Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

 

Posso afirmar, com todas as letras maiúsculas, que Augusto Castro será candidato a prefeito com o apoio do PMDB, DEM, PPS, PV e, pelo andar da carruagem, do PDT.

 

No campo moral, o médico Renato Costa é impecável: nada que macule sua vida pública, sempre sólida e ilibada. No movediço mundo político foi inseguro e instável.

Renato passou por várias agremiações partidárias e diferentes correntes políticas: fernandismo, geraldismo e, por último, o azevismo, sendo o vice do Capitão Azevedo na sucessão de 2012.

Como deputado estadual, pelo PSB, teve uma atuação marcante. Foi eleito o melhor parlamentar da Assembleia, não só pelos colegas como pela imprensa soteropolitana.

Renato Borges da Costa deixa o comando do diretório municipal do PMDB de Itabuna para o primeiro vice, o advogado e empresário Pedro Arnaldo Martins.

“Em quatro anos (duas gestões) consegui organizar o PMDB e criar um clima de companheirismo, de fraternidade. O partido se reúne toda semana”, diz o satisfeito Renato Costa.

Discordo de Renato quando diz que o PMDB vai ter candidato a prefeito na sucessão de Claudevane Leite (PRB), colocando seu próprio nome à disposição do peemedebismo.

A possibilidade do PMDB disputar o Centro Administrativo Firmino Alves é zero. O partido, seguindo orientação da estadual, vai apoiar o deputado Augusto Castro (PSDB). A contrapartida é indicar o companheiro de chapa do tucano.

Posso afirmar, com todas as letras maiúsculas, que Augusto Castro será candidato a prefeito com o apoio do PMDB, DEM, PPS, PV e, pelo andar da carruagem, do PDT.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fiat anunciou nesta quinta-feira (19) o início da produção do Jeep Renagade no Brasil. O modelo é o primeiro a sair da fábrica de Goiana, em Pernambuco. Ela será dedicada a carros da marca da Chysler, montadora americana cuja compra foi concluída pela Fiat no ano passado.

A fábrica chegou a 95% do processo de implantação e a inauguração oficial acontecerá no primeiro quadrimestre deste ano, informa a FCA, nome do grupo Fiat Chrysler. Do AutoEsporte.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Prefeito é aprovado por apenas 23% em e (Foto Pimenta).
Prefeito tem baixa aprovação em enquete (Foto Pimenta).

Vai muito mal a relação do Governo Vane com a população. Encerrada a nossa enquete e computados os 1.093 votos, a reprovação à gestão do prefeito Claudevane Leite (PRB) atingiu 68,44%.

Dos votos, 50,32% consideraram o governo “péssimo”, enquanto 10,25% avaliaram a gestão como ruim. O percentual de regular negativo atingiu 7,87%.

De acordo com a enquete, 8,05% têm como apenas “regular” o governo. Devido ao alto índice de rejeição, este regular tende ao negativo.

Conforme a enquete, o percentual dos que aprovam o governo atinge 23,51%. Deste universo, 11,53% avaliam a gestão como boa. Para 5,76%, o governo é ótimo. Outros 6,22% avaliam como regular positivo.

O percentual de 68,44% está quase dez pontos percentuais registrados em uma pesquisa de opinião encomendada pelo governo a um instituto local. A pesquisa do governo mostrou que 76% reprovam o Governo Vane.

Tempo de leitura: 2 minutos
Curso da Uesc conseguiu boa média de aprovação em residências médicas.
Curso da Uesc conseguiu boa média de aprovação em residências médicas.

Acadêmicos de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) tiveram o que comemorar, após alunos adotarem tática que prejudicou o curso no último Enade, obtendo média 2.

De uma turma de 40 alunos, 34 foram aprovados em processos seletivos de residências médicas em todo o país, segundo o Centro Acadêmico de Medicina. Veja a relação de aprovados abaixo, no “leia mais”.

Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

FOTO ARTIGOS JULIO GOMESJúlio Gomes | juliogomesartigo@gmail.com

Foi carnaval ou festa de largo? Não sei dizer, mas, quem gosta de carnaval – assim como eu gosto – não tem dúvida de que tivemos o menor carnaval de todos os tempos, no tamanho do circuito e, talvez, na participação do povo.

Parece que neste ano o governo se esmerou em apequenar alguns aspectos da festa popular: não contratou nenhum trio elétrico; não colocou nenhum tipo de decoração carnavalesca; não armou palanque oficial, quiçá para evitar constrangimentos; e reduziu o espaço físico do evento público à menor área ocupada de toda a sua história: iniciava-se junto à catedral e terminava primeira esquina mais próxima da Soares Lopes, concentrando ali barracas, palco, vendedores e foliões.

Por outro lado, quem é folião, quem gosta de brincar, sempre dá um jeito de aproveitar o carnaval e ser feliz, seja em um bloco popular ou afro; seja próximo à banda que toca no palco ou indo ao circuito junto com as pessoas de quem gosta.

Houve também acertos, o lado positivo: um deles é o carnaval iniciar-se à tarde e terminar às 2 horas da madrugada, evitando enorme quantidade de inconvenientes, principalmente relacionados à violência. A redução da área também facilitou o trabalho da Polícia, sobretudo militar, que atuou com bom efetivo e de forma adequada, trazendo segurança, o melhor possível, para este evento que é marcado tanto pela alegria quanto pela tragédia dos assassinatos que ocorrem na frente de todos, mas que permanecem sempre anônimos porque nunca são divulgados pela grande imprensa.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

prouniO Ministério da Educação divulgou hoje (19) a lista dos estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). A lista está na página do ProUni e nas instituições de ensino participantes do programa. Os candidatos têm até a próxima terça-feira (24) para comprovar junto às instituições as informações prestadas no momento da inscrição.

O estudante deve verificar nas unidades de educação superior os horários e o local onde deve comparecer. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultarão na reprovação do candidato.

Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março, na página do ProUni.

Nesta primeira edição de 2015, o ProUni registrou 1.523.878 inscritos. São oferecidas 213.113 bolsas, para 30.549 cursos em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

O programa é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsa de estudos parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Tempo de leitura: < 1 minuto


O governador Rui Costa avançou ainda mais em seu discurso de defesa das polícias civil e militar e do Corpo de Bombeiros, nesta quarta (18), ao avaliar o trabalho da segurança pública no carnaval de Salvador. “O Estado da Bahia não ficará de joelhos para o crime organizado, para bandidos”, disse.

Ele prometeu “muitos projetos sociais, educacionais e esportivos” para a população baiana e, do outro lado, “os criminosos, aqueles que assassinam nossos jovens, vão sentir a mão firme do Estado de Direito, das polícias Militar e Civil e dos Bombeiros”.

Antes, Rui disse se sentir “emocionado, honrado e orgulhoso” pelo trabalho da polícia no carnaval baiano. Na folia em Salvador, enfatizou, foram mais de 2 milhões de pessoas presentes e a polícia manteve, na análise dele, “o profissionalismo e equilíbrio”.

O governador fez referência à redução de indicadores de violência na Região Metropolitana de Salvador, em torno de 40%, e na própria capital baiana (14%). Completou que, da parte dele, haverá governador “disposto a defender o policial que agir dentro dos limites da lei”.