Tempo de leitura: < 1 minuto

"Leão" tem sequência de perdas em 2014.
“Leão” tem sequência de perdas em 2014.

O J.Malucelli eliminou o Vitória na Copa do Brasil em pleno Estádio de Pituaçu, em Salvador. Após empate em 1 a 1, a decisão da vaga na próxima fase da competição foi decidida em cobrança de penalidades.
O time paranaense não perdeu uma cobrança sequer e despachou o rubro-negro por 5 a 3. O J.Malucelli enfrentará o gaúcho Novo Hamburgo na sequência da copa.
O Vitória começa mal 2014: perdeu o Baianão e foi eliminado da Copa do Brasil em menos de vinte dias. Antes, já havia sido goleado – e eliminado – da Copa Nordeste. Para completar, perdeu na estreia do Brasileirão: 1 a 0 para o Inter.
O técnico Nei Franco está “perigando”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Previsão é de que novos policiais esteja nas ruas em janeiro de 2015.
Previsão é de que novos policiais esteja nas ruas em janeiro de 2015.

O Diário Oficial do Estado publica nesta sexta (25) a convocação de mais 595 aprovados no concurso da Polícia Militar da Bahia. A lista traz os nomes dos candidatos habilitados para a fase de exames pré-admissionais.
De acordo com a Secretaria Estadual de Administração, o governo totaliza, com esta convocação, alcança as duas mil vagas previstas no edital do concurso lançado em 2012. A primeira leva de aprovados (1.405 candidatos) iniciou o curso de formação em janeiro.
Após a convocação de amanhã, os aprovados precisam entregar documentação e realizar exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social.
A previsão é de que os convocados de agora estejam nas ruas em janeiro de 2015. O curso de formação é concluído em nove meses.
Amanhã, será publicada portaria das secretarias da Administração (Saeb) e da Segurança Pública (SSP) prorrogando o concurso por mais dois anos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

TRT mantém decisão de Cairo Júnior.
TRT mantém decisão de Cairo Júnior.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 5), Alcino Felizola, manteve decisão de primeira instância que proíbe o prefeito Jabes Ribeiro de pagar contratados temporários a partir deste mês, além de vedar a contratação de aprovados em seleção pública da saúde (relembre aqui).
O município havia impetrado mandado de segurança contra a decisão do juiz da 3ª Vara do Trabalho, José Cairo Júnior. O magistrado havia determinado, ainda, que o contratado por meio de seleção pública se abstivesse de prestar serviço a partir da decisão. A multa diária ao município foi definida em R$ 10 mil.
O desembargador reforça a decisão de Cairo Júnior ao lembrar que o município firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) que proibia a contratação de servidor que não fosse por concurso público.
– Aquilo que no acordo judicial as partes convencionaram não se ajustar à cláusula constitucional de trabalho temporário, o município, a ferro e a fogo, deseja fazer letra morta, escapando à obrigatoriedade do concurso público reiterada na coisa julgada – observou Alcino Felizola. Atualizado às 20h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

cães e gatos feira2

A Associação Amigos dos Animais (A3) promoverá feira de adoção de cães e gatos, no próximo domingo, 27, no Pet Mania, na Rua Saturnino José Soares, 674, Fátima, em Itabuna.
Segundo Távila Barros, os animais à espera de adoção foram resgatados das ruas e cuidados. “Quem não puder adotar por algum motivo, pode comparecer, para conhecer nosso trabalho”, disse.
Quem for ao evento, poderá também fazer doações de medicamentos, rações ou dinheiro para a continuidade do trabalho da ONG. Informações pelo telefone 3612—2112.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Babau é o líder dos tupinambás (Foto Google).
Babau é o líder dos tupinambás (Foto Google).

O cacique Rosivaldo Ferreira, o Babau, decidiu se entregar à Polícia Federal hoje pela manhã, em Brasília, durante audiência das comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado, no Congresso Nacional, informa o site Racismo Ambiental.
Desde o dia 20 de fevereiro, a Justiça de Una havia decretado a prisão temporária do líder dos tupinambás, acusado de envolvimento na morte do agricultor Juraci Santana, do Assentamento Ipiranga, em Una. O produtor foi assassinado na madrugada do dia 11 de fevereiro.
A prisão havia sido decretada pelo juiz Maurício Álvares Barra, da Vara Criminal da Justiça de Una, após várias tentativas de localização de Babau e outras oito pessoas procuradas por ter algum envolvimento na morte do agricultor.
VISITA AO PAPA FRANCISCO
O mandado de prisão contra Babau estava sob segredo de justiça e somente foi descoberto quando o líder tupinambá tentou obter passaporte para viagem ao Vaticano, onde esperava ser recebido pelo Papa Francisco.
A Polícia Federal chegou a emitir passaporte na semana passada, cancelando-o logo depois de constatar o mandado de prisão por suspeita de homicídio. Em sua defesa, Babau alega que havia denunciado pessoas que se passavam como membros da tribo.
O grupo de Babau tenta a demarcação de uma área de 47,3 mil hectares no sul da Bahia. As terras abrangem Ilhéus, Una e Buerarema.

Tempo de leitura: < 1 minuto

José Laércio foi preso enquanto operava disque-drogas (Foto PC).
José Laércio foi preso enquanto operava disque-drogas (Foto PC).

A Polícia Civil prendeu na terça (22) o fotógrafo e mototaxista José Laércio Alves de Souza, o Lau, acusado de operar um serviço disque-drogas em Bom Jesus da Lapa. Lau caiu após a prisão do traficante Uilian Pereira de Souza.
O mototaxista foi preso em casa, onde a polícia apreendeu porções de cocaína e maconha, além de balança de precisão e sete cápsulas de revólver calibre 32.
Os policiais também apreenderam com Laércio R$ 6.369,00 da venda de drogas. Lau tinha contra si um mandado de prisão preventiva decretado em janeiro.
O celular do mototaxista tocava constantemente durante o interrogatório. Eram usuários à procura de cocaína e maconha, segundo a polícia.
O disque-drogas era operado pelo dublê de mototaxista, fotógrafo e traficante em frente à Igreja de Bom Jesus da Lapa, cartão postal da cidade do sudoeste baiano. A droga era adquirida na cidade satélite de Gama, no Distrito Federal.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Eserval Rocha exonerou...... (Foto Divulgação).
Eserval exonerou 14 servidores (Foto Divulgação).

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, exonerou 14 servidores de cargos temporários nesta quarta-feira (23). O motivo para as exonerações foi o fato dos funcionários não terem preenchido a declaração de parentesco, exigida no Decreto 101/2014, publicada no dia 13 de fevereiro deste ano.
O decreto publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) convocou 121 servidores de cargos temporários ou função gratificada para declararem se tinha alguma relação de parentesco com magistrados ou servidores, inclusive concursados, até o 3º grau.
A ordem do presidente do TJ já previa exoneração caso os servidores não declarassem a relação de parentesco. Os servidores exonerados atuavam como chefe de unidades, assessores de juízes e diretores de secretaria de varas. Do Bahia Notícias.