Tempo de leitura: 2 minutos
Carro da Emtran destruído pelas chamas no estacionamento da Settran.
Carro da Emtran destruído pelas chamas no estacionamento da Settran.
Carro foi destruído pelo fogo, mas dinheiro dentro de Bíblia ficou intacto (Foto Emtran).
Carro foi destruído pelo fogo, mas dinheiro dentro de Bíblia ficou intacto (Foto Emtran).

Quatro bandidos tocaram fogo em um Fiat Uno da Escola Municipal de Trânsito de Itabuna (Emtran), por volta das 18h40min desta quarta-feira (13), no Bairro Lomanto. O veículo estava no estacionamento do prédio onde também funciona a Secretaria de Transporte e Trânsito, no antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, quando os bandidos se aproximaram e quebraram a janela do lado do motorista e atearam fogo no carro.

Um dos bandidos sofreu queimaduras na região abdominal, de acordo com informações divulgadas por policiais militares. Os quatro bandidos estão sendo procurados pela polícia. O veículo ficou totalmente destruído.

BÍBLIA PRESERVA DINHEIRO E CARTÕES

O instrutor da escola de trânsito que dirigia o Fiat Uno e foi à escola com uma aluna para registrar a aula deixou R$ 1 mil em uma Bíblia dentro do veículo. As chamas destruíram o carro, mas a Bíblia ficou quase intacta e o dinheiro e cartões de crédito ficaram intactos (confira fotos abaixo).

Toda a ação dos bandidos foi registrada pelo circuito de câmeras da Secretaria de Trânsito. A ação dos bandidos foi rápida. Além do ataque ao veículo, o quarteto também atirou pedras contra a escola. As primeiras informações é de que ninguém que estava no prédio ficou ferido. A polícia investiga quem foram os autores do ataque. O mesmo grupo teria tentado atacar um ônibus próximo ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, também no Lomanto. O motorista percebeu que jogaram gasolina no veículo e arrancou rapidamente, impedindo o pior. Confira o vídeo do ataque.

Tempo de leitura: < 1 minuto

aldenes entrevistaO projeto de autoria do vereador Aldenes Meira (PCdoB), que dispõe sobre a instituição da meia passagem no transporte coletivo em Itabuna, aos domingos, voltará a tramitar na Câmara Municipal. A proposta foi apresentada em 2014, mas acabou arquivada, após acordo entre o autor e o executivo municipal.

O governo alegou que o projeto continha vício de iniciativa e poderia gerar questionamentos das empresas, porque implicaria em desequilíbrio financeiro. Na primeira tramitação, no ano passado, a matéria foi aprovada pela Câmara e, posteriormente, vetada pelo prefeito Claudevane Leite (PRB). O legislativo tinha número suficiente para derrubar o veto, mas o projeto acabou sendo retirado de pauta, depois de negociação com o executivo.

O prefeito se comprometeu a acolher a proposta, após o fim do prazo das atuais concessões, permitindo que a meia passagem tenha vigência a partir dos novos contratos. Segundo Aldenes Meira, a meia passagem aos domingos amplia o acesso à mobilidade e aumentará o fluxo de passageiros no sistema de transporte coletivo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A III Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba e à Integração dos Povos Latino-Americanos e Caribenhos, será realizado na próxima sexta-feira (15) O evento está marcado para as 9h, na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador. A convenção começa com um Ato Político.

Às 10h30min, haverá conferência sobre a situação atual e perspectivas das relações Cuba/Estados Unidos. Constam também, na programação, conferência sobre José Martí, painel “Solidariedade Cubana com os Povos” e palestra sobre educação.

Heróis cubanos serão tema da exposição do artista plástico Helder. O músico cubano Alexey Martinez encerra o encontro com um show. A convenção é realizada pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz. A convenção, segundo representantes da entidade, será momento para aprofundar o debate sobre a integração política, econômica e social dos povos Latino-Americanos e caribenhos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

marco wense1Marco Wense

O comando do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ainda neste mês de maio, será entregue ao médico Antonio Mangabeira, que é candidatíssimo na eleição de 2016.

A entrada da professora Acácia Pinho no governo municipal, do ponto de vista administrativo, é uma decisão acertada do prefeito Claudevane Leite.

A presidente da comissão provisória do pedetismo de Itabuna fez um bom trabalho como secretária de Administração do então governo Fernando Gomes, principalmente no quesito valorização do servidor público.

Politicamente, não acrescenta nada. O comando do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ainda neste mês de maio, será entregue ao médico Antonio Mangabeira, que é candidatíssimo na eleição de 2016.

O prefeiturável rechaça, com veemência, firmeza e até com certa irritação, qualquer insinuação de que sua candidatura não vai vingar: “Vou até o fim do processo sucessório”.

A pré-candidatura de Mangabeira cresce no eleitorado que defende uma mudança radical na política itabunense, dando um basta no fernandismo, azevismo e geraldismo.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Está prevista para o dia 20 de junho a fusão do PSB e do PPS, data em que ocorrerá o Congresso Unificado entre as legendas em Brasília. A informação é do vereador de Salvador e presidente do PPS na Bahia, Joceval Rodrigues, que participou, ontem à noite, de reunião na capital baiana e embarcou, hoje na madrugada, para Brasília a fim de participar de encontros com membros de ambas as siglas.  Da Tribuna da Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um convênio entre o governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Associação Territorial de Agroecologia dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica vai viabilizar a implantação de uma unidade de produção e difusão de sementes crioulas/nativas, beneficiando 100 famílias, no território Litoral Sul da Bahia.

O acordo, que tem como objetivo a cooperação técnica e financeira entre a Associação, CAR e SDR, será assinado nesta quarta-feira (13), durante o seminário Agroecologia e Desenvolvimento Rural: Construindo uma política pública na Bahia, que acontece das 9h às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo, em Salvador.

O evento, realizado pela Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), de Educação (SEC) e de Meio Ambiente (SEMA), terá a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e do teólogo e ativista em Agroecologia, Leonardo Boff.

A conferência de abertura será feita pelo filósofo e defensor da causa dos Direitos Humanos Leonardo Boff. Ele foi professor de teologia e espiritualidade em importantes universidades brasileiras e europeias, atuando como escritor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.