Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito Fernando Gomes de Oliveira poderá dar um xeque-mate a dois adversários políticos na próxima eleição municipal. Ao avaliar o cenário político local e propalar aos quatro cantos da cidade o seu apoio ao filho de Paulo Souto, Fábio Souto, ele, Fernando Gomes não deixa outra saída para outro ex-prefeito do município, Capitão Azevedo.
O Capitão Azevedo tentará, por conta desse apoio ao filho de Paulo Souto, a candidatura a deputado federal, tendo que antecipar a disputa com Geraldo Simões (PT). Isso fará com que um deles saia enfraquecido politicamente para 2016, caso não consiga a eleição desejada.
Leia mais no Política Virtual

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dom Homero foi primeiro bispo de Itabuna.
Dom Homero foi 1º bispo de Itabuna.

Erivaldo Bonfim
Faleceu na manhã desta quinta-feira (8) na  cidade de Caetité (BA) dom Homero Leite Meira, de 82 anos, primeiro bispo da Diocese de Itabuna. Bispo emérito de Irecê, dom Homero faleceu após um longo período de internação.
Segundo informações do portal da CNBB, o velório deve começar ainda na tarde de hoje na Catedral Diocesana de Senhora Santana e o sepultamento está previsto para amanhã (9).
Dom Homero nasceu em 1931, na cidade de Brumado (BA). Recebeu a ordenação presbiteral em 1955, em São Miguel das Matas (BA), e iniciou seu ministério em Salvador. Atuou como diretor do Seminário Diocesano de Caetité e como pároco nas cidades de Urandi e Candeúba.
Nomeado bispo em 1978 para a diocese de Itabuna, onde trabalhou até 1980, dom Homero foi transferido para Irecê, como primeiro bispo diocesano. Trabalhou nesta Igreja particular até 1983, quando apresentou a sua renúncia. Desde então, vivia em Caetité, onde se dedicava a oração, à pregação e ao atendimento das confissões.
ITABUNA
Como primeiro bispo da recém-criada Diocese de Itabuna, Dom Homero este à sua frente de 1978 a 1980. Durante este período, o bispo assumiu com afinco o desafio de dar os primeiros passos para estruturar a Igreja Particular de Itabuna, a exemplo da implantação da residência episcopal, do seminário diocesano e da instalação de novas paróquias.

Tempo de leitura: 2 minutos

C.N. consegue uns trocados tapando buracos (Foto Pimenta).
C.N. consegue uns trocados tapando buracos na BA-242 (Foto Pimenta).

O menor C.N., de 14 anos, estudante da 4ª série, mora na rua da Estação, próximo à BA-242, que liga a BR-101 aos municípios de Conceição do Almeida e São Felipe, no Recôncavo da Bahia.
C., nas horas em que não está na escola, passa o tempo com um pedaço de tábua recolhendo terra para tapar os buracos que infestam a BA-242 e assim conseguir algumas moedas dos motoristas que trafegam por essa estrada.
A péssima situação da BA-242, não é exceção e sim regra em relação às BAs que cortam a região do Recôncavo. Na 026, que leva à cidade histórica de Cachoeira, o motorista tem que ter muita habilidade para não ficar na estrada. Os 10 quilômetros são uma verdadeira aventura para quem deseja conhecer a cidade patrimônio histórico tombado pelo Iphan.
Situação idêntica é a da BA-420, que liga a cidade de São Félix a Maragogipe. São 15 quilômetros de estrada. Se estivesse em boas condições, o trajeto seria cumprido em 20 minutos. Mas, diante da quantidade de buracos da BA-420, leva-se até 40 minutos para ser percorrido.
Além de afetar a vida dos moradores dessas localidades, as péssimas condições dessas rodovias atingem diretamente os criadores de frango que possuem granjas nas cidades de Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos e Cachoeira (distrito de Belém). Os pequenos avicultores também sofrem com a situação das BAs 242, 026 e 420, pois dependem dessas estradas para fazer escoar a produção.

Tempo de leitura: < 1 minuto

UFSB terá Enem como método de seleção de alunos (Foto Gabriel Oliveira).
UFSB terá Enem como método de seleção de alunos (Foto Gabriel Oliveira).

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano começam na próxima segunda-feira (12) e vão até 23 de maio. O ministro da Educação, José Henrique Paim, confirmou a data de realização das provas do exame: 8 e 9 de novembro.
O Enem é indispensável para quem quer disputar vagas em universidades públicas ou instituições de ensino federal por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O exame também oferece bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). A obtenção de vagas ou bolsas depende do desempenho do candidato no exame.
O Enem é importante, ainda, para quem busca crédito educacional superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e vagas em cursos técnicos federais ou bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras.
SUL DA BAHIA
No sul da Bahia, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) utiliza o Enem como meio de seleção de estudantes para os cursos de graduação. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cujas aulas começam em setembro, também utiliza o Enem. A vaga é disputada por meio do Sisu.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Clodoaldo está à frente de programa criado na Bahia.
Clodoaldo está à frente de programa criado na Bahia.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Fundação José Silveira (FJS) firmaram convênio para “municipalizar” o Programa Objetivos do Milênio. A parceria tem como objetivo auxiliar municípios a atingir metas do programa.
Nos últimos dias, o MP e a fundação realizam seminários em Piraí do Norte, Nilo Peçanha e Valença. Nestes locais, foram criados os núcleos municipais do Programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os núcleos reúnem representantes do Poder Público, da sociedade civil e do setor privado.
De acordo com o promotor público Clodoaldo da Anunciação, os membros dos núcleos terão o compromisso de acompanhar os indicadores econômicos e sociais locais e promover ações para o alcance dos Objetivos do Milênio.
– Saímos motivados por conseguir lançar a boa semente na região. Daqui a algum tempo, vamos colher os resultados desses grupos que estiveram aqui e multiplicaram os ideais dos ODM para a redução das desigualdades sociais – disse Clodoaldo.
Monina Moreira, da FJS, ressaltou a relevância da criação dos núcleos municipais. “É importante que o acompanhamento dos indicadores seja no próprio município, através da formação do Núcleo Municipal, porque é a comunidade quem mais conhece a sua realidade”.

Tempo de leitura: 2 minutos

violênciaO número de homicídios nos últimos anos em Itabuna é praticamente o mesmo ou menor que o registrado em meados da década passada, quando o democrata Paulo Souto era o governador da Bahia.
Conforme dados do Mapa da Violência e da Secretaria de Segurança Pública, no período de 2002 a 2006, o município sul-baiano experimentou a maior elevação do número de mortes violentas, principalmente com o uso de arma de fogo.
De acordo com o Mapa da Violência, divulgado pelo Instituto Sangari, Itabuna registrou 92 homicídios em 2002. No primeiro ano do governo de Souto, em 2003, este número saltou para 100. Já em 2004, foram registrados 118 mortes violentas.
A escalada do crime no município registrou pico em 2005, quando Itabuna teve 156 homicídios. Já em 2006, caiu para 143 (relembre aqui).
De lá para cá, apenas em 2012 o número total de homicídios foi maior que o registrado em 2005: 176 ante 156. Ano passado, foram 128 homicídios, número menor que os 147 registrados em 2010. No comparativo 2005-2011, ficou estável: 156 e 157 homicídios, respectivamente.
Independente da queda ou manutenção da taxa de assassinatos, o município vive situação epidêmica de homicídios.
A partir deste sábado (10), o município registrará visitas frequentes de candidatos ao governo ou de discursos de seus apoiadores. Restará a quem sofre com esta onda de violência cobrar medidas exequíveis. Claro está que não se resolve questão de segurança pública apenas com repressão, contratação de policiais, compra de armamento etc.

Tempo de leitura: 2 minutos

Aos 75 anos, Jair se preparava para série de shows.
Aos 75 anos, Jair se preparava para série de shows.

Da Agência Brasil
O cantor Jair Rodrigues morreu hoje (8) aos 75 anos. O escritório do artista, a JRC Promoções, confirmou o falecimento do músico por meio de uma publicação em rede social. A causa da morte não foi divulgada.
Jair Rodrigues entrou para a história da televisão brasileira apresentando com a cantora Elis Regina, também falecida, o programa O Fino da Bossa, na  TV Record. Sua interpretação da música Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, acompanhado do conjunto Quarteto Novo, no Festival de Música Popular Brasileira de 1966, é considerada um clássico.
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP) no dia 6 de fevereiro de 1939. Começou a carreira em 1957, em casas noturnas do interior de São Paulo. A partir de 1960, passou a cantar na capital paulista, participando de programas de calouros como o Programa de Cláudio de Luna (Rádio Cultura), no qual obteve a primeira colocação.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Augusto-Castro12-300x221Em inserções do PSDB veiculadas nesta quarta-feira (7), o deputado estadual Augusto Castro criticou o governo do estado por, segundo ele, abandonar a saúde e a segurança pública, e não realizar investimentos nos municípios. Castro afirma que “a criminalidade está nas ruas” e “o número de assaltos e mortes não para de crescer”.
Sobre a situação específica do sul da Bahia, o deputado criticou, além do quadro de violência, a interrupção das obras da barragem do Rio Colônia e a crise da saúde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A temporada de “Caça ao Wagner” começou. PMDB, DEM e PSDB fazem revezamento para ver quem mais bate – e esfola – o governador Jaques Wagner.
Até agora, as inserções de comerciais na televisão destacam a violência na Bahia e a relação de Wagner com os servidores públicos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Colo-Colo caminha para conquistar a Série B do Campeonato Baiano de forma invicta. Até aqui, o time soma 20 pontos em oito jogos: dois empates e seis vitórias, a última delas conquistada ontem, diante do lanterninha Ipitanga.
Fora de casa, o Tigre sapecou cinco a zero no adversário. A zaga levou apenas um gol em todos os jogos. E marcado justamente pelo Itabuna, que não tem mais chances de subir para a Série A neste ano.
O tapetão é a única forma de impedir o título e o retorno do Colo-Colo à elite do Baiano de Futebol. O Jacobina está tratando disso, alegando escalação de atleta irregular (reveja aqui).

Tempo de leitura: 2 minutos

Jovem entrou no crime aos 8 anos.
Jovem entrou no crime aos 8 anos (Foto Evandro Veiga).

Do Correio da Bahia
Aos 4 anos, ele já sabia o que queria. Quando os pais se separaram, ele optou em morar com o pai, motorista de ônibus aposentado. O menino queria ficar longe da mãe, funcionária de um mercadinho, porque ela era rígida na educação. O garoto é o xodó do rodoviário, que o ensinou a dirigir com apenas 8  anos. Como o pai costumava viajar, o menino vivia à vontade na localidade do Alto do Cruzeiro, em Cosme de Farias. Aos 13, foi recrutado para ser o motorista de uma quadrilha de traficantes e assaltantes de carros.
No último domingo, agora com 14 anos, comandou o assalto que acabou com a morte da professora Andrea Borges Astolpho. Ele foi apreendido na terça-feira. Quarta, a Justiça decidiu pela internação dele e do outro rapaz, de 16 anos, que também participou do crime, na Comunidade de Acolhimento Sócio-Educativo (Case), em Tancredo Neves. Eles podem ficar até três anos internados.
A promotora de Justiça no Atendimento ao Autor de Atos Infracionais, Marli Barreto, disse que interrogou o menino por uma hora e meia. “A frieza dele salta aos olhos, além da gravidade dos relatos e o grande números de episódios infracionais. Ele relata sem revelar arrependimento. De manhã, ele deu esta entrevista, acompanhado da delegada titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Claudenice Mayo, que definiu o garoto como “extremamente calculista”.
Confira a entrevista com o menor

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara dos Deputados aprovou ontem em votação simbólica o Projeto de Lei (PL 7.495/06) que fixa o piso salarial nacional dos agentes de saúde e de combates a endemias. Os deputados aprovaram o parecer do relator, deputado Domingos Dutra (SD-MA), que acolheu emendas de parlamentares e fixou o piso em R$ 1.014 mensais, além de estabelecer um plano de carreira.
Desde cedo, agentes de saúde transitavam ontem (7) pela Câmara. No início da tarde, eles fizeram um ato pela aprovação do projeto. Durante a votação, os agentes ocuparam as galerias e se posicionaram ao lado da mesa da Presidência. A aprovação foi comemorada com o Hino Nacional.
O projeto tramitava desde 2006 na Câmara dos Deputados. A proposta inicial previa o piso nacional de dois salários mínimos, mas o governo alegava que o valor teria um impacto enorme no Orçamento e que não teria como arcar com os reajustes anuais. Da Agência Brasil.