Tempo de leitura: < 1 minuto
Semp Toshiba fecha unidade em Salvador.
Semp Toshiba fecha unidade em Salvador.

A Semp Toshiba Informática encerrou as atividades na Bahia nesta sexta-feira (29) depois de quase 14 anos. A fábrica de notebooks e desktops, localizada no bairro de Águas Claras, em Salvador, foi transferida para a Zona Franca de Manaus (AM), onde a empresa produz aparelhos de áudio e vídeo.

“Estamos buscando maior eficiência operacional. Tínhamos duas unidades fabris de informática (Salvador e Manaus) e agora vamos concentrar as nossas operações em Manaus”, explicou o vice-presidente da Semp Toshiba, Ricardo Freitas.

Alguns trabalhadores que desempenhavam funções de chefia na capital baiana serão aproveitados, mas a maioria dos 200 funcionários será demitida. O executivo alega que será eliminada duplicidade de funções e reduzidos os custos de transporte das placas usadas na fabricação de computadores.

Em Salvador, eram produzidos outros modelos de notebooks e desktops. Com a mudança, a Semp Toshiba deixa o mercado de computadores de mesa e concentra a produção em notebooks e tablets. Bahia Notícias com Estadão.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Wagner entrega rodovia recuperada (Foto Pimenta).
(Foto Pimenta).

Após quase 20 anos de promessas, a estrada que liga Barro Preto à BR-415, no sul da Bahia, será entregue totalmente recuperada neste domingo (1°), às 9h.

A BA-120 recebeu nova pavimentação em um investimento de, aproximadamente, R$ 10,7 milhões, segundo o governo.

Com a obra, o percurso de 12 quilômetros agora está sendo feito em até dez minutos, contra os 40 minutos do período de estrada esburacada.

A solenidade terá a presença do governador Jaques Wagner, do vice Otto Alencar e da prefeita de Barro Preto, Jaqueline Mota.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Clientes do Santander, em Itabuna, passaram o dia em andanças pela cidade à procura de caixa eletrônico com dinheiro. Município e empresas que têm a folha de pagamentos na instituição quitaram 13° salário entre ontem e hoje. Na corrida aos caixas, grande parte ficou o sábado sem ver a cor do dinheiro.

O Santander dispõe de apenas duas agências bancárias no município e poucos caixas eletrônicos à disposição dos correntistas, apesar de possuir a folha da prefeitura de Itabuna.

O Deus nos acuda foi geral…

Tempo de leitura: 2 minutos
Dilma amplia vantagem eleitoral, segundo Datafolha.
Dilma amplia vantagem eleitoral, segundo Datafolha.

Os novos números da corrida presidencial colhidos pelo Datafolha na quinta e sexta-feiras (28 e 29) revelam a presidente Dilma Rousseff reconquistando o eleitorado, enquanto a oposição deixa de aproveitar vácuo.

Se na pesquisa de 11 de outubro a vantagem de Dilma era de seis pontos percentuais no cenário principal, agora chega a 17 pontos.

Dilma saiu de 42% e foi a 47%. Aécio Neves (PSDB) oscilou de 21% para 19% e Eduardo Campos (PSB) caiu de 15% para 11%.

A presidente tem ameaçada a reeleição em primeiro turno apenas quando os candidatos de oposição são substituídos por José Serra (PSDB) e Marina Silva (PSB). A petista vai a 41%, Marina despenca de 28% para 24% e Serra desliza de 20% para 19%. Porém, a soma dos opositores dá 43%.

Os números foram publicados hoje pela Folha de São Paulo e revelam um ex-presidente Lula imbatível, variando entre 52% e 56% das intenções de voto mesmo em cenário mais duro, tendo Marina Silva e José Serra como adversários. A pesquisa consultou  4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e sexta, segundo o instituto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Confira todos os cenários clicando no Leia mais, abaixo.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

ricardo artigosRicardo Ribeiro | ricardorib.adv@gmail.com

 

Daqui de baixo, longe dos castelos e das bruxarias, a impressão é de que será preciso muito cuidado para o caldeirão não explodir. A mistura tem conflitos internos, aliados inconformados e adversários torcendo (e trabalhando) para o caldo entornar.

 

Os alquimistas das política têm suas receitas, às vezes tão secretas quanto a fórmula da Coca-Cola, para definir os caminhos a percorrer. Por isso, a escolha de um candidato pode parecer estranha a muitos, mas o “bruxo” sempre guardará motivos especiais para justificá-la.

No passado recente, Lula optou por Dilma Rousseff, que se fez de poste iluminado por luz alheia e conquistou o mandato de presidente (ou presidenta) da República. Agora, o governador Jaques Wagner lança mão de Rui Costa, deputado federal eleito em 2010 – hoje secretário da Casa Civil – que será o candidato à sucessão no Palácio de Ondina.

Wagner tem o respaldo do diretório do partido, mas é claro que usou das prerrogativas e requereu a preferência. Ou seja, se Rui Costa é candidato, é porque o governador o quis. E o PT, ao contrário do que alguns afirmam, não está unido em torno do projeto, já que Walter Pinheiro e José Sérgio Gabrielli, ex-postulantes à cabeça de chapa em 2014, demonstram insatisfações.

Fora do PT, mas dentro da base aliada, também há descontentes. Mas ninguém duvide da capacidade do bruxo para aparar as arestas e acalmar os ânimos, já que possui reconhecida competência no ramo. Aos mais resistentes, e só a estes, é possível até que o criador da poção mágica revele a misteriosa receita que o levou a fazer sua escolha, para finalmente convencê-los.

Daqui de baixo, longe dos castelos e das bruxarias, a impressão é de que será preciso muito cuidado para o caldeirão não explodir. A mistura tem conflitos internos, aliados inconformados e adversários torcendo (e trabalhando)  para o caldo entornar. Uma bomba.

Talvez as coisas fossem um pouco menos tensas se o governador tivesse apresentado não apenas seu candidato, mas ao menos um esboço do que será a futura chapa. Aquela que se imagina teria, além de Rui Costa na cabeça, Marcelo Nilo como vice e Otto Alencar disputando  cadeira no Senado. Para apascentar o PP, Mário Negromonte teria seu lugar vitalício reservado no Tribunal de Contas.

Não se descarte, porém, a hipótese de que o bruxo tenha combinado tudo com os “russos”, dando inicialmente destaque a Rui Costa, um poste altamente necessitado dessa luz especial. Em seguida, virá o resto; ou os demais, como preferia Tancredo.

Aqui, tem-se apenas um palpite, uma tentativa de adivinhar a fórmula da Coca-Cola. Ou, quem sabe, de uma tubaína que seja.

Ricardo Ribeiro é advogado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Programada para o domingo (1º), em Itabuna, a Copa Sul-Baiana de Bandas e Fanfarras foi adiada para o dia 15 de dezembro, às 13h, na Beira-Rio. Magno Sousa, regente da banda marcial do Imeam e coordenador da copa, afirma que, além de Itabuna, bandas e fanfarras de cidades como Barro Preto, Brumado, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Taperoá e Vitória da Conquista participariam do evento.

O adiamento foi uma medida de segurança tomada pelos organizadores. Com as chuvas, segundo Magno, o vinda dos participantes ficaria comprometida.