A Secretaria da Saúde de Itabuna passará por uma espécie de “rearranjo”, mas o cidadão dependente do SUS não espere melhoras. Pelo contrário, a tendência é degringolar de vez. As mudanças têm a ver com a chegada de mais recursos e com a campanha eleitoral que se avizinha.
O secretário Plínio Adry está dificultando a vida de diretores de departamento, segurando recursos e não dando sequência a orientações e pedidos dos técnicos. Quer fazer mudanças com a finalidade de cabalar votos para candidatos do PCdoB.
O processo começou com a exoneração do coordenador administrativo do Samu, Sérgio Augusto Farias. A sequência do enredo prevê exonerações que atingem áreas como Atenção Básica, Regulação e Policlínica.
A última do secretário foi demitir a coordenadora de Saúde Bucal. Em seu lugar, colocou uma profissional de 23 anos, recém-formada. Na Atenção Básica, a provável substituta é esposa de um vereador de Ubaitaba.
São tantas as trapalhadas de Plínio Adry que até o Ministério Público Estadual resolveu intervir. E o secretário, naturalmente, tratou de tirar o corpo de banda, como se diz.
O promotor Clodoaldo Anunciação quis saber porque não eram respondidas as solicitações de exames e internações. E Adry jogou a culpa nos técnicos, apesar do promotor saber que as solicitações são encaminhadas ao próprio secretário.
O prefeito Claudevane Leite, que age como Capitão Azevedo, o Vacilante, queria demitir o secretário, mas adiou para nova avaliação em julho. Internamente, a avaliação é de que Vane vai adiar para depois das eleições, atendendo a pedido do PCdoB.












O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna superou a meta e cadastrou 2.339 pessoas no Registro Nacional de Doador de Medula Óssea (Redome). A expectativa era sensibilizar, pelo menos, mil doadores nos três dias de campanha, segundo a médica Regiana Quinto.

Com oferta de até R$ 23.997,19 em remuneração, quase 80 concursos públicos no país oferecem 33,9 mil vagas no país. Mais da metade das vagas se destina a profissionais com nível superior. São 19.608 vagas.



