Tempo de leitura: 2 minutos
Emasa emitiu contas mais salgadas justamente no período em que faltou água
Emasa emitiu contas mais salgadas justamente no período em que faltou água

Os meses de dezembro e janeiro passados, quando a Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento de Itabuna) chegou praticamente a interromper o fornecimento de água, foram estranhamente períodos em que muitas contas vieram mais salgadas. Aliás, a água, quando caía, também vinha com o mesmo “tempero”.

Há casos absurdos, como o de uma moradora do bairro da Conceição, que quase não recebeu água no mês de dezembro, mas viu sua conta passar de R$ 3 mil (quando o valor normal era inferior a R$ 100,00).

Outro cliente informa ao Pimenta que seu hidrômetro registrou  o consumo de 16 m³ de água na conta de dezembro e nada menos que 42 m³ na fatura de janeiro. Segundo o cidadão, no período da leitura a água caiu apenas uma semana e, ainda assim, ele estava fora de sua residência, em viagem.

“Fui à Emasa para formalizar queixa e o atendente reiterou que a unica ajuda que poderia me prestar seria parcelar a conta, o que não aceitei”, afirma o usuário que viu sua conta de água quase triplicar. Diante da indisposição da empresa em reavaliar sua fatura, ele diz que vai procurar resolver a situação pela via judicial.

No início deste mês, o Ministério Público ingressou com ação na justiça, na qual pede a devolução do dinheiro dos usuários, referente às contas de dezembro de 2015 e janeiro último. A alegação é de que a Emasa forneceu água com teor de cloreto quatro vezes maior que o admitido pelo Ministério da Saúde (relembre).

0 resposta

  1. O problema da “imprensa” é que apenas avalia um lado da história, não procura saber de todas as partes. Sou morador de Itabuna vivi a situação péssima que todos viveu, mas tenho bom senso e avalio primeiro minhas atitudes. Por exemplo, nesse período realmente fiquei quase 25 dias sem abastecimento. O que acabou por se refletir em dezembro um consumo 1m³ na minha conta, no entanto no período de posterior quando chegou água, resolvi encher meus tanques que estavam vazios cada um com 10 mil litros. Ora, se fiz isso consequentemente minha conta viria com um valor maior no mês 01/2016 o que de fato ocorreu, a conta veio com 17m³. Muitos vizinhos meus também fizeram o mesmo e tinha gente até enchendo pick-ups com tonéis em cima e depois vai à imprensa dizer que a conta veio alta!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *