Tempo de leitura: < 1 minuto

Estrutura e mobiliário encontram-se em más condições no Complexo Policial de Itabuna
Estrutura e mobiliário encontram-se em más condições no Complexo Policial de Itabuna

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) apresentou indicação de reforma urgente no Complexo Policial de Itabuna, que é a sede da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin). Segundo o parlamentar, o imóvel que serve à unidade de segurança precisa de intervenções em sua estrutura física, o que inclui reparos nas instalações hidráulica e elétrica.
A situação do mobiliário do prédio também é condenada pelo deputado, que relaciona a falta de estrutura e de condições de trabalho para os policias aos problemas enfrentados por Itabuna na área da segurança pública. Castro destaca que a cidade ainda apresenta alto índice de homicídios e tem enfrentado o aumento dos casos de furtos e arrombamentos.
“Diante de situação tão lastimável e da necessidade de oferecer boas condições de trabalho aos policiais que atuam no Plantão Central e demais setores do Complexo Policial de Itabuna, é urgente a adoção de medidas para promover a reforma”, justifica o deputado em sua indicação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

oooo
Roberto Carlos vai a júri popular nesta quinta (Reprodução TV Bahia).

Depois de cinco anos, o homem acusado de colocar 31 agulhas no corpo de uma criança, então com dois anos, vai a júri popular na quinta-feira (13).
O crime aconteceu em Ibotirama, na região oeste, e foi descoberto em 2009, quando ele fez um exame de raio-x por conta de dores misteriosas. Roberto Carlos Magalhães era padrasto do garoto e responde por tentativa de homicídio qualificado.
O menino de dois anos e oito meses foi socorrido para o Hospital de Barreiras. Depois, ele foi transferido pelo Hospital Ana Nery, em Salvador, onde os médicos retiraram 22 das 31 agulhas colocadas no corpo do menino. Duas estavam no coração e mais duas no pulmão.
Roberto Carlos Magalhães confessou o crime e disse que colocou as agulhas como parte de um ritual de magia negra para se vingar da mãe do garoto. Ele disse que teve a ajuda de duas mulheres – uma delas a suposta amante -, que foram liberadas pela Justiça por falta de provas. Informações G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A criatividade no design das primeiras páginas já rendeu prêmios internacionais ao jornal Correio da Bahia. Hoje, a publicação mandou uma daquelas páginas que explicam um pouco da crise do Esquadrão de Aço.
Na gestão do ex-deputado Marcelo Guimarães Filho, o MGF, o Bahia pagava viagens, hospedagens e “aquele abraço” a jornalistas e radialistas. Eis a obra de arte de hoje, uma fusão da palavra jabá (jabaculê) e Bahia. Sem abrir mão das cores do clube de maior torcida do estado.

correio da bahia capa 12.03

Tempo de leitura: 2 minutos

Fahel lê discurso de posse em solenidade hoje (Fotos Humberto Filho).
Fahel lê discurso de posse em solenidade hoje (Fotos Humberto Filho).

Centenas de pessoas lotaram auditório do MP.
Centenas de pessoas lotaram auditório do MP.

Márcio Cordeiro Fahel tomou posse hoje (12) como chefe do Ministério Público Estadual (MP-BA) em cerimônia que lotou o  auditório do órgão. O novo procurador-geral de Justiça da Bahia comandará MP-BA pelos próximos dois anos e substitui a Wellington César Lima e Silva.
Fahel disse que a atenção será dada para que o MP possa “contribuir, ainda mais, para a formação de uma sociedade mais equilibrada e, nos termos da Constituição Federal, livre justa e solidária”.

Formado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o procurador-geral de Justiça ingressou no MP em 1993 e passou por quatro comarcas, dentre elas a de sua cidade natal, Itabuna, até ser promovido para Salvador, em 2009. Em Itabuna, sua atuação foi fundamental para evitar, por exemplo, a privatização da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa).

O governador Jaques Wagner parabenizou o novo procurador-geral pela eleição interna, sendo o mais votado dentre os dez promotores públicos, até formar a lista tríplice e ser o escolhido para comandar o MP.
“A relação entre o Governo e o MP é sempre pautada na lei, na democracia e importante para a sociedade. Já conheço o novo procurador e seu trabalho aqui e acreditamos em sua capacidade para cumprir bem seu papel”, disse Wagner.

Márcio Fahel Posse foto Humberto Filho

O ex-procurador Wellinton Lima, o governador Jaques Wagner e o novo PGJ, Márcio Fahel.
O ex-procurador-geral Wellinton Lima, Jaques Wagner e o novo PGJ, Márcio Fahel.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Aline+Barros+_GraaA estrela gospel Aline Barros fará show na concha acústica de Ilhéus, dia 5 de abril, na turnê do novo CD, Graça. De acordo com a produção local, a cantora trará, além de músicas inéditas, grandes sucessos dos 20 anos de carreira.
O ingresso custa R$ 30,00 e pode ser adquirido nas lojas Lanyllas, em Ilhéus e Itabuna, e Kika Modas, no centro de Ilhéus, além do escritório da Gabriela FM, no Gabriela Center, na Avenida Itabuna, em Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou nesta quarta-feira (12), em sessão plenária, a convocação do prefeito Claudevane Leite para prestar esclarecimentos sobre falhas na área da saúde.
O mesmo requerimento, aprovado por 18 votos a 1, convoca também o secretário da Saúde, Plínio Adry; o diretor financeiro da Secretaria da Saúde, Adenilson de Araújo Ramos; e o assessor jurídico da pasta, Wanderley Porto. De quebra, serão ainda convocados o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, e o titular da Fazenda, Marcos Cerqueira.
A solicitação de chamamento do governo foi de iniciativa do vereador Carlito do Sarinha (PTN). Apenas o vereador Júnior Brandão (PT) votou contra a convocação.
A crise na saúde de Itabuna, agravada após o retorno da gestão plena, foi o principal assunto discutido nas três últimas sessões plenárias do legislativo municipal. O governo vem sendo criticado por possíveis equívocos na negociação com a Secretaria da Saúde do Estado para a volta da plena.
As perdas financeiras do município com o comando único ultrapassam R$ 2 milhões por mês, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesi).

Tempo de leitura: 2 minutos

Geraldo defende anulação de estudo da Funai e permanência do Exército.
Geraldo defende anulação de estudo da Funai e permanência do Exército.

O deputado federal Geraldo Simões disse que a permanência do Exército, no sul da Bahia, é fundamental para a pacificação na área de conflito entre produtores rurais e índios e autodeclarados tupinambás. As tropas foram retiradas das bases de pacificação desde a tarde da segunda (10).
– Defendo que [o Exército] continue até o fim do processo de demarcação das terras – disse o parlamentar ao PIMENTA, que considera a região pacificada desde a chegada do Exército.
Há relatos, no entanto, de constantes ameaças de invasões e depredações a propriedades na área em litígio. Algumas das ameaças são direcionadas a pequenos produtores da região de Olivença, em Ilhéus.
O governador Jaques Wagner apresentou ontem (11) pedido para que o governo federal mantenha as tropas do Exército na região. A decisão deve sair até amanhã (13).
ANULAÇÃO DE ESTUDO DA FUNAI
Para Geraldo, a anulação do decreto de demarcação dos 47,3 mil hectares entre os municípios de Una, Buerarema e Ilhéus é parte da solução para o conflito. O estudo favorável aos tupinambás, segundo Geraldo, “está cheio de vícios”.
O parlamentar ainda fala da tragédia social que seria, na opinião dele, a retirada de mais de 20 mil famílias das terras em disputa no sul do estado. “Como retirar mais de 20 mil famílias para assentar sei lá quantos índios?”, questiona.
CASO JURACI: CRÍTICAS À POLÍCIA CIVIL
O deputado petista fez críticas, ainda, à atuação da polícia civil na investigação da morte do pequeno produtor rural Juraci Santana, assassinado na madrugada de 11 de fevereiro deste ano, no Assentamento Ipiranga.
– Na região, todos sabem os nomes dos autores, mas ninguém até agora foi preso – afirmou, complementando que a Polícia Civil precisa esclarecer o crime e concluir logo o inquérito.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Correio da Bahia

Trindade foi o mais votado.
Trindade foi o mais votado.

O desembargador Lourival Almeida Trindade foi eleito como o novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em eleição interna realizada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na sessão plenária da manhã desta quarta-feira (12).
Lourival foi eleito com 24 votos, em votação secreta entre seus próprios pares, para ocupar uma das duas vagas da Corte Eleitoral destinada aos desembargadores oriundos do TJ. A outra vaga é ocupada pela desembargadora Maria do Socorro, que exerce no momento o cargo de Presidente interina do TRE-BA.
A vaga do TRE-BA foi disputada ainda pelas desembargadoras Ivete Caldas Silva Freitas Muniz e Heloisa Pinto de Freitas Vieira Graddi.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Site do município mudou para endereço comercial (Reprodução).
Site do município mudou para endereço comercial (Reprodução).

A Prefeitura de Itabuna desativou o domínio itabuna.ba.gov.br, o que gerou dificuldades para empresários que recorrem ao site para emitir a nota fiscal eletrônica.
O município está utilizando somente um endereço comercial, o www.prefeituradeitabuna.com.br, onde há uma aba com link para emissão das notas fiscal.
O endereço para emitir a nota é o http://nfse.el.com.br/nfse_ba_itabuna, que vem apresentando problemas constantemente na hora de informar o código de imagem para ter acesso à página.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tonho de Anízio (à esquerda) anuncia apoio a Aldenes (c) e Davidson Magalhães, de rosa.
Tonho de Anízio (à esq.) anuncia apoio a Aldenes (c) e Davidson Magalhães, de rosa choque.

O ex-prefeito de Itacaré Tonho de Anízio (PCdoB) definiu quem apoiará na disputa por vagas à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. A decisão saiu depois de reunir mais de 300 correligionários em Taboquinhas, em Itacaré, no último final de semana, para discutir questões previdenciárias, expansão do Luz para Todos e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Tonho explicou que levou em conta a necessidade de ter representantes regionais na hora de anunciar o apoio a Davidson Magalhães e Aldenes Meira, ambos do PCdoB. Davidson é pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados e Aldenes brigará por uma das 63 cadeiras  da Assembleia Legislativa baiana. Tanto Davidson como Aldenes estiveram em Taboquinhas com o ex-prefeito de Itacaré.

Tempo de leitura: < 1 minuto

,,,
Agentes registram ocorrência e orientam tráfego na Princesa Isabel (Foto Pimenta).

O trânsito na Avenida Princesa Isabel, sentido São Caetano-Centro, está congestionado neste momento. Um carro Peugeot 207 (NYY-0706) parou na faixa para dar passagem a um pedestre, em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves. Outros três carros que vinha atrás acabaram colidindo em sequência, segundo testemunhas ouvidas pelo PIMENTA.
O veículo mais danificado foi o GM Celta (NGC-6681), que estava logo atrás do Peugeot e ficou engavetado entre o primeiro carro e uma caminhonete Toyota (JQC-1932). O acidente envolveu ainda uma picape S-10 (OLE-3454).
Agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) estão no local para registrar a ocorrência e liberar o tráfego. A Princesa Isabel é o corredor de ligação dos bairros da região do São Caetano com a região central de Itabuna.
...
Além do Peugeot, colisão envolveu Celta e duas caminhonetes (Foto Pimenta).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Agência Brasil
O número de contribuintes que acertaram as contas com o Fisco passou de 1 milhão. Até as 17h de hoje (11), cerca de 1,2 milhão de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal, que espera receber 27 milhões de declarações neste ano. De acordo com o órgão, uma média de 17 mil documentos é recebida a cada hora.
O prazo para entrega vai até 30 de abril. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários só começou na última quinta-feira (6), assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.
Leia Mais