Tempo de leitura: < 1 minuto
Marco Maron, Nildo e dirigente do Colo Colo (Foto Divulgação).
Marco Maron, Nildo e dirigente do Colo Colo (Foto Divulgação).

Pablo Brandão

Um dos destaques do time colocolense, o zagueiro Nildo jogará a Série C do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, o Botafogo da Paraíba acertou a ida do jogador por empréstimo, até o final da competição. O clube paraibano tem a opção de compra no fim do acordo.

No Brasileirão Série D, Nildo defendeu o Colo Colo em todas as partidas do time, como titular. O zagueiro chegou a marcar o gol da vitória contra o Globo, pela 7ª rodada, no Rio Grande do Norte.

Ilheense, Nildo está no Colo Colo desde 2011. Profissionalizado pelo Tigre, o zagueiro participou do título do Baiano da Segunda Divisão 2014, além de estar presente na campanha da primeira divisão neste ano, na qual o clube foi semifinalista. “O Colo Colo deseja sorte ao atleta no seu próximo desafio”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Assaltante invade posto, raspa o caixa e leva celular de atendente.
Assaltante invade posto, raspa o caixa e leva celular de atendente.

Localizado numa área pouco habitada da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna, o posto Brasil II teve a loja de conveniência assaltada por um homem ainda não identificado, na noite desta segunda-feira (31).

As câmeras do estabelecimento filmaram a ação do homem, que agiu sozinho. Com um revólver à mão, ele obriga o atendente a raspar todo o dinheiro do caixa. Após receber o dinheiro, ele toma o celular do funcionário da loja de conveniência e sai, tranquilamente.

Tempo de leitura: 2 minutos
Ex-candidato a deputado pelo PSDB ameaçou matar Dilma.
Ex-candidato a deputado pelo PSDB ameaçou matar Dilma.

Do Bahia Notícias

O advogado e ex-candidato a deputado federal pelo PSDB, Matheus Satlher Garcia, poderá ser investigado pela Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por ameaçar matar a presidente Dilma Rousseff caso ela não renuncie ao cargo até o próximo dia 6 de setembro.

O pedido de investigação foi feito pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS) nesta segunda-feira (31). O advogado evangélico foi candidato a deputado federal pelo Distrito Federal em 2014. A ameaça foi feita em um vídeo postado na internet.

Em sua fala, Matheus pede que presidente renuncie, fuja ou cometa suicídio até o dia 6, sob pena de ser destituída pelos militares e ter a cabeça arrancada. “Caso contrário, o sangue vai rolar. E não de inocentes. E vamos fazer um memorial na Praça dos Três Poderes: um poste de cabeça pra baixo. Com a foice e o martelo, nós vamos arrancar sua cabeça e fazer um memorial”, ameaçou o advogado.

Matheus Satlher deverá ser chamado para se explicar perante a Polícia Federal. O presidente da Comissão de Direitos Humanos ainda encaminhou um pedido de providências ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por caber a ele, por lei, encaminhar os procedimentos relativos à apuração de crimes contra a honra que envolvam o presidente da República.

Paulo Pimenta também pediu que segurança da presidente seja reforçada no dia 7 de setembro e que o MPF apure se o advogado praticou incitação ao crime e que a OAB instaure processo disciplinar contra ele. Nas ameaças, o advogado diz que vai as ruas junto com as Forças Armadas, populares, para defender o povo brasileiro e tirar Dilma do poder. “O povo brasileiro está cansado de ser escravizado por você, escravocrata de impostos. Você, que implantou a ditadura, comunista de cuba. Pegou em armas, foi derrotada e será derrotada mais uma vez”, disse o advogado.

O advogado já esteve envolvido em outra polêmica ao sugerir a criação de um “kit macho” e de um “kit fêmea”, para ser distribuído em escolas para “ensinar homem a gostar de mulher e mulher a gostar de homem”. As cartilhas seriam para neutralizar as ações do programa federal “Brasil Sem Homofobia”. O advogado, membro da igreja Assembleia de Deus Ministério Missão Vida, se diz líder do Movimento Mais Valores, Menos Impostos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Denelísio Nobre é vice-presidente do Cref 13.
Denelísio Nobre, vice-presidente do Cref 13.

O Dia do Educador Físico (1º de setembro) será comemorado pelo conselho regional dos profissionais com atividades em Ilhéus e Itabuna.

Às 19 horas, na Unime Itabuna, o vice-presidente do Cref 13, Denelísio Nobre, fala sobre a importância do sistema Confef Cref para os profissionais de educação física e para a sociedade.

A programação em Ilhéus começa às 20 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, na Praça J.J. Seabra, no centro histórico. De acordo com Denelísio, os profissionais se reunirão no sábado (5) em atividade de lazer. O local ainda será definido.

O Cref também promoverá, em Vitória da Conquista, palestra sobre formação profissional e área de atuação do profissional de educação física. O evento será no próximo sábado (9).

Tempo de leitura: 2 minutos
Papa Francisco sugere a padres que perdoem aborto a quem se arrependeu.
Papa Francisco sugere a padres que perdoem aborto a quem se arrependeu.

Da Agência Lusa

O papa Francisco pediu hoje (1°) a todos os padres para que, durante o Jubileu da Misericórdia, que começa em dezembro, perdoem os católicos que abortaram ou provocaram aborto, desde que haja arrependimento.

Em mensagem dirigida ao organizador do “Ano Santo” (ou jubileu), o prelado italiano Rino Fischella, o papa declara ter “decidido, não obstante qualquer disposição em contrário, conceder a todos os padres, para o ano do jubileu, a capacidade de absolverem do pecado do aborto todos aqueles que o provocaram e que, de coração arrependido, peçam perdão”.

Também em relação às mulheres que abortaram, “o perdão de Deus a quem se arrependeu não pode ser negado”.

“O drama do aborto é vivido por alguns com uma consciência superficial, que parece não se dar conta do grave dano do ato, mas muitos outros, ao contrário, ainda que vivam esse momento como um fracasso, consideram não ter outras vias a percorrer”, diz Francisco em carta, adiantando pensar “em todas as mulheres que recorreram ao aborto”.

“Conheço bem os condicionalismos que as conduziram a esta decisão. Sei que se trata de um drama existencial e moral. Encontrei muitas mulheres que levavam, em seu coração, a cicatriz desta escolha difícil e dolorosa. O que ocorreu é profundamente injusto”, insistiu.

Na carta, o papa indica diversas situações para que o perdão dos pecados (permitido durante o jubileu) beneficie o maior número de pessoas, tais como doentes ou presos que não podem se deslocar às catedrais ou igrejas para se arrependerem.

Durante o segundo aniversário do conclave que o escolheu, em 11 de março, o papa Francisco anunciou a realização de um Ano Santo extraordinário de 8 de dezembro a 20 de novembro de 2016.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vítima era vigilante nesta escola.
Vítima era vigilante nesta escola (Reprodução Street View).

O vigilante do Colégio Estadual Cidade de Camaçari Roque Félix Santa Rosa foi morto a facadas por um aluno da instituição na noite desta segunda-feira (31). Segundo informações do major Gilvan, do 12º Batalhão da Polícia Militar (Camaçari), o crime aconteceu dentro da escola, que fica na avenida do Canal, no bairro Gleba A, por volta das 22h.

O estudante Everton Santiago da Fonseca, 20 anos, atacou o vigilante quando saia da aula, ainda fardado. Roque foi atingido por golpes de faca em várias partes do corpo e morreu dentro do colégio.

O rapaz fugiu após o crime, mas foi localizado por volta de 1h desta terça-feira (1º) por policiais do 12º BPM. Segundo testemunhas, o crime teria sido encomendado por um traficante da região. Ele foi preso em flagrante e levado para a 18ª Delegacia (Camaçari).

O colégio suspendeu as atividades hoje. Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou que Roque estava contratado por uma empresa terceirizada e trabalhava como vigilante na unidade escolar. Ainda segundo a nota, Everton é estudante do turno noturno.

Uma equipe da Secretaria da Educação foi encaminhada ao local para auxiliar nas investigações da Polícia Civil. O caso está sendo investigado pela delegada Thais Siqueira Rosário. Informações do Correio 24h.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Premiação dos vencedores da copa (Foto Divulgação).
Premiação dos vencedores da copa (Foto Divulgação).

A Associação Ippon de Judô de Itabuna foi a campeã por equipe da II Copa Sul da Bahia de Kata. A competição foi realizada neste final de semana, na AABB de Itabuna.

A copa reuniu várias agremiações de municípios sul baianos, apresentando as técnicas de judô na modalidade Kata (Nage no Kata, Katame no Kata, Ju no Kata e Kimi no Kata).

A categoria Dangai foi a mais premiada, destacando-se na competição. A copa teve como vice-campeã a Associação Bushidô, de Barro Preto. A equipe da Associação Yama Arashi, de Vitória da Conquista, ficou na terceira colocação.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Villas Boas prevê início de obras em até 30 dias (Foto Alfredo Filho).
Villas Boas prevê início de obras em até 30 dias (Foto Alfredo Filho).

A mudança de agente financeiro retardou o início das obras do Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus. Antes previsto para maio, a construção pode começar em outubro, de acordo com o secretário Estadual de Saúde, Fábio Villas Boas.

Ao participar da abertura do 5° Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, Villas Boas justificou que o atraso ocorreu devido à mudança do agente financeiro da obra. Seria o Banco do Brasil, mas haverá mudança, com o BNDES entrando na parada.

Ele explica:

– Deixou de ser o Banco do Brasil, que não permitia a compra de equipamentos para a unidade, e agora o Governo do Estado já iniciou as conversas com o BNDES e em um mês, no máximo, teremos o início da obra – prometeu.

Na plateia, a torcida é para não apenas o início da obra, mas que ela tenha destino não semelhante ao de tantas outras na região – começa, mas por problemas de caixa (do governo ou da construtora) não é concluída.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Gás de cozinha ficará até 15% mais caro no país.
Gás de cozinha ficará até 15% mais caro no país.

O preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, envasado em botijões de até 13 quilos, foi reajustado em 15% em média. O percentual, segundo a Petrobras, passa a valer a partir desta terça (1º de setembro).

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigas), o preço atual médio do botijão de gás de 13 quilos é de R$ 46,00, valor que deverá subir de imediato, pois as empresas deverão repassar o novo valor ao consumidor.

Segundo o Sindigás, atualmente existem 99 milhões de botijões em circulação em todo o país e, a cada dia, são entregues 1,5 milhão de botijões aos consumidores brasileiros.

Sete grandes empresas controlam 96% do mercado brasileiro de GLP, sendo que as quatro maiores são: Ultragaz, com 23,11% do total, Liquigas (22,61%), Supergasbras (20,58%) e Nacional Gas (19,16%)

Tempo de leitura: 2 minutos

Jaciara Santos PrimoreJaciara Santos | jaciarasantos@primoreconsultoria.com.br

 

Toda dificuldade é uma oportunidade de aprendizado, de crescimento, de maturação. Por isso, diante de uma nova “oportunidade”, a reação deve ser sempre positiva

 

“Eu não posso. Eu não consigo. É muito trabalhoso. É difícil. Não!”

A maioria das pessoas reage negativamente ao que lhe é solicitado ou delegado, sem ao menos entender de que se trata a situação. E, em geral, rebate com uma devolutiva também negativa.

As palavras com sentido negativo, são enraizadas e interiorizadas, a ponto de o indivíduo acreditar realmente que ele não tem capacidade.

Também por isso que a Psicologia Positiva,  uma das bases do Coaching, preocupa-se em focar no desenvolvimento do ser humano, fazendo com que o mesmo busque ressignificar suas atitudes, acreditando mais nelas. Isso resultará, para a pessoa, em maior assertividade, controle emocional e foco, como aponta José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.

De acordo com esse pensamento, nota-se que, quanto mais positivo for o profissional, mais produtiva e maior será a sua performance.

Então, é importante que se realize uma análise pessoal e profissional, uma reavaliação geral, uma espécie de  revisão de postura, que haja mais iniciativa e coragem.

O indivíduo pode começar se perguntando: Como estão sendo minhas atitudes perante as dificuldades? Sou uma pessoa positiva? Como encaro as dificuldades da vida?

Toda dificuldade é uma oportunidade de aprendizado, de crescimento, de maturação. Por isso, diante de uma nova “oportunidade”, a reação deve ser sempre positiva, dizer intimamente: “Sim! Eu posso! Eu consigo! Sou vencedor!”

Almeje o topo, pois você vai chegar aonde acreditar que chegará. Você deve ter foco rumo à evolução.

Seja mais positivo e, fatalmente, será mais feliz.

Jaciara Santos é coach pessoal e profissional.
www.facebook.com/jaciarasantoscoach