Tempo de leitura: 2 minutos
Ministro acredita em recuperação do investimento em 2016.
Ministro acredita em recuperação do investimento em 2016 (Foto José Cruz/Agência Brasil).

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, disse hoje (1º), em São Paulo, que a recuperação da taxa de investimento do país deve começar em 2016. De acordo com o ministro, a taxa subiu de 17% do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos em um país), nos anos de 2003 e 2004, para 20,5%, no período de 2009 e 2010. Segundo ele, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contribuiu para esse crescimento.

“[A taxa de investimento] caiu abaixo de 20% de novo este ano. Com as ações que estamos adotando, esperamos que [a taxa] comece a se recuperar a partir de 2016 e retorne a 20% em 2017. Com o plano de concessões, a gente espera até que seja mais rápido”, declarou. O ministro participou hoje, na capital paulista, de um evento na Fundação Getulio Vargas (FGV), onde falou sobre o ajuste fiscal.

Segundo Nelson Barbosa, a taxa de investimento caiu em 2015 por conta das incertezas do cenário internacional. Explicou que, além de ações de incentivo como a nova rodada de concessões – prevista para ser anunciada semana que vem -, as medidas de ajuste fiscal e controle da inflação contribuirão para retomada do investimento. “Com maior previsibilidade na política econômica, as pessoas terão mais confiança”, acrescentou.

O ministro disse ainda que o governo tem tomado “várias iniciativas para aumentar o investimento em educação”, mesmo com o contingenciamento anunciado no último dia 22, que bloqueou R$ 9,423 bilhões do Ministério da Educação.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Wagner terá contas analisadas pelo TCE amanhã.
Wagner terá contas analisadas pelo TCE amanhã.

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) aprecia nesta terça-feira (2) o parecer prévio sobre a prestação de contas referente ao último ano da gestão do Governo Jaques Wagner. A relatora do processo é a conselheira Carolina Costa.

Na sessão, que terá início às 14h30min, os conselheiros apreciarão as conclusões apresentadas pela conselheira relatora. O resultado final será encaminhado à Assembleia Legislativa, a quem cabe fazer o julgamento das contas de governo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

ebdaRepresentantes dos 1.182 funcionários da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e do Governo do Estado voltam a se reunir nessa terça-feira (02), às 10h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5). O objetivo é tentar negociar acordo coletivo que garanta condições extras para o processo de dispensa em massa.

Com a decisão do Estado de liquidar a empresa, houve tentativa de demitir os funcionários sem uma prévia negociação coletiva, mas liminar obtida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) garantiu a reintegração de todos os demitidos e suspensão das dispensas até que seja negociado um acordo.

Esse será a segunda audiência realizada pelo Juízo de Conciliação de 2ª Instância do TRT5 em relação ao caso. A iniciativa de solicitar o apoio do Tribunal para balizar a negociação partiu da Procuradoria Geral do Estado logo após ter tido mandado de segurança pedindo a suspensão da liminar do juiz Juarez Dourado, que determinou, no início de maio, a reintegração dos demitidos e a abertura de processo de negociação coletiva.

Na primeira audiência, ficou acordado que trabalhadores e governo teriam 60 dias para construir um acordo coletivo antes que qualquer uma das partes pudesse dar entrada em pedido de dissídio, quando cabe aos desembargadores determinar as condições em que poderão ser retomadas as demissões.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Magela Rossi deve assumir Esporte.
Magela Rossi deve assumir Esporte.

O espaço que o PCdoB vai ocupar no governo de Jabes Ribeiro tende a aumentar. ‘Donos’ da secretaria de Educação e com a indicação de Josenaldo Cerqueira para a secretaria de Turismo, os cururus terão direito ainda a nomear o diretor de esportes. O cargo, hoje, é ocupado por Roberto Andrade, o Betão.

Segundo dirigentes da legenda em Ilhéus, o radialista e ex-candidato a vereador Magela Rossi é o nome indicado. Rossi está, inclusive, se filiando ao partido.

RACHA

O aumento do espaço do PCdoB no governo jabista já causou o licenciamento do sindicalista Rodrigo Cardoso da presidência do diretório municipal. Cardoso é contrário à investida. A presidência da legenda, até o fim do ano, será ocupada pelo futuro secretário de Turismo, Josenaldo Cerqueira.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Na semana passada, Rui Costa anunciou contratação por meio de Reda (Foto GovBA).
Na semana passada, Rui Costa anunciou contratação por meio de Reda (Foto GovBA).

A Secretaria Estadual de Educação lançará, neste mês, o edital do processo seletivo para contratar 6.145 professores pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O novo contrato substituirá os prestadores de serviços temporários.

Serão 4.616 professores para a Educação Básica, 1,282 para Educação Profissional e 277 para Educação Indígena, de acordo com anúncio feito pelo governador Rui Costa.

A previsão é de que o resultado final seja divulgado em agosto. A seleção será feita por meio de provas. “O processo seletivo está alinhado à proposta do Educar para Transformar”, diz a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado, Ana Catapano.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Adriel e Adriele morreram em acidente na BR-101 ontem (Reprodução Giro).
Adriel e Adriele morreram em acidente na BR-101 ontem (Reprodução Giro).

Do Correio

Os irmãos gêmeos Adriele Cláudia da Silva e Adriel Gomes da Silva, de 5 anos, morreram em um acidente no quilômetro 554 da BR-101, na região do município de São José da Vitória, localizado no sul da Bahia, ontem (31).

Além das duas crianças, os pais dos gêmeos, o técnico Admilson Gomes da Silva e Lilian Cláudia da Silva, ficaram gravemente feridos e foram socorridos para o Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Os outros dois filhos do casal, Artur Gomes da Silva e André Gomes da Silva, de 2 e 11 anos, viajavam junto com a família e foram socorridos em estado grave para o Hospital Manoel Novaes, também em Itabuna.

O acidente aconteceu após o carro da família, um Nissan Livina, placa OKR 6663, de Ipiaú, perder o controle numa curva e se chocar contra um caminhão modelo VW 8160, placa OUK 5206, de Porto Seguro.

O motorista do caminhão, Artur Brito dos Santos, teve ferimentos leves e foi atendido no Hospital de Base de Itabuna. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a família viajava de Ipiaú para Pau Brasil enquanto o caminhão seguia de Porto Seguro para Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Mosquito transmite dengue, chicungunha e zika vírus (Foto Reprodução).
Mosquito transmite dengue, chicungunha e zika vírus (Foto Reprodução).

O mosquito da dengue não dá trégua em Itabuna. A Divisão de Vigilância Epidemiológica do município divulgou queda no índice de infestação (de 17,7% para 13,5%) por Aedes aegypti neste ano. O percentual é mais que 12 vezes maior que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O levantamento rápido (LIRAa) foi feito em 57 bairros em maio.  Detectou-se que em alguns deles, o índice de infestação chega a 36%, a exemplo do Daniel Gomes. No Santa Inês, bateu 35%. Significa que, a cada cem casas visitadas, 35 delas tinham focos do mosquito.

Ainda de acordo com o LIRAa, Fonseca, Carlos Silva, Novo São Caetano, Sarinha e Sinval Palmeira, têm, cada um, 25% de infestação. Jorge Amado tem 23% e Novo Horizonte aparece com 22%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A vitória por 3 a 0 contra o Jequié aumentou a esperança de dirigentes do Grapiúna. A equipe foi a 10 pontos e ocupa a terceira posição na Série B do Campeonato Baiano. Duas equipes sobem para a Série A de 2016.

O Grapiúna e o Jequié tem um jogo a mais que as outras equipes. Ou seja, a esperança não morreu, mas a vaga na primeira divisão dependerá de uma boa combinação de resultados. Hoje, o líder é o Flu de Feira (13 pontos), seguido do Flamengo de Guanambi (11p).

O Flu pega o Itabuna (dia 7) e o Atlético (dia 14). Já o Flamengo de Guanambi, terá pela frente o Atlético e o Jequié. O Grapiúna deverá torcer por maus resultados de Ypiranga, Itabuna e Juazeiro.

Tempo de leitura: 2 minutos
Campanha de vacinação foi prorrogada até 5 de junho (Foto Reprodução).
Campanha de vacinação foi prorrogada até 5 de junho (Foto Reprodução).

A campanha de vacinação contra a gripe acaba na próxima sexta-feira (5) em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data. A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros que compõem o público alvo. Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 46,2% foram imunizados.

Devem receber a dose da vacina crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.

Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, a orientação é realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A transmissão dos vírus Influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e por objetos contaminados.

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.