Tempo de leitura: < 1 minuto

O clima esquentou na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Itabuna, nesta quarta-feira (5), quando o  vereador Ruy Machado (PTB), ex-presidente da casa, fazia altos elogios ao “próprio si”.

Em um aparte, o vereador Carlito do Sarinha (PTN) questionou as alegadas  qualidades do colega e lembrou que ele foi afastado do mandato em 2012, por suposto envolvimento na chamada “farra das diárias”.

Confira a discussão no vídeo abaixo:

Tempo de leitura: < 1 minuto

20131204_164958

Estima-se que haja aproximadamente 200 mil cães e gatos abandonados nas ruas de Salvador. Reduzir essa superpopulação é a meta do chamado “Castramóvel”, fruto de projeto de indicação da vereadora Ana Rita Tavares (Pros). O veículo, equipado para realizar cirurgias de esterilização de cães e gatos de rua, já está pronto e resta somente a definição de itinerário.

O ônibus é adaptado com cinco mesas de cirurgia, climatização e lavatório. Conta com uma equipe formada por 12 pessoas, coordenada pelo médico veterinário Augusto Angelim. O Castramóvel percorrerá toda a cidade, ficando de 30 a 60 dias em cada bairro, e a expectativa é de atender cerca de 30 animais por dia.

Ana Rita Tavares explica a necessidade da castração dos animais. “A reprodução indiscriminada de cães e gatos pode resultar em casos de abandono, maus tratos e zoonoses, sendo importante para a cidade e o bem estar dos animais medidas como essa”.

Tempo de leitura: 2 minutos

dengueO percentual de casas que possuem focos de larvas do Aedes Aegypti em dezembro é, na média, o maior da história de Itabuna. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados há pouco. Das residências visitadas pelos agentes, 27,5% possuem larvas do mosquito da dengue.

Em janeiro, o percentual já era altíssimo: 27,1%. Os percentuais foram aferidos no Levantamento de Índices Rápidos de Aedes Aegypti (LIRAa).

O resultado de hoje põe a cidade ainda mais em alerta para este verão 2013/2014. Pela classificação do Ministério da Saúde, o percentual registrado agora indica possibilidade de surto epidêmico da dengue em Itabuna.

Os percentuais apurados neste ano são bem superiores ao último registro de 2012: 18,4%, em novembro, quando a cidade tornou-se, pela quarta vez, campeã nacional em infestação por larvas do mosquito da dengue.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável pouco menos de 1%. Itabuna está na faixa dos municípios que correm sério risco de surto epidêmico de dengue.

Os dados divulgados nesta sexta (6) revelam que o trabalho de controle e de combate à dengue no município não registrou avanços. O secretário de Saúde, Plínio Adry, reconhece que o índice está elevado, mas afirma que houve redução de 65% no número de casos.

A redução, como já afirmado neste blog, se deve muito mais a fatores como resistência imunológica adquirida pela população ao longo de quase 20 anos de surtos de dengue, e à subnotificação. Casos deixam de ser notificados ou porque o paciente não procura a rede pública de saúde ou porque a unidade de saúde do bairro não funciona, o que foi uma queixa geral no município durante quase todo o ano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Definido, há pouco, os times que jogarão contra o Brasil na primeira fase da Copa 2014. A estreia será contra a Croácia, dia 12 de junho, em São Paulo, às 17h. A segunda partida será no dia 17, em Fortaleza, às 16h, contra o México. A seleção sul-americana encerra participação na primeira fase contra Camarões, dia 25, em Brasília, às 17h. Os quatro times formam o grupo A1.

O sorteio dos grupos e da ordem dos confrontos foi encerrado há pouco, na Costa do Sauípe, norte da Bahia. O “Grupo da Morte” é o D, formado por Uruguai, Itália, Costa Rica e Inglaterra. Veja como ficou:

Grupo A
Brasil – México – Camarões – Croácia

Grupo B
Espanha – Holanda – Chile – Austrália

Grupo C
Colômbia – Costa do Marfim – Japão – Grécia

Grupo D
Uruguai – Itália – Costa Rica – Inglaterra

Grupo E
Suíça – Equador – França – Honduras

Grupo F
Argentina – Bósnia-Herzegovina – Irã – Nigéria

Grupo G
Alemanha – Gana – Estados Unidos – Portugal

Grupo H
Bélgica – Argélia – Rússia – Coréia do Sul

Tempo de leitura: < 1 minuto
Conclusão do Cemed em Itagibá
Conclusão do Cemed em Itagibá

Enquanto a choradeira perdura em diversos municípios do interior, em Itagibá o prefeito Marcos Barreto (PCdoB) consegue fôlego para tocar cerca de dez obras com recursos próprios. Entre as empreitadas em andamento, está a construção de duas pontes no distrito de Acaraci.

Outras ações do atual gestor de Itagibá com foco na melhoria urbana são a requalificação da Praça Tote Lomanto (mais conhecida como “Praça do Forró”) e a construção da Praça do Lazer. Na área da saúde, a prefeitura conclui o Centro de Especialidades Médicas (Cemed), obra deixada inconclusa pela gestão anterior. No bairro Nova Esperança, conhecido como Portelinha,  onde vivem 400 famílias, é implantada a rede de esgotamento sanitário.

As intervenções contemplam ainda o povoado de Tapiragi,o distrito de Japumirim e a comunidade do Novo Horizonte, atendidos com a pavimentação de ruas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A seleção brasileira conhece nesta sexta-feira os seus três primeiros adversários na Copa do Mundo. A Fifa faz, a partir das 14 horas (de Brasília), o sorteio dos grupos em evento na Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia. Por enquanto, sabe-se apenas que o Brasil, como país-sede do torneio, ocupará a posição 1 do Grupo A.

Com as mudanças nas regras anunciadas na última terça, é possível a formação de um grupo da morte com três campeões mundiais. Essa combinação, inclusive, saiu no ensaio geral realizado na última quarta. Na simulação feita pela Fifa, o Grupo A era formado por Brasil, França, Austrália e Itália. Esse cenário, no entanto, não agrada à Fifa.

Para a entidade, o ideal é que todas oito seleções campeãs do mundo avancem às oitavas de final. A entidade, então, resolveu adotar uma nova regra para o sorteio a fim de proteger a França. Em outubro, mês utilizado como referência para a Fifa para definir os parâmetros do sorteio, os campeões do mundo de 1998 eram a pior seleção europeia do ranking da entidade, apenas no 21º lugar.

Como o continente possui nove times no Mundial além dos cabeças de chave, a tendência era que a pior equipe, no caso a França, fosse deslocada para o Pote 2 com os representantes da África, mais Chile e Equador.Informações Almir Leite e Raphael Ramos, da Agência Estado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O servidor público Valdenilson Oliveira Santos, de 30 anos, morreu na Avenida Princesa Isabel, no São Caetano, ao ser atropelado por um ônibus da São Miguel. A vítima morreu quando estava indo trabalhar.

Valdenilson era lotado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (Sedur). O acidente ocorreu quando o ônibus manobrava para entrar na Travessa São José. O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Itabuna (Sindserv) emitiu nota de pesar pela morte de Valdenilson.