Tempo de leitura: 2 minutos

Cauã foto Marcela AssisO nadador baiano Cauã Vinícius, 16 anos, conquistou medalha de ouro nos 50 metros borboleta pelo Campeonato Mundial de Natação Escolar, disputado no último sábado (18), em Poznan (Polônia), e agora sonha em disputar os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

A competição, realizada entre os dias 16 e 20 de abril, foi promovida pela Federação Internacional de Desporto Escolar (ISF) e teve a participação das seleções da China, França, Brasil, Hungria, Índia, Israel, Polônia, Porto Rico, Turquia, Holanda e Bélgica. Cauã Vinicius, do Colégio Integral, foi o único baiano a conquistar uma vaga na Seleção Brasileira para a disputa do Mundial de Natação.

Em 2014, Cauã já havia se destacado nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina, no Paraná. Ele conquistou medalha de ouro no revezamento 4x100m e prata nos 50 metros nado livre. Heptacampeão baiano de natação na categoria juvenil, o atleta e outros nadadores brasileiros ainda precisam assegurar índices classificatórios para disputar as Olimpíadas do Rio 2016.

Desde 2011, o jovem recebe apoio do Governo da Bahia, por meio do Programa Bolsa Esporte, que oferece suporte financeiro para treinamento e participação de atletas em competições regionais, nacionais e internacionais.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Mariana FerreiraMariana Ferreira | marianaferreirajornalista@gmail.com

Os únicos favorecidos por esse furacão chamado PL 4330 são os empresários, especialmente os que bancam os partidos favoráveis.

Na década de 1990, os empresários pediam ao Congresso a legalidade da terceirização das atividades-meio das suas empresas sob o pretexto de aumentar o investimento em suas atividades-fim, lembra o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Helder Amorim, em audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Hoje, atendendo a uma demanda de 2004, a Câmara do peemedebista Eduardo Cunha vota a ampliação da terceirização às atividades finalísticas. Mas com que fundamento agora?

Segundo a Câmara de Cunha (faço essa referência para evidenciar quem realmente defende esse projeto), a crise econômica do país torna de “grande relevância” a discussão da matéria e, por que não, de urgência sua votação. Não à toa o presidente foi duramente rechaçado e vasculhado em sua vida particular – numa dessas descobriu-se que sua esposa, uma vez jornalista terceirizada, reclamou na Justiça sua contratação direta pela Rede Globo (e ganhou).

Os advogados do PL 4330 bancam que a ampliação da terceirização irá criar mais postos de trabalho e, esticando ao máximo o elástico, “beneficiar negros, mulheres e jovens”. Os acusadores, por sua vez, sustentam que o PL irá explorar as “zonas de fragilidade da terceirização”. E, ainda, irá tornar papel picado a CLT-Consolidação das Leis do Trabalho e a própria Constituição Federal de 1988, que determina a função social do trabalho.

Com a clareza didática do procurador Amorim é preciso dizer que constitucionalizar a terceirização da atividade-fim é permitir que uma empresa mire tão somente o lucro, esvaziando, portanto, completamente a sua função social. “Atinge direitos fundamentais dos trabalhadores, como o direito à greve, acordos e convenções coletivas, reduz a remuneração e as contribuições para a Previdência”, disse o representante do MPT.

O problema se mostra ainda mais grave quando passamos a incorporar à discussão os dados do Dieese-Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos para os anos 2010-2013: nas 10 maiores operações de resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão, em quase 3 mil, entre 3.553 casos, estavam terceirizados. Mais: no setor elétrico, 61 terceirizados perderam a vida em 2013, contra 18 empregados diretos. Na construção civil, 75 das 135 mortes foram de terceirizados. Em obras de acabamento, 18 entre 20; nas de terraplanagem, 18 entre 19; e, nos serviços especializados, 30 de 34 mortos. Ou seja, os únicos favorecidos por esse furacão chamado PL 4330 são os empresários, especialmente os que bancam os partidos favoráveis.

Mariana Ferreira é jornalista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os vereadores de municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ser escolhidos por voto distrital. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a mudança prevista no projeto PLS 25/2015 nesta quarta-feira (22).

Pela proposta do senador José Serra (PSDB-SP), as cidades deste porte serão divididas em distritos, em número igual ao de vagas na Câmara Municipal. Cada distrito elegerá um vereador por maioria simples (50% dos votos mais um). O candidato mais votado será o eleito.

O texto prevê que o partido ou coligação possa registrar apenas um candidato por distrito e cada vereador terá um suplente. Os Tribunais Regionais Eleitorais serão responsáveis por definir os distritos, observando a continuidade do território e a igualdade de voto.

O relator na CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), leu seu voto favorável ao projeto e conseguiu aprovar uma emenda para excluir dispositivo que previa o fim da propaganda eleitoral dos candidatos a vereador.

Apesar de haver dificuldade técnica para divulgar a propaganda eleitoral focada no distrito, Eunício Oliveira disse que caberá aos partidos definir quais distritos e candidatos devem ter prioridade.

Se não houver apresentação de recurso para que a matéria seja examinada pelo plenário do Senado, a proposta segue direto para a Câmara dos Deputados. A expectativa é que a proposta seja decidida a tempo de valer para as eleições de 2016. Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

1º de maioA festa do trabalhador em Itabuna, no 1º de maio, terá show com o cantor baiano Magary Lord. O evento será realizado pela regional sul da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Clube da Usemi, às 13 horas.

O evento em homenagem ao Dia do Trabalhador terá entrada franca, mas será exigido convite e doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Albergue Bezerra de Menezes e ao Núcleo Cuidar.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Região

Canavieiras, Camacan, Ubatã, Uruçuca e Una estão entre os municípios baianos com menos de 50 mil habitantes mais violentos em 2014. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Eles mostram que no ano passado foram registradas 29 mortes violentas em Canavieiras. Foram 28 assassinatos e um latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Houve ainda 6 tentativas de homicídio, 3 roubos de carro e 9 furtos.

O boletim anual de Secretaria de Segurança Pública, ao qual o Jornal das Sete, da rádio Morena FM, teve acesso, não informa quantos acusados de homicídio foram presos nem quantos carros foram recuperados.

Em Ubatã foram 21 mortes violentas no ano passado, sendo 20 assassinatos e um latrocínio. Houve ainda 9 tentativas de homicídio. Em Una foram 19 mortes violentas e 15 tentativas de assassinato.

Em Uruçuca foram registrados 17 homicídios e três tentativas. Já em Camacan a quantidade de tentativas superou o número de assassinatos. 18 pessoas foram atacadas e conseguiram escapar, enquanto 15 foram assassinadas.

Tempo de leitura: 2 minutos
"Madame Chocolate" está confirmada em festival baiano (Foto Di Marco).
Chloe está confirmada em festival (Foto Di Marco).

O governo baiano confirmou apoio a mais uma edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, programado para o período de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções de Ilhéus. O martelo foi batido durante encontro do secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, com o empresário Marco Lessa, da M21, organizador do festival. Uma das primeiras atrações anunciadas para este ano é a maior especialista em chocolate do mundo, a francesa Chloe Doutre, também conhecida como Madame Chocolate.

Para Marco Lessa, a edição deste ano promete ser a melhor de todas e, para isso, vem se articulando com autoridades e parceiros. Já uma tradição baiana, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau há seis anos reúne e promove toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate.

Nos dias do evento, ocorrem exposições e comercialização de produtos. O fluxo de negócios em quatro dias supera R$ 500.000,00.

O festival oferece, também, programação variada, como o Fórum do Cacau, com palestras e debates com especialistas sobre o tema, e o Cozinha Show, um espaço montado para os visitantes aprender, na prática, as receitas dos melhores chefs do segmento.

O entretenimento é garantido aos visitantes com música de qualidade, com o Palco Cacau, que reúne apresentações de artistas regionais todos os dias. Só no ano passado, o evento recebeu mais de 25.000 mil visitantes. O festival também expõe a qualidade do chocolate produzido na região, especialmente o chocolate fino.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Escolas ilheenses preparam início de ano letivo (Foto Arquivo).
Escolas ilheenses preparam início de ano letivo (Foto Arquivo).

A Secretaria de Educação de Ilhéus confirmou para o próximo dia 27 o início das aulas na rede municipal de ensino em 2015. Nesta semana, os educadores participam da Jornada Pedagógica, evento de planejamento para o ano letivo.

As aulas começam com atraso de mais de dois meses devido a paralisações dos professores da rede e reforma de escolas. O ano letivo de 2014 foi encerrado em 18 de março em boa parte das escolas.

Secretária de Educação de Ilhéus, Marlúcia Rocha disse que a ideia é aperfeiçoar os modos de transmissão de informações e conhecimento em sala de aula, a partir do tema da jornada deste ano (“Aprendizagem: uma prática compartilhada”).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um cearense de 23 anos foi agredido a pauladas e pedradas até morrer, ontem à noite, no Bairro Odilon, próximo ao Posto Flecha, em Itabuna. Adailton Silva Vieira, natural de Barros (CE), teria sido perseguido e morto por mais de uma pessoa, segundo a polícia.

Os autores do homicídio ainda não foram identificados, segundo o comandante do 15º Batalhão da PM, Daniel Riccio Teixeira. Há suspeita de que a morte esteja relacionada a drogas.

Adailton trabalhava como auxiliar de vendas de tapetes e redes do Ceará. Era o primeiro dia do jovem em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

conta de energia coelbaComeçou a valer hoje (22) o novo reajuste da conta de energia elétrica para consumidores baianos. O reajuste, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atinge 10,45% para consumidores residenciais e 13,34% para os consumidores comerciais e industriais.

Outro reajuste – 5,4% na média, havia sido autorizado à Coelba e entrou em vigor em 2 de março, concedido pela Aneel diante de “risco de desequilíbrio” financeiro para as 58 das 63 companhias de eletricidade.

O consumidor que pagava média de R$ 100,00 na conta de energia em fevereiro, passou a R$ 105,40 em abril. Com o novo aumento, a conta ultrapassará os R$ 116,00 em maio, a depender do dia do vencimento da fatura. O valor também pode ser maior ou menor, a depender da bandeira tarifária em vigor (se vermelha, fica ainda mais cara).

Tempo de leitura: 3 minutos
Professores defendem maior formação para educação de qualidade (Foto Ilustrativa).
Professores defendem maior formação para educação de qualidade (Foto Ilustrativa).

Estudantes que não aprendem o adequado em matemática ou em português é o que se percebe ano após ano, quando são divulgados os resultados de avaliações como a Prova Brasil. Mas o que pensam os professores de escolas públicas? Uma pesquisa inédita da Fundação Lemann em parceria com a Instituto Paulo Montenegro e o Ibope Inteligência mostra que os professores consideram positivas as avaliações externas e defendem a formação para melhorar o trabalho em sala de aula. Muitos dizem que não são consultados na hora de implementar programas ou políticas nas escolas.

O levantamento mostra que 80% dos professores acreditam que ter formação específica para orientar o trabalho a partir das avaliações externas inluencia positivamente a educação em escolas públicas. Para 66% dos professores, saber o que é esperado que os alunos aprendam a cada ano facilita o trabalho do professor. Disponibilizar materiais didáticos digitais de qualidade é visto como algo positivo por 92% dos professores – mesmo percentual que acha positiva a capacitação profissional para a aplicação dessas tecnologias em sala de aula.

“Professor é uma profissão que foi escolhida, geralmente se faz licenciatura sabendo que se quer ser professor”, diz o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Ernesto Faria. “Um ponto é garantir condições de trabalho para que o professor não perca essa expectativa. Se o professor não vê retorno, pode se desmotivar, pode deixar de ter essa gana de fazer o aluno aprender”, acrescenta.

A pesquisa Conselho de Classe – A Visão dos Professores sobre a Educação no Brasil foi feita com profissionais do ensino fundamental de escolas públicas. Foram feitas mil entrevistas, em 50 municípios das cinco regiões brasileiras, entre os dias 19 de junho e 14 de outubro de 2014. A margem de erro é 3 pontos percentuais, e o nível de confiança, 95%.

Quando o assunto é ser consultado para a implementação de programas e políticas na escola onde trabalha, cerca de um terço (34%) diz não ter tido a possibilidade de opinar, 20% disseram ter a possibilidade de opinar apenas após a implementação; 45% atestam terem sido consultados antes e 1% não sabe ou não respondeu.

Dentro da própria escola, 56% dizem que sempre têm a opinião levada em consideração por diretores, coordenadores e pedagogos, 41% são ouvidos algumas vezes e 3% nunca. Em relação à Secretaria de Educação à qual a escola está vinculada, as porcentagens passam para 13% sempre; 61% algumas vezes e 23% nunca. Pelo Ministério da Educação (MEC), 4% dizem ser sempre levados em consideração, 55%, algumas vezes e 40% nunca. O 1% restante em cada categoria não soube ou não respondeu.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Veículo do fumacê precisa rodar a 10 km/h para ter eficácia (Foto Vinícius Borges/ARQUIVO).
Veículo do fumacê precisa rodar a 10 km/h para ter eficácia (Foto Vinícius Borges/ARQUIVO).

Ou Itabuna revê suas técnicas de controle da dengue ou o fumacê que está sendo aplicado nos bairros nos últimos dias terá pouco ou efeito algum. Este blog acompanhou a aplicação do inseticida na região central da cidade, ontem à noite, e ficou assustado com a rapidez do veículo – em torno de 30 a 40 km/h.

As técnicas ensinam que esta velocidade média deve ser em torno de 10 km/h, permitindo maior eficácia no combate ao mosquito Aedes aegypti. Com a velocidade empregada pelo veículo – por volta das 19h, no Alto Mirante, dificilmente se alcança o bloqueio esperado da dengue.

Este blog consultou dois especialistas em controle da dengue. “Se a velocidade do veículo estiver acima de 10 km/h, o trabalho fica comprometido, pois há um menor número de partículas, menor quantidade do produto no espaço, é ineficaz”.