ARATACA: “ESTAMOS VIRANDO UMA PÁGINA COM O FIM DO LIXÃO”, AFIRMA FERLU

PREFEITO E REITORA DEFINEM TERRENO DO CAMPUS DO IFBA EM ITABUNA; CONFIRA VÍDEO

SAIBA QUAIS AS 333 VAGAS ABERTAS EM ITABUNA, ILHÉUS, EUNÁPOLIS, JEQUIÉ E PORTO SEGURO HOJE

MÉDICO MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NO SUL DA BAHIA

UNEX ITABUNA FAZ DOAÇÃO DE MATERIAIS AO HOSPITAL DE BASE

EMASA PARTICIPA DO SEMINÁRIO NACIONAL DAS ESTATAIS EM BRASÍLIA

EM ILHÉUS, SECRETÁRIO NACIONAL DE FERROVIAS E CHINESES VISITAM OBRAS DA FIOL E PORTO SUL

NA WTM LATIN AMERICA, ITACARÉ E AZUL VIAGENS FORTALECEM PARCERIA DE PROMOÇÃO DO DESTINO

PREFEITURA DE ILHÉUS ADVERTE EMPRESA POR DESCUMPRIR ACORDO DO TRANSPORTE

ARATACA: “ESTAMOS VIRANDO UMA PÁGINA COM O FIM DO LIXÃO”, AFIRMA FERLU

PREFEITO E REITORA DEFINEM TERRENO DO CAMPUS DO IFBA EM ITABUNA; CONFIRA VÍDEO

SAIBA QUAIS AS 333 VAGAS ABERTAS EM ITABUNA, ILHÉUS, EUNÁPOLIS, JEQUIÉ E PORTO SEGURO HOJE

MÉDICO MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NO SUL DA BAHIA

UNEX ITABUNA FAZ DOAÇÃO DE MATERIAIS AO HOSPITAL DE BASE

EMASA PARTICIPA DO SEMINÁRIO NACIONAL DAS ESTATAIS EM BRASÍLIA

Ilton Gualberto Gomes perdeu a vida em acidente na BA-001 || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu após a caminhonete que ele dirigia se envolver num acidente com outros dois veículos na BA-001, trecho Itacaré-Camamu, no sul da Bahia. O médico Ilton Gualberto Gomes viajava sentido Itacaré, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local. Ele tinha 78 anos.

O acidente ocorreu na noite de ontem (14). Ilton dirigia uma Toyota Hilux, que bateu na lateral de uma F400. Um GM Spin também se envolveu na colisão. Três pessoas que estavam nos outros carros envolvidos na batida ficaram feridas e foram levadas para o Hospital de Camamu.

Conforme o Conselho Federal de Medicina, Ilton Gomes se formou em 1975 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), era especialista em Medicina do Trabalho e atuou como médico em Camamu por mais de 50 anos.

O corpo de Ilton foi velado e sepultado nesta terça-feira (15), em Camamu. A Secretaria de Saúde do Município lamentou a morte do profissional de saúde e ressaltou a dedicação dele ao exercício da medicina. Com G1.

Unex faz doação considerada expressiva de materiais ao Hospital de Base || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), recebeu, recentemente, doação expressiva de materiais de limpeza e de higiene por meio de convênio com a Unex Itabuna, marca substituta da UniFTC.

A doação é contrapartida de convênio firmado pela instituição de ensino superior e o Centro de Estudos do Hospital de Base para programa de estágio dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia e Psicologia ofertados pela Unex.

Enviado pelo diretor-geral da Unex Itabuna, André Portnoi, o material foi entregue pelo representante do Centro Universitário, Paulo Lopes. No conjunto, fardos de papel higiênico, papel toalha e sacos de lixo de tamanhos variados, totalizando R$ 15 mil.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por meio do Centro de Estudos do Hospital de Base são firmadas parcerias do Hblem com diversas instituições de ensino técnico e superior do sul da Bahia. “Os estágios supervisionados que acontecem no âmbito hospitalar são fundamentais para que os alunos da área da saúde desenvolvam habilidades práticas que contribuem para o seu futuro profissional”, afirma o diretor-presidente da Fasi, João Omar Galvão.

Leandro Ferreira, Letícia Cunha e Ruy Corrêa participam do Seminário de Estatais em Brasília
Tempo de leitura: 2 minutos

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), de Itabuna, participa da sexta edição do Seminário Nacional das Estatais, em Brasília (DF). O evento, que começou ontem (14) e vai até amanhã (16), reúne especialistas renomados de todo o país e é considerado o maior ciclo de capacitação voltado às empresas estatais do Brasil.

O grupo do Setor de Licitações e Contratos da Emasa participante do seminário é formado por Leandro Ferreira Souza Lima (pregoeiro), Letícia Sousa Cunha (encarregada de Procedimentos Licitatórios) e Ruy Corrêa Soares Júnior (chefe do Setor de Licitações e Contratos Administrativos).

A presença dos colaboradores no evento reforça o compromisso da empresa com a qualificação técnica de seus profissionais, na opinião do presidente da Empresa, Ivan Maia. “É fundamental a presença da nossa equipe no seminário, uma vez que estamos visando à melhoria contínua dos processos internos, maior eficiência na gestão contratual e segurança jurídica nas contratações públicas”, pontuou.

Para Ruy Corrêa Soares Júnior, o Seminário representa oportunidade estratégica para o desenvolvimento institucional da Emasa. “É oportunidade única de aprimorar competências frente à complexidade do regime jurídico das Estatais. São três dias intensos de aprendizado com os maiores especialistas do país. O Seminário Nacional das Estatais proporciona imersão completa em práticas modernas de licitação e contratação pública através da análise da Lei 13.303/16, bem como da nova Lei de Licitações 14.133/21″, disse.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

O evento também permite acesso a conteúdo exclusivo, afirma Ruy, “além de troca de experiências e networking de alto nível. A capacitação é essencial para garantir segurança jurídica, eficiência administrativa e excelência na gestão contratual. Trata-se de um investimento estratégico para agentes públicos que buscam excelência”.

A programação do seminário inclui temas cruciais como gestão de riscos e impactos nos contratos, regulamentações específicas das estatais, planejamento de contratações, contratação de serviços contínuos, registro de preços, eficiência contratual, além da análise comparativa entre as legislações vigentes. A agenda também conta com o talk show Análise histórica: estão as estatais aproveitando satisfatoriamente sua legislação própria? e a entrega do Prêmio + Gestão Estatal.

Secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro desembarca em Ilhéus || Foto Elizangela Guimarães/ALMG
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, e uma delegação da China desembarcam em Ilhéus, nesta quarta-feira (16), para visita técnica às obras do trecho 1F da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e do Porto Sul. O objetivo, segundo o Ministério dos Transportes, é avaliar a possibilidade de conectar o Porto Sul, no oceano Atlântico, ao porto peruano de Chancay, no Pacífico.

O corredor bioceânico criaria uma rota estratégica para o comércio internacional, expandindo o comércio entre a China e a América do Sul, acrescentou a Pasta.

A Malha I da Fiol é composta por um trecho de 537 quilômetros, de Caetité, no centro-oeste do estado, a Ilhéus, no sul da Bahia. A integração ferrovia-porto visa garantir uma logística eficiente para o escoamento de cargas, segundo o Ministério. A concessionária Bahia Mineração S.A. (Bamin) é responsável tanto pelas obras do trecho ferroviário quanto pela construção do Porto Sul, que estão paradas (relembre).

A visita técnica está marcada para esta quarta-feira (16), às 11h, na unidade regional da Bamin, localizada no quilômetro 10 da rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001), no distrito de Aritaguá.

Representantes de Itacaré e de Ilhéus durante encontro com agentes da Azul Viagens na WTM, em São Paulo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prainha, em Itacaré, encanta o mundo por sua singularidade e beleza. Desde ontem (14) e até amanhã (16), o point de surfistas e amantes da natureza ilustra o acesso principal à WTM Latin America, a maior feira de viagens e turismo do continente, em São Paulo (SP). Neste clima, representantes do trade turístico e do município se reuniram com agentes da Azul Viagens, nesta terça-feira (15), para consolidar parcerias e alinhas estratégias de promoção do destino.

Lúcio do Carmo, Natália Saderi, Giulliana Mesquita, Ruth Avelino, Débora Luna e Alex Melita, profissionais com forte atuação no setor e influência direta no mercado nacional, representaram a Azul Viagens no encontro articulado por João Vianna, da Ertour. O evento ainda teve a participação do município de Ilhéus.

O Top Operadoras Turísticas 2025, em Itacaré, de 2 a 6 de junho, foi um dos temas abordados. Na edição passada, em 2024, o evento reuniu as 20 operadoras que mais venderam o destino em 2024. O encontro também abordou o sucesso da ação Azul Tá On, com a participação de Itacaré, que obteve grande adesão e resultados positivos para o fluxo turístico do destino, segundo o secretário de Turismo do Município, Marcos Souza “Japu”.

A Prainha, de Itacaré, ilustra o acesso prinicipal da WTM Latin America, em SP

Outro ponto relevante destacado pelo trade foi a participação de Itacaré no evento Tá On na Estrada, promovido pela Azul Viagens, previsto para o período de 6 a 10 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), reunindo cerca de 300 top agentes de vendas do país. O Tá On na Estrada, reforça o secretário, representa uma vitrine estratégica para ampliar a visibilidade do destino entre os principais vendedores de pacotes da Azul.

MAIOR EMISSORA DE TURISTAS PARA ITACARÉ

Para o secretário de Turismo de Itacaré, o encontro de negócios com a Azul Viagens reforçou a importância da parceria. “A Azul Viagens é a maior emissora de turistas para Itacaré. Estamos presentes em todos os eventos promovidos por eles e continuaremos parceiros em ações que possam contribuir com o aumento do fluxo turístico, gerando trabalho, renda e fortalecendo a economia local”, destacou.

João Vianna, da Ertour, falou da relevância da presença ativa do destino junto à operadora. “É de suma importância a participação de Itacaré e do trade turístico para que o sucesso da divulgação continue e a representatividade no mercado nacional se fortaleça, especialmente onde a Azul Viagens tem grande força na venda da nossa região”, afirmou.

Gestão orienta empresa a manter ônibus exclusivos para o transporte escolar || Foto João Vitor/Ônibus Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus voltou a se manifestar sobre o início das medidas emergenciais adotadas no transporte público e reconheceu, em nota, que a empresa Dzset transportou, de forma simultânea, alunos da rede municipal e passageiros beneficiados pela gratuidade temporária concedida a oito comunidades rurais.

Terceirizada do transporte escolar no município, a Dzset assumiu, provisoriamente, oito linhas rurais antes cobertas pela Viação São Miguel, que teve se contrato de concessão encerrado no domingo (13). De acordo com a gestão, a parceria prevê que os ônibus só poderão ser empregados no transporte da população em geral fora do horário em que atendem aos alunos das escolas municipais, regra violada no primeiro dia da operação temporária, nesta segunda-feira (14).

“Diante do fato, a gestão municipal orientou imediatamente a empresa Dzset a seguir os critérios estabelecidos na parceria, que determina o uso exclusivo dos veículos para o transporte escolar nos horários das aulas”, informou a Prefeitura. A parceria não tem custo adicional, conforme esclarecimento do governo (veja mais aqui).

A Prefeitura acrescentou que permanecerá atenta à operação para assegurar o cumprimento das regras estabelecidas e garantir o atendimento aos usuários do serviço público. Leia a nota na íntegra.

Nota Oficial sobre o transporte coletivo nos distritos

A Prefeitura de Ilhéus informa que tomou conhecimento da ocorrência de transporte conjunto de estudantes e adultos em ônibus escolares, nesta segunda-feira (14), em algumas comunidades da zona rural.

Diante do fato, a gestão municipal orientou imediatamente a empresa DZSET a seguir os critérios estabelecidos na parceria, que determina o uso exclusivo dos veículos para o transporte escolar nos horários das aulas. Somente após o atendimento completo aos estudantes, os ônibus devem ser disponibilizados para o transporte da população em geral.

A gestão continuará acompanhando a operação, que ocorre em caráter extraordinário, para assegurar o cumprimento da parceria e garantir o atendimento à população.

Aterro da CVR, na Ilhéus-Itabuna, será o destino de resíduos produzidos em Arataca || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O município de Arataca, no sul da Bahia, deu um grande passo na destinação correta de resíduos, contribuindo para a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população. A partir deste mês, os resíduos coletados na cidade estão sendo depositados no Aterro Sanitário da CVR Costa do Cacau, localizado numa área credenciada pelo Inema e IBAMA, às margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415).

Ferlu: “virada de página em Arataca”

– Estamos virando uma página com o fim do lixão, contribuindo com o meio ambiente e evitando riscos de doenças à população, com o lixo depositado num local adequado. E vamos investir na educação ambiental junto à comunidade – afirma o prefeito Fernando Mansur (Ferlu).

FIM DOS LIXÕES NO SUL DA BAHIA

Com a assinatura do contrato com a Prefeitura de Arataca, a CVR Costa do Cacau passa a atender nove cidades sul-baianas, dentre elas Itabuna, Ilhéus, Itacaré e Uruçuça, além de empresas como Shopping Jequitibá, Bamin/Porto Sul, Atacadão, Carrefour, Olam Cacau e Joanes. No total, são armazenadas cerca de 11 mil toneladas de resíduos por mês.

– A parceria com Arataca representa mais um passo no processo de desativação dos lixões, atendendo as determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que exige o armazenamento de resíduos em aterros sanitários – ressalta o gestor da CVR Costa do Cacau, Maurício Ramos Sena.

Além da destinação correta de resíduos, frisa Maurício, a CVR tem apoiado ações de educação ambiental nos municípios e a coleta seletiva através de associações de catadores.

O prefeito Augusto Castro e a reitora Luzia Mota durante visita ao terreno do campus do IFBA || Imagem PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) e a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Luzia Mota, vistoriaram, nesta terça-feira (15), o terreno onde será construído novo campus do IFBA, na região da Nova Itabuna, na zona oeste da cidade. O futuro equipamento de formação vai acolher alunos do ensino médio, cursos técnicos e ensino superior.

“Aqui é a área do terreno que a Prefeitura adquiriu para poder implantar o Instituto Federal, com vagas para 1.400 alunos. Isso é dignidade, é formação. Isso emancipa, reitora, os nossos alunos. Uma grande obra”, disse o prefeito, dirigindo-se à reitora, durante a vistoria.

O prefeito relembrou que o campus será erguido com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, pela parceria com a Prefeitura de Itabuna. Também reconheceu o papel do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na articulação entre as esferas de governo.

OBRAS COMEÇAM EM JULHO

Terreno do futuro campus do Ifba, no Nova Itabuna || Imagem PMI

A reitora Luzia Matos Mota também se manifestou em agradecimento, ressaltando o esforço da Prefeitura para a aquisição do terreno e assegurou que as obras do novo campus começam em julho deste ano.

“Vamos conversar com toda a comunidade, com o sistema produtivo, para escolher os cursos, que serão os mais apropriados para o desenvolvimento da cidade, mais desenvolvimento para a cidade de Itabuna. Muito obrigada, prefeito”, concluiu. Assista ao vídeo.

Confeccionador de calçado está entre as vagas ofertadas nesta terça-feira
Tempo de leitura: 6 minutos

A terça-feira da Semana Santa traz mais de 330 vagas de emprego e Jovem Aprendiz em cinco dos principais municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste. Hoje (15) há oportunidades para profissionais de várias áreas, a exemplo de barman, chefe de departamento de pessoal, confeccionador de calçados, cumim, estoquista, eletrotécnico, empregada doméstica, gerente de frios, monitor de ressocialização, pedagogo e pedreiro.

O maior número de vagas é ofertado por Eunápolis, com 132. Jequié, na região sudoeste, traz 88 vagas, e Ilhéus, no sul do estado, traz outras 56. Para quem reside ou procura vaga em Porto Seguro, há 34 oportunidades. Em Itabuna, há oferta de outras 23.

O interessado deve se cadastrar numa das unidades do SineBahia nestas localidades. O atendimento vai até as 16 em Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Porto Seguro e encerra-se às 17h em Jequié. Para o cadastramento, levar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência.

ONDE FICA O SINEBAHIA

O SineBahia em Porto Seguro atende no Shopping Central Park, na Rua Assis Chateaubriand, no Centro. A unidade Eunápolis está situada na Rua 5 de Novembro, no Centro. Em Jequié, fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

O cadastramento em Itabuna é feito no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro. Abaixo, confira as vagas anunciadas.

Leia Mais

Reunião do Conselho Indígena Tupinambá de Olivença, na Aldeia Itapuã, em Ilhéus || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho Indígena Tupinambá de Olivença (Cito) promove, no próximo sábado (19), a partir das 8h, em Ilhéus, ato público em alusão ao Dia dos Povos Indígenas. A atividade vai reunir os 10 caciques do órgão colegiado e moradores das 23 comunidades tupinambás na Praça Cláudio Magalhães, na sede do distrito de Olivença.

Para Rodrigo Curupaty Tupinambá, apesar da origem da data estar ligada à visão de mundo do projeto colonial, o movimento indígena se apropria da efeméride como instrumento de visibilidade para suas reivindicações, a começar pela demarcação do território reconhecido pela Fundação Nacional dos Indígenas desde 2009.

“O Dia 19 de abril não foi criado por nós. Mas, hoje, entendemos que é o espaço que a gente tem para falar um pouco da nossa luta”, afirmou Curupaty durante reunião neste domingo (13), na Aldeia Itapuã, em Águas de Olivença, com estudantes e professoras da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Segundo o tupinambá, os indígenas do litoral do Nordeste, como os de sua etnia, costumam ser tratados com termos preconceituosos, baseados na fisionomia, a exemplo de expressões como “supostos índios”.

Por isso, acrescentou, a luta dos tupinambás pelo direito à autodeterminação e à demarcação do território tradicionalmente ocupado precisa da ajuda da comunidade acadêmica e de outros segmentos sociais, para que o ponto de vista dos indígenas seja conhecido por mais pessoas. “Nós não somos inimigos da sociedade”, resumiu Curupaty.

Um dos objetivos do ato do próximo sábado, segundo o informe do Cito, é descolonizar a imagem indígena e levar à população informações sobre as formas de resistência dos tupinambás, os meios de que o povo se vale para perseverar na existência, em defesa da terra e de seus direitos.

DIÁLOGO COM A UESC

Liderada pela Cacique Valdelice (Jamopoty), de 62 anos, a Aldeia Itapuã fica no alto de um morro, em frente ao mar, numa área autodemarcada pelos indígenas em 2007. Há 18 anos, o local era um lixão muito usado para a desova de cadáveres de pessoas executadas, relembrou Curupaty. Atualmente, a área de 250 hectares abriga 55 famílias.

A aldeia foi o local escolhido para a recepção do Conselho Tupinambá a membros de três projetos ligados ao curso de Direito da Uesc, o Projus; o Sermulher; e o Laikos, de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa e de promoção da igualdade racial. Na reunião deste domingo, os visitantes da Universidade também levantaram demandas dos indígenas que possam ser objeto do serviço de apoio jurídico prestado pelo Escritório Modelo de Advocacia, também vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas da Uesc.

Juízes da Comarca de Porto Seguro são investigados por corrupção || Reprodução TV Globo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra três juízes acusados de violação ética, corrupção, agiotagem e falsidade ideológica. A decisão foi publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (14), assinado pela desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. Os investigados foram afastados dos cargos.

Os magistrados Fernando Machado Paropat, Rogério Barbosa de Sousa e Silva e André Marcelo Strogenski são investigados por violar o Código de Ética da Magistratura e a Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

Fernando é investigado por concussão (violação dos princípios da administração pública), advocacia administrativa (usar influência para benefício próprio), improbidade administrativa e agiotagem. Rogério é acusado por improbidade administrativa e agiotagem. André também é investigado por improbidade.

A determinação do Tribunal de Justiça considerou a decisão colegiada do Tribunal Pleno, no julgamento da Sindicância nº 0000740-55.2024.2.00.0805, na Sessão Plenária Administrativa realizada em 19 de março de 2025. A sindicância interna apontou as supostas irregularidades. Informações do Correio24h.

Moradores de Ilhéus viajam em ônibus lotado || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vídeo que circula nas redes sociais mostra usuários reclamando da superlotação de um ônibus da Dzsete, nesta segunda-feira (14), em Ilhéus. A empresa já prestava serviço à rede municipal de ensino e assumiu, de forma emergencial, oito das linhas rurais que eram operadas pela São Miguel, concessionária que teve seu contrato encerrado pela Prefeitura.

Os moradores de oito comunidades rurais podem andar de graça nos ônibus da Dzsete até o próximo dia 30, segundo anunciou a Prefeitura de Ilhéus (veja mais aqui). A medida levou a vereadora Enilda Mendonça (PT) a questionar se recursos da educação estão sendo utilizados para cobrir o serviço extra da Dzset em Ilhéus.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de Ilhéus alegou desconhecer a ocorrência de transporte conjunto de estudantes e adultos em ônibus escolares nesta segunda-feira (14). A gestão municipal afirma que a parceria firmada com a empresa Dzset determina que os veículos devem fazer o transporte escolar de forma exclusiva, nos horários das aulas, como já é de costume. E, somente após o cumprimento dessas rotas, atenderiam à população em geral.

“O acordo com a Dzsete tem como objetivo suprir de forma emergencial a demanda de transporte nas zonas rurais e não terá custos para os cofres públicos”, acrescentou a Prefeitura em nota enviada ao site.

Além disso, a gestão municipal afirma que a parceria visa evitar que os distritos fiquem desassistidos durante esse período de transição na operação do transporte público. A Prefeitura também reforçou seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes e demais usuários do sistema de transporte.

Assista ao vídeo mencionado.

Vítima morreu no local do acidente, em Vitória da Conquista || Imagem G1
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu atropelado por um trator, neste domingo (13), no distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. No momento da tragédia, a máquina agrícola era usada para guinchar uma carroceria de reboque em uma ladeira. Fausidio da Silva estava na carroça, e o trator era operado pelo irmão dele.

O trator não teve força para subir a ladeira e desceu de ré, desgovernado. No desespero, Fausidio pulou da carroceria e foi atingido pelo trator. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) constatou a morte do homem de 52 anos no local.

O corpo de Flausidio foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, para necropsia. Não há informações sobre o sepultamento. Com G1.

Ministério dos Transportes autoriza obras complementares da Fiol || Foto Alberto Coutinho/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do PIMENTA

O Ministério dos Transportes autorizou a Bahia Ferrovias S.A a fazer serviços de infraestrutura e pavimentação necessários às obras complementares da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho Ilhéus-Caetité. Publicada hoje (14), no Diário Oficial da União, a autorização abrange o Lote 4F, nos municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.

As intervenções autorizadas incluem a construção de pátios de cruzamento, desvios, remanejamento de linhas de transmissão de eletricidade, áreas de passagem de gado e pequenos veículos, pontes e viadutos.

A exemplo da Bahia Mineração, a Bahia Ferrovias também é subsidiária do Eurasian Resources Group (ERG). As duas empresas são os braços nacionais do grupo, responsáveis pelas concessões ligadas à Fiol e ao terminal privado do Porto Sul, em Ilhéus, além da exploração da Mina Pedra de Ferro, em Caetité.

A autorização foi publicada menos de duas semanas após a notícia de que a Bamin desmobilizou o canteiro de obras do trecho 1F da Fiol, em Uruçuca, no sul do estado, suspendendo a construção da estrada de ferro na região (veja aqui).

Candidato que deseja pedir isenção deve ficar atento a prazo || Foto Paulo Pinto/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 comçea hoje (14) e vai até 25 de abril.

A isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada exclusivamente pela Página do Participante, com o login único do portal de serviços do governo federal, o Gov.br.

Para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento. Os dados pessoais devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal.

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade para:

  • Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025), em qualquer modalidade de ensino (regular ou educação de jovens e adultos – EJA);
  •  Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Estudantes com renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025);
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
  • Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).

Baseado nesta lista, os candidatos deverão comprovar o cumprimento dos requisitos para conseguir a isenção da taxa de inscrição no Enem.

Os documentos aceitos para a solicitação da gratuidade estão descritos no Anexo II do edital. Entre eles, a declaração escolar que comprove estar cursando a última série do ensino médio em 2025, na rede pública; e comprovante da renda declarada.

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA

O candidato que teve a gratuidade da taxa de inscrição do Enem do ano passado, mas não compareceu a um ou dois dias de provas, na edição de 2024, e ainda quer participar da edição de 2025 gratuitamente terá que justificar a ausência.

De acordo com o edital, o prazo para fazer a justificativa será o mesmo do pedido de isenção da taxa de inscrição, do dia 14 até as 23h59min de 25 de abril.

A justificativa de ausência no Enem 2024 é realizada no mesmo sistema de solicitação de isenção da taxa de inscrição, a Página do Participante.

O Inep avisa que não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis do candidato.

CRONOGRAMA

Em 12 de maio, o Inep irá divulgar os resultados das solicitações de isenção da taxa e, também, se foram aceitas as justificativas de ausência em 2024 para nova gratuidade.

O período de recursos será entre 12 a 16 de maio. O resultado dos recursos sairá em 22 de maio.

Somente após este cronograma, o MEC abrirá o período oficial de inscrições na edição deste ano do Enem. Ainda será publicado um edital específico com as datas e regras.

Leia Mais