Tempo de leitura: < 1 minuto

Voto Vitrola para divulgaçãoA banda Vitrola Rústica, de Itabuna, está entre os principais destaques no 1º Festival de Música do Servidor, promovido pelo Governo da Bahia em parceria com a Fundação Luiz Eduardo Magalhães.  A final será disputada nesta terça-feira (22), a partir das 17 horas, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Com um repertório que inclui MPB, reggae e pop, sempre com uma levada de rock’n’roll, a banda traz influências de grupos musicais que estouraram nos anos 70 e 80.

No festival do servidor, a banda itabunense enfrentou uma peneira difícil. A competição teve quase 500 inscritos, dos quais foram selecionados 15, cujas músicas estão gravadas em um CD. Esses 15 participantes foram submetidos à votação popular, resultando nos três finalistas que disputarão o título. A Vitrola Rústica foi a segunda mais votada pelo público.

A banda, criada em 2010, é formada por Allan Salomão (voz e guitarra base), Renato Assis (guitarra), Marqueta (bateria), Will (baixo e back vocal).

Tempo de leitura: < 1 minuto

ze inacioFigura das mais conhecidas em Itabuna, o ex-árbitro de futebol José Inácio Damasceno morreu na madrugada deste sábado (19), no Hospital Calixto Midlej Filho. Zé Inácio se tratava de um câncer e vinha com a saúde bastante debilitada há algum tempo. O corpo está sendo velado na sede da União dos Servidores do Município de Itabuna (Usemi), da qual ele foi presidente, e o sepultamento está marcado para ocorrer as 16 horas, no Campo Santo.

Zé Inácio era também servidor do município e teve experiência como dirigente de futebol, quando presidiu o Grapiúna Atlético Clube. O time chegou a disputar o campeonato da primeira divisão na Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na audiência pública realizada nesta sexta-feira (18), em Itabuna, com a finalidade de discutir a questão das obras do Centro de Convenções do município, o sempre polêmico radialista Val Cabral utilizou-se do microfone para afirmar todo o seu pessimismo com relação à possibilidade de conclusão do projeto. Segundo ele, o Estado não tem atendido bem a cidade em questões básicas, como a segurança e a saúde, portanto não haveria chance de realizar um investimento na cultura.

Mas o que chamou mesmo atenção no discurso de Cabral foi um dado estatístico por ele apresentado, segundo o qual Itabuna teria atualmente em funcionamento um total de 68 prostíbulos, ou “bregas”, como fez questão de vociferar o orador, que sacou a informação a pretexto de reforçar a situação de precariedade social do município.

Entre os que ouviram o número surpreendente de lupanares, reações diversas.

Uns se espantaram. Outros concluíram que, se de fato for verdade, é um sinal de que Itabuna recupera sua pujança econômica, haja vista os indícios de que a mais antiga profissão do mundo costuma vicejar onde existe muito dinheiro circulando. Um terceiro grupo não se deu ao trabalho de fazer conjectura; simplesmente procurou o radialista ao final da audiência para saber o endereço das “casas das meninas”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hoje é um dia especial para a poesia e a música popular brasileira, por ser a data do centenário do nascimento de Vinícius de Moraes. Autor de clássicos da MPB, como Garota de Ipanema e Chega de Saudade, Vinícius nasceu a 19 de outubro de 1913 e morreu no dia 9 de julho de 1980.

Abaixo, Vinícius com o grande parceiro Toquinho:

Tempo de leitura: < 1 minuto
Wagner confirma fábrica em Itororó (Foto Pimenta).
Foto Pimenta

Coluna Radar (Veja)

Por pouco a Bahia não perdeu o sorteio da Copa do Mundo, marcado para dezembro. A Fifa queria 15 milhões de reais do governo baiano para realizar o evento, m as conseguiu arrancar apenas 6,4 milhões de reais de Jaques Wagner. A Fifa ameaçou com um plano B, mas recuou.