Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Delegações foram escoltadas por homens que vão participar do esquema de segurança.
Delegações foram escoltadas por homens que vão participar do esquema de segurança.

Cão fareja em busca de explosivo.
Cão fareja em busca de explosivo.

Exército, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) testaram hoje (4), em Salvador, esquema de segurança para a Copa do Mundo de Futebol.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, todos os protocolos de segurança foram seguidos no teste, inclusive a escolta de delegações do Bahia e do Botafogo até o Estádio Fonte Nova.
O esquema de segurança foi testado com análise de camarotes, áreas VIPs  e vestiários da Fonte Nova, que receberá jogos da Copa 2014.
A Polícia Militar também acionou o Esquadrão Antibombas para verificar a presença de explosivos no estádio, operação que contou com o uso de um cão labrador, o Logan, dedicado à identificação de explosivos.

Tempo de leitura: 2 minutos

professor júlio c gomesJulio Cezar de Oliveira Gomes | advjuliogomes@ig.com.br
A forma como tratamos aos animais, segundo afirmam alguns, diz muito de nós, do que somos realmente. E ao que me parece, isto ocorre tanto do ponto de vista pessoal quanto em uma perspectiva histórica e coletiva.
Nós humanos, durante milênios, tivemos uma convivência muito estreita com os animais, que faziam parte desde nosso dia a dia, pois muitos viviam tão próximos a nós que era impossível conceber a vida sem eles. Somente nos últimos dois ou três séculos, em virtude da urbanização e do progresso tecnológico, os animais deixaram de fazer parte de nosso cotidiano.
Imprescindíveis à nossa vida em tempos passados, fornecendo carne, leite, transporte, tração, vestimenta (couro), instrumentos (ossos e chifres) e mais uma infinidade de utilidades, os animais eram tanto nossos amigos como nossos vilões, pois as feras ainda povoavam as florestas, enchendo de perigo real e de terror as mentes humanas.
Quanto a nós, historicamente, sempre oscilamos, no tratamento para com eles, entre os gestos de amor e a mais impiedosa crueldade.
Se por muito tempo os animais e a natureza foram, em regra, o inimigo a ser vencido, na atualidade esta concepção revela-se não só descabida, mas desastrosa.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Ferreira deixou campo irritado (Foto José Nazal).
Ferreira deixou campo irritado (Foto José Nazal).

O Colo-Colo levou a melhor no Clássico do Cacau e derrotou o Itabuna por 2 a 1, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. A partida foi encerrada há pouco.
Os gols do Tigre Ilheense foram marcados no primeiro tempo, por Valdo e Tiago Carioca. O Itabuna descontou aos 49 minutos da etapa final, gol de Éder Baiano ao converter cobrança de pênalti.
Com o resultado e um jogo a menos em relação aos demais concorrentes diretos (Fla de Guanambi e Jacobina), o Colo-Colo retomou a liderança da Série B. Fla, Jacobina e Colo-Colo têm 17 pontos cada um.
O Colo-Colo segue invicto no campeonato. O time sofreu o primeiro gol na Série B hoje.
O Tigre pode garantir a vaga na Série A, antecipadamente, caso vença o Ipitanga na próxima quarta (7), às 15h. A partida estava prevista para o dia 1º, e não ocorreu porque não havia ambulância no estádio adversário.
Enquanto o clima é de festa em Ilhéus, o Itabuna acabou dando adeus a qualquer chance de subir para a elite do Baiano de Futebol agora.
JOGADORES NA BALADA
Pelo menos três jogadores do Itabuna passaram a noite na balada, segundo a imprensa esportiva. A saída às vésperas do jogo deixou o treinador Ferreira bastante irritado.
– Eu treino o time, eu coloco em campo. Espero que a diretoria explique a vocês o que aconteceu na noite de ontem – disse Ferreira em entrevista à Rádio Difusora de Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lídice da Mata é pré-candidata ao governo (Foto Tácio Moreira/Metropress).
Lídice da Mata é pré-candidata ao governo (Foto Tácio Moreira/Metropress).

A senadora Lícide da Mata, pré-candidata a governadora, descartou neste sábado, 3, em Itabuna, a possibilidade de Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), ser a vice em sua chapa.
Numa entrevista no programa Resenha da Cidade, apresentado por Roberto de Souza, na Rádio Difusora, Lídice encheu Maria Rita de elogios, mas disse que a vaga de vice será ocupada por alguém de um partido aliado do PSB. E não quis adiantar possíveis nomes. “Temos até junho para decidir”, justificou a senadora.
Na mesma em entrevista, Lídice da Mata disse que, como pré-candidata, não tem nenhuma promessa nova a fazer para o povo do sul da Bahia, pois seu projeto de governo para esta região será baseado no que já está exposto, como a duplicação da estrada Ilhéus/Itabuna, a construção da ponte que liga o Pontal ao centro da cidade, em Ilhéus, dentre outras obras, que, segundo ela, não saíram do papel.
Leia mais no Diário Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Plenária foi realizada nesta manhã de domingo em Ilhéus (Foto Divulgação).
Plenária foi realizada nesta manhã de domingo em Ilhéus (Foto Divulgação).

Não passou despercebido, hoje, o vacilo dos prefeitos Jabes Ribeiro (Ilhéus) e Jaqueline Mota (Barro Preto) diante de uma provocação do deputado federal, João Leão, na plenária governista, no Clube Social de Ilhéus.
Leão, pré-candidato a vice-governador na chapa de Rui Costa (PT), soltou:
– Quem aqui mora em Ilhéus? Quem mora, levanta a mão – propôs.
Acusado de residir na capital baiana, Jabes demorou a erguer o braço. Deu sinal somente após perceber o vacilo. Jaqueline não titubeou. Levantou a mão rapidinho, recolhendo-a em igual velocidade ao perceber a mancada política…
A propósito, a plenária propôs ao candidato Rui Costa a criação do governo itinerante, além de ações para agilizar grandes projetos estruturantes, a exemplo do Porto Sul e duplicação da BR-415. O evento reunia representantes dos municípios do Litoral Sul.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há um ano, o Itabuna bateu o Tigre em Ilhéus por 2 a 0 (Foto José Nazal/Arquivo).
Há um ano, o Itabuna bateu o Tigre em Ilhéus por 2 a 0 (Foto José Nazal/Arquivo).

Os dois times sul-baianos na Série B do Campeonato Baiano enfrentam-se às 15h deste domingo (4), no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.
O Colo-Colo entra em campo com um jogo a menos e na vice-liderança da competição, com 14 pontos em seis jogos. É a única equipe invicta da Série B. Do outro lado, um Itabuna desacreditado: o time venceu apenas três partidas e perdeu quatro.
Nos últimos confrontos, porém o Azulino levou a melhor diante do Tigre Ilheense. É a esperança do time que torce por um milagre para ascender à primeira divisão ainda neste ano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aldrex foi recapturado neste domingo em Ilhéus.
Aldrex foi recapturado neste domingo em Ilhéus.

Uma guarnição da 70ª Companhia Independente da PM recapturou na manhã deste domingo (4), em Ilhéus, um foragido do Conjunto Penal de Itabuna. Aldrex Lopes Francisco Lins (“Mineiro”) estava preso por determinação da Justiça Federal e conseguiu fugir do presídio itabunense no dia 20 de abril.
Ele é o segundo recapturado pela polícia. O primeiro foi Cristiano Cristiano Batista dos Santos, no Bairro da Califórnia, na última terça (relembre aqui). A polícia ainda procura outros 12 internos que conseguiram escavar um túnel de mais de dez metros de extensão e “ganhar liberdade”.
A polícia civil investiga suspeita de que a fuga tenha sido facilitada em troca de dinheiro. Os trabalhos devem avançar mais com as duas recapturas feitas até agora.