Tempo de leitura: 2 minutos
Lula e Wagner participaram da inauguração da fábrica, ao lado do diretor do Grupo Petrópolis, Walter Faria (foto Pimenta)
Lula e Wagner participaram da inauguração da fábrica, ao lado do diretor do Grupo Petrópolis, Walter Faria (foto Pimenta)

O Grupo Petrópolis inaugurou nesta sexta-feira (22) a fábrica da cerveja Itaipava em Alagoinhas, marcando uma nova etapa no processo de expansão da marca, que pretende conquistar o mercado nordestino. O primeiro passo foi a instalação da fábrica baiana, responsável por abastecer também os estados de Sergipe e Alagoas; o próximo será a inauguração de uma nova planta industrial, na cidade de Itapissuma-PE, a 45 quilômetros de Recife, prevista para maio de 2014.

A empresa, vice-líder do setor no país, com 11,36% de participação no mercado, tem um planejamento com foco na presença em todo o território nacional até 2020. Com a fábrica de Itapissuma, a Itaipava cobrirá o restante do Nordeste, somando 86 centros de distribuição.

A inauguração da fábrica de Alagoinhas foi marcada por um megaevento, apresentado pelo empresário e comunicador Roberto Justus  e com a presença de autoridades como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner, além de celebridades do mundo esportivo, entre elas a ex-jogadora de basquete Hortência e o lutador Júnior Cigano, patrocinado pelo energético TNT, um dos produtos do Grupo Petrópolis. O evento foi encerrado com uma festa animada pelo grupo Babado Novo.

A fábrica, construída em 11 meses, recebeu investimento de R$ 600 milhões e gera 500 empregos diretos somente em sua planta. Outros 3.500 empregos são estimados na logística de distribuição da cerveja. A unidade de produção conta com tecnologia de ponta, que reduz em 50% o consumo de água, além de reciclar 98% dos resíduos.

A empresa chega à região com uma arrojada estratégia de marketing, ancorada no mote “Sou 100% você, Bahia”. Além de dar nome às arenas Fonte Nova e Recife, a Itaipava pretende investir em uma série de eventos temáticos, como ressaltou o diretor de mercado do Grupo Petrópolis, Douglas Costa. “Teremos ações de marketing bastante agressivas, que no momento ainda não podem ser reveladas”, declarou.

Tempo de leitura: < 1 minuto
A itabunense Verônica Pocahontas representará a delegação no concurso dos Jogos Abertos (Foto Divulgação).
Verônica representará Itabuna no concurso dos Jogos Abertos (Foto Divulgação).

As finais dos Jogos Abertos do Interior começam nesta sexta-feira (22), em Itabuna, com equipes de basquete, futsal, handebol, voleibol em partidas disputadas na Vila Olímpica, colégios Imeam e Ciso e na AABB. Hoje, na programação de abertura, está prevista a escolha da Garota Jogos Abertos.

A delegação de Itabuna escolheu Verônica Pocahontas, da Seleção de Futsal, para representar o município no concurso de beleza. Ela foi uma das finalistas de um concurso de beleza promovido de uma bebida energética, a Bivolt.

Em tempo: os jogos serão disputados até o próximo domingo, em Itabuna, reunindo as melhores seleções dos zonais realizados em toda a Bahia. Itabuna é séria candidata a campeã.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Diretores do Grupo Itadil anunciam mais investimentos (Foto Pedro Augusto/GovItb).
Diretores do Grupo Itadil anunciam mais investimentos (Foto Pedro Augusto/GovItb).

O Grupo Itadil inaugurou ontem à noite (21) uma concessionária da montadora francesa Renault e projeta a abertura de duas outras revendas de veículos, em 2014, da Nissan e da Toyota. Somente com a Rubi, da Renault, o grupo gerou, inicialmente, 50 empregos e pode chegar a 80 diretos.

Os planos de negócios do Grupo Itadil foram adiantados ao prefeito Claudevane Leite em encontro do gestor municipal com Ervino Binow, Carlos Vanselow e Fernando Aguiar, do Grupo Itadil. O prefeito não participou da inauguração da Rubi, ontem à noite, porque estava em um culto evangélico no Jardim América.

O Grupo Itadil já possui as revendas da Mercedes-Benz e Volkswagen em Itabuna. No próximo ano, a concessionária Mercedes será reinaugurada no Odilon, às margens da BR-101.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça cancelou a licitação da limpeza pública no município de Uruçuca, no sul da Bahia, ao julgar mandados de segurança impetrados pelas empresas A&S Construtora e Serviços Ltda e da TRR Saneamento e Gestão Ambiental. A licitação foi vencida pela ilheense Solar Ambiental.

“Concedo a segurança pleiteada, declarando a nulidade do processo licitatório deflagrado através do Edital nº 008/2013”, sentenciou o juiz Renato Alves Cavichiolo, da Vara dos Feitos Cíveis e Comerciais de Uruçuca. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta (22).

Tempo de leitura: < 1 minuto

filarmônicasCanavieiras sedia até o próximo domingo (24) uma oficina regional de qualificação musical de filarmônicas. Ministrado na Escola Professora Noécia Vidal Cavalcante, o curso começou nesta sexta (22).

A oficina é promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e tem o objetivo de atualizar, ampliar e aprimorar vivências musicais de instrumentistas e regentes. Filarmônicas e instituições municipais são parceiras do programa que também conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. A atividade tem apoio do município.

De acordo com a Funceb, as vagas oferecidas são direcionadas para o trabalho específico de instrumentos (flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão) ou técnicas e teóricas (regência e técnicas de ensaio, teoria e harmonia, arranjo, composição). A Bahia possui 130 filarmônicas em atividade, segundo levantamento da Funceb.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cosme quer redução do período de recesso em Ilhéus.
Cosme propõe redução do período de recesso.

Os vereadores de Ilhéus têm 90 dias de recesso por ano, enquanto no Congresso Nacional as férias parlamentares são quase a metade – 50 dias. Cosme Araújo (PDT) define como “inconcebível” o excesso de recesso no município sul-baiano.

A ideia do parlamentar é reduzir estas “férias” para 55 dias, conforme emenda modificativa que precisa do apoio de, pelo menos, um terço dos vereadores para ser apresentada.

Araújo argumenta que o período de recesso no Congresso Nacional foi modificado em 2006 e a Câmara de Ilhéus precisa se adequar ao artigo 57 da Constituição Federal. Para isso, é necessário modificar o artigo 27 da Lei Orgânica do Município de Ilhéus (LOMI).

Pela proposta, os trabalhos legislativos devem ocorrer no período de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. Resta saber qual a disposição dos colegas de legislatura da Terra de Gabriela para esta mudança. Assim como Ilhéus, a maioria das câmaras têm 3 meses de recesso.

Tempo de leitura: 2 minutos
Hotel itabunense é finalista em prêmio do Sebrae na edição estadual.
Hotel itabunense é finalista em prêmio do Sebrae na edição estadual.

Renata Smith | Agência Sebrae

A jornada empreendedora do casal Eduardo Fontes Neto e Josefina Vervloet, no mercado de serviços turísticos, em Itabuna, começou há 11 anos, quando foi inaugurada a primeira empresa da família, o Tarik Fontes Plaza Hotel. O hotel integra o seleto grupo de quatro hotéis baianos certificados pelo selo ISO 9001, pela excelência dos serviços ao consumidor, atendendo aos viajantes do segmento turismo de negócios.

A empresa teve seu valor reconhecido também segundo critérios técnicos dos empreendimentos atuantes na categoria serviços de turismo e, por isso, figura como uma entre as 13 finalistas baianas ao Prêmio MPE Sebrae – Prêmio de Competitividade das Micro e Pequenas empresas, edição 2013. A premiação será no dia 5 de dezembro, às 18h, no auditório do sistema FIEB, em Salvador.

Com um casamento de 32 anos, o médico e a administradora de empresas mostram que estão unidos no amor e nos negócios. “A premiação induz ao crescimento da economia. No setor de hotelaria, se você não investe em conhecimento, não chega a lugar nenhum”, afirma o empresário Eduardo Fontes Neto.

A coordenadora da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, destaca que a presença do representante sulbaiano como finalistas do prêmio confirma o potencial das micro e pequenas empresas no desenvolvimento regional. “Ao prezar pelos critérios de qualidade do prêmio, as empresas declaram o compromisso com o crescimento”, completa.

EXPANSÃO
O grupo de empresas da família Fontes, em Itabuna, além do hotel Tarik, inclui o hotel pousada Tarik Fontes Inn, inaugurado há seis meses, e um empreendimento com conclusão prevista para 2014: o TariK Fontes Business.

Na administração do patrimônio, o casal conta com a ajuda do filho único, o advogado Tarik Vervloet Fontes. Até o final do próximo ano o grupo vai gerar 200 empregos diretos e, pelo menos, o dobro desse número em empregos indiretos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

carteiradetrabalhoA construção civil em Itabuna registrou mais uma vez saldo negativo na  geração de empregos com carteira assinada. Dados divulgados nesta quinta pelo Ministério do Trabalho revelam que em outubro foram eliminados 68 vagas.

No acumulado de janeiro a outubro, a construção civil em Itabuna ficou com saldo negativo de 170 empregos. Nos últimos 12 meses, o município       perdeu 257 postos de trabalho.

Nesse período, a indústria de transformação foi o setor que apresentou o pior resultado, com eliminação de 481 vagas.  No geral, nos últimos 12       meses, Itabuna ficou com saldo negativo de 232 postos de trabalho.

Outro município baiano com resultado ruim nesse período foi Ilhéus, que registrou saldo negativo de 185 vagas. O desempenho não foi ainda pior porque no mês passado o saldo foi de 80 empregos formais. Ilhéus vinha de uma sequência de resultados negativos. Confira mais n´A Região Online.