Tempo de leitura: < 1 minuto
Ato em defesa do Governo Dilma reuniu partidos e centrais sindicais em Itabuna.
Ato em defesa do Governo Dilma reuniu partidos e centrais sindicais em Itabuna.

O protesto em defesa da continuidade do governo da presidente Dilma Rousseff reuniu mil pessoas em Itabuna, de acordo com a Polícia Militar. O ato percorreu a Avenida do Cinquentenário, no centro, após concentração no Jardim do Ó, e teve participação de centrais sindicais e membros de partidos como o PT e o PCdoB.

O destaque do ato foi a caminhada de partidários petistas e comunistas lado a lado, a exemplo de Geraldo Simões e Luís Sena, além do presidente da Câmara de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB). Para os organizadores, o evento reuniu 2,5 mil pessoas.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Chimpanzé foi preso em Cachoeira do Itapemirim (ES).
Chimpanzé foi preso em Cachoeira do Itapemirim (ES).

A Polícia Federal prendeu, no final da tarde de hoje, em Cachoeiro do Itaperim (ES), William da Silva Rodrigues, o Chimpanzé, acusado de matar a tiros o policial militar Denisson Rodrigues. O soldado foi morto na porta da agência dos Correios de São José da Vitória no dia 21 de maio deste ano.

Denisson estava trabalhando e chegava à agência. A porta estava fechada, com os bandidos dentro. Um deles obrigou o vigilante a abrir a porta. O policial foi surpreendido com um tiro no pescoço.

“Chimpanzé” foi preso em uma operação que contou com o auxílio de policiais da Cipe Mata Atlântica. O bandido deverá ser transferido para o sul da Bahia ainda neste final de semana.

Outro homem que participou do crime, Maurilan Mendes de Oliveira, está preso em Eunápolis, após entregar-se à Polícia Federal. O crime teve a participação de um terceiro homem, identificado pela polícia como Marvison Paula Gomes, o “Marvinho”, que morreu em confronto com a polícia. Alterado às 9h20min

Tempo de leitura: < 1 minuto

Manoel NovaesO Hospital Manoel Novaes suspendeu, temporariamente, atendimentos de alto risco em sua maternidade. A decisão foi tomada na manhã de hoje (20) devido à superlotação da UTI Neonatal, onde já estão internados 51 recém-nascidos.

“Registre-se que o atual cenário de incapacidade de absorver novos atendimentos na Maternidade tem se tornado recorrente, ocasionando um colapso na estrutura de assistência, o que pode ocasionar consequências graves para a saúde e segurança dos RNs já internados”.

A direção técnica da maternidade do Novaes informa que o atendimento somente será retomado com a “redução do fluxo de pacientes” em sua UTI Neonatal. A unidade tem 30 leitos.

Tempo de leitura: 2 minutos
Sala de aula em novo modelo acadêmico.
Sala de aula em novo modelo acadêmico.

A Unime Itabuna decidiu introduzir mais inovação e tecnologia em sala de aula. O novo modelo acadêmico, de acordo com a instituição, mescla conceitos como Flipped Classroom e Adaptive Learning. Alunos divergem do novo método por entenderem que ele se aproxima do conceito de ensino superior a distância, com menos professores e aulas virtuais.

O sistema também promove interação de alunos de semestres iniciais e finais. Alunos do oitavo semestre do curso de Jornalismo, estudam matérias com colegas do terceiro semestre. “A dificuldade é que se adota mais recursos tecnológicos e teremos não professores, mas uma espécie de tutores”, assinala um dos alunos do curso de Jornalismo.

A instituição, por meio de nota, rebate. “A utilização das tecnologias se adequam ao perfil do aluno contemporâneo, que cada vez mais usa dessa ferramenta como apoio na interação pessoal e atuação profissional”, defende a instituição.

As mudanças, conforme a Unime Itabuna, seguem modelo que “prima pelo desempenho dos acadêmicos” e seguem “rigorosamente as diretrizes legais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE), que regem o ensino brasileiro”.

A faculdade considera as reações iniciais como natural. Para explicar o novo modelo, informa que seus profissionais estão “em contato direto com seus alunos para sanar suas dúvidas sobre o novo modelo acadêmico”.

Ainda em nota enviada ontem ao site, a Unime diz que reforça o seu “compromisso com a tradição e a premissa de oferecer sempre um ensino de qualidade”. O contato foi feito na última terça, após contato de alunos com o Pimenta.

FORMANDOS

Alunos que estão concluindo curso, a exemplo de estudantes do 10º semestre de Farmácia, reclamam que o novo sistema eliminou o orientador. “Cortaram nossos orientadores. Com metade do trabalho feito, teremos que mudar de experimental para revisão bibliográfica”, assinala um dos alunos. “Foi o primeiro semestre inteiro de trabalho e, no novo modelo, teremos que recomeçar praticamente do zero”, completa.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Costa anuncia publicização de salários dos servidores (Foto Mateus Pereira).
Costa anuncia publicização de salários dos servidores (Foto Mateus Pereira).

O governo baiano atenderá recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) e publicará os salários dos servidores na internet. A medida, de acordo com o governador Rui Costa, será adotada neste semestre. Qualquer cidadão poderá ter acesso aos dados.

O anúncio foi feito durante participação de Rui na abertura do II Seminário Internacional de Controle Externo, ontem (19). O evento é, também, comemorativo aos 100 anos do TCE baiano.

Para o gestor baiano, o momento é de “fortalecer as instituições, respeitar a Constituição, a democracia e o voto popular e correção.

– Quem errou vai responder por seus erros e acho que o Brasil deve aproveitar e criar um novo marco legal para evitar que erros como estes voltem a acontecer ajustando a legislação licitatória para afastar os maus gestores da possibilidade de cometer atos que levem ao prejuízo do dinheiro público e impedir que empresas inidôneas e, eu diria irresponsáveis, entrem em processos licitatórios e parem a obra em seguida – disse.

A Bahia, segundo ele, implantará a Controladoria-Geral do Estado, caso o projeto seja aprovado na Assembleia Legislativa baiana (AL-BA).

Tempo de leitura: 2 minutos
Rafael diz ter enterrado corpo do menino, após Marcos engasgar com mingau.
Rafael diz ter enterrado corpo, após Marcos engasgar com mingau.

Desaparecido desde a última sexta-feira (14), o garoto Marcos Vinícius de Carvalho dos Santos, 2, foi encontrado morto na tarde desta quarta (19), em Itapuã, em Salvador. O corpo dele foi achado em um areal próximo à Alameda Afrânio Coutinho, atrás do Tchê Caranguejo. A informação foi confirmada pelo delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, da 12ª Delegacia (DT/Itapuã).

De acordo com o major Carlos Humberto, da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapuã), o padrinho Rafael Pinheiro confessou envolvimento no caso após se apresentar na delegacia do bairro acompanhado do advogado. Ainda de acordo com o major, Rafael teria se mostrado arrependido e levou a polícia ao corpo.

Rafael disse à polícia que o menino estava se sentindo mal e ele resolveu dar mingau para a criança. Marcos Vinicius então teria se engasgado e acabou morrendo. Desesperado, o padrinho resolveu enterrar o menino no areal.

De acordo com o delegado Antônio Carlos Magalhães, ele foi preso em flagrante. A mãe da criança também compareceu à delegacia para ser ouvida novamente pela polícia. O caso será detalhado à imprensa nesta quinta (20). Inicialmente, Rafael informou à polícia que o menino desapareceu na feira do bairro quando os dois faziam compras juntos. A Polícia Civil foi acionada e trabalhava com duas hipóteses – que o menino tivesse desaparecido sozinho e outra de que tivesse sido sequestrado.

Marcos Vinícius tinha diabetes e intolerância à lactose e, por isso, necessitava de cuidados diários. O menino também estava com uma cirurgia marcada para o final do mês, para retirar um cisto no pâncreas.

“Marcos Vinicius é uma criança que tem problemas de saúde. Ele é uma criança que não tem muita mobilidade e o acesso a saída da feira tem escada. Então ele não teria condições de sair da feira sozinho”, contou a delegada Heloísa Simões, titular do Departamento de Proteção à Pessoa (DPP), responsável pela investigação, ontem.


Leia Mais