Tempo de leitura: < 1 minuto
Pinheiro recusa disputa à prefeitura de Salvador... Pelo menos pelo PT.
Pinheiro recusa disputa à prefeitura de Salvador… Pelo menos pelo PT.

O senador Walter Pinheiro deu ainda mais gás às conversas de bastidores que dão conta de sua saída do PT. Hoje à noite, enviou nota aos veículos informando que declinava da indicação para ser candidato a prefeito de Salvador pelo partido. Pinheiro diz ficar honrado com a citação, mas sua prioridade seria continuar no Senado Federal.

O senador baiano até mesmo já foi convidado a se filiar ao PDT. Há até quem fale de Pinheiro, futuramente, na base do prefeito ACM Neto.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Juarez assume vaga com licença médica do Dr. Jó (Foto Chico Andrade).
Juarez assume vaga com licença médica do Dr. Jó (Foto Chico Andrade).

O suplente Juarez Almeida, do PTC, tomou posse na Câmara de Ilhéus, durante a sessão desta terça-feira, 18.

Liderança do Princesa Isabel, o vereador assume a vaga de Josevaldo Viana, o Dr. Jó, do PCdoB, que está de licença médica depois que sofreu um infarto há cerca de 50 dias.

Em 2012, Juarez não levou a vaga – que hoje é do PCdoB – por causa de 5 votos. Não há data definida para o retorno de Jó, ex-presidente da Casa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fiscais e policiais atuam em blitz na Avenida J.S. Pinheiro (Foto Divulgação).
Fiscais e policiais atuam em blitz na Avenida J.S. Pinheiro (Foto Divulgação).
A Caravana do Detran começou hoje (18) a fiscalização de veículos nas principais avenidas de Itabuna. Pela manhã, fiscais checavam a situação de carros e motos na Avenida José Soares Pinheiro. O órgão de trânsito promove fiscalização, ainda, de clínicas de trânsito, autoescolas e ferros velhos. A ação vai até a próxima sexta (21).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Armas e drogas apreendidas durante a operação da PF e PM.
Armas e drogas apreendidas durante a operação da PF e PM.

Uma grande operação das polícias Federal e Militar apreendeu, no final da manhã desta terça (18), um grande armamento em poder de traficantes em Porto Seguro, no extremo-sul baiano.

A operação ainda encontra-se em andamento. Além de três fuzis, os policiais já apreenderam 7,5 quilos de cocaína, 21 pistolas e muita munição. Mais informações em instantes.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ayres Britto é um dos participantes do seminário.
Britto participará do seminário.

Grandes nomes do Brasil e de outros países, da Europa e da América Latina, participam, em Salvador, desta quarta-feira (19) até sexta-feira (21), do II Seminário Internacional de Controle Externo, evento que faz parte das comemorações do Centenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).

O seminário “As Entidades de Fiscalização no Mundo Contemporâneo” será realizado no Novotel Salvador Hangar Aeroporto, e abordará assuntos como a fiscalização das contas públicas e o combate à corrupção.

O jornalista e professor Laurentino Gomes abrirá a programação com a palestra “Burocracia e Corrupção: uma Viagem pela História do Brasil”. Laurentino irá discorrer sobre fatos históricos envolvendo a malversação de recursos públicos no País.

Além de Laurentino, também participam como palestrantes ou painelistas o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, o ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto. Hubert Weber, ex-presidente do Tribunal de Contas Europeu; e Carlos Moraes Antunes, vice-presidente do Tribunal de Contas do Portugal, estão na programação científica. Outro convidado é Ramiro Mendoza Zuniga, ex-controlador-geral do Chile.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Criminoso invadiu fórum pelo telhado (Foto Giro em Ipiaú).
Criminoso invadiu fórum pelo telhado (Foto Giro em Ipiaú).

Bandidos arrombaram o Fórum Jorge Calmon, de Ipiaú, na madrugada desta terça (18). A invasão ao prédio se deu pelo telhado e foi percebida por volta das 8 horas, quando iniciado o expediente na Comarca.

Para entrar no prédio, criminosos arrancaram a grade que dá acesso a um dos corredores do fórum, segundo o Giro em Ipiaú. A grade fica localizada em frente ao gabinete do juízo da Vara Crime.

A polícia foi acionada. Até há pouco, não havia notícia se os invasores conseguiram levar algo. A área foi isolada para perícia por parte da polícia técnica.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Sidcleia foi presa com armas, drogas, dinheiro e vários celulares.
Sidcleia foi presa com armas, drogas, dinheiro e vários celulares.
Irmã do traficante e homicida Sidmar Soares Santos, o Bolota, Sidcleia Silva dos Santos, de 33 anos, foi presa pro volta das 20 horas desta segunda (17), em Itabuna, com armas, drogas e dinheiro. Policiais do serviço de inteligência da PM encontraram 390 pedras de crack na residência de Sidcleia, conhecida como Teinha.

Os policiais também apreenderam R$ 5.326,40 em espécie, um revólver calibre 32 e outro calibre 38, 21 cartuchos calibre 22 e cinco balanças de precisão, além de chipes e cinco telefones celulares. Ainda na operação, a polícia encontrou vários cadernos com anotações de valores e nomes de pessoas que podem ser clientes da traficante.

O irmão de “Teinha” está preso em um presídio de segurança máxima desde 2013, após ser preso em 2010, em Itabuna, por matar o vendedor Juvenal Nonato. O crime ocorreu em 2009. “Bolota” foi condenado a 18 anos de prisão pelo crime. Pesa sobre ele a acusação de também comandar o Raio A até quando foi preso. A irmão pode ser o braço direito do criminoso no tráfico.

Tempo de leitura: < 1 minuto

EducaçãoAlunos das escolas municipais de Itabuna somente terão férias em março do próximo ano. Ontem, a Secretaria de Educação de Itabuna retificou o novo calendário e informou que o ano letivo de 2015 será encerrado em 26 de fevereiro.

Os alunos terão aulas normais em dezembro e janeiro, período de férias, além de quatro sábados de setembro a dezembro – 19/09, 03/10, 07/11 e 12/12. O novo calendário visa o cumprimento dos 200 dias letivos.

Também por causa da paralisação de quase três meses, o ano letivo de 2016 será fortemente afetado. As aulas começarão apenas na segunda quinzena de abril do próximo ano.

A “esticada” até o final de fevereiro é resultado de uma greve de mais de dois meses dos professores da rede. A paralisação começou em 21 de maio e foi encerrada no início deste mês. Os professores com formação superior pediam 13,01% de reajuste, enquanto o Governo Vane informava ter capacidade para conceder 8%. A questão foi resolvida apenas no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), em Salvador, que decidiu pelos 8% de reajuste.

Tempo de leitura: 2 minutos

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá sobre a anulação do acordo de delação premiada do doleiro Alberto Youssef, principal delator do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. A Corte deverá julgar um recurso no qual a defesa de um dos executivos de empreiteira presos na operação pede a anulação dos depoimentos. A data do julgamento ainda não foi marcada.

A decisão de remeter o julgamento ao plenário foi anunciada hoje (17) pelo ministro Dias Toffoli, relator do pedido. O habeas corpus foi impetrado pela defesa de Erton Medeiros, executivo da Galvão Engenharia, que cumpre prisão domiciliar. Em abril, Toffoli negou seguimento ao recurso, mas reconsiderou a decisão nesta segunda-feira e encaminhou o pedido ao plenário.

A defesa de Medeiros alega que o acordo de delação premiada deve ser anulado, porque Youssef quebrou um termo de colaboração na investigação do Caso Banestado. “Não era lícito o Estado celebrar, pela segunda vez, um acordo de colaboração com Alberto Youssef, assim igualmente não poderia liberar, em seu benefício, bens adquiridos com os proveitos da infração. Evidentemente, a homologação do acordo ofendeu o princípio constitucional do devido processo legal e produziu ilícita.”, alega a defesa.

Em setembro do ano passado, a Justiça Federal no Paraná condenou Youssef a quatro anos e quatro meses de prisão por corrupção ativa. De acordo com a sentença, ficou provado que Youssef fez um empréstimo fraudulento de U$S 1,5 milhão no Banco do Estado do Paraná por meio do pagamento de propina ao então diretor Institucional da instituição em 1998.

A denúncia foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2003, mas foi suspensa em função de um acordo de delação premiada. Como Youssef voltou a cometer os crimes investigados na Operação Lava Jato, o acordo foi quebrado, e a ação voltou a tramitar em 2014.

Em 2003, Youssef foi preso pela Polícia Federal em consequência das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado. O doleiro foi acusado de ser responsável por dezenas de contas fantasma para enviar dinheiro de origem ilícita para fora do país. A investigação foi conduzida pelo juiz Sergio Moro, que também é responsável pelos processos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.