Tempo de leitura: < 1 minuto

Novas ambulâncias do Samu de Itabuna (Foto Pimenta).
Novas ambulâncias do Samu de Itabuna (Foto Pimenta).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Itabuna terá frota renovada a partir desta semana com a chegada de quatro novas ambulâncias. Os veículos, já totalmente equipados, chegaram ao município neste final de semana, anunciou o coordenador do serviço em Itabuna, Sérgio Augusto.

As ambulâncias vão dar ainda mais agilidade ao serviço. Nos últimos meses, o Samu local estava operando com praticamente três ambulâncias, devido às quebras e dificuldade de reposição de peças.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Santo Antônio recebe taça de campeã do Interbairros 2013 (Foto Pedro Augusto).
Santo Antônio recebe taça de campeã do Interbairros (Foto Pedro Augusto).

A Seleção do Santo Antônio sagrou-se campeã do Interbairros de Futebol 2013, ontem à noite, no Estádio Luiz Viana Filho, ao bater João Soares. As seleções empataram em 1 a 1 no tempo normal e a decisão foi para a cobrança de penalidades. 4 a 3 para Santo Antônio.

Antes de começar o jogo da final, equipes, autoridades e torcedores prestaram homenagem ao ex-atleta e professor Gutemberg Assis, Pica-Pau, falecido ontem em consequência de uma cirrose hepática. O corpo do desportista foi enterrado hoje pela manhã no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Tempo de leitura: 4 minutos

Fernando VolpiFernando Volpi

O Sebrae vem provando que, para quem quer evoluir e inovar em seu negócio, não há melhor aprendizado do que o obtido de profissionais e de amigos bons de prosa, desses que não jogam conversa fora. Jogam dentro.

Todo empreendedor deve perguntar a si mesmo se está de fato receptivo à inovação antes mesmo de buscar ou de aceitar ajuda e orientação seja lá de quem for ou de onde vier. Nem mesmo o melhor curso do mercado irá ajudar o empreendedor se ele não estiver aberto ao aprendizado, à capacitação atualizada e aos rigores da moderna administração.

O maior perigo para o empresário é acreditar que já sabe tudo e que ninguém irá lhe dizer o que fazer e como fazer para tocar o seu negócio. O mundo está cheio de Doutor Sabe Tudo, o tipo cabotino que se julga superior e que acredita no discutível valor da experiência sempre maior que o valor do aprendizado e do aperfeiçoamento.

Nenhum negócio crescerá sem novas lições, nenhum administrador terá sucesso em sua gestão notadamente no setor privado se não considerar cada dia uma nova chance de aprendizado, procurando oportunidade para aprender em cada situação do seu cotidiano, tanto na empresa, quanto no convívio social.

Como podemos procurar e aproveitar melhor os momentos propensos ao aprendizado? Simples: unir o prazer de uma boa conversa aos benefícios de novas descobertas em seu campo, e participar de cursos e de eventos que incentivem a operar mudanças no planejamento. Mas é bom saber que de pouco adiantarão os eventos e reuniões se não predominar a intenção de se concentrar no processo do aprendizado, e principalemnte se não houver a firme determinação de implementar o que foi aprendido nesses onerosos encontros.

Os amigos e parceiros mais próximos sabem que não sou adepto de reuniões extensas e de pauta inesgotável, as quais considero autênticos sumidouros, ou sem um bom moderador, alguém que possa monitorar os excessos alimentados pela vaidade nas reuniões que não visem a resultar em algo concreto, num produto exequível, palpável e claro, para aproveitamento imediato. Nada de agregar isso ou aquilo, nada de curto, médio e longo prazo, nada de a nível disso e daquilo.

Afirmo com muita gratidão que tenho aprendido em algumas reuniões do tipo vapt-vupt bem dirigidas, mas aprendo também conversando informalmente com pessoas de notável capacidade de instalar suas ideias no assunto sem tomar posse dele.
O resultado natural desses encontros – repito: informais – tem sido um enriquecedor aprendizado, chegando até mesmo a mudar o meu modo de pensar em determinados assuntos nos quais eu achava que já tinha esgotado o conteúdo e a forma (É claro que não me refiro àquela sugestão bem pitoresca de uma quadra de vôlei flutuante no Rio Pardo, que está aguardando o leito secar totalmente).

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Alunas querem melhores condições para campus (Foto Reprodução).
Alunas querem melhores condições para campus (Foto Reprodução).

Bahia Todo Dia

Um protesto inusitado foi protagonizado, na sexta (13), por alunas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A falta de ar-condicionado nas salas fez com que as estudantes assistissem aula de biquíni. Os homens também protestaram tirando as camisas.

A manifestação também é contra problemas estruturais do campus de Santo Antônio de Jesus.

Segundo o movimento estudantil da universidade, o campus sofre ainda com insuficiência de professores; obras inacabadas, entre elas os prédios do restaurante universitário, biblioteca e auditório; deficiência na acessibilidade à residência universitária, além da ausência de oferta de transporte e de motoristas para que os alunos circulem entre os campi para atividades acadêmicas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
16 Bandas e Fanfarras se apresentarão em Itabuna neste domingo (Foto Pimenta/Arquivo).
16 Bandas e Fanfarras se apresentarão em Itabuna neste domingo (Foto Pimenta/Arquivo).

Bandas marciais e fanfarras do Sul, Baixo Sul e sudoeste baianos participam neste domingo (15), em Itabuna, da primeira edição de uma copa regional do gênero. A I Copa de Bandas e Fanfarras do Sul da Bahia começa às 13h30min, na Beira-Rio (Alameda da Juventude). De acordo com a organização, o objetivo é mostrar à comunidade os valores musicais das regiões envolvidas.

O evento foi programado para o dia 1º de dezembro e teve de ser transferido para hoje devido às chuvas que caíram intensamente naquele período. Estão confirmadas bandas e fanfarras de municípios como Barro Preto, Brumado, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Taperoá e Vitória da Conquista. Abaixo, confira vídeo de apresentação da Falcões Independentes, de Itabuna, no desfile de 7 de Setembro deste ano.