Tempo de leitura: 2 minutos

manuela berbert3Manuela Berbert | manuelaberbert@hotmail.com
 

Embora amedrontada com essa onda de violência que assola o nosso país, ainda tenho receio dessa sede de vingança que cega o ser humano.

 
Que me perdoem os estudiosos do comportamento humano, mas como mera observadora dos tempos modernos, a sensação que tenho é de que estamos retrocedendo, marchando em sentido contrário ao do progresso. Estamos nos nivelando a Hamurabi, rei da Babilônia no século XVIII, não coincidentemente, antes de Cristo. Para governar, baseava leis na lei de talião, onde a vingança era a base de qualquer justiça: olho por olho e dente por dente.
Domingo o Fantástico mostrou um grupo de justiceiros que age fazendo rondas nos bairros de classe média do Rio de Janeiro. Em um dos tantos episódios da matéria, um grupo cercou e imobilizou um menor de idade usando uma trava de bicicleta e prendeu o mesmo ao poste pelo pescoço. Depois, tiraram sua roupa e o deixaram nu, numa cena que se assemelhava àquelas estudadas sobre a Idade Média, quando as pessoas eram apedrejadas em praça pública. A que ponto chegamos?
Porém, essas práticas não crescem apenas nas cidades grandes. Circula nas redes sociais, por exemplo, um vídeo de um jovem estirado no chão, no Centro de Itabuna, após um assalto frustrado e troca de tiros com um policial. O que me assusta é poder escutar a população ao redor do deliquente bradando frases como Menos um, Deixem ele morrer e Bem feito para esse marginal. Embora amedrontada com essa onda de violência que assola o nosso país, ainda tenho receio dessa sede de vingança que cega o ser humano.
Entre tantos questionamentos sobre motivos e soluções, são muitas perguntas e poucas respostas para esse assunto. Ainda assim, duas sobressaem na discussão que me proponho a fazer: Falta justiça? Que consequências esse tipo de reação da população pode trazer?
Manuela Berbert é publicitária e colunista do Diário Bahia.

12 respostas

  1. Manuela, essa sede de vingança surge de uma população revoltada, quando a nossa justiça, mantendo-se “engessada” por leis amenas e obsoletas, se torna incapaz de punir exemplarmente aqueles que as infringem. É muito comum hoje em dia acompanhar nos noticiários, matérias de bandidos que cometem crimes durante os inúmeros indultos ou após serem agraciados com os dispositivos legais que os protegem.

  2. Infelizmente a Lei de talião é defendida por muitos, fico com pena de quem defende esse tipo de justiça rápida. Vivemos em uma sociedade sem segurança, mas temos que nos negar a torna-se criminosos com a desculpa de ser justiceiros ou que o sistema não funciona. O bandido tenta roubar ou matar e outro bandido espanca o primeiro e em algumas vezes até mata o primeiro. Quem é mais ou menos bandido? Um erro justifica outro?

  3. Concordo que o que fizeram foi horrível! so discordo de vc chamar ! “MARGINAL” de menor e alinda ter pena de um animal como este! Esses monstros nao tem a mínima piedade de ninguém que passe na sua frente! Agora se vc me disser que o culpado disso tudo é o Governo Federal aih sim! Como o Governo nao prestigia as Policias quem tem que tomar providencia , sao as pessoas de bem! Veja a desgraça que aconteceu em Buererema! Porque a ilustre comentarista nao fala sobre os falsos indios marginais que estão dizimando os pequenos agricultores? ~`E um caso a pensar! Não?

  4. Coloquem a justiça para funcionar e as leis condizentes com as punições justas ao crime praticado q as pessoas deixarão de querer fazer justiça com as próprias mãos.
    Pois o cidadão de bem s vê acuado quando bandido, ladrão, matador e “de menor” faz o q quer e não acontece nada, a não ser o tal “direitos humanos” q só serve pra esses elementos.

  5. em um pais como o Brasil, em a grande maioria é massa de manobra dos meios de comunicação, que agora questionam o comportamentos das massas protestante, deveria fazer uma retrospectiva de tudo que falou as massas vias os meios de comunicação e vão perceber o quanto foram irresponsáveis com as suas palavras escritas e faladas. LIBERDADE DE EXPRESSÃO TEM QUE VI COM RESPONSABILIDADE.

  6. Eu acho certo as pessoas fazerem justiça com as proprias mãos.Pense num ente querido seu (pai, mãe, filho) ser assassinado e depois de tres ou quatro anos, o marginal que o vitimou estar solto? tá certo isso? ele deve pagar na mesma moeda, e logo,para que não faça outro crime. A impunidade é o combustível para esse estado de calamidade em que vivemos.

  7. A culpa disso tudo são dos nossos incompetentes Deputados e senadores que estão vendo a situação como está e não tomam uma providência, ou seja:MUDAR ESSAS LEIS ULTRAPASSADAS QUE SÓ BENEFICIAM E INCENTIVAM A MARGINAIS.Ah!!Esses babacas dos direitos que eles dizem ” humanos! também tem uma parcela de culpa.

  8. Se as leis não mudarem de forma a ficar mais rigidas, pricipalmente com o menor infrator, corremos o risco de voltar o OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE. é melhor ter uma população carceraria bem grande do que ter esses marginais soltos nas ruas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *