Tempo de leitura: < 1 minuto

Dilma retorna à Bahia para agradecer e pedir votos no segundo turno.
Dilma retorna à Bahia para agradecer e pedir votos no segundo turno.

Antes da caminhada do Largo de Roma até a Igreja do Bonfim nesta quinta (9), a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), terá reunião com prefeitos, vices, ex-prefeitos e deputados, no Museu do Ritmo, no Comércio.
Já a caminhada, está prevista para as 11 horas, com concentração na Praça Irmã Dulce, acompanhada do governador Jaques Wagner, do governador eleito, Rui Costa, do vice-governador eleito, João Leão, e do senador eleito Otto Alencar.

Tempo de leitura: 3 minutos

claudio_rodriguesCláudio Rodrigues | aclaudiors@gmail.com

Existem grupos de eleitores que, diante da disputa eleitoral, estão demonstrando, por meio das redes sociais, todo o sentimento de raiva, racismo, preconceito e repulsa a essas duas regiões e seus habitantes, como se nós fôssemos as sub-raças que Adolf Hitler tanto pregou e levou o mundo a Segunda Grande Guerra.

Acabo de assistir ao filma Amistad, baseado em fatos reais, do diretor Steven Spielberg com roteiro de David Franzoni. A sinopse do filme é a seguinte: Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se veem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut.
Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos Estados do Sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos.
Mas os abolicionistas vencem, e o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.
Mas o que tem a ver uma história de 1839, nos Estados Unidos, com o Norte/Nordeste do Brasil?
A resposta é o segundo turno das eleições presidências entre os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves. Existem grupos de eleitores que, diante da disputa eleitoral, estão demonstrando, por meio das redes sociais, todo o sentimento de raiva, racismo, preconceito e repulsa a essas duas regiões e seus habitantes, como se nós fôssemos as sub-raças que Adolf Hitler tanto pregou e levou o mundo a Segunda Grande Guerra.
Para se ter uma ideia dos absurdos, um grupo que se declara profissionais da classe médica, com quase cem mil seguidores, denominados de “Dignidade Médica”, defende a castração química dos nordestinos e nortistas e até mesmo o holocausto dos moradores das regiões Norte e Nordeste do País. Já outros defendem a construção de muros separando Norte e Nordeste do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Será que uma disputa eleitoral dentro dos princípios democráticos deve dividir um país e fazer com que irmãos desconheçam irmãos? Será que a melhoria na qualidade de vida dos habitantes dessas regiões, o acesso ao ensino superior e tecnológico, a uma melhor moradia e uma melhor distribuição de renda nessas regiões do Brasil, que por muitos anos foram esquecidas, pode gerar tanta raiva ao ponto de se pregar uma segregação?
Não muito distante, em Feira de Santana, um outro grupo de médicos procura casa em bairro nobre da cidade para abrir um Comitê Pró Aécio Neves. É um direito que o assiste, e temos que respeitar. Mas não seria mais prudente se esse mesmo grupo alugasse uma casa em um dos bairros carentes da cidade e lá dedicasse uma pequena parte de seu precioso tempo para atender seus moradores e através de seu trabalho “comunitário” fizesse sua política partidária?
Vale lembrar que boa parte desses senhores médicos estudou em instituições públicas bancadas com o dinheiro de todo brasileiro de todas as cinco regiões do País.
Eleição não é para dividir. O futuro presidente será presidente de todo o Brasil, de todos os brasileiros. Que, no próximo dia 26, cada um seja um pouco John Quincy Adams e que esse país realmente seja uma República Federativa. Pois, como disse o ex-presidente Getúlio Vargas, em sua carta testamento “Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém”.
Viva o Brasil. Viva o povo brasileiro.
Cláudio Rodrigues é empresário.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi morto dentro de casa na cidade de Itacaré, no sul do estado, durante a madrugada desta quarta-feira (8). Romário Batista da Silva, 26 anos, estava no imóvel acompanhado da mulher e da filha de 29 dias de idade. Segundo a delegacia do município, o homicídio tem relação com o tráfico de drogas.
O crime aconteceu por volta de 3h30min, na rua Pedro Longo. Quatro homens invadiram a quitinete no bairro da Pituba e atiraram contra a vítima. A mulher e a criança não ficaram feridas. “Eles estavam deitados na mesma cama, por pouco os três não morreram”, relata o delegado titular da cidade Emanuel Matos.
Segundo o Delegado, quando os invasores derrubaram a porta do imóvel Romário reagiu e ainda baleou um dos criminosos. Dois suspeitos foram detidos ainda durante a madrugada pela 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e tiveram prisão em flagrante decretada ainda hoje.
Jairo Neves do Nascimento, atingido na perna pelo tiro disparado por Romário, foi encaminhado para o Hospital Geral de Ilhéus. Leonardo Silva dos Santos, 19 anos foi ouvido pelo delegado Emanuel na tarde de hoje e segue detido na carceragem da delegacia de Itacaré, apesar de ter negado participação no crime. “Encontramos ele logo depois do caso e com a arma que foi usada no crime”, argumenta Matos. A dupla deve ser transferida para o Presídio de Ilhéus.
De acordo com o delegado, Romário já foi preso por tráfico de drogas e o crime foi motivado por uma briga por pontos de venda de drogas na cidade. Do Correio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wagner diz que PMDB na Bahia ficou nanico (foto Pimenta).
Wagner diz que PMDB na Bahia ficou nanico (foto Pimenta).

Alçado de aliado a inimigo, o governador Jaques Wagner (PT) afirmou nesta quinta-feira (8) que “o PMDB da Bahia acabou”. A briga entre o governador e os peemedebistas não é nova. Antes das eleições de 2010, o partido comandado por Geddel Vieira Lima desembarcou do governo e entrou em rota de colisão com o petista. Desde então, o PMDB se aproximou do DEM e PSDB na Bahia e manteve o distanciamento da campanha de Dilma Rousseff (PT), que tem o peemedebista Michel Temer como vice.
Para argumentar que a sigla “acabou”, Wagner argumentou os números pós-urnas, sem citar diretamente a derrota de Geddel na disputa pelo Senado: “um deputado federal (Lúcio Vieira Lima), irmão do Geddel, elegeu quatro estaduais, dos quais um é totalmente ligado a (ACM) Neto”. Em entrevista ao Estadão, o chefe do Executivo baiano disse que Marina Silva vai colocar em risco a própria biografia ao anunciar apoio à Aécio Neves (PSDB). “Se Marina quiser entregar o seu patrimônio no campo da ética nas mãos de Aécio, o problema é dela, mas não me parece que o PSDB seja o melhor destinatário”, sugeriu Wagner. Com Bahia Notícias e Estadão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Educadores protestam no centro administrativo (Foto Pimenta).
Educadores protestam no centro administrativo (Foto Pimenta).

Professores e pessoal de apoio da área de educação fazem manifestação no Centro Administrativo Firmino Alves (sede da prefeitura). Os profissionais receberam apenas 70% do salário de setembro, ontem, no quinto dia útil do mês.
Liderados pelo Sindicato do Professores Municipais (Simpi), educadores fecharam o acesso à sede da prefeitura e cobram posicionamento do governo. Com trilha sonora de Gal Costa, querem saber “onde está o dinheiro”.
Ontem à noite, o secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira, reconheceu o problema financeiro. A prefeitura prometeu quitar todo o salário até a próxima sexta (10).
Segundo ele, o pagamento dos salários em dia foi uma prática do governo durante os primeiros 18 meses, mas a queda de receita como Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Imposto de Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) tem criado problemas financeiros para o município, impedindo-o de quitar o salário dos funcionários no prazo legal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

horario-eleitoral2O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, proclamou na sessão plenária desta terça-feira (7) o resultado oficial do primeiro turno das eleições para a Presidência da República.
A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves, do PSDB, recebeu 33,55%. A homologação do resultado abre oficialmente o segundo turno das eleições. A votação será no dia 26 deste mês.
Com a medida, o horário eleitoral no rádio e televisão recomeça quinta-feira (9), no bloco noturno da TV. Serão 40 minutos, divididos entre os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais. Dilma e Aécio terão dez minutos, cada um, no programa eleitoral. Os candidatos a governador terão direito a mais dez minutos, cada um.
A apuração da votação em todo o país foi concluída ontem (6), às 9h18. As últimas urnas apuradas foram nos municípios de Pauini e Guajará, ambos no Amazonas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Sujeirada nas ruas em dia de eleições causa prejuízos (Foto Adriana Vieira/Pimenta).
Sujeirada nas ruas em dia de eleições causa prejuízos (Foto Adriana Vieira/Pimenta).

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) estima que, pelo menos, 27 toneladas de panfletos e santinhos tenham sido recolhidos das ruas de Itabuna desde a madrugada de segunda (6) e o início da manhã desta terça (7). Os santinhos e panfletos foram jogados entre as 23h do dia 4 e a manhã do dia das eleições, transformando as ruas da cidade em lixão.
Esta sujeirada toda reforça a necessidade de modificar a legislação eleitoral. Uma empresária itabunense estava acompanhada de uma amiga dinamarquesa no dia das eleições no município. A europeia ficou assustada com a sujeira nas ruas. Lá, é algo proibido…