Tempo de leitura: < 1 minuto

Um trabalhador foi achado morto no telhado da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na tarde desta terça-feira (27). A vítima estava desaparecida desde sábado (24) e era contratada por uma prestadora de serviço da secretaria.

De acordo com a polícia, ele foi encontrado sem sinais vitais no quarto andar, com a mão presa num fio de alta tensão e a suspeita é a de que ele tenha sido eletrocutado. O caso foi atendido pela 82ª Companhia Independente da PM (CIPM). “Ele era brincalhão. Quando conhecia qualquer pessoa, já fazia logo amizade e brincava com todo mundo. Era um cara muito simpático”, afirmou Maria Souza, que trabalha no setor de serviços gerais.

Em nota, a Secretaria da Educação lamentou a morte do eletricista, de nome André Luiz Souza da Silva. Segundo a pasta, ele trabalhava na Empresa Staff e atuava na manutenção elétrica do prédio. Ele foi achado na área onde ficam as condensadoras dos aparelhos de ar-condicionado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) é aguardado para fazer a perícia do local e recolher o corpo do trabalhador. Do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

vital day

A academia Vital Fitness, de Itabuna, prepara mais um Vital Day, evento que oferece aulas diferenciadas, degustação de produtos, sorteio de brindes, entre outras atrações.

A programação é voltada tanto para os alunos da academia como para o público externo, que tem acesso mediante o pagamento de uma diária normal.

O primeiro Vital Fitness de 2015 será realizado em março.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou hoje (27) o gabarito das provas objetivas do concurso público para os cargos de analista e técnico judiciários do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A FGV disponibilizou também o espelho dos tipos de provas aplicadas.

O concurso do TJ-BA foi realizado no último domingo, dia 25, em Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Vitória da Conquista, e contou com 134.793 inscrições.

O prazo para interposição de recursos contra os gabaritos preliminares será de 0h do dia 28/1 até as 23h59 do dia 29/1, observado o horário oficial, no site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjba, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso.

Clique aqui e veja o gabarito.

Clique aqui e veja o espelho das provas.

Tempo de leitura: 2 minutos
Indústria fechou 2014 de forma negativa na produção e no emprego (Foto Arquivo ABr).
Indústria fechou 2014 de forma negativa na produção e no emprego (Foto Arquivo ABr).

Queda na produção, no emprego e aumento de ociosidade. Essa foi a situação em que a indústria brasileira terminou o ano de 2014, de acordo com a Sondagem Industrial, pesquisa divulgada hoje (27) pela Confederação Nacional da Indústria.

Segundo o levantamento, o índice de evolução da produção registrou, em dezembro, 38,3 pontos, em relação aos 40,2 pontos registrados em dezembro de 2013. Já o índice relativo ao número de empregados ficou em 44,2 pontos em dezembro de 2014, abaixo, portanto, dos 46,4 pontos registrados em dezembro de 2013.

Com os indicadores abaixo de 50 pontos – em escala que varia de 0 a 100 – a CNI caracteriza que o setor está em situação de queda, tanto na produção quanto no emprego. Os índices referentes a dezembro de 2014 são os menores desde o início da série histórica, em janeiro de 2010.

Os dados da sondagem revelam ainda que a utilização média da capacidade instalada ficou em 68% – menor percentual para o mês, desde 2011. “Em dezembro de 2013 e de 2014, o percentual estava em 70%”, informou o especialista em políticas e indústria da CNI Marcelo Souza Azevedo. Apesar disso, o indicador ficou em 50,5 pontos em 2014 – ligeiramente acima, portanto, da média, indicando que o ajuste de estoques ficou próximo do nível planejado.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Guardas municipais são flagrados fazendo a "higienização social" no centro (Fotos Jornal Bahia Online).
Guardas municipais são flagrados fazendo a “higienização social” (Fotos Jornal Bahia Online).

Imagens divulgadas pelo site Jornal Bahia Online revelam processo de “higienização social” promovido pela Prefeitura de Ilhéus. A ação da Guarda Municipal ilheense ocorreu na segunda-feira (26) pela manhã, período em que o prefeito Jabes Ribeiro anunciava o carnaval cultural para os dias 14 a 17 de fevereiro.

Os moradores de rua dormiam em uma área ao lado da Catedral de São Sebastião. A limpeza ocorreu nas primeiras horas da manhã, antes que turistas começassem a circular pelo Centro Histórico da cidade.

O município, assim como a maioria no país, não dispõe de políticas públicas para atender moradores de rua. As pessoas são expulsas do local e, como não contam com assistência, acabam retornando ou migrando para outras áreas do próprio centro.

Com a palavra, o prefeito Jabes Ribeiro e o secretário de Assistência Social, Jammil Ocké.

Tempo de leitura: < 1 minuto

heraldo rochaJorge Solla, ex-secretário estadual de Saúde, tem sido crítico dos mais ferrenhos à lei estadual que extinguiu as Diretorias Regionais de Saúde, reduzindo-as de pouco mais de 30 unidades a 9 núcleos regionais da Sesab. A lei foi criada – e aprovada – no ano passado, quando não se ouviu um “ai” do ex-secretário e hoje deputado federal diplomado.

A reação de agora se deu – de acordo com os bastidores da política – pela perda de cargos e prestígio na área da saúde. Não à toa, o ex-deputado estadual e presidente do DEM de Salvador, Heraldo Rocha, saiu em defesa das mudanças e ironizou as críticas tardias de Solla:

O ex-secretário de saúde Jorge Solla parece estar com dor de marido traído, por causa do desemprego de seus apaniguados com a extinção das Dires na reforma feita pelo governador Rui Costa.

O democrata aproveitou para incendiar ainda mais a relação de Rui e Vilas-Boas com o petista. Disse que Solla deixou uma herança maldita para o atual governo, mas restringe a herança a problemas com hospitais em Alagoinhas e Vitória da Conquista e à redução do número de leitos no Estado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O setor de shopping centers no Brasil deve ver desaceleração de vendas em 2015, ano que será marcado pela abertura de mais empreendimentos em função do escoamento de projetos inicialmente previstos para 2014.

Após alta de 10,1 por cento nas vendas nesses centros de compras no ano passado, a 142,27 bilhões de reais, a expectativa para 2015 é de crescimento mais modesto, de 8,5%, divulgou a Abrasce, associação que reúne os shoppings no país, nesta terça-feira.

Para os novos shoppings, a projeção da Abrasce é de adição de 26 empreendimentos em 2015, contra 24 em 2014. Os números contrastam com previsão feita pela Abrasce no início do ano passado, de inauguração de mais de 40 novos empreendimentos em 2014 e apenas 15 neste ano.

Leia mais na Reuters

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os vendedores ambulantes que desejam trabalhar na Lavagem do Beco do Fuxico devem se cadastrar na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, nesta quinta (29). O cadastramento começa às 9h, no Espaço Cultural Josué Brandão (Câmara de Vereadores), na Beira-Rio.

De acordo com a secretaria, serão inscritos ambulantes para venda de bebidas e alimentação tanto em barracas como em isopor.  As licenças para venda no circuito da Lavagem serão concedidas, segundo a secretaria, por ordem de chegada.

A Lavagem do Beco do Fuxico é promovida pelos blocos tradicionais e tem apoio da Prefeitura de Itabuna. A festa deste ano comemorará os 30 anos da axé music, reunindo os blocos Maria Rosa, Casados I… Responsáveis, Mendigos de Gravata, Descasados, Resgate dos Kizumbas, Planeta Reggae, Encantarte e Hora Extra. A maior atração musical da festa será o “Pai da Axé Music”, Luiz Caldas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vilas-Boas se indispôs com funcionários da Sesab lotados em Itabuna.
Vilas-Boas se indispôs com funcionários da Sesab lotados em Itabuna.

Uma comissão de funcionários da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) que eram lotados na Sétima Dires (Itabuna) foi a Ilhéus, ontem (26), para uns dedinhos de prosa com o secretário Fábio Vilas-Boas. A comissão deseja rediscutir a localização do núcleo regional sul, da Sesab. Houve indisposição dos funcionários com o secretário, que foi pouco hábil ao explicar a escolha de Ilhéus como sede do núcleo.

– Estamos descentralizando que é para vocês trabalharem – disse ele, segundo membros da comissão.

A reação de um dos presentes foi imediata:

– Quer dizer que não trabalhamos, secretário?

Vilas-Boas ficou ruborizado e explicou que não era bem isso o que ele queria dizer etc e tal. Certo é que, nos próximos dias, a mobilização para que o núcleo seja em Itabuna terá circuito de entrevistas à imprensa e caminhada de protesto em que funcionários dizem ter apoio de familiares, amigos e pacientes, principalmente aqueles que dependem do fornecimento direto, por parte do Estado, de medicamentos de alto custo.

Tempo de leitura: 2 minutos

ed ferreiraEd Ferreira | Photossintese

Os herdeiros do cacau, que mal conhece seus marcos divisórios, sempre afetaram a Mata Atlântica com derrubadas para formar pastagens, cacau, quando não com práticas maléficas

Nos próximos dias, a equipe da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) estará avançando no trecho 01 de Ilhéus, mais precisamente nas zonas  que  envolvem as Fazendas São Domingos, Theodolinda, Corumbá e São Pedro, na Rodovia Ilhéus -Uruçuca.

Enquanto meia dúzia de empresários do cacau, pseudos ambientalistas e parte da imprensa vendida alardeiam que o projeto Fiol é inviável, a obra ignora todas as armadilhas e continua a todo vapor.

Os herdeiros do cacau, que mal conhece seus marcos divisórios, sempre afetaram a Mata Atlântica com derrubadas para formar pastagens, cacau, quando não com práticas maléficas, a exemplo do uso indiscriminado do antigo BHC, o qual dizimou centenas de espécies de animais e deixou muitos trabalhadores com vestígios de câncer.

“Não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos” é ditado popular que se encaixa perfeitamente nos reclames de alguns empresários que alegam os estragos que a Fiol faz ao construir o leito da ferrovia. Nada que não possa ser reparado pela própria natureza.

Há ainda uma linha de equivocados que afirmam que a Fiol  e o Porto Sul são inviáveis! Esses com certeza não vivem na região ou não conhecem nada da realidade econômica do país.

Setores e pessoas que fazem uma oposição cega a um projeto tão interessante como este, certamente não pensam grande ou na melhoria regional. Olham apenas para seus umbigos. A grande maioria nem aqui vive, apenas recebeu de herança uma propriedade que produz cacau e se autodenomina fazendeiros quando, na verdade, não passam de empresários do cacau.

Outra mentira que alardeiam é que a ferrovia seria desviada para o Porto de Aratu. O tal porto está em seu limite e não há uma logística operacional que venha oferecer tranquilidade para o escoamento da produção do centro Oeste do Brasil.