal siga a recomendação da procuradoria, a situação eleitoral do prefeito se complicará ainda mais. Caberá a ele, como última alternativa, recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No processo 35644, o Ministério Público se pronunciou pelo “desprovimento de recurso” da coligação de Azevedo, o que, traduzindo, significa a “manutenção do indeferimento de registro” do candidato à reeleição em Itabuna.

Azevedo teve o registro de candidatura indeferido pelo juiz da 28ª Zona Eleitoral, André Dantas Vieira, no dia 27 de julho. O prefeito constava na lista de fichas-sujas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por ter contas de 2009 e 2010 reprovadas (relembre aqui).

O juiz eleitoral apontou irregularidades insanáveis superiores a R$ 22 milhões nas contas do prefeito, principalmente em contratos envolvendo a Construtora Marquise, responsável pela coleta de lixo no município.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Equipamentos de lazer e recreação para a “festa” do candidato.

Moradores da Vila de Itamaracá, em Itabuna, denunciam que boa parte dos brinquedos do parque infantil da Praça Camacã (Otávio Mangabeira) está sendo usada eleitoralmente. O governo municipal substituiu os equipamentos de lazer e recreação da praça e a parte “dispensada” foi parar na área externa da residência. O candidato a vereador Paulino (PTB) seria o beneficiado pelo parque público de uso privado.

Tempo de leitura: 2 minutos
Justiça deixa Jarbas Barbosa sem registro.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou liminar ao candidato a prefeito de Itacaré pela coligação “Itacaré Urgente” (PSB-DEM-PPS-PSL-PRTB), Jarbas Barbosa, que tentava obter salvo-conduto para manter-se na disputa no município sul-baiano.

Jarbas havia tentado liminar na 6ª Vara da Fazenda Pública em Salvador, o que foi negado pelo juiz Ruy Eduardo Almeida Britto. Ele buscou a Justiça Comum ao ter o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por ter contas reprovadas. A liminar o liberaria para a disputa. Jarbas ainda pode recorrer da decisão.

O ex-prefeito de Itacaré teve as contas dos exercícios de 2004, 2006, 2007 e 2008 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ao entrar com pedido de liminar pela liberação da candidatura, Jarbas tentou anular os pareceres prévios do TCM relativos às quatro contas, alegando cerceamento de defesa na corte de contas. Perdeu em primeira instância. E a decisão acabou mantida pelo TJ-BA.

O juiz titular da 6ª Vara da Fazenda Pública observou que o prefeito cometeu várias irregularidades insanáveis ao violar o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Jarbas realizou “despesas sem licitação, fez gastos excessivos sem comprovação do destino do dinheiro público e contratou pessoal sem concurso”, dentre outras irregularidades.

Já na decisão do TJ-BA, a relatora Lígia Maria Cunha Ramos Lima enxergou no processo falhas como grave infração à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial; e injustificado dano ao erário, decorrente de ato de gestão ilegal, ilegítimo, antieconômico ou não-razoável”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após investir R$ 400 milhões, a cervejaria Nova Schin inaugura as novas instalações da fábrica em Alagoinhas, na Bahia, em solenidade nesta quarta, 29, com a participação de acionistas japoneses e do governador Jaques Wagner.

O investimento é um dos temas tratados por Wagner no programa Conversa com o governador, que aborda a geração de empregos na Bahia nos últimos cinco anos e meio e a entrega de mil moradias do Minha Casa, Minha Vida em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Para ouvir o programa, clique aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Rede Bandeirantes divulgará nesta quarta, 29, nova pesquisa da sucessão municipal em Salvador. O levantamento foi encomendado ao Instituto Vox Populi e pretende ouvir mil eleitores da capital baiana, conforme registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

A pesquisa será a primeira a medir, efetivamente, a influência do horário eleitoral na disputa. O trabalho de campo começou no sábado, 25 – quinto dia de propaganda no rádio e na televisão-, e foi concluído ontem, 27. Trará, além dos números da disputa municipal, a avaliação dos soteropolitanos em relação aos governos de João Henrique, Jaques Wagner e Dilma Rousseff.

O levantamento Vox Populi/Band se diferencia do feito pelo Ibope/TV Bahia, semana passada, por também distinguir, nas avaliações de governo, se o regular (quando houver) é positivo ou negativo. E apresentou ACM Neto (DEM) na liderança, com 40% das intenções de voto, seguido à distância por Pelegrino (PT), 16%.

Os números serão conhecidos no Jornal da Band, às 19h20min.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Solenidade de formatura dos bacharéis da primeira turma da Unime itabunense.

Cerca de 2,5 mil pessoas participaram da cerimônia de formatura dos 54 bacharéis em Direito da Unime/Facsul (Itabuna), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. A primeira turma do curso da faculdade prestou homenagem ao advogado Antônio Maron Agle.

– A experiência do velho advogado, que ama a sua profissão, lhe permite aconselhar que sejam operadores do Direito dentro dos princípios da responsabilidade e da ética – disse Maron Agle ao agradecer a homenagem.

O diretor da Unime/Facsul, Luiz Alfredo Omena, ressaltou o “orgulho da faculdade em produzir conhecimento que permitiu aos novos bacharéis alcançar essa grande vitória”.

Além do advogado Maron Agle, a turma prestou homenagem ao professor Luiz Carlos Vasconcelos, escolhendo-o como paraninfo. A formatura coordenada e supervisionada pela Formandu´s  teve como atrações do baile, no Boca du Mar, as bandas Lordão e Circuito Fechado e o DJ Guigui.

Tempo de leitura: 2 minutos
Azevedo (cen.) e Renato Costa posam para as lentes ao lado de eleitor.

Capitão Azevedo (DEM)
8h25min – Reunião com funcionários dos Correios
15h25min – Caminhada no Daniel Gomes, saindo do módulo policial

Juçara Feitosa (PT)
9h – Gravação de programa eleitoral
14h – Corpo a corpo no Jardim Grapiúna (Favela do Bode)
19h – Reunião com moradores do Maria Pinheiro

Zé Roberto (PSTU)
9h – Gravação de programa eleitoral
15h – Visita à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)
19h – Edição de programas de TV e rádio

Pedro Eliodório (PCB)
9h – Panfletagem no Novo São Caetano
14h – Panfletagem e corpo a corpo no Vila Anália

Zem Costa (PSOL)
8h50min – Café da manhã no salão de festas Ranuza, realizado pelos Correios
14h50min – Visita ao Manoel Leão
20h50min – Reunião com vereadores do PSOL

Vane do Renascer (PRB)
8h – Reunião com lideranças
9h30min – Corpo a corpo no Campo Formoso, saindo da Trifil
14h – Gravação de programa eleitoral
15h30min – Caminhada no São Lourenço e Santo Antônio, saindo da Fortaleza Pneus
18h – Reunião com lideranças

ILHÉUS —-

Jabes intensifica contato com eleitor e investe em “corpo a corpo”.

Jabes Ribeiro (PP)
9h – Visita ao Alto da Legião, saindo do Rondelli
15h30min – Corpo a corpo na Av. Esperança, saindo da Igreja Stª Terezinha
19h30min – Reunião com Movimento Pontalense de Cidadania (Fredesko).

Jorge Luiz (PSOL)
15h – Visita a Couto e Santo Antônio (encontro com a comunidade evangélica)
19h – Reunião no Comitê da Zona Sul (Nelson Costa)