Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) terá até 120 dias para desativar 25 comarcas do interior do Estado, algumas delas localizadas em municípios sul-baianos. O tribunal havia anunciado a decisão no ano passado, mas sofreu questionamentos, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por parte da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab).

A contestação foi arquivada pelo CNJ há menos de dez dias. O conselho deu prazo de quatro meses para o TJ-BA concluir estudos da desativação das comarcas. A relação atinge diretamente os municípios de Aurelino Leal, Ibicuí, Ibirapitanga, Itapebi, Itapitanga, Nova Canaã, Pau Brasil e Santa Luzia, todos localizados no centro-sul do Estado.

A comarca de Aurelino Leal, conforme a decisão do TJ, será absorvida por Ubaitaba. Iguaí responderá por Ibicuí e Nova Canaã, enquanto Ibirapitanga terá de recorrer a Ubatã. A comarca de Itapebi será incorporada pela Comarca de Itagimirim. Já a de Itapitanga, terá os processos assumidos pela comarca coaraciense. Camacan absorverá processos de Pau Brasil e Santa Luzia.

A decisão leva em conta que as comarcas desativadas movimentam menos de 600 processos ao ano, segundo o Tribunal de Justiça baiano em resposta ao diário A Tarde.

Tempo de leitura: 2 minutos
Colo-Colo tentou, mas não conseguiu superar zaga do Conquista (Foto José Nazal).
Colo-Colo tentou, mas não conseguiu superar zaga do Conquista (Foto José Nazal).

Um apagão no sistema defensivo deixou o Colo-Colo distante da vaga nas finais do Baianão 2015. Neste domingo de Páscoa (5), a equipe tomou dois gols em menos de dez minutos de partida e terminou sendo derrotado por 3 a 0 pelo Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Júnior.

O primeiro gol saiu aos 2 minutos. Tatu abriu o placar, após cobrança de falta. Carlinhos ampliou aos oito minutos da primeira etapa. Não houve mais surpresa no primeiro tempo. Nem reação do Colo-Colo.

O segundo tempo começou e parecia que 2 a 0 estava em boa conta para o assustado Tigre Ilheense, afinal o estrago já estava feito. Mas veio mais. Herói da classificação para as semifinais, o goleiro Waldson cometeu pênalti no atacante Cacá e, na sequência, levou cartão vermelho. Cacá converteu: 3 a 0.

O Tigre Ilheense terá que vencer o Conquista por diferença de, pelo menos, três gols para chegar, pela segunda vez em sua história, às finais do Baianão. Em 2006, o time ilheense faturou o título estadual. Terá capacidade para reverter a grande vantagem do Bode do Sudoeste?

BAHIA VENCE

Na outra semifinal, o Bahia derrotou a Juazeirense por 2 a 1. Maxi Biancucchi e Kieza fizeram os gols do Esquadrão, que poderá perder até por um gol de diferença e estará classificado para as finais. Os jogos de volta das semifinais serão disputados no dia 19. O Bahia encara Juazeirense na Fonte Nova, enquanto o Tigre Ilheense enfrenta o Conquista no Estádio Mário Pessoa.

Torcida do Tigre (ao fundo) via jogadas parar nas mãos de Viáfara, do Conquista (Foto José Nazal).
Torcida do Tigre (ao fundo) via jogadas parar nas mãos de Viáfara, do Conquista (Foto José Nazal).
Tempo de leitura: < 1 minuto
Câmara discutirá PEC da Maioridade Penal (Foto Laycer Tomaz/Ag. Câmara).
Câmara discutirá PEC da Maioridade Penal (Foto Laycer Tomaz/Ag. Câmara).

Quase 23 anos após a apresentação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, a Câmara dos Deputados inicia nesta quarta-feira (8) a análise do mérito do texto. A comissão especial criada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para discutir a PEC será instalada na quarta, quando serão eleitos o presidente e os vice-presidentes e escolhido o relator da matéria.

A comissão será formada por 27 deputados titulares e igual número de suplentes.

Caberá a ao colegiado debater o mérito da PEC, realizar audiências públicas para discutir a mudança da imputabilidade penal, com a redução da maioridade penal, e elaborar um parecer sobre a proposta, o qual será votado pela comissão.

Se aprovada pela comissão, a matéria será encaminhada à apreciação do plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Parada há mais de 22 anos na Comissão de Constituição e Justiça, a PEC teve sua admissibilidade aprovada na semana passada e agora terá o mérito apreciado pela comissão especial. Da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Caixa será patrocinador máster do Colo-Colo nas semifinais (Foto Divulgação).
Caixa será patrocinadora máster do Colo-Colo nas semifinais (Foto Divulgação).

A Caixa Econômica será patrocinadora master do Colo-Colo na reta final do Baianão 2015. O valor do patrocínio não foi divulgado pelo clube ilheense nem pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), que fez a intermediação com a instituição financeira.

A marca será estampada na camisa do Colo-Colo a partir do jogo deste domingo (5) contra o Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Júnior, no sudoeste baiano, às 16 horas. A partida é válida pelas semifinais do Baianão 2015. O jogo de volta será no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, às 16 horas do dia 19.

O Tigre, por meio do seu diretor de marketing, Hermano Fahning, começou as negociações para que o Colo-Colo tenha patrocínio direto da Caixa. Para isso, informa o clube, a diretoria busca certidões de regularidade fiscal e apresentação de portfólio do clube.