Tempo de leitura: 2 minutos
Chuva alagou imóveis em bairros de Feira de Santana (Foto Acorda Cidade-WhatsApp).
Chuva alagou imóveis em bairros de Feira de Santana (Foto Acorda Cidade-WhatsApp).

Oito municípios em estado de emergência e mais de 700 famílias desabrigadas ou desalojadas é o saldo de uma semana de chuvas na maior parte da Bahia. Os dados da Defesa Civil Estadual apontam que, além de Riachão de Jacuípe, onde cerca de 400 famílias ficaram desabrigadas, Coribe, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, Cipó, Jaguaquara e Jeremoabo decretaram estado de emergência.

Ontem, o governo baiano fez reunião de emergência para avaliar o quadro no estado. A reunião foi comandada pelo governador Rui Costa. “É absolutamente inédito o volume de chuva que caiu em janeiro no estado. Em algumas regiões, corresponde a, no mínimo, duas vezes a média histórica. Já temos números de [que superaram em] até quatro vezes a média histórica em termos de volume de chuva”, afirmou o governador.

Rui disse que, à medida que a água for baixando, o governo terá condições de elaborar diagnóstico com maior precisão e tomar decisões e encaminhamentos, como a formalização de pedido de ajuda financeira ao governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional.

– É a natureza surpreendendo. Há aproximadamente 15 dias, estávamos aqui fazendo um alerta sobre a seca. Hoje, estamos aqui fazendo alerta de enchente – pondera Rui, que, por uma rede social, também prestou homenagem ao bombeiro Eduardo Góes, que faleceu ao prestar socorro a desabrigados no Rio Jacuípe.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *