Tempo de leitura: < 1 minuto

Termina hoje (21) o prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). De acordo com balanço do Ministério da Educação (MEC), até a noite de ontem (20) o sistema recebeu 815.844 inscrições, sendo que cada candidato pode se inscrever duas vezes.
O levantamento parcial do MEC  mostrou que as mulheres são a maioria das inscritas, representando 58,66% do total.
Nesta etapa, para se inscrever no programa, o candidato precisa ter o ensino médio completo, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não pode ter tirado zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. O resultado está previsto para 25 de março.
O Sisutec é um sistema informatizado no qual instituições públicas e privadas, de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem. Os candidatos que não fizeram o Enem, mas querem concorrer às vagas remanescentes do Sisutec, terão a oportunidade de se increver entre os dias 7 e 13 de abril.
Em sua segunda edição, o programa oferece 291.338 vagas, um aumento de 21% em relação ao ano passado. As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, no site www.sisutec.mec.gov.br.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rio Cachoeira fornece 24% da água consumida pelo itabunense (Foto José Nazal).
Rio Cachoeira corta área urbana de Itabuna (Foto José Nazal).

No Dia Mundial da Água, amanhã (22), Itabuna promoverá um grito pela recuperação do Rio Cachoeira. O Grito da Água começa com a concentração no Jardim do Ó, às 10 horas, percorrendo a Avenida do Cinquentenário até a Praça Camacã. De lá, segue para as avenidas Aziz Maron e Mário Padre (Beira-Rio), onde participantes darão abraço simbólico no Rio Cachoeira.
Será o primeiro Grito da Água em Itabuna. O evento está sendo organizado pelo coletivo Fiscal Grapiúna e a base sul-baiana Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água Esgoto e Meio Ambiente na Bahia).
RIO CACHOEIRA DEGRADADO
Erick Maia é diretor da base do Sindae em Itabuna. Ele explica que o grito é apartidário e tem a finalidade de provocar discussão quanto à recuperação do Rio Cachoeira e aos recursos hídricos. “Itabuna tem quase 220 mil habitantes e apenas 8,7% do esgoto produzido no município é tratado”, diz.
Ainda segundo Erick, 17 projetos industriais não andam porque o município não dispõe de oferta de água suficiente para atender à demanda. Segundo ele, na área de Ferradas, a falta d´água afeta até mesmo o projeto de construção de mais de 2,1 mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. O município também enfrenta dificuldades para captar recursos para o saneamento básico.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Teodorico estará em cartaz todas as sextas neste mês (Foto Karoline Vital).
Teodorico estará em cartaz todas as sextas neste mês (Foto Karoline Vital).

Nesta sexta (21) tem comédia na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na Avenida Soares Lopes, com a sátira Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. A sessão começa às 20 horas e as entradas custam R$ 20 e R$ 10 para estudantes, idosos e sócios do Cartão TPI. A classificação indicativa é 14 anos.
A montagem já foi apresentada em várias cidades da Bahia, incluindo a capital, além de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Alagoas. “Por onde passamos, alguém diz que Teodorico se parece com algum político local. Infelizmente, ele representa um modelo negativo, comum em nosso país, e que devemos lutar para virar exceção”, disse o autor e diretor Romualdo Lisboa.
O espetáculo foi montado a partir de pesquisas sobre a literatura de cordel, xilogravura e cancioneiro nordestino. Teodorico surgiu como protesto à série de escândalos políticos que aconteceu em Ilhéus no ano de 2006, mas continua atual. Assim, a história se passa na fictícia Ilha Bela, onde o prefeito desonesto, boca-suja e beberrão se vê abandonado pelos seus comparsas. Acuado em seu gabinete, ele tenta negociar com o povo, que pede sua cassação imediata.

Tempo de leitura: < 1 minuto

pt-x-pc-do-b1O PCdoB emitiu nota pública para criticar a escolha do deputado federal João Leão (PP) para vice da chapa do pré-candidato a governador Rui Costa (PT). Os comunistas tinham a pretensão de indicar Alice Portugal para compor a chapa, sendo a parlamentar a vice do petista.
A reclamação, no entanto, se refere à falta de comunicação do governador Jaques Wagner e do próprio Rui Costa com os partidos aliados, dentre eles o PCdoB. A nota cita que os partidos souberam da escolha de João Leão pela imprensa. “O PCdoB, aliado histórico, lamenta o fato de não ter sido ouvido sobre o desfecho e nem consultado sobre acertos outros que vem sendo divulgados pela imprensa, com os quais não temos concordância”.
A nota cita o fato de o partido estar entre os que “comeram poeira” para ajudar “a construir a vitória política e eleitoral no Estado contra as forças do atraso”. A palavra atraso é outra estocada na escolha do candidato a vice. Leão é originário do carlismo, assim como o pré-candidato a senador, Otto Alencar. O secretariado estadual do partido se reunirá na próxima segunda (24), em Salvador, para avaliar a composição da chapa. “

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vane2 coletiva www.pimenta.blog.brApesar de já terem conversado com o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), os vereadores ainda pretendem ouvi-lo sobre a crise na saúde e outras mazelas do município. Na terça-feira (18), a conversa se deu em uma sala reservada na sede do legislativo, a portas fechadas; a próxima será em sessão pública, no plenário.
Segundo fonte da área jurídica da Câmara, o prefeito será convidado e não mais convocado, como propôs inicialmente o vereador Carlito do Sarinha. O motivo é que haveria um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o qual o legislativo não tem poderes para convocar o gestor, a menos que ele responda a processo por crime de responsabilidade.
Outros membros do governo, de primeiro e segundo escalão, serão convocados. Nesse time estão, entre outros, os secretários municipais da Saúde, de Planejamento e Tecnologia e da Fazenda.
Um vereador ouvido pelo PIMENTA afirma que o prefeito demonstrou humildade durante a reunião do dia 18, reconhecendo as falhas do governo. “Foi uma conversa prévia, mas ele está ciente de que será convidado a falar em plenário e já se comprometeu a comparecer”, afirma o mesmo integrante da Câmara.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A falta de estímulo à industrialização no interior da Bahia, é, na opinião do deputado estadual Augusto Castro (PSDB), fator que dificulta o desenvolvimento do Estado.
O tucano cita números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, segundo os quais o sul da Bahia teve saldo negativo na geração de postos de trabalho em 2013. Foram 534 demissões a mais que o total de admissões.
A afirmação do deputado foi feita durante visita à empresa Laticínios Boa Hora, que gera 70 empregos diretos em Itabuna. “Se recebermos outras fábricas, nossos jovens terão mais oportunidade de trabalho”, conclui.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Roger com equipe do Pânico (Band) no programa desta semana (Reprodução).
Roger com equipe do Pânico (Band) no programa desta semana (Reprodução).

O carnaval já passou, Lepo, lepo nem mais está tão presente nas emissoras de rádio, mas se há alguém fazendo sucesso com a música-chiclete do carnaval é o garotinho Roger Lima. Com apenas seis anos, ele tornou-se fenômeno na internet.
O vídeo em que ele aparece dançando a música do Psirico já foi visto mais de 1,2 milhão de vezes nas três versões disponíveis no Youtube. Isso, sem contar as visualizações nas compartilhas via Whatsapp. Nesta semana, Roger foi uma das atrações do Pânico na Band.
No programa, ele explicou o movimento “diferenciado” do Lepo, lepo: “é em câmela lenta!”. Confira a coreografia invocada do garoto de Salvador.