Tempo de leitura: < 1 minuto

Zico, com 19%, e Tite, 24%, foram os mais citados em pesquisa (Fotomontagem).
Zico, com 19%, e Tite, 24%, foram os mais citados em pesquisa (Fotomontagem).

Tite, ex-técnico do Corinthians, e Zico são os mais citados pelo torcedor brasileiro para o comando da seleção nacional, segundo a mais recente pesquisa Datafolha. Tite foi citado por 24% dos entrevistados, enquanto 19% mencionaram Zico, ex-craque rubro-negro e técnico de futebol.
A pesquisa ouviu 5.377 pessoas em 233 municípios brasileiros entre ontem e hoje (15 e 16). A margem de erro é de dois pontos percentuais. Muricy Ramalho, do São Paulo, ficou em terceiro, com 14%. Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira foram citados por 6% cada um.
A lista ainda tem Mano Menezes (5%), Marcelo Oliveira (2%) e Cuca (2%). 18% não souberam responder.
A pesquisa Datafolha também aferiu que 68% preferem um treinador brasileiro comandando a seleção. 28% apostam em um nome estrangeiro, enquanto 9% não souberam responder.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Luizinho deixou hospital hoje à tarde (Foto Divulgação).
Luizinho deixou hospital hoje à tarde (Foto Divulgação).

Luizinho, do Trio da Huanna, foi liberado de um hospital em Porto Seguro, há pouco. Ele estava sob observação, após sofrer uma queda durante apresentação em Belmonte, ontem à noite.
O músico passa bem e manteve a agenda de shows para o final de semana. Uma das apresentações será no Forró do Tôin, em Itaju do Colônia, no próximo sábado (19), junto com a banda Cangaia de Jeque.

Tempo de leitura: < 1 minuto

teste hiv aidsDos 35 milhões de pessoas que vivem com HIV no mundo, 19 milhões não sabem que estão infectados. Os dados foram divulgados hoje (16) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids). O órgão alertou que, para dar fim à epidemia até 2030, é preciso ampliar esforços para acabar com a lacuna de pessoas sem diagnóstico e, consequentemente, sem acesso ao tratamento.
O relatório destaca que, na África Subsaariana, quase 90% das pessoas que testaram positivo para HIV buscaram acesso à terapia antirretroviral. Dessas, 76% alcançaram a supressão da carga viral, reduzindo significativamente o risco de transmissão para seus parceiros. Estudos recentes indicam que, para cada 10% de ampliação na cobertura antirretroviral, os casos de novas infecções caem 1%.
De acordo com o Unaids, os esforços globais para aumentar o acesso aos medicamentos antirretrovirais estão funcionando. Em 2013, 2,3 milhões de pessoas passaram a fazer uso da terapia, totalizando 13 milhões de soropositivos em tratamento no mundo. A estimativa é que, atualmente, cerca de 13,9 milhões de pessoas façam uso de antirretrovirais.
“Se acelerarmos os esforços até 2020, estaremos no caminho certo para acabar com a epidemia em 2030”, disse o diretor-executivo do Unaids, Michel Sidibé. “Se não conseguirmos, corremos o risco de aumentar significativamente o tempo que seria necessário para isso – adicionando uma década, se não mais”, completou. Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Atendimento a Luizinho, após queda de palco em Belmonte (Foto Alex Barbosa/Bahia Dia a Dia).
Atendimento a Luizinho, após queda de palco em Belmonte (Foto Alex Barbosa/Bahia Dia a Dia).

Luizinho, vocalista da Banda Trio da Huanna, de Ibicaraí, sofreu acidente em uma apresentação em Belmonte, ontem à noite. De acordo com o empresário Leonardo Alves, Luizinho caiu durante apresentação em que reuniu vários fãs no palco. A queda foi de, aproximadamente, três metros de altura.
– Ele escorregou no piso do palco e caiu – disse o empresário, afirmando que foi encaminhado para unidade de saúde para fazer raio-x e passa bem. Luizinho está internado em um hospital de Porto Seguro. Os próximos shows da banda será no sábado (19), em Itaju do Colônia e Canavieiras. Com informações do Bahia Dia a Dia e G1.
Confira vídeo postado pelo Blog do Gusmão.

Tempo de leitura: 2 minutos

Tropa com mais de 600 homens estava no sul da Bahia desde fevereiro para atuar em conflito (Foto Pimenta).
Tropa estava no sul da Bahia desde fevereiro para atuar em conflito (Foto Pimenta).

As tropas do Exército deixaram nesta terça a área do conflito entre agricultores e supostos índios tupinambás, no sul da Bahia, após o reforço da segurança com a chegada de homens da Força Nacional e da Polícia Militar.
A retirada foi criticada pelos agricultores. Eles temem uma nova onda de violência na área de mais de 47 mil hectares, que envolve os municípios de Una, Buerarema e Ilhéus, após a saída do Exército.
Abiel teme saída de tropas.
Abiel teme saída de tropas.

Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema, Abiel Silva, a retirada das tropas foi “um ato de irresponsabilidade sem precedentes”. Ele falou ao Jornal das Sete (Morena FM 98,7).
Silva lembrou que, mesmo com o reforço do exército, o produtor Valmir Souza de Oliveira, de 60 anos, foi assassinado, no início deste mês, na região do Santaninha, entre Ilhéus e Buerarema.
No mesmo local, a Fazenda Bonfim, supostos índios ameaçaram de morte um trabalhador rural no final de semana. A vítima, identificada apenas como Domingos, prestou queixa na Polícia Federal e pediu proteção.
Hoje, produtores rurais terão reunião com representantes da coordenadoria regional da Polícia Civil em Ilhéus e da Força Nacional. Outra queixa é de que, com a retirada do Exército, as três bases de segurança serão desmontadas.
Leia mais n´A Região

Tempo de leitura: < 1 minuto

Este fim de semana em Itabuna terá predominância do PCdoB no cenário político. O partido mobiliza toda a sua estrutura e militância para o lançamento oficial das candidaturas de Davidson Magalhães a deputado federal e Aldenes Meira a deputado estadual.
Na sexta (18), Davidson inaugura o comitê central de sua campanha, na Avenida Princesa Isabel, no mesmo local onde funcionou o comitê do atual prefeito Claudevane Leite em 2012. Agora, os comunistas esperam que o endereço dê sorte também ao ex-presidente da Bahiagás.
Aldenes, por sua vez, agendou a inauguração de seu comitê para sábado (19), às 16 horas. O endereço é a Avenida Fernando Cordier (Beira-Rio), 238, coincidentemente o mesmo onde em 2010 foi instalado o QG da campanha do deputado federal Geraldo Simões (PT).

Tempo de leitura: < 1 minuto
De lá do alto, tem-se esta visão de Itabuna (Foto José Nazal).
De lá do alto, tínhamos esta visão de Itabuna em 2008. (Foto José Nazal).
O fotógrafo José Nazal é um profundo conhecedor da história (e da alma) do sul da Bahia – e sempre nos brinda com belas imagens de uma das regiões mais belas do planeta. Neste mês de aniversário de Itabuna, abrimos uma série com imagens captadas pelo mestre. É a nossa Itabuna vista lá de cima, com destaque para o nosso (sobrevivente) Rio Cachoeira.