Tempo de leitura: 2 minutos

Montagem da estrutura de estandes da feira (Foto Divulgação).
Montagem da estrutura de estandes da feira (Foto Divulgação).

Romance, conto, poesia, histórias infanto-juvenis e os gêneros literários mais diversos vão encantar leitores e outros adeptos de boas histórias e memórias na 1ª Feira Literária de Itabuna (Felita). O evento começa hoje, às 18h, e vai até domingo (7), na Ação Fraternal de Itabuna (AFI).
Na edição que marca a estreia do mais aguardado evento cultural e artístico regional, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC presta homenagem antecipada ao centenário do escritor itajuipense Adonias Filho, que transcorre em 2015.
Dentre as atrações está o escritor angolano Ondjaki, um dos principais nomes da literatura africana de Língua Portuguesa. Nascido em Luanda, em 1977, a sua atuação literária engloba romances, contos, poesia e narrativas infanto-juvenis.
Outro nome consagrado é José Carlos Capinan, que estará na Felita na sexta (5). Também são destaques os escritores brasileiros Paloma Jorge Amado, filha do escritor Jorge Amado, Cyro de Mattos, Daniela Galdino, Aleilton Fonseca, Roberval Pereyr, Nelson Maca, Henrique Wagner, João Filho, Jotacê de Freitas, Jorge Araújo, Rita Santana, Wesley Correia e Tica Simões.
Roberto, da Ficc: Estímulo à leitura e à interação com o público.
Roberto, da Ficc: Estímulo à leitura e à interação com o público.

ESTÍMULO À LEITURA E INTERAÇÃO
Com a Felita, a FICC pretende estimular a leitura e a produção literária regional, além da descoberta de novos talentos, já que o sul da Bahia é a região que projetou prosadores de renome internacional como Jorge Amado, Adonias Filho, Hélio Pólvora e Jorge Araújo e poetas como Firmino Rocha, Cyro de Mattos e Telmo Padilha, dentre outros.
O presidente da FICC, Roberto José da Silva, acredita que o evento será oportunidade para a interação entre o público e os escritores, através de debates, lançamentos de livros e oficinas de criação.
No encerramento da Felita, a FICC promoverá um encontro poético, performático e musical, trazendo ao público o espetáculo “Inúmera”, apresentado pela banda Manzuá e a poeta Daniela Galdino, com participação da bailarina ucraniana Natalia Iskiv.Trata-se de um encontro de três linguagens artísticas – a música, a poesia e a dança.  Todos os eventos da Felita na AFI têm entrada gratuita.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *