Tempo de leitura: < 1 minuto

João Veloso em apresentação no Centro de Cultura em Itabuna (Foto Jorge Bitencourt).
João Veloso em apresentação no Centro de Cultura em Itabuna (Foto Jorge Bitencourt).

O professor e escritor Aquilino Paiva e Mara Magalhães destacaram a obra do músico e compositor João Veloso e um marco na produção musical no sul da Bahia, o disco Raízes do cacau, da Banda Energia Azul.  Veloso faleceu ontem, em Ituberá. Fala Aquilino: – Perdemos João Veloso, um cantor dessas terras do sem fim. Raízes do cacau, composição de João, é um hino crítico grapiúna. Deveria ser cantada em toda manifestação por aqui, e inclusive parece falar muito bem para o nosso momento de insatisfação e insurgência, passe livre, copa do mundo e outras querelas. Lembremos que a canção foi feita nos anos 80, quando o cacau ainda era a grande riqueza e eles já perguntavam ” onde é que está o ouro do cacau?”. Aquilino e Mara resgataram essa relíquia, disponível na internet (clique aqui e ouça Raízes do cacau)

18 respostas

  1. Lamento o falecimento desse artista da nossa terra grapiúna. Apesar de não conhecê-lo,tenho amigos em sua terra natal, Ituberá. Espero, se não for muito, um comentário a respeito dele, no Universo Paralelo, do professor e amigo (O.C.).

  2. Fiquei triste ao saber do falecimento do João. Meu conterrâneo, e, além de artista e poeta, era muito gente boa. Lamento não ter ido ao seu sepultamento, pois estou em Itapetinga estudando, engenharia, na Uesb. Daqui, um abraço e sentimentos de pesar a toda sua família.

  3. GRANDE PERDA , E ME JUNTO AO SR ZELITO SEU PAI , RODRIGO SEU SOBRINHO , JACQULINE SUA IRMÃ E DEMAIS FAMILIARES NESSA IMENSA TRISTEZA E COM ESPERANÇA QUE UM DIA VOLTAREMOS A NOS ENCONTRAR …VAI EM PAZ XAUÃ PUMA, QUE ERA COMO ELE TAMBÉM GOSTAVA DE SER CHAMADO.

  4. Os editores do Pimenta,estão de parabéns. Antenado com a cultura da nossa terra grapiúna, dentro do ponto de vista metafísico, de que nem só de “cacau vivia” o homem, no que Jonga escreveu e cantou. Publica e dar ênfase merecidas, ao falecimento desse nosso artista, que partiu ontem, ainda menino, em sua terra Ituberá, num clarão de luz!

  5. Estou chocado com a morte do meu amigo que tive o privilégio de ouvir até fazer belas composições, Zen Henrique, Marcelo, eram companheiros do Energia Azul e eu tenho o privilégio de ter uma foto do grupo em preto e branco em 1984.
    Morre um pedaço da nossa cultura. A música de João Veloso é ainda atual para mim, quando passo em ruas esburacadas e sinto minha Itabuna fedida eu também pergunto João; “Onde estar o ouro do cacau, ei pobre menino…” Vá com Deus companheiro.

  6. Nesse momento de tristeza pelo falecimento do paubrasilense João Veloso, quero externar a minha condolência ao ex-prefeito José Velloso Viana “ Zelito Velloso” pela perca irreparável do seu filho querido “Velosinho”.

  7. Excelente essa publicação do Pimenta. Joâo Veloso faz muita falta no universo cultural grapiuna. E pensar que poucas pessoas conhecem esse trabalho, enquanto a mediocridade, o desrespeito à mulher ocupam espaço na mídia e nas residências.
    Reforço o pedido do comentarista acima: Que o digníssimo O. C. nos brinde com João Veloso e O aprovado também, para que a Bahia inteira conheça mais um quase anônimo ilustre.
    Vai em PAZ, João, é mais uma etapa de tua vida, vencida. Que venham as próximas.

  8. Perdemos mais uma das grandes referências da arte/cultura regional… Obrigado João Veloso por tudo que voce fez pelo movimento cultural ! Obrigado pela oportunidade deste ótimo aprendizado ! Descanse em paz !

  9. A saudade estará sempre em nossos corações!
    Mas a música e a poesia compostas por Xauã Puma, Eternizam a sua presença e nos acompanharão para sempre.
    Beijos irmão, sei que onde estiver, estará sempre ao nosso lado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *