Tempo de leitura: < 1 minuto

Diana era itabunense e professora do IFBA de Eunápolis.
Diana era itabunense e professora do IFBA de Eunápolis.

Uma das vítimas do acidente na BR-101 que deixou 28 feridos e 7 mortos foi a professora Diana Silva Souza. Ela morreu ainda no local. Diana, itabunense, lecionava no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) de Eunápolis.
O corpo da educadora está sendo velado no SAF Itabuna, na Avenida Juca Leão, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O sepultamento será às 11 horas da manhã, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.
Diana também foi tutora do polo itabunense da Unisa. Confira mais informações do acidente e a lista das vítimas no acidente em posts abaixo.
Atualizado às 22h33

Tempo de leitura: 2 minutos

enem 2014 1A aplicação das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 transcorreu “dentro da normalidade nos 1.752 municípios”, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Em nota divulgada nesta noite, a pasta informa também que 65 inscritos foram eliminados por uso indevido de telefones celulares. O número já ultrapassa os 47 candidatos que foram excluídos do Enem no ano passado.
De acordo com a nota, o MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e parceiros institucionais monitoraram pelas redes sociais as postagens relacionadas ao Enem.
O comunicado diz ainda que o ministro da Educação, Henrique Paim, lamentou profundamente o falecimento da participante Edivania Florinda de Assis na escola em que realizaria a prova, em Olinda (PE), e transmitiu a sua solidariedade aos parentes da candidata. Paim também agradeceu a todos os parceiros e desejou uma boa prova aos estudantes que vão participar do exame amanhã (9).
Neste domingo serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os participantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões e escrever a redação.
Os portões serão abertos às 12h e serão fechados às 13h, no horário de Brasília. Os participantes devem levar documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente.
Além de servir como meio de ingresso a instituições federais de educação superior, a nota do Enem permite o acesso a políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras.

Tempo de leitura: 2 minutos

Ônibus caiu no Rio Jequitinhonha (Foto Itapebiacontece.com)
Ônibus caiu no Rio Jequitinhonha (Foto Itapebiacontece.com)

A polícia identificou os seis passageiros e o motorista mortos no acidente com um ônibus da Rota Transportes na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, ontem à noite, no trecho da BR-101 em Itapebi. Os passageiros dados como desaparecidos foram localizados em hospitais da região.
Além do motorista José da Silva Santos, morreram Diana Silva Souza, Madalena Nunes, Marlene Alves dos Santos, Valéria da Conceição Rodrigues, Zoraide Boldrin Karan e a criança Iasmin da Silva Lopes, que estava com a mãe, Ilma Lopes. A mãe sobreviveu e foi internada no Hospital Regional de Eunápolis.
De acordo com o hospital e a Rota Transportes, quase todos os acidentados já foram liberados. Dos 27 passageiros internados em hospitais de Itapebi, Itagimirim, Eunápolis e Porto Seguro, quatro continuam internados em estado grave. Os demais já receberam alta.
O ACIDENTE
O acidente que matou as sete pessoas ocorreu por volta das 19h30min. Uma VW Kombi fez ultrapassagem em cima da ponte. O veículo bateu na parte lateral final do ônibus, fazendo com que o motorista José Silva perdesse o controle da direção. O ônibus bateu na mureta de proteção e despencou de, aproximadamente, 30 metros de altura. O motorista da Kombi, Adriano Moreira, de 36 anos, está preso e seria apresentado ainda hoje pela Polícia Civil.
O socorro às vítimas da tragédia foi prestado por pescadores que avistaram o ônibus, além de policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Militar e patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal e Samu 192. Brigadistas da hidrelétrica de Itapebi também auxiliaram no resgate das vítimas e dos corpos.
De acordo com envolvidos na atenção às vítimas, os mortos são de municípios sul-baianos e do Espírito Santo. Por volta das 16h, a Rota Transportes emitiu uma nota de esclarecimento em que confirma 7 mortes e quatro passageiros ainda internados.
A empresa ainda informa que “está sendo disponibilizada toda assistência necessária aos parentes dos quatro passageiros que se encontram sob intervenção médica”. A empresa também comunicou que prestará assistência aos parentes dos mortos e que os 24 passageiros que receberam alta já foram encaminhados para os seus destinos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Comentários desairosos pintaram aqui no blog ao reproduzirmos nota do conceituado jornalista Josias de Souza, da Folha e do portal UOL, dando conta de um acordão entre governo e oposição na CPI da Petrobras.
Talvez ainda incrédulos, alguns leitores questionaram a notícia e passaram a atacar o blog por reproduzir “notícia distorcida”. Outros, ensandecidos, passaram a falar da primavera e do verão
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) até que tergiversou (!), mas confirmou o acordão que excluía da convocação à CPI da Petrobras nomes de políticos. Por este acordo, foram convocados apenas agentes com cargos na petrolífera, suprimindo políticos que tiveram seus nomes citados nas delações premiadas da Operação Lava-Jato.
É interessante ler toda a matéria publicada pela Folha (aqui).

Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

Cabe ao PT a tarefa de bombeiro, e não de incendiário. Apagar o fogo com água e não com gasolina como querem alguns aloprados. Qualquer provocação é de uma burrice inominável.

Quando um petista se queixa das dificuldades que cercam a presidente Dilma Rousseff, eu tento acalmá-lo dizendo que é assim mesmo, que faz parte do jogo político.
Dependendo do “paciente”, recomendo até um chá de paquetá, feito com capim santo, limão, água de flor e açúcar. Nada de sal ou qualquer outro ingrediente.
Enfrento a crescente lamúria com um forte e consistente argumento: seria pior, muito pior, se Dilma fosse derrotada. Aí, nem tico, nem taco, como diz o ditado popular.
A oposição, deixando de fora os imbecis que uivam por uma interferência militar ou pelo “fora Dilma”, faz o seu papel. Tem legitimidade e todo o direito de se opor, reclamar e espernear.
Quem não deve criar problemas para o governo Dilma é o PT, sob pena de virar o principal aliado do oposicionismo. Tem que ajudar na construção do diálogo com os diversos segmentos da sociedade e, principalmente, com o Congresso Nacional.
A discussão sobre a candidatura de Lula em 2018 é intempestiva, só faz oxigenar o radicalismo de uma oposição ainda atônita e inconformada com a derrota.
Cabe ao PT a tarefa de bombeiro, e não de incendiário. Apagar o fogo com água e não com gasolina como querem alguns aloprados. Qualquer provocação é de uma burrice inominável.
Tudo que o tucanato deseja é que o Partido dos Trabalhadores e suas lideranças caiam na sua armadilha, na arapuca do “quanto pior, melhor”.
É bom lembrar que Lula desceu do palanque assim que soube da vitória de Dilma. O Lula agora é outro. É o Lulinha paz e amor.
Do outro lado, um Aécio Neves apelando até para o demônio, dizendo que “o diabo se envergonharia da campanha do PT”. Xô, satanás! Sangue de Cristo tem poder.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

augusto castroNota publicada hoje (8) na coluna de Levi Vasconcelos (A Tarde) compara as eleições municipais itabunenses às estaduais do Rio Grande do Sul. Por uma questão básica: em ambas, os candidatos à reeleição não têm vida fácil.
Itabuna jamais reelegeu um prefeito e o Rio Grande nunca reconduziu um governador ao poder.
A partir dessa comparação, o colunista menciona o deputado estadual reeleito Augusto Castro (PSDB) como o nome carimbado da oposição para disputar a Prefeitura, hoje sob o comando de Vane do Renascer (PRB).
Castro, que teve 12.270 votos na cidade (segundo mais votado, atrás do ex-prefeito Capitão Azevedo, do DEM), está, como se diz, “na muda”, e não diz nem que sim nem que não.
É tucano do tipo que gosta de estudar bem o terreno para ver se há condição de pouso.

Tempo de leitura: 3 minutos

Reitor da UFSB, Naomar Almeida, explica detalhes do projeto (Foto Águido Ferreira).
Reitor da UFSB, Naomar Almeida, explica detalhes do projeto (Foto Águido Ferreira).

Domingos Matos
Representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) começaram a discutir aspectos da parceria entre as duas instituições, especialmente em relação ao início das obras do campus Jorge Amado e do Parque Tecnológico do Sul da Bahia. O evento, realizado no auditório da Ceplac, serviu para apresentar as instalações do órgão aos novos professores da UFSB, assim como também para detalhar a parceria das duas instituições a representações do funcionalismo da Ceplac.
O professor Naomar Almeida, reitor da UFSB, observa que lei que criou a universidade trouxe algumas exigências, sendo a principal delas a de que a reitoria deverá ser no município de Itabuna. Com a doação de dois terrenos, pelos municípios de Itabuna e Ilhéus, e a parceria com a Ceplac, que garantiu, por exemplo, a cessão de uma área de 37 hectares, a UFSB já planeja o início das obras do campus Jorge Amado e do Parque Tecnológico para o próximo ano.
O reitor afirma que a escolha da área geográfica mais próxima à Ceplac é estratégica. Como determina a lei, a reitoria será construída em solo itabunense e o campus Jorge Amado vai utilizar as áreas doadas pelos dois municípios e se conectar com a estrutura existente no órgão, a exemplo dos laboratórios do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec).
– Na região existem muitos equipamentos de construção do conhecimento, que são agregados pela Ceplac, fundamentalmente. Isso representa um enorme potencial para a nossa universidade mais rapidamente começar produzir conhecimento e tecnologia e ajudar a redinamizar a região – define Naomar Almeida.
Já o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart, definiu a chegada da universidade nessa parceria com a Ceplac. “A UFSB nos ajudará no nosso processo de modernização, enquanto nós a ajudamos no processo de amadurecimento institucional. Em breve, essa região terá uma bela constelação, e poderá retomar, agora em bases sustentáveis, seu desenvolvimento, depois de mais de duas décadas de estagnação”.
INÍCIO DAS OBRAS
A vice-reitora Joana Angélica Guimarães afirma que o cronograma de construção do campus Jorge Amado se inicia a partir da contratação, nos próximos meses, das empresas que vão elaborar todos os projetos, até o fim do primeiro semestre de 2015. “Com todos os projetos prontos, vamos iniciar o processo licitatório para, ainda em 2015, no segundo semestre, iniciar as obras”.
A visita de terça-feira contou ainda com a participação do professor da faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sérgio Erkeman, que será o responsável pelo projeto arquitetônico do campus Jorge Amado e dos demais campi da UFSB.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bandidos tentaram detonar caixa eletrônico em Jussari.
Bandidos tentaram detonar caixa eletrônico em Jussari.

Bandidos tentaram detonar um caixa eletrônico do Bradesco em Jussari, no sul da Bahia, na madrugada deste sábado (8). O ataque ocorreu por volta das 2h20min, segundo a Polícia Militar. Oito assaltantes teriam participado da ação. Os bandidos usaram dinamite para detonar o terminal, mas apenas o danificaram, sem conseguir levar o dinheiro.
De acordo com informações da polícia, o bando usou um Fiat Uno, uma VW Parati e picapes Fiat Strada e VW Saveiro. A Parati, placa JRR-8656, de Itabuna, foi abandonada no local. A suspeita é de que o ataque tenha sido orquestrado por uma quadrilha de assalto a banco com membros que possui integrantes em Itabuna.
Estratégia fracassou e bando saiu sem levar dinheiro.
Estratégia fracassou e bando saiu sem levar dinheiro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os últimos números da tragédia com um ônibus da Rota em Itapebi revelam 12 mortos e 24 sobreviventes, 20 deles internados ou atendidos no Hospital Regional de Eunápolis.
A Empresa Rota Transportes ainda não divulgou, oficialmente, a lista de passageiros que estavam no ônibus do acidente na ponte do Rio Jequitinhonha, mas corrigiu para 36 o número de pessoas a bordo no momento da tragédia.
Pelo roteiro da viagem, o ônibus saiu de Ilhéus com 16 passageiros, às 15h50min de ontem. Em Itabuna, mais 23 passageiros entraram. Dos 39, seis ficaram em Camacan, onde entraram dois novos passageiros.
De acordo com o Hospital Regional, dois dos 20 pacientes atendidos lá já foram liberados. Eram duas mulheres com ferimentos leves.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ambulâncias do Samu da região de Eunápolis foram acionadas para socorrer vítimas.
Ambulâncias do Samu da região de Eunápolis foram acionadas para socorrer vítimas.

A maioria dos sobreviventes da tragédia na BR-101, em Itapebi, hoje à noite, envolvendo um ônibus da Rota, uma VW Kombi e um Fiat Uno, foi internada no Hospital Regional de Eunápolis, no extremo-sul baiano.
Uma lista parcial com 14 nomes foi liberada pelo hospital. Os nomes são os seguintes: Emerson Santos da Silva, Erivaldo de Jesus Almeida, Francis Marinho, Ilma Angélica Lopes, Jedeval Santos da Silva, José Roberto dos Santos, Luan Santana, Marina Coelho Araújo, Matheus Monteiro Piedade, Patrícia Cavalcante Silva, Rosemeire Souza Coelho, Vera Lúcia Nunes e Walter Francisco de Oliveira,   
Além dos pacientes acima, outros cinco pacientes foram internados no hospital. O PIMENTA apurou que cinco estão em estado grave, os nomes não foram informados pelo Regional.