Tempo de leitura: < 1 minuto

Ary Carlos Nascimento entrou em contato com o PIMENTA e afirmou que a pesquisa eleitoral que será divulgada nesta semana (confira aqui) foi realizada com todos os nomes que disputam a Prefeitura de Itabuna. “Mas nossa técnica não acrescentou todos [na hora do registro no Tribunal Superior Eleitoral]”.

No pedido de registro, aparecem os nomes de Juçara Feitosa (PT), Vane do Renascer (PRB) e Capitão Azevedo (DEM). Foram excluídos Zé Roberto (PSTU), Pedro Eliodório (PCB) e Zem Costa (PSOL).

Ary Carlos prometeu a retificação. “Caso não seja possível, excluíremos esse registro e faremos outro ainda hoje, além de repetirmos o campo amanhã e depois”, disse ao blog. Quanto à solicitação de nomes e número de telefone do eleitor consultado, disse Ary Carlos que esta seria uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia não decepcionou a torcida. Jogando em casa, no Estádio Pituaçu, o Tricolor de Aço manteve a fase ascendente no returno e fez do Figueirense a nova vítima: 2 a 1. E, pra ser ainda mais emocionante, venceu de virada.

Júlio César abriu o placar no estádio em Salvador, aos 33 minutos da etapa inicial, mas Cláudio Pitbull e o contestado Hélder garantiram os 2 a 1 para o time do técnico Jorginho, gols aos 27 e 45 minutos do segundo tempo.

O clube está invicto a sete jogos. Desde quando o novo técnico assumiu a equipe, o Bahia venceu quatro partidas e empatou outras duas. Com 31 pontos, o time assumiu a 13ª posição. O líder é o Fluminense, com 53 pontos. Confira os gols.

Tempo de leitura: 5 minutos

O deputado federal Jutahy Júnior circulou neste final de semana no sul da Bahia em atividades de apoio a candidaturas do arco de alianças do PSDB. Ontem à noite, o parlamentar falou do mensalões do PT e do PSDB mineiro (claro, diferenciando-os), eleições de 2014 e fez avaliação das disputas eleitorais em Ilhéus e Itabuna.

Jutahy vê corrida acirrada pelo voto em Itabuna sendo travada entre o prefeito e candidato à reeleição, Capitão Azevedo (DEM), que tem apoio do PSDB, e Claudevane Leite, Vane do Renascer (PRB).

Para ele, o cenário em Itabuna ficará mais nítido quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) liberar o registro de candidatura de Azevedo, barrado em primeira instância por irregularidades insanáveis em licitações e contratos nos anos de 2009 e 2010.

Jutahy disse que, no geral, o PSDB acertou ao abrir mão de candidaturas próprias a prefeito nos grandes municípios baianos em favor de aliados mais viáveis eleitoralmente, a exemplo de Azevedo em Itabuna. E critica a estratégia petista de nacionalizar a disputa de 2012.

PIMENTA – O PSDB, taticamente, agiu certo ao abrir mão de ter candidaturas próprias a prefeito nos principais municípios da Bahia?

JUTAHY JÚNIOR – A estratégia foi exatamente essa: fortalecer as candidaturas aliadas mais viáveis. Mesmo onde abrimos mão, temos chapas fortes para vereador. Esperamos fazer três vereadores em Itabuna, onde tínhamos nome respeitado para disputar a prefeitura, Ronald Kalid. No geral, nossa estratégia é inversa à do PT, que preferiu nacionalizar as campanhas com o “time” de Lula, Dilma e Wagner.

A estratégia do PT é errada?

O PT cometeu maior equívoco. A [estratégia] é completamente furada. Impuseram candidaturas artificiais, esqueceram de propostas com identidades nas cidades. Achava que só o marketing político era suficiente. Mas é indiscutível que houve desgaste do PT com o mensalão. A imagem foi atingida. Somou-se ao erro de estratégia nacionalizada o mensalão.

No plano nacional, o PSDB lidera em duas capitais, mas não aquelas de grande expressão. As estratégias tucanas também não têm sido equivocadas?

Lideramos em Macéio (AL), Teresina (PI), Vitória-ES, Rio Branco (AC) e São Luís (MA).

O que está acontecendo em São Paulo, com José Serra?

A luta é levar o Serra para o segundo turno. E acho que isso é muito provável, que chegue ao segundo turno.

______________

Na cidade de São Paulo, tem quem o quer, mas também tem o petista e quem é próximo ao PT que tem em Serra o antagonista.

 ______________

Mas ele, segundo as pesquisas, tem rejeição superior a 40%. Como se explica essa rejeição?

Serra foi candidato tendo embates muito fortes. Foi para o segundo turno contra a Dilma em 2010. Foi contra Marta Suplicy em 2004, na disputa pela prefeitura. Na cidade de São Paulo, tem quem o quer, mas também tem o petista e quem é próximo ao PT que tem em Serra o antagonista. Tem o que vota e o que não vota nele. A campanha, dessa vez, é acirrada. É impositiva do Lula no apoio a [Fernando] Haddad. Dilma, também [apoia].

Qual a análise do senhor quanto às disputas em Itabuna e Ilhéus?

A questão de Ilhéus eu não tive participação. Estou mais envolvido com os vereadores. [Os deputados] Imbassahy e Augusto Castro que definiram [apoio a Jabes Ribeiro, do PP]. Já em Itabuna, eu participei diretamente na decisão, no convencimento do diretório municipal, de fazer essa aliança.

E a disputa em Itabuna, que cenário o senhor enxerga?

Em Itabuna, é disputa que ainda está em aberto. Acho que a eleição vai ser entre o Capitão [Azevedo] e Vane. Mas na hora que sair o registro [de Azevedo], teremos cenário mais nítido. Existem muitos eleitores indecisos.

______________

Em Itabuna, estamos muito otimistas [quanto à disputa no legislativo], esperamos fazer três vereadores do PSDB.

______________

Mas as sondagens revelam o contrário: o percentual de indecisos é muito baixo.

Acho que [a disputa] vai ser entre Azevedo e Vane, com boas perspectivas para o capitão. Em Itabuna, estamos muito otimistas [quanto à disputa no legislativo], esperamos fazer três vereadores do PSDB.

Como o PSDB sai das urnas na Bahia?

As projeções são razoáveis no quantitativo. No sentido político, será positivo.  Temos o vice em Conquista, abrimos mão em Salvador e em Camaçari [onde o partido renunciou em apoio a Maurício de Tude, do PTN]. Nossa estratégia foi apoiar, eleger prefeitos eficientes para pensar em 2014. O trabalho [de alianças] que o Augusto tem feito ajudou o PSDB a expandir muito aqui na região sul.

O senhor falou de Itabuna. E Ilhéus?

Jabes é favorito. Isso é indiscutível.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Evento reúne milhares de gays e simpatizantes (Foto Pimenta/Arquivo 16.10.2011).

A Parada Gay de Itabuna deste ano será realizada hoje à tarde, na Beira-Rio, com a expectativa de reunir o maior público de todas as edições do evento. Segundo a organização, são esperadas mais de 20 mil pessoas nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron. A concentração começa às 15h na Rótula Tancredo Neves (Ponte do São Caetano).

Neste ano, os assuntos escolhidos para discussão foram a aprovação de lei que torna crime a homofobia, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a aprovação no Estatuto da Diversidade pelo Congresso Nacional. Promovida pelo Grupo Humanus e Gapa, a parada entra na décima edição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O leitor Nilton Borges deparou-se com estas cenas, ontem, na maior central de abastecimento do sul da Bahia, o centro comercial de Itabuna. Entre barracas da feira, urubus disputam restos de carnes que são expostas para venda. O pior é que o cenário não é nenhuma novidade por ali.

Por enquanto, nenhum candidato apresentou proposta pública de modernização da central de abastecimento. O município não tem fiscalizado o comércio de carnes no local, causando ainda mais riscos à saúde da população.

Cena degradante: urubus disputam restos de carne (Foto Nilton Borges).
Tempo de leitura: < 1 minuto
Vane faz caminhada no Pontalzinho neste domingo.

Vane do Renascer (PRB)
9h10min – Caminhada no Pontalzinho, com concentração na Baby Clínica

Capitão Azevedo (DEM)
9h25min – Caminhada na Mangabinha
14h25min – Reunião com candidato a vereador na AABB
19h25min – Reunião com os Desbravadores (São Caetano)

Juçara Feitosa (PT)
9h – Caminhada no Jorge Amado
14h – Corpo a corpo na Rua de Palha
16h30min – Participação na Parada da Diversidade (Beira-Rio)

Zé Roberto (PSTU)
16h – Parada da Diversidade (Beira-Rio)

Zem Costa (PSOL)
15h30min – Parada da Diversidade (Beira-Rio)

ILHÉUS —-

Jabes Ribeiro promove caminhada na zona sul hoje.

Jabes Ribeiro (PP)
9h – Roteiro na Zona Sul, saída do escritório político (Av. Canavieiras)
16h – Reunião da juventude na Rua 19 de março

Jorge Luiz (PSOL)
8h – Corpo a corpo com panfletagem em Inema e Pimenteira

Tempo de leitura: < 1 minuto

A campanha do prefeito e candidato à reeleição, Capitão Azevedo, terá um combustível a mais para a caminhada que promoverá na próxima quarta-feira, 19: uma pesquisa encomendada à Séculos Análise e Pesquisa de Opinião Ltda.

No registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), protocolo BA-00163/2012, consta como contratante Ari Carlos Nascimento, responsável pelas pesquisas de opinião para a campanha do prefeito. Ari é dono Instituto Inpei e faz levantamento também para o governo baiano.

A pesquisa sobre a sucessão municipal em Itabuna, no entanto, corre risco de ser impugnada por apresentar apenas três nomes de candidatos a prefeito na estimulada (Vane do Renascer-PRB, Capitão Azevedo-DEM; e Juçara Feitosa-PT).

Os nomes de Zem Costa (PSOL), Pedro Eliodório (PCB) e Zé Roberto (PSTU) foram excluídos da cartela de opções de candidaturas apresentadas ao eleitor (veja aqui).

O artigo 3º da Resolução 23.190 determina que o nome de todos que tenham solicitado registro “deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação ao entrevistado”. O levantamento foi feito de 11 a 14 de setembro. Além da exclusão dos três candidatos, os entrevistados forneciam o nome e o telefone para contato – o que pode distorcer o resultado final. (Atualizado às 00h33min)

Leia mais no Blog do Ricky