O prefeito Augusto Castro (PSD) publicou a nomeação de mais 34 candidatos aprovados no último concurso da Prefeitura de Itabuna, de 2023. A maioria dos futuros servidores ocupará vagas no magistério municipal, em disciplinas como Letras, História, Matemática, Geografia, Ciências e outras. Acesse a lista aqui.
Os convocados têm prazo de 30 dias, contados desde o dia da publicação da chamada (16 de abril), para se apresentarem ao Departamento de Recursos Humanos, localizado no Edifício Jequitibá Trade Center, 2º andar, na Avenida Aziz Maron, bairro Jardim Vitória. O atendimento está disponível de segunda a sexta, das 8h às 14h.
A Prefeitura de Ilhéus informou que o transporte público da zona rural funcionará em horários específicos para as comunidades atendidas pela Dzset, até a próxima quarta-feira (23). Iniciado ontem (18), o período abrange o feriadão de Semana Santa e Tiradentes, que, no município, será emendado com o Dia de São Jorge (23), um dos padroeiros da cidade. serviço será ofertado gratuitamente até
Os horários, que podem ser conferidos nas tabelas abaixo, valem para Lagoa Encantada, Búzios, Banco do Pedro, Acuípe, Maria Jape, Itariri, Ribeirão Branco e Sapucaeira. Aos moradores e visitantes dessas comunidades, o serviço continuará gratuito até o próximo dia 30.
A Bahia manteve sua posição de destaque como principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Norte/Nordeste, nos primeiros três meses de 2025. Dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), indicam que, no período, o estado recebeu 68.024 visitantes internacionais. O número é 50% maior que o primeiro trimestre de 2024.
Somente em março, foi registrada a chegada de 17.583 pessoas de outras nações. No mesmo intervalo de tempo, o Brasil recebeu 3.739.649 pessoas vindas de fora do país, o melhor desempenho da história. Este desempenho é 47,8% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, os números são reflexo de “um trabalho do Governo do Estado na promoção do destino Bahia em âmbito internacional, associado à captação de voos. Um fator importante que impacta na decisão da viagem é a facilidade de chegar ao destino. Somado a isso, tem a qualificação de trabalhadores e empreendedores e os investimentos em obras de infraestrutura nas 13 zonas turísticas, o que dá segurança e atrai turistas”, explicou.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Hoje, a Bahia está ligada diretamente a três capitais na Europa: Lisboa, em Portugal; Madri, na Espanha; e Paris, na França. Já na América do Sul, tem rotas para Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Santiago, no Chile. A Argentina, com 24.441 passageiros, lidera o ranking dos principais mercados emissores de turistas para a Bahia, seguida por Portugal, França, Chile, Uruguai, Itália, Alemanha e Espanha.
Para não deixar os leitores aflitos, perdidos numa discussão alheia, dou algumas coordenadas, informando que hoje a UFSB funciona na mesma área em que a Ceplac, hoje doente terminal. E concedo todos os méritos ao ex-diretor Juvenal Maynart em engajar a luta de abrigo na área da Ceplac, projeto do qual me incorporei, com a finalidade de dar utilidade à área federal antes que fosse invadida.
Walmir Rosário
Imortalizada na voz do cantor paulista Sérgio Reis, a música Panela Velha, composta pelo Celmar de Moraes, o Moraezinho, deu o que falar e ficou famosa como um mote para vários significados. Desde a simples vasilha para preparar a comida, ou a experiência da pessoa em determinada função, muitas das vezes ditas em forma de gracejo.
Não temos como negar que é uma meia verdade se a dissermos na forma figurada, conotativa, do jeito como o povão gosta e entende. E tomo a frase para lembrar os bons tempos da Ceplac, melhor dizendo, do restaurante que a instituição manteve por muitos anos na sede da Coordenaria Regional, na rodovia Ilhéus-Itabuna.
Não tenho qualquer informação fidedigna da quantidade de refeições (almoços) que servia aos seus servidores no dia a dia. Posso assegurar que esse número passava dos dois mil, incluindo as marmitas para os operários de campo. Alimentação saudável, balanceada, conforme os estudos do pessoal da nutrição, apropriada para todas as idades e regimes de trabalho a preços subsidiados.
Filas enormes eram formadas diariamente e nos admiravam os tamanhos dos pratos servidos para uma turma já conhecida e que pegava pesado. Ali comiam desde os diretores ao mais simples operário, conforme o padrão burocrático. E garanto: a comida era de boa qualidade, com cardápio que não se repetia na mesma semana. Com o sucateamento da Ceplac, o restaurante pereceu.
Esta semana soube por velhos colegas que a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai colocar em funcionamento um restaurante universitário para professores e estudantes. Animei-me com a informação, pois o local, hoje abandonado, voltaria a ter serventia, deixaria de ser um elefante branco, como são conhecidos os equipamentos públicos abandonados.
Mas como tudo o que é bom dura pouco, na sequência soube pelos colegas que não seria bem assim. A universidade iria construir um prédio novinho em folha e não aproveitaria o prédio antigo e seus equipamentos, por mais que continue imponente. De pronto achei, como os colegas, que seria uma aberração gastar nossos parcos recursos retirados a título de impostos.
Foi então que fui interpelado e questionado se meus conhecimentos técnicos e científicos seriam suficientes para analisar o aproveitamento de um prédio velho, se bem que em bom estado, para atender aos padrões de modernidade exigidos por um restaurante universitário. Quedei-me silente por instantes até recuperar a carcomida memória.
Fiz ver aos meus interlocutores que o nível dos clientes era o mesmo, pois serviria aos doutores, pós-doutores, mestres, especialistas, técnicos das mais diversas áreas, bem como outros em formação. E insisti que os clientes do futuro restaurante ganhariam muito mais com a rápida entrada em funcionamento, bastando alguns ajustes e a aquisição dos equipamentos.
Meus oponentes não deixaram por menos e voltaram a questionar quais os meus dotes nas áreas da gastronomia, nutrição, finanças, arquitetura e engenharia, me desqualificando para o debate de alto nível. Confesso que senti o golpe, mesmo assim exaltei minhas qualidades como chef de cozinha, sabendo lidar com forno e fogão, arrumação de mesas e outros tais ofícios.
Para não deixar os leitores aflitos, perdidos numa discussão alheia, dou algumas coordenadas, informando que hoje a UFSB funciona na mesma área em que a Ceplac, hoje doente terminal. E concedo todos os méritos ao ex-diretor Juvenal Maynart em engajar a luta de abrigo na área da Ceplac, projeto do qual me incorporei, com a finalidade de dar utilidade à área federal antes que fosse invadida.
Além do mais, nada mais justo do que uma instituição do governo federal seja implantada na área ociosa da outra. Quem sabe, poderiam trabalhar em conjunto em projetos de pesquisa, aproveitando os laboratórios e o cabedal de conhecimento da Ceplac, antes que os poucos cientistas que restam se aposentem e que as informações sejam perdidas, fique no limbo.
Área e prédios não faltam, dependendo apenas de ajustes básicos para sua adequação, inclusive na cozinha e refeitório, satisfazendo todas as necessidades da universidade. De minha parte peço todas as escusas por cair de paraquedas em seara alheia, dando intrometidos pitacos, mesmo sem ter sido convidado a tecer comentários poucos interessantes.
A finalidade dos meus questionamentos, por mais que desinteressantes sejam, apenas têm o fito de dar utilidade ao conjunto de prédios daquela área, quem sabe economizando os parcos recursos públicos. Somo à minha bisbilhotice sempre gastar menos, focado na maximização das obras e a minimização dos investimentos.
Não é bem uma reclamação e sim apenas saudosismo. Quem sabe a galinha velha poderá dar um caldo melhor…
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado, além de autor de livros como Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.
O governador Jerônimo Rodrigues nomeou Adélia Pinheiro para cargo de assistente especial na Secretaria da Casa Civil. A nomeação está na edição de hoje (17) do Diário Oficial do Estado. Correligionária de Jerônimo no PT, a ex-secretária estadual foi candidata a prefeita de Ilhéus no ano passado e obteve 38.928 votos, mas acabou derrotada pelo agora prefeito Valderico Junior (UB), escolhido por 41.567 eleitores.
O novo cargo permitirá que a ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz tenha interlocução direta com o governador e autonomia para circular no estado, especialmente na região sul, conforme apuração do PIMENTA. O cargo diretamente ligado ao Palácio de Ondina assegura legitimidade institucional à aliada do governador e, ao mesmo tempo, sinaliza que Adélia tende a seguir o caminho da política na arena eleitoral, de olho em 2026, quando poderá ser candidata ao Legislativo.
Apesar da experiência no comando de três secretarias estaduais (Ciência e Tecnologia; Saúde; e Educação), eventual retorno de Adélia ao primeiro escalão do Governo implicaria em passar mais tempo em Salvador e em outras regiões baianas, em detrimento da proximidade com as bases sociais que a conferiram competitividade eleitoral em 2024.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna cassou o Alvará de Sonoridade do Rubens Bar, localizado na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano. Segundo a decisão, o estabelecimento está proibido de utilizar equipamentos sonoros e ruidosos que perturbem a vizinhança. Na prática, a medida proíbe música ao vivo, mas autoriza som ambiente.
A medida encerra processo administrativo. Segundo a Prefeitura, os empresários tiveram direito à ampla defesa e ao contraditório. O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, explicou que o bar já tinha sido denunciado várias vezes, sendo objeto de ação judicial, fiscalização da Prefeitura e procedimentos na Polícia Civil.
Além disso, a Prefeitura foi processada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) O órgão exigiu que o governo municipal adotasse medidas para coibir a perturbação do sossego. Antes da cassação do alvará, o bar teve sua autorização de uso de som suspensa por 90 dias e foi multado em cerca de R$ 20 mil.
Humberto Mattos acrescentou que o bar vizinho fez acordo, depois de mudar de dono, e recebeu Alvará de Sonoridade com a permissão de apenas utilizar som ambiente e karaokê, mas está impedido de promover shows que resultem na perturbação do sossego da vizinhança.
Foi sepultado no final da tarde desta quinta-feira (17), no Cemitério do Campo Santo, em Itabuna, o corpo de Waldemir Alves de Santana, ex-presidente do Clube Social do Pontalzinho, na década de 1980, e ex-diretor Administrativo do Hospital Santa Maria Goretti, no bairro da Mangabinha. Ele tinha 77 anos.
Por três décadas, de 1960 a 1990, Demi, como era conhecido, teve destacada atuação social e recreativa, principalmente como dirigente do clube do alto da Colina. Seu velório ocupou sala do SAF, prestigiado por amigos e familiares.
Deixa a viúva, Maria Nilma, os filhos Marlovy, Junior e Polliyanna e seis netos.
A Polícia Civil prendeu uma funcionária de uma loja de variedades, nesta quinta-feira (16), em Itabuna. Flávia Rodrigues, de 29 anos, é suspeita de furtar dinheiro do estabelecimento, onde trabalhava como caixa. O suposto crime teria se sido repetido várias vezes e causado desfalque de cerca de R$ 200 mil no balanço da 10&Cia, localizada na Avenida do Cinquentenário, no Centro.
A gerência da loja monitorava a funcionária, que estaria desviando dinheiro do caixa. Com imagens de videomonitoramento, chamou atenção da equipe a diferença do volume dos bolsos da calça da suspeita. Num mesmo dia, segundos os observadores, Flávia chegou à loja com os bolsos vazios e, no final do expediente, parecia estar com eles cheios, a julgar pelas imagens do circuito interno de segurança entregues à Polícia.
Flávia Rodrigues trabalhava na loja há cerca de 5 anos. O padrão de consumo da funcionária, com direito a viagens internacionais, reforçou a desconfiança dos empregadores, pois era incompatível com a renda obtida formalmente pela jovem. No depoimento à Polícia, a suspeita teria alegado que acumula outra fonte de renda, proveniente da venda de lingerie.
No final do expediente desta quinta-feira, a gerência da loja notou movimentação suspeita e acionou a Polícia Civil, que apreendeu dinheiro na bolsa de Flávia e a autuou em flagrante por furto qualificado por abuso de confiança. De acordo com a Polícia, a presa confessou o crime.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) promoveu mudanças na Polícia Civil. No sul do estado, a delegada Katiana Amorim Teixeira deixou o comando da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Ilhéus, para assumir a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Itabuna.
Já o delegado André Aragão Lima fez o caminho inverso da Rodovia Jorge Amado, deixando a 6ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, em Itabuna, para comandar a 7ª Coorpin, cargo que já ocupou na década passada. As modificações estão publicadas na edição de hoje (17) do Diário Oficial do Estado.
Município com forte expansão imobiliária, Ilhéus ganhou nova loja do Grupo Pai Mendonça. Com projeto arquitetônico da loja assinado pela arquiteta Débora Santa Fé, o Home Center Pai Mendonça, na Avenida Conselheiro Antônio Francisco Fernandes Badaró, no Malhado, possui área de 2.500 metros quadrados, com ambiente climatizado, estacionamento próprio e mix amplo de materiais de acabamento da construção civil.
Matriarca da família, Maria Marlene do Nascimento Mendonça cortou a fita de inauguração da nova loja que está há 30 anos em Ilhéus e tem 40 anos de mercado desde a primeira loja em Itabuna, ambas no sul da Bahia. O ato foi acompanhado pelos filhos Luiz Orleans, Robson Luiz, Marcos Antônio, Sônia Cristina e Ana Angélica, além do sócio Valdomiro Magalhães Morais.
A nova loja começou a ser planejada em 2017 e as obras foram iniciadas um ano depois, segundo o diretor-executivo do Grupo Pai Mendonça, Luiz Orlenans. “A pandemia da covid-19 trouxe novos desafios para o nosso projeto, mas a força do empreendedorismo e a certeza de um mercado forte e uma cidade pujante, nos motivaram a retomar a obra, hoje transformada em realidade”, afirmou Orleans.
Durante a inauguração, Luiz Orleans revelou que o grupo já planeja novos investimentos na Terra da Gabriela. “Ilhéus sempre merece algo novo para acompanhar o ritmo de expansão e desenvolvimento do município”, disse. O novo home center gera cerca de 130 empregos diretos e indiretos.
A inauguração reuniu autoridades políticas e empresariais do sul da Bahia, a exemplo da vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, representanndo o prefeito Valderico Junior, que estava participando de evento internacional de turismo em São Paulo, o secretário de secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Ganem, e os presidentes das CDLs de Ilhéus e Itabuna, Anselmo Clement e Carlos Leahy, respectivamente.
Os dirigentes da Associação Comercial de Ilhéus, Paulo Sérgio dos Santos (Céo), e do Sicomércio, António Costa, também participaram, além do presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Alcides Kruschewsky, e de executivos de veículos de comunicação, a exemplo de Carol Fajardo (TV Santa Cruz) e Leandro Teixeira (TV Cabrália).
O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu enviar a Força Nacional para atuar na segurança da área em conflito fundiário no extremo-sul da Bahia, onde o povo pataxó reivindica a demarcação da Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, que ocupa parte dos municípios de Porto Seguro, Prado, Itabela e Itamaraju.
O Governo da Bahia informou, em nota, que manterá ações regulares de policiamento na região e atuará em conjunto com a Polícia Federal. Segundo o estado, o posicionamento do Ministério da Justiça foi corroborado pelo Ministério dos Povos Indígenas e pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba).
A Força Nacional atuará especificamente em áreas de interesse e serviços da União, em regime de cooperação com as autoridades locais, contando com o apoio contínuo das forças estaduais de segurança pública, que seguem na região.
“O Governo da Bahia reafirma seu compromisso com a legalidade, a importância da demarcação de terras indígenas, respeito a propriedade privada e garantia da ordem pública, como assegura a Constituição Federal. Reitera, ainda, que o diálogo é o único caminho legítimo e duradouro para a construção de soluções pacíficas e sustentáveis para a região”, diz a nota divulgada pela gestão estadual.
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste tarifário anual de 2,05% da Neoenergia Coelba. Os cálculos dos índices foram impactados pela variação dos custos com compra de energia, encargos setoriais e componentes financeiros, segundo a Agência.
O reajuste médio para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão (residenciais, em sua maioria) será de 1,88%. A variação para atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 2,53%. As novas tarifas começam a valer na próxima terça-feira (22).
O grupo Neoenergia Coelba atende a 6,7 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. Segundo a concessionária, os custos de encargos setoriais contribuem com 1,86% no índice de reajuste e os custos com transmissão e geração de energia com 0,03% no índice, totalizando 1,88%. Os custos de componentes financeiros tiveram efeito de -3,12% no índice final.
Gerente, soldador industrial, armador de ferragem, pedreiro, forneiro, caldeireiro industrial e operador de caixa e Jovem Aprendiz são algumas das profissões com vagas disponíveis, nesta Quinta-Feira Santa (17), no sul e sudoeste da Bahia. No total, são 173 vagas de emprego nos três municípios e 10 para Jovem Aprendiz em Jequié.
As mais de 180 vagas estão assim distribuídas: 110 em Jequié , 52 em Ilhéus e 21 em Itabuna nesta quinta-feira.
Os interessados devem procurar o SineBahia ainda hoje, preferencialmente pela manhã, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.
As unidades do SineBahia de Ilhéus e de Itabuna atendem até as 16h. O expediente em Jequié se estende por mais uma hora e os trabalhadores têm até as 17h por lá para cadastramento. Mas, atenção, o atendimento só é garantido a quem chega até 30 minutos antes do encerramento do expediente.
ENDEREÇO DAS UNIDADES DO SINEBAHIA
O SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. O SineBahia Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas para hoje.
Uma carga de café avaliada em R$ 900 mil foi recuperada em Ilhéus por policiais militares da 70ª Companhia Independente da PM, nesta terça-feira (15). O produto havia sido roubado em Itapebi, no extremo-sul baiano, e o sistema de monitoramento apontou que o reboque com a carga estava no Iguape.
Diligências reveleram que o motorista, com o cavalo mecânico da carreta, foi encontrado em Mascote. A polícia fez a vigília da carga – 31.800 toneladas – até a chegada da vítima do roubo e de representante da seguradora para a a adoção de medidas legais. Vítima e carga recuperada foram apresentadas na Polícia Civil em Ilhéus nesta quarta-feira (16).
Construções irregulares e não habitadas em loteamentos clandestinos de Taipu de Fora, em Maraú, começaram a ser demolidas, nesta terça-feira (15). O trabalho executado pela Prefeitura, em cumprimento de decisão judicial, teve o apoio do Ministério Púbico do Estado (MP-BA), Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), polícias Militar e Civil e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
A ação pela demolição das construções foi movida pelo MP-BA, tendo como autora dos pedidos a promotora de Justiça Alicia Passeggi. A promotora explica que a ação deu cumprimento à decisão transitada em julgado. No loteamento identificado como Praia Bela de Taipus também foram afixadas placas sinalizando que a área é pública. E, por isso, não pode ser vendida ou ocupada. As áreas públicas estão inseridas em duas áreas de proteção ambiental estadual e municipal – a APA Baía de Camamu e a APA de Maraú).
A Justiça determinou ao Município, em março de 2024, a adoção de medidas administrativas para conter a ocupação irregular e efetuar a desocupação do loteamento. De acordo com a promotora de Justiça, a área havia sido permutada pelo Município e, “mesmo diante da ação judicial com liminar deferida, as áreas irregularmente permutadas foram clandestinamente loteadas”.
Ainda segundo ela, os lotes clandestinos foram difundidos no mercado imobiliário por meio de um mapa não aprovado pelos órgãos competentes, que tratam esses espaços públicos como “reloteamento”.
A pedido do MP, a Justiça também determinou ao Município a sinalização, pelo prazo inicial de 18 meses, de todas as quadras clandestinas presentes no mapa do reloteamento clandestino.
À Polícia Militar, que efetue a fiscalização periódica semanal, em dias e horários variados, e sempre que provocado pela população, remetendo relatório mensal à Justiça pelo período de 180 dias, a contar da ciência da decisão. Já a Polícia Civil, via Delegacia de Polícia desta Comarca e especializada em crimes ambientais, deve atuar no âmbito de suas atribuições para responsabilizar e eventualmente prevenir a continuidade da atuação criminosa de pessoas na área pública.
ALERTA AO CRECI-BA
A Justiça também determinou ao Conselho Regional de Corretores Imobiliários (Creci) divulgar a sentença e decisão de seu cumprimento para todos os corretores cadastrados na região, esclarecendo-os sobre a necessidade de verificação prévia no Registro de Imóveis de Maraú acerca da regularidade dos lotes a serem negociados, no loteamento Praia Bela de Taipus, e advertindo-os das sanções em caso de venda ou negociação dos lotes clandestinos.