Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna fechou 2015 entre os 10 municípios baianos que mais notificaram casos de violência doméstica e abuso sexual. Foram 303 ocorrências. Salvador teve a maior quantidade de casos, 2.810, informa o Jornal das Sete, da Morena FM.

No interior, o município com maior quantidade de registros no ano passado foi Feira de Santana, com 562 notificações. Em segundo lugar ficou Santo Antônio de Jesus, com 467.

Com 377 casos, Vitória da Conquista ficou na quarta colocação, seguida de Lauro de Freitas, que fez 375 notificações. Jequié foi o sexto município, com 336 casos de violência doméstica e abuso sexual.

Além de Itabuna na sétima colocação, outros 15 municípios do sul da Bahia registraram casos de violência doméstica e abuso sexual em 2015. Em todo o estado foram notificados 8.779 casos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Imagem aérea captada pelo fotógrafo Manu Dias nesta manhã de sexta (8).
Imagem aérea captada pelo fotógrafo Manu Dias nesta manhã de sexta (8).

Após sobrevoo de três horas na região do Arquipélago de Abrolhos, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, disse não ter identificado nenhum tipo de sedimento “visível característico” do desastre ambiental em Mariana (MG)”. A vistoria aérea no local foi feita pelo secretário acompanhado de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O diagnóstico de Spengler será complementado com análise da água que será coletada em alguns pontos do litoral do extremo-sul baiano. O Arquipélago de Abrolhos é um dos principais santuários marinhos do mundo.

A informação do secretário Spengler é diferente do que afirmou, ontem (7) à tarde, em Brasília, a presidente do Ibama, Marilene Ramos (reveja aqui). O Ibama também fez coleta de material. O resultado da análise deve ficar pronto em até 10 dias.

O desastre ambiental na cidade mineira ocorreu com o rompimento de uma barragem da Mineradora Samarco, de propriedade da Vale e da BHP Billiton. Mais de 20 pessoas morreram no desastre e uma comunidade desapareceu.

Tempo de leitura: 2 minutos
Gerente do Hiper Itão de Ilhéus, Edinildo sorteia carro zero (Foto Divulgação).
Gerente do Hiper Itão de Ilhéus, Edinildo sorteia carro zero (Foto Divulgação).

Médely Sousa Mendes, moradora da Conquista, em Ilhéus, ganhou o primeiro Renault Sandero Expression da campanha de Natal e Ano Novo da Rede de Supermercados Itão. O segundo veículo 0 KM da PromoItão será sorteado no dia 28 de janeiro, em Itabuna.

A moradora da Conquista faturou o carro no sorteio realizado no final da tarde de ontem (7), no estacionamento do Hiper Itão de Ilhéus, acompanhado por dezenas de clientes, dentre eles turistas como o casal italiano Alessandro e Geovanna Barducci. “Participamos da campanha há três anos. Temos uma casa de veraneio aqui”, disse Geovanna.

O turista Marcos Antônio Ribeiro, de Rondonópolis, em Mato Grosso, curte o início de 2016 no litoral norte de Ilhéus. Ele aguardava o anúncio do ganhador com grande expectativa. E empolgação. “Vim aqui para levar o carro para Mato Grosso”, dizia. Ao saber do resultado, não perdeu a esperança. Dia 28 de janeiro, em Itabuna, tem mais.

Segundo o gerente do Hiper Itão de Ilhéus, Edinildo Sacerdote, o grande número de clientes no momento do sorteio é também reflexo da maior quantidade de cupons participantes da 3ª PromoItão. Numa comparação com as campanhas anteriores, houve aumento superior a 50%, de acordo com ele. “A cada campanha, há um aumento e agora foi ainda maior”, disse ele.

O gerente de compras dos Supermercados Itão, Iran Lima, confirma a maior participação dos clientes e acrescenta que, nesta 3ª PromoItão, os clientes do Supermercado Barateiro, de Itabuna, também passaram a concorrer aos prêmios. A bandeira possui uma loja no São Caetano e integra a Rede de Supermercados Itão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal Baiano (IFBaiano) oferecerá 380 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos campi de Uruçuca, Catu, Guanambi e Senhor do Bonfim. As oportunidades são para os cursos de tecnologia em Agroecologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agroindústria e Gestão de Turismo. Também há vagas para os cursos de licenciatura (Química, Ciências Agrárias, Ciências da Computação) e de bacharelado (Agronomia).

Podem se inscrever no processo seletivo do SiSU, os estudantes que participaram da edição de 2015 do Enem e tenham obtido nota na prova de redação que não seja zero. O candidato pode se inscrever em até duas opções de vaga, especificando-as em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.

De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, o resultado da chamada única será publicado dia 18/01. Já o período de matrículas ocorre nos dias 22, 25 e 26/01. Outras informações podem ser obtidas na página do Sisu.

Tempo de leitura: 3 minutos

marco wense1Marco Wense

 

Os planos A e B, com Lula e Jaques Wagner, podem ser sucumbidos pela Operação Lava Jato. Nos bastidores, já se conversa sobre o plano C. O que faz lembrar o ABC do Cabloco Alencar.

 

O ministro-chefe da Casa Civil Jaques Wagner é o segundo nome do PT para disputar à sucessão presidencial de 2018. O primeiro da fila é Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-governador da Bahia tem feito de tudo para agradar a militância do Partido dos Trabalhadores. Anda criticando a gestão do ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e dizendo que o impeachment do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é só uma questão de tempo.

E por falar em Cunha, não tem como não concordar com o deputado federal Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores do PMDB: “Cunha é doente, cínico e psicopata”.

Sobre Levy, Wagner morde e assopra. Fala do processo de desgaste na relação com o Congresso e diz que “a dose aplicada na economia no lugar de ser remédio, virou veneno”. Assopra dizendo que Levy “é uma pessoa de boa fé”.

Cheguei a dizer, por mais de uma vez, assim que escolheram o titular da Fazenda, que sua permanência não seria duradoura, que a ala gastadora do PT, acostumada com o derrame de dinheiro público, fritaria Levy.

Pois é. Não deu outra. O esperado aconteceu. Bastou o ano eleitoral de 2016 aproximar, para que o “Fora Levy” viesse à tona. A gastança do PT não seria compatível com um ministro conhecido como “Joaquim da Tesoura”.

Não sou nenhum economista. Mas o óbvio ululante, seja no setor público como no privado, é que não deve gastar mais do que se arrecada. Ou se faz o ajuste fiscal, dando um chega-prá-lá na banda irresponsável do PT, ou, então, a descida para o abismo. O caos. O fim do PT e do petismo.

O problema é que quanto mais se fala na opção Wagner para a sucessão de 2018, fica a impressão de que o comando nacional do PT jogou a toalha em relação ao ex-presidente Lula.

O plano B é a prova inconteste de que os petistas passaram a acreditar que a Operação Lava Jato pode incriminar sua liderança-mor, tornando-a eleitoralmente inviável na busca do terceiro mandato.

Mas nem tudo são flores para o carioca-baiano. A cúpula do petismo e algumas de suas principais lideranças ficaram danados da vida com a declaração de Wagner de que o PT “se lambuzou” no poder.

Tarso Genro, ex-ministro da Justiça, disse que a confissão de Wagner foi “profundamente infeliz e desrespeitosa”, que faz “coro com o antipetismo raivoso que anda em moda na direita e na extrema direita do país”.

Clique no link e confira o artigo na íntegra Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Enem 15O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado hoje (8), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os 5,7 milhões de candidatos que fizeram as provas em outubro do ano passado saberão quanto tiraram em cada uma. Os resultados estarão disponíveis na internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os estudantes terão acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não terão, porém, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.

Como o Inep não informou a hora exata da divulgação, a partir da 0h de hoje o exame já estava entre os tópicos mais comentados no Twitter. A página do Inep chegou a ficar fora do ar. Um usuário do microblog comenta: “Sobre as notas do Enem não serem divulgadas à 0h do dia 8, mas os portões fecharem sempre na hora certa. Isso não tá certo”. Outro tranquiliza: “Gente, todo ano a nota do Enem só sai lá pelas 10h, sejam menos avexados”.

As notas do Enem são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada item varia de acordo com o número de candidatos que acertaram ou erraram a resposta. Quanto mais candidatos acertarem, mais fácil é considerado o item e menos vale. Ao contrário, se menos candidatos acertarem, o item é considerado difícil e vale mais.

A nota do Enem poderá ser usada para participar de programas como o Sistema de Selação Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. As inscrições poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 228 mil vagas. Para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação.

A nota poderá ser usada também para obter bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.

Para obter a certificação do ensino médio, é preciso ter feito a solicitação no início do ano, na hora da inscrição,ter mais de 18 anos e ter obtido pelo menos 450 pontos em cada uma das provas e 500 pontos ou mais na redação.

A nota pode ser usada também para participar do programa de intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.