Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça decretou, nesta quinta-feira, a prisão do fazendeiro Jucélio Lima Gonçalves, que é o principal suspeito de assassinar, na noite da última segunda-feira, 28, o vaqueiro Alexsandro Neves de Souza, 31 anos. Ele foi morto a tiro na zona rural de Alcobaça.  Foi decretada também a prisão da mulher do fazendeiro, que teria sido responsável por esconder os dois filhos da vítima.
A principal testemunha do crime é a viúva do vaqueiro, Irineuza Costa Chaves, 28 anos, que sobreviveu depois de ser atingida com 14 facadas e um tiro. Nesta quinta-feira, a mulher contou que só conseguiu escapar porque fingiu que estava morta. Ela disse que o fazendeiro teve ajuda de outros dois homens ainda não identificados pela polícia.
Irineuza Costa foi colocada na carroceria de um carro junto com o corpo do marido, além dos dois filhos do casal, um de dois e outro de três anos, que tiveram suas vidas poupadas pelos criminosos. Ela pulou do veículo em movimento e pediu socorro. As crianças foram encontradas ontem em um abrigo em Teixeira de Freitas.
A mulher afirmou que o marido foi morto porque o patrão não queria pagar o que lhe devia. O corpo do vaqueiro deve ser enterrado no interior do Espírito Santo, nesta sexta-feira.

Fazendeiro é procurado pela polícia.
Fazendeiro é procurado pela polícia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aldenes e Davidson reuniram vereadores na inauguração de comitê em Ilhéus
Aldenes e Davidson reuniram vereadores na inauguração de comitê em Ilhéus

A cidade de Ilhéus esteve na ordem do dia para alguns candidatos nesta quinta-feira (31). Entre eles, o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), que disputa a reeleição e fechou o apoio de duas lideranças locais: o vereador Lukas Paiva (PMN) e o presidente da subseção local da OAB e ex-vereador Marcus Flávio.
Agora à noite, a movimentação na terra da Gabriela ficou por conta do PCdoB, com os candidatos a deputado estadual, Aldenes Meira, e a federal, Davidson Magalhães. Os comunistas inauguraram comitê na Avenida Dois de Julho, com a presença de cinco vereadores e várias lideranças sindicais.
Neste sábado (2), Aldenes lança campanha em Brumado, no sudoeste, ao lado do deputado federal Daniel Almeida.
Augusto Castro recebeu apoio do ex-vereador Marcus Flávio
Augusto Castro recebeu apoio do ex-vereador Marcus Flávio

Tempo de leitura: < 1 minuto

O candidato a governador pela coligação “Unidos pela Bahia”, Paulo Souto (DEM) cumpre agenda no extremo-sul do Estado nesta sexta-feira (1º).
Souto participará de caminhada em Teixeira de Freitas, programada para as 9 horas. À tarde, o candidato da oposição estará em carreata pelas cidades de Caravelas, Alcobaça, Prado e Itamaraju.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rui Costa se reúne com representantes da Faeb e da Fecomércio (foto Divulgação)
Rui Costa se reúne com representantes da Faeb e da Fecomércio (foto Divulgação)

O candidato petista ao governo baiano, Rui Costa (PT), defendeu a execução de projetos que ampliem a desconcentração do desenvolvimento do Estado. A defesa foi feita em um encontro promovido em Salvador, nesta quinta-feira (31), pela Federação do Comércio (Fecomércio) e Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb).
Referindo-se a projetos iniciados pelo governo Wagner, o petista afirmou que pretende “manter o conceito que deu grandes passos à frente no desenvolvimento do Estado”. Segundo ele, esse modelo tem os “polos regionais como elementos dinamizadores da economia”.
Ao público formado por empresários, o candidato falou em fortalecer as cadeias produtivas, como a dos setores químico e petroquímico, petróleo e gás, alimentos, papel e celulose, e do turismo.
O candidato disse ainda que trabalhará pela atração de novos recursos para o Nordeste. “Serei um articulador firme na criação do Fundo de Investimento do Nordeste, que terá recursos e políticas específicas, com taxas e valores diferenciados para quem investir na região, e eu falo da Bahia”, sinalizou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Correio
 

prefeito de itagimirim foi assassinado por dois homens ainda não identificados. Foto/Blogdoanderson
prefeito de itagimirim foi assassinado por dois homens ainda não identificados. Foto Urbino Brito/Nossa Cara

A Polícia de Itagimirim investiga se a morte do prefeito do município, (PMDB), 51 anos, foi provocada por uma dívida com ciganos. Segundo a Coordenadora da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), Valéria Fonseca, a suspeita surgiu a partir de um boato entre moradores do município.
A esposa da vítima ainda deve prestar depoimento ao delegado da cidade, José Hermano, para esclarecer a suspeita. “A esposa deve ter conhecimento dessa dívida, caso ela realmente existiu”, declarou a coordenadora Valéria Fonseca.
O delegado de Itagimirim já ouviu testemunhas do crime e o primo da vítima, que acompanhava o prefeito em um bar no momento do crime. Segundo Valéria, ele desmentiu a versão inicial do homicídio, que apontava dois envolvidos no caso: “Ele disse que um homem encapuzado desceu de uma motocicleta com dois revólveres e disparou. Ele era o único ocupante do veículo”, relata.
O acusado pelo crime, que aconteceu na última terça-feira (29), ainda não foi encontrado. O delegado José Hermano ainda deve ouvir policiais militares que estavam fazendo ronda no momento do crime, incluindo o PM que prestou socorro ao prefeito.
 

Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira a portaria 1.282, que prorroga a atuação dos homens da Força Nacional de Segurança Pública na região de conflitos entre fazendeiros e autodeclarados índios tupinambás.
Assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, portaria determina que as operações nos municípios de Buerarema,  Ilhéus e Una sejam mantidas por mais 90 dias. Os homens da Força Nacional estão no sul da Bahia desde o ano passado, quando os autodeclarados índios iniciaram uma série de invasões de fazendas.
De acordo com o ministro da justiça, a prorrogação do prazo de atuação da Força Nacional  atende a um pedido do governador Jaques Wagner.