Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a cadeia pública desativada há três anos, membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Coaraci reivindicaram ao governador Jaques Wagner a construção de um minipresídio no município sul-baiano.
Pela proposta, o minipresídio atenderia, também, Almadina, Itapitanga e Itajuípe. As comunidades de Almadina e Itapitanga, por exemplo, reclamam das condições precárias das cadeias públicas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

iec 2013O Itabuna quebrou a invencibilidade do Flamengo de Guanambi, há pouco, no Estádio Luiz Viana Filho. O Azulino venceu a primeira dentro de casa, por 2 a 0, e alcançou a vice-liderança do Grupo 2 da Divisão de Acesso do Campeonato Baiano de Futebol. Atingiu seis pontos, um a menos que o rubro-negro.
Wagner abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Paulo César fez o segundo, aos 39 minutos. “Deu para fazer o gol e ajudar nosso time, o que é mais importante”, disse o jogador ao repórter Fábio Souza, da Rádio Difusora.
O treinador do Itabuna, Rodrigo Fonseca, elogiou o desempenho do time. “Nós estávamos devendo para nossa torcida. Fizemos excelente partida e vamos brigar pela liderança”, afirmou.
O próximo jogo do Itabuna será no domingo, 19, contra o Astro, em Serrinha, às 16h. Se empatar, passa o Flamengo de Guanambi pelo saldo de gols. O Fla, que completou quatro jogos, folgará na rodada.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Medauar não acredita mais em classificação (Foto José Nazal/Catucadas).
Medauar: adeus classificação (Foto José Nazal/Catucadas).

O Colo-Colo voltou a decepcionar em casa. Após a derrota por 2 a 0 no dia 1º, o Tigre Ilheense empatou em 1 a 1 com o Astro, de Feira de Santana, e reduziu a chance de avançar à próxima fase da Segundona. Os gols do jogo foram marcados no primeiro tempo. Dadai trombou com a zaga do Colo-Colo e abriu o placar aos 10 minutos. Xandy, aos 36 minutos, empatou.
O resultado fez um dos diretores do Tigre, o médico Paulo Medauar, jogar a toalha. Segundo o Blog do Gusmão, o dirigente não acredita mais em retorno do time à primeira divisão do Baiano de Futebol neste ano.
Quem ainda pensa diferente é o técnico, Goiabão. “Uma vitória contra o Jequié vai nos colocar numa posição melhor”, disse. A partida será no dia 18.
A fase ruim é confirmada na frieza dos torcedores. Apenas 386 deram o ar da graça no Estádio Mário Pessoa, hoje, gerando R$ 4.540,00 de renda.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rosemberg e Nilo (Foto Sisal N).
Rosemberg e Nilo (Foto Sisal Notícias).

Momento hilário na manhã deste sábado, 11, durante a inauguração da usina de beneficiamento de leite em Coaraci.
Diante do governador Jaques Wagner, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), fez uma provocação a Rosemberg Pinto (PT), que tentou disputar o comando da AL na última renovação da mesa diretora.
Nilo, presidente desde 2007, cutucou Rosemberg:
– Você deveria parar de disputar comigo e apoiar minha candidatura ao Governo do Estado. Aí eu lhe apoio para a presidência da Assembleia.
Gargalhada geral, Nilo arrematou:
– Hoje, Rosemberg, a chance de você ser presidente da Assembleia é a mesma que eu tenho de ser governador.

Tempo de leitura: 3 minutos

GUSTAVO HAUNGustavo Haun | g_a_haun@hotmail.com

Aluno espancando, física e moralmente, professor em sala de aula e vice-versa é “normal”, os noticiários abundam nesse quesito.

Quando tive o privilégio de entrevistar a professora e filósofa Tânia Zagury, em Salvador, quando do lançamento do seu livro Professor Refém, ela nos indicou que a indisciplina em sala de aula era responsável pela maior queixa dos docentes pesquisados para o opúsculo, mais de 40% afirmaram ter problemas com a disciplina dos alunos.
Realmente ela está coberta de razão. Esse é o pior motivo de os futuros universitários não optarem por licenciaturas ao longo da sua formação acadêmica, ganha disparado contra o baixo salário da categoria, além de outros problemas inerentes à profissão.
Pesquisas feitas pelo Datafolha e USP demonstraram que os bons estudantes do Brasil optam em cursar bacharelados, o que faz com que apenas os maus procurassem as licenciaturas, por serem de baixa concorrência no vestibular ou Enem, ficando relegadas, portanto, à ínfima qualidade. É óbvio que o sujeito pode fazer uma licenciatura e se melhorar na faculdade, ser um excelente profissional, no entanto, isso não é uma praxe, nem garantia que vá atuar na área.
A fórmula de tudo isso é muito simples: professores despreparados mais alunos sem educação, respeito, limite, é igual à indisciplina – que não deixa de ser uma violência ao outro.
Infelizmente, não há como dissociar a família desse processo. E como o núcleo familiar está cada dia mais esfacelado, confuso, desestruturado, é normal que se reflita na prole, logo, no mundo!
O lar na pós-modernidade está um pouco sem direção, perdido. Pais precisam trabalhar turnos dobrados para ter condições de sobrevivência, enquanto que a educação dos filhos vai sendo relegada aos parentes, empregados, à mídia, às drogas… A sociedade como um todo ainda não conseguiu um equilíbrio entre as inúmeras variáveis dessa equação.
O resultado tem sido difícil e complicado. Aluno espancando, física e moralmente, professor em sala de aula e vice-versa é “normal”, os noticiários abundam nesse quesito. Brigas, gritarias e conversas durante a aula, atos violentos contra o educador, além da famosa “pesca”, perguntas capciosas dirigidas aos docentes e interesse unicamente por nota são outros fatores gerados pela indisciplina.
Para não ficar só nos discentes, mestres roucos, com pressão-alta, esgotados e estressados, sofrendo com a síndrome de burnout, são o comum visto. É claro que aí reflete também o desestímulo, o descompromisso e a mecanicidade da aula dada por nós, profissionais da educação, que já sofremos pressão enorme de coordenadores e diretores insensíveis.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

acessointernetA mídia mais importante para 88% dos brasileiros é a internet, revelou um estudo com respostas múltiplas feito com mais de duas mil pessoas pela comScore, em parceria com o Interactive Advertising Bureau (IAB).
A televisão vem em segundo lugar, com 55% da preferência, seguida pelo jornal (44%) e pelo rádio (28%). As revistas ficaram por último, com 27%.
A pesquisa também constatou que, se tivessem 15 minutos de tempo livre no dia, sete em cada dez entrevistados escolheriam uma atividade online – como navegar por redes sociais, ler emails ou trocar mensagens instantâneas. Apenas 10% demonstraram interesse por assistir TV, e 3% por ouvir rádio.
Entre os usuários de internet mais assíduos, que costumam acessar a rede várias vezes ao dia, destacam-se as mulheres na faixa dos 25 aos 44 anos. Quando estão no ambiente online, elas preferem navegar em redes sociais e comunicar-se, enquanto os homens são mais propensos a navegar livremente por sites.
O local de trabalho é onde a internet é mais utilizada por 43% dos consultados, por intermédio de computadores ou notebooks. Em seguida vem as escolas, com 17% dos usuários, restaurantes ou cafés (11%), e locais de compras (8%).
PUBLICIDADE DIGITAL
O estudo revelou, ainda, que 74% dos usuários de internet fazem pesquisas pela web sobre os produtos que desejam comprar em lojas físicas. Entre este público, 66% concordam que os anúncios online os influenciam a procurar mais informações sobre as marcas anunciadas.Já entre a publicidade veiculada em todas as mídias, a disseminada pela internet é considerada a mais informativa para 50% do público, e a mais criativa para 49%.
Os anúncios mais memoráveis ainda são os da televisão, na opinião de 48% dos entrevistados. A internet vem em seguida (33%), na frente de jornais e revistas (10%) e do rádio (9%). Informações do Portal IG.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Sinalização inadequada...
Uma corda “sinalizava” ontem à noite a mureta de proteção da Ponte Marabá, em Itabuna. A mureta foi arrancada após acidente. A ponte serve de acesso a centro de compras e bairros como São Caetano, Góes Calmon e Conceição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Manaus, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), concedeu entrevista ao Blog do Josias de Souza na qual abordou a política nacional. Para ele, a presidente Dilma Rousseff é favorita no pleito de 2014. O ex-senador lamentou que o fato de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não ser 20 anos mais novo para ter as condições necessárias para participar da disputa.
Nas entrelinhas, deixa perceber que Aécio Neves perdeu o bonde. Mais adiante, Arthur Virgílio revela período de crise em seu relacionamento com o PSDB e deixa escapar que o partido perdeu protagonismo em relação a 2014. Ainda falando do pleito vindouro, sapeca:
– Brinco muito com meus amigos vascaínos. Eu não quero para o meu partido um destino de Vasco da Gama. Vice, vice, vice, vice é complicado. Perder três eleições já foi um golpe duro. Perder uma quarta eleição é como sapato branco. É bonito nos outros. […] Daqui a pouco, você vira o sparring, não o lutador principal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Marquinhos e Wagner assinam convênio para instalar Credibahia e Sala do Empreendedor em Itagibá (Élvio Magalhães).
Marquinhos e Wagner assinam convênio para instalar Credibahia e Sala do Empreendedor em Itagibá (Élvio Magalhães).

O governo baiano vai implantar uma agência do Credibahia em Itagibá, após Jaques Wagner e o prefeito Marcos Barreto (Marquinhos) assinarem convênio, na última quinta, 9, em Salvador. O município também contará com a Sala do Empreendedor, ação do Sebrae que incentiva o empreendedor a entrar no mercado formal.
Antes da assinatura dos convênios, Marquinhos foi recebido em audiência e reivindicou a Wagner a construção de praça de eventos noa sede do município e obras no distrito de Japumirim, como a construção de Central de Abastecimento. Nos dois encontros, o prefeito foi acompanhado pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Folha 
Os ex-seguranças de Paulo César Farias que eram acusados de participação na morte do empresário e da namorada dele, Suzana Marcolino, em 23 de dezembro de 1996, foram inocentados na noite desta sexta-feira, 10, durante julgamento do caso, em Maceió (AL). Os jurados também afastaram a tese de suicídio e entenderam que houve um duplo homicídio.
A maioria dos integrantes do júri popular entendeu que os policiais militares Adeildo dos Santos, Reinaldo de Lima Filho, Josemar Faustino dos Santos e José Geraldo da Silva não tiveram participação direta no crime.
Os jurados, porém, entenderam que dois dos ex-seguranças tinham a obrigação de impedir o crime. “Pela morte de PC Farias, os jurados reconheceram que os acusados Adeildo e José Geraldo tinham o dever, a obrigação, de garantir a vida deles. E foram assim mesmo absolvidos por clemência”, disse o juiz Mauricio Breda.
Em 1996, quando mortos, PC Farias tinha 50 anos, e Suzana, 28. Eles foram encontrados mortos com um tiro cada, na cama, na casa de praia do empresário, na capital alagoana.
Leia a íntegra clicando aqui

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fábrica será inaugurada nesta manhã de sábado.
Fábrica será inaugurada nesta manhã de sábado.

O governador Jaques Wagner inaugura, hoje, às 9h, a Fábrica de Laticínios Almada, em Coaraci, no sul da Bahia. A unidade atenderá produtores rurais de oito municípios sul-baianos e reorganiza a cadeia produtiva do leite.
A unidade ocupa área de 13 mil metros quadrados, no quilômetro 2 da BA-262, e terá capacidade para processar até 10 mil litros de leite por dia, além de contar com tanques de beneficiamento nos municípios beneficiados.
Com investimento de 1,2 milhão da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), a Laticínios Almada produzirá manteiga, iogurte, leite do tipo C, doce de leite e queijos mozarela, prato e minas frescal.
O investimento do governo baiano e as ações do Vida Melhor beneficiam cerca de 300 produtores dos municípios de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e Ilhéus (Distrito de Inema). A fábrica é resultado de convênio do governo baiano com a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi).

Tempo de leitura: < 1 minuto

futebolApós 10 dias de descanso, o Itabuna Esporte Clube volta a jogar pela Segundona do Baiano 2013 neste sábado, 11. O time enfrenta o Flamengo de Guanambi, às 19 horas, no Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão). O páreo é duro. O Flamengo, além de invicto, lidera a competição, com 7 pontos em três jogos.
O Azulino vai para a terceira partida. Soma 3 pontos até aqui e está na terceira posição, porém com um jogo a menos que Jequié e o rubro-negro do sudoeste. O Itabuna perdeu a primeira para o Jequié, por 0 a 1, e bateu o Colo-Colo por 0 a 2. Terá a chance de encostar no líder.
COLO-COLO NA LATERNA
Sem refletores no Estádio Mário pessoa, o Colo-Colo jogará às 15 horas, contra o Astro, de Feira de Santana. O Tigre Ilheense precisa vencer, pois é o lanterna da competição.
A equipe foi derrotada nas duas partidas disputadas até agora. Perdeu para o Itabuna (0 a 1) e Flamengo de Guanambi (1 a 0). Itabuna, Colo-Colo e Flamengo são do Grupo 2 da Segundona, que ainda reúne Astro e Jequié.
“CLÁSSICO DO CACAU” NO DIA 2
Ontem, a Federação Baiana de Futebol divulgou mudança na tabela do campeonato. O confronto entre Itabuna x Colo-Colo, marcado para o dia 1º de junho, foi transferido para o dia 2, no Itabunão, às 16h.