Tempo de leitura: 2 minutos
Tragédia em Mariana deixou rastro de destruição (Foto Antônio Cruz/Ag. Brasil).
Tragédia em Mariana deixou rastro de destruição (Foto Antônio Cruz/Ag. Brasil).

A presidente do Ibama, Marilene Ramos, afirmou nesta quinta-feira (7) que a lama dos rejeitos de minérios que vazou das barragem da Samarco, em Mariana (MG), pode ter chegado ao Parque Nacional de Abrolhos, no sul da Bahia.

O incidente, ocorrido em novembro de 2015, liberou grande quantidade de rejeitos minerais na bacia do rio Doce, que percorreram o rio e foram lançados no mar, no Espírito Santo. Segundo ela, com o vento a mancha chegou ao Arquipélago de Abrolhos, a 250 km da foz do rio Doce, o que teria sido verificado visualmente por técnicos do Ibama durante sobrevoo feito hoje na região.

“Nessa área foi constatada a presença de lama. A observação em campo dá indícios de que muito provavelmente (a mancha) está ligada à lama que saiu do rio Doce”, disse o presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Cláudio Maretti. O órgão é responsável pelo Parque Nacional Marítimo de Abrolhos.

Segundo ele, foram coletadas amostras para verificar se a lama é realmente resultante da barragem de rejeitos de minério. O Arquipélado de Abrolhos é a área de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. A região reúne recifes de corais, algas, tartarugas e baleias jubarte.

Em novembro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, havia dito que a lama com rejeitos não deveria chegar ao parque por conta das correntes marítimas.

Hoje, mais três praias do litoral norte do Espírito Santo foram interditadas pela Prefeitura de Linhares por causa da lama de rejeitos da mineradora: as praias de Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca. Elas se juntam a Regência, Povoação e Comboios, que tem suas áreas interditadas desde a chegada da lama.

O Ibama aguarda a análise da água coletada no local para ter certeza de que a mancha, já bastante diluída, é proveniente da lama da barragem da Samarco, que pertence a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton. Isso porque, a 60 km do arquipélago há a foz do rio Caravelas, que eventualmente lança no mar sedimentos resultantes de erosões.

Confira mais no Uol

Tempo de leitura: < 1 minuto
Contos&Cantigas abre programação do TPI deste ano (Foto TPI).
Contos&Cantigas abre programação do TPI deste ano (Foto TPI).

A programação da Tenda Teatro Popular de Ilhéus em janeiro começa nesta sábado (9), às 17h, com o Conto&Cantigas, com atores e músico contando histórias de forma dramatizada. A apresentação, com classificação indicativa livre, será na área verde da tenda, na Avenida Soares Lopes.

A programação da Tenda ainda segue com apresentação da Companhia Circo da Lua (dia 16); 9º Encontro Grapiúna de Compositores e Compositoras (dia 15); e Tributo Grapiúna: Eles e Elas Cantam (dia 22). No dia 23, haverá lançamento do disco IsmeraRock & O Calibre Dobrado. A apresentação de Medida Por Medida, peça do grupo do Teatro Popular de Ilhéus inspirada na obra homônima de William Shakespeare, encerra a programação de janeiro. Serão três dias – 28, 29 e 30.

A programação completa está disponível na internet, por meio do link http://goo.gl/pzFt58, no aplicativo Tenda Teatro Popular de Ilhéus (download na Google Play Store) e nos folhetos informativos distribuídos no próprio espaço cultural.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, se disse tranquilo e à disposição das autoridades para esclarecer a troca de mensagens com executivos da OAS.

A assessoria do ministro enviou uma nota ao Estadão sobre a matéria, da publicação, em que ele trata de assuntos como financiamento da campanha de Nelson Pelegrino em 2012 e liberação de verbas no Ministério dos Transportes (confira aqui).

Confira a íntegra da nota:

“Em relação à matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (07), afirmo estar absolutamente tranquilo quanto a minha atividade política institucional, exclusivamente baseada na defesa dos interesses do Estado da Bahia e do Brasil.

Estou à disposição do Ministério Público e demais órgãos competentes para quaisquer esclarecimentos. Em tempo, manifesto meu repúdio à reiterada prática de vazamentos de informações preliminares e inconsistentes, que não contribuem para andamento das apurações e do devido processo legal.

Brasília, 07 de janeiro de 2016.

Jaques Wagner

Ministro Chefe da casa Civil da Presidência da República”

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quinta da AlegriaO Rotary Club de Itabuna e o American Park promovem, hoje (7), a Quinta da Alegria, a partir das 18h, com o objetivo de arrecadar fundos para projetos sociais de Itabuna. O valor do ingresso é apenas R$ 3,00 e o volume arrecadado no parque instalado na Avenida Princesa Isabel, ao lado da prefeitura, será distribuído para entidades filantrópicas. O projeto conta também com doações de empresas como a Construtora Módulo, entre outras.

O publicitário Edinho Filho, da E 10 Comunicação, agência idealizadora da campanha, explica que o projeto é uma iniciativa de criança para criança. “A renda arrecadada no parque será destinada a entidades que atendem crianças carentes, escolhidas após a realização do evento, por uma comissão de rotarianos que visitará as entidades, para identificar a melhor aplicação dos recursos. O mais importante é destinar o dinheiro a obras que realmente tenham um grande significado de transformação na vida das pessoas”, justifica.

A campanha contou com apoio da imprensa e de empresas de publicidade locais, que doaram espaços e serviços. Para o presidente do Rotary Club de Itabuna, Paulo Pereira, importante também é a mobilização dos rotarianos na campanha. “Os clubes associados (Casa da Amizade, Interact e Rotaract) participam ativamente da venda de ingressos antecipados em estande instalado na Praça Camacã e todo o comércio do centro e na comercialização de comidas e bebidas no parque, a fim de ampliar a arrecadação dos recursos”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O gerente de uma agência dos Correios em Itagimirim foi morto ao reagir a uma tentativa de assalto nesta quinta (8), por volta das 9h30min.

O gerente, Ednande Marques, levou uma coronhada, quando os assaltantes souberam que o cofre era programado. Os bandidos atiraram, após reação do funcionário dos Correios.

De acordo com a Polícia Militar, o crime foi cometido por, pelo menos, dois assaltantes. Um deles é menor e está preso. O outro foi baleado em confronto com a polícia e fugiu para uma região de mata fechada. Ele foi capturado e morreu ao dar entrada no hospital municipal.

COMÉRCIO FECHADO

Por causa do crime, parte dos serviços públicos foi suspensa e o comércio fechou as portas. Um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar sobrevoa a região. Atualizado às 11h57min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Santa InêsA Paróquia Santa Inês inicia nesta sexta (8) as homenagens à padroeira do bairro. Serão dez dias de celebrações e festa de largo. A programação começará às 18 horas de amanhã com uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A carreata sairá da igreja católica do Bairro Santo Antônio em direção à Igreja Santa Inês. O tema das celebrações deste ano é Jesus Cristo: Rosto da misericórdia do Pai.

A programação inclui um caruru, no domingo (10), às 11 horas. O ingresso está sendo vendido na paróquia, por R$ 10,00.

As celebrações prosseguem até o dia 17, com o tradicional café compartilhado, além de batizado, Santa Missa e procissão, que encerrará os festejos em homenagem a Santa Inês.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu.

No sul da Bahia, as universidades Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Federal do Sul da Bahia (UFSB) oferecem mais de 2,1 mil vagas.

Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições poderão ser feitas do dia 11 ao dia 14 deste mês.

Para participar da seleção, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido nota acima de 0 na prova de redação.

Tempo de leitura: 2 minutos
Wagner envolvido em diálogo a favor de empreiteiros e campanha de Pelegrino (Foto Pimenta).
Wagner envolvido em diálogo a favor de empreiteiros e campanha de Pelegrino (Foto Pimenta).

Grampos da Operação Lava Jato divulgados pelo Estadão nesta quinta (7) revelam uma possível intermediação do ex-governador e ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, em favor de financiamento da campanha de Nelson Pelegrino à prefeitura de Salvador, em 2012, além de pedidos de intermediação por liberação de verbas para a OAS, no Governo Federal.

De acordo com o Estadão, Wagner (WJ) é identificado pela PF nos diálogos com Léo Pinheiro, da OAS, como “Compositor” e Pelegrino como NP ou Andarilho. Os diálogos fazem parte de escuta obtida pela Polícia Federal no Paraná e enviada à Procuradoria-Geral da República, porém ainda não enviadas à Justiça.

Há diálogos entre executivos da OAS que sugerem pagamentos em trechos que o assunto é a eleição de Salvador e o apoio do ex-peemedebista Mário Kertész a Pelegrino disputa contra ACM Neto.

O Estadão informa, na matéria, ter tentado contato com o ministro Jaques Wagner, mas não houve resposta aos questionamentos. A OAS não comentou o material, enquanto Mário Kertész diz que é amigo de Léo Pinheiro, da OAS, mas não participou de arrecadação para a campanha de Pelegrino no segundo turno, quando passou a apoiá-lo. Pelegrino não teria se pronunciado, de acordo com a reportagem.

Nesta semana, o governador Jaques Wagner fez críticas ao financiamento privado de campanha e, diretamente, às relações do PT com o empresariado. Para ele, o partido reproduziu metodologias antigas e se lambuzou. Foi numa entrevista à Folha, publicada no domingo (3).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A produção industrial brasileira registrou queda de 2,4% de outubro a novembro de 2015, o sexto resultado consecutivo frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, fechando os primeiros onze meses do ano com retração acumulada de 8,1%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Brasil (PIM-Brasil) e foram divulgados hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles indicam que a queda registrada em novembro foi a mais intensa desde dezembro de 2013 (-2,8%).

Quando comparada com novembro do ano passado, a série sem ajuste sazonal, a produção industrial chegou a cair 12,4% – neste caso a 21ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e a mais acentuada desde abril de 2009 (-14,1%).

Já a taxa anualizada, o indicador acumulado nos últimos 12 meses, é negativa em 7,7%, assinalando a perda mais intensa desde novembro de 2009 (-9,4%) e mantendo a trajetória descendente iniciada em março de 2014 (2,1%).

Segundo o IBGE, a queda de 2,4% de outubro para novembro reflete o predomínio de resultados negativos no parque fabril do país, atingindo três das quatro grandes categorias econômicas e 14 dos 24 ramos pesquisados. Com informações da Agência Brasil.