Tempo de leitura: 2 minutos
Edson Cruz trabalhava n´A Região desde a fundação do jornal (Foto Arquivo Pimenta)
Edson Cruz trabalhava n´A Região desde a fundação do jornal (Foto Arquivo Pimenta)

Funcionário mais antigo do Jornal A Região, Edson Cruz faleceu no final da tarde desta terça (24). Edson estava na sede do semanário, quando começou a sentir fortes dores e foi levado para o Hospital de Base. Ele recebeu os primeiros atendimentos, mas não resistiu às complicações pulmonares.

Edson trabalhava n´A Região desde a fundação do jornal, em abril de 1987. “Foi um dos primeiros funcionários e trabalhava lá desde o primeiro número”, afirma Célia Leal, amiga e colega de trabalho de Edson por vários anos.

A morte do símbolo do semanário deixou sem voz um de seus amigos e colegas de trabalho. Editor do jornal, Ailton Silva se preparava para a caminhada diária, quando recebeu a ligação com a notícia triste.

Marcel Leal, diretor d´A Região, assim se expressou, aqui no Pimenta:

– Todo mundo que trabalhou ou conheceu Edson foi, de uma forma ou de outra, tocado por ele, em especial a equipe de A Região. Fui privilegiado ao “herdar” Edson de meu pai [Manoel Leal, morto em 1998] quando assumi o jornal, com o qual ele sempre se preocupou, ao qual sempre se dedicou.

O corpo de Edson, que se encontra no Hospital de Base, será velado na Câmara de Vereadores de Itapé ainda nesta noite. O enterro será às 16 horas desta quarta (25), no cemitério de Itapé.

Atualizado às 20h34min.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Prefeito vetou projeto do próprio Executivo (Foto Pimenta).
Prefeito vetou projeto do próprio Executivo (Foto Pimenta).

A Câmara de Vereadores de Itabuna deverá derrubar o veto do prefeito Claudevane Leite (PRB) ao projeto que disciplina o sistema de estacionamento rotativo no município (Zona Azul). O gestor vetou a proposta de autoria do próprio Executivo, após ela ter sofrido emendas que a alteraram significativamente.

Entre as emendas, está a que atribui a gestão do sistema à própria administração municipal, diferentemente do que ocorre hoje, com o serviço terceirizado. Outra modificação introduzida durante a tramitação do projeto pela Câmara é a que prevê a garantia do emprego dos atuais agentes da Zona Azul.

Diante dessas alterações, o prefeito optou por vetar a matéria, mas hoje (24) boa parte dos vereadores demonstrou que está disposta a peitar o chefe do Executivo. Um parecer elaborado pelo vereador Gegéu Filho foi aprovado em sessão das Comissões Técnicas e amanhã  haverá manifestação do plenário, havendo grandes chances de que o veto seja derrubado.

A sessão das Comissões foi mais uma vez prestigiada por trabalhadores da empresa Dom Parking, que hoje opera a Zona Azul em Itabuna. Há 40 dias, quando da discussão do mesmo tema, registrou-se um bate-boca entre uma funcionária da empresa e o vereador Ronaldo Geraldo, o “Ronaldão”, do PMN. O clima esquentou quando a moça acusou, de modo genérico e sem citar nomes, vereadores de exigir propina da Dom Parking (relembre).

Tempo de leitura: 5 minutos

juremaJurema Cintra | falecomjurema@gmail.com

Eu estou mortificada sim, de ver a vida de um advogado  ser destruída pela mídia, pelos facejudges, por essa história de vazamento seletivo de gravações.  Entre bravatas e gravatas, a luta pelo direito tem dessas quedas que nos fortalecem. Força, Anderson, estamos em vigília permanente por sua libertação.

A prisão, no meu entender, indevida do advogado criminalista Anderson Sá, me trouxe à baila diversas lembranças. Sou uma contadora de casos e causos, sempre gostei de ouvir meus avós, meus pais, os amigos e vizinhos de roça de meu avô, além dos mais antigos da família. Na Chapada Diamantina o que não falta é história de cobra, lobisomem, onça e outros encantados.

Na Faculdade, meus colegas de república estudantil e de universidade se lembram muito bem de algumas pitorescas histórias. Um dos temas recorrentes era “Toinho”, um primo de minha avó materna lá de Ipupiara, o fim de linha de uma estrada bonita nos rincões da Bahia, por coincidência meu pai é de Ipupiara, um tio querido Wilson e uma colega de turma de Direito, é coincidência mesmo.

Pois bem. Toinho tinha umas frases e umas ideias estapafúrdias. De tanto repetir, poderia ser meme de Facebook.  Ele tinha uma série de idiossincrasias, de manias, de jeito de fazer as coisas. Algumas falas era de baianidade pura , tão comuns pelo sertão até o litoral. Um Cristão Católico fervoroso, não gostava de evangélicos, não gostava de homens com cabelo grande, não gostava de passas no arroz, não gostava de alface, não gostava de tomar banho regularmente(morreu com mais de 70 anos e cabelos pretos). Quando ele via uma dessas coisas, dizia logo:

– Só um tiro na cara desse homens de cabelo grande, se eu fosse presidente eu pegava, botava na parede e passava o facão  no cabelo;

-Só um tiro nesses “crentes”, se eu fosse presidente passava longe, tinha de ter cemitério separado;

– Só um tiro na cara nesse povo que bota essas “moscas”(uva-passa) no arroz;

– Só um tiro na cara , quem bota esse “capim”(alface) na mesa do almoço;

– Tá desrespeitando mulher? Só um tiro na cara.

E quando alguém o recriminava, dizia logo: – Você é promotor?

Engraçado que ele fazia o gesto com a mão como se estivesse com uma arma. Toinho nunca teve uma arma, nunca cometeu nenhum ato agressivo conosco, nem com nenhum evangélico, nem com os homens cabeludos, nem com as cozinheiras. Tudo isso era modo de falar de suas posições atordoadas, a famosa BRAVATA. Ao contrário, sofreu muito bullying, muita perseguição, eram frequentes as chacotas para com ele.

Mas o que isso tem a ver com o Dr. Anderson Sá de Oliveira, colega itabunense que foi detido acusado de tramar a morte de uma juíza carioca? Tudo!!

No exercício de seu múnus de GRAVATA, a advocacia, ele foi pego numa interceptação telefônica, que a imprensa publicou 10 segundos apenas, em que ele fazia uma dessas BRAVATAS, que na baianidade dizemos em momentos de raiva, e nem por isso fazemos ou concretizamos, é modo de dizer, mesmo que imprudente e indevido. Indevido na conduta em sociedade, mas numa conversa íntima com seu cliente?? Ora, não serei Hipócrita, tem uma brincadeira do Quem Nunca? que se faz muito em barzinho, no afã da cerveja e da bebida, vamos lá:

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Aldenes e Jairo colhem assinaturas para instalar CEI
Aldenes e Jairo colhem assinaturas para instalar CEI

A dupla de vereadores comunistas na Câmara de Itabuna – Aldenes Meira e Jairo Araújo – coletava assinaturas na tarde de hoje (24) para abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com o objetivo de apurar supostas irregularidades na gestão de Roberto José na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).

Comenta-se que o ex-presidente da fundação possa ter exagerado nos gastos e tais suspeitas deverão ser apuradas pela CEI, que já teria assinaturas suficientes para ser instalada. Nos bastidores, também se diz que os comunistas jogam por tabela e o verdadeiro alvo não seria Roberto José, ou pelo menos não somente ele.

No Centro Administrativo Firmino Alves, tem gente que vai precisar tomar cuidado para não perder o controle.

Tempo de leitura: < 1 minuto

universidade para todosPrevisto para terminar hoje (24), o prazo de inscrições no cursinho gratuito Universidade Para Todos foi prorrogado até dia 31. O pré-universitário oferece total de 12.825 vagas para quem vai se preparar para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A inscrição deve ser feita somente pelo site da Secretaria Estadual de Educação, na aba do programa (www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos).

Além das aulas de  segunda a sexta-feira, o cursinho oferece atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. Para se inscrever, o interessado deve buscar a unidade mais próxima. Os cursinhos terão turmas em 178 municípios, dentre eles Salvador, Ilhéus e Itabuna

Podem participar estudantes regularmente matriculados, em 2016, no 3º ano do Ensino Médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional integrado ao Ensino Médio da rede pública estadual e/ou municipal do Estado da Bahia. Quem já concluiu o Ensino Médio também pode se inscrever.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as aulas estão previstas para começar em 6 de junho, enquanto que o período de confirmação da matrícula será de 6 a 10 de junho.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

concurso público2O Governo do Estado publicou, na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial, a nomeação de 101 candidatos aprovados no concurso público para o cargo de agente penitenciário realizado em 2014. Em janeiro deste ano, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) empossou 86 agentes aprovados no mesmo concurso.

Na última semana, a Justiça em Salvador determinou que mais agentes fossem convocados, sob risco de prisão até do governador Rui Costa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Medida Por Medida - Foto divulgacaoNo próximo sábado (28), às 20h, o grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) apresenta, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (Avenida Soares Lopes), a comédia Medida Por Medida, inspirada na obra de William Shakespeare.

A história se desdobra a partir das decisões de Ângelo, juiz implacável que substitui o Duque de Viena, cumprindo à risca as leis contra a fornicação. Dessa forma, a peça traz a reflexão sobre a aplicabilidade da lei. Classificação indicativa é 12 anos. Ingressos na bilheteria do local, podendo ser obtido a R$ 20 e R$ 10 (meia).

O Teatro Popular de Ilhéus é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (23), artistas protestam contra o governo interino de Michel Temer (PMDB), o qual consideram ilegítimo. No manifesto, eles ainda defendem ainda a ocupação de repartições do Ministério da Cultura em todo o país, mesmo após a anulação do ato que extinguiu o órgão. Entre outros, estão no vídeo as atrizes Marieta Severo e Andrea Beltrão e o compositor Jards Macalé.

Confira:

Tempo de leitura: < 1 minuto
Câmara convoca mais sete aprovados em concurso (Foto Pedro Augusto).
Câmara convoca mais sete aprovados em concurso (Foto Pedro Augusto).

A Câmara de Vereadores de Itabuna publicou edital com convocação de mais aprovados no concurso público realizado no ano passado. Foram chamados sete concursados, que têm 30 dias para comparecer ao setor de recursos humanos da Casa e apresentar documentação exigida para contratação.

De acordo com o edital, o convocado que não se apresentar no período estipulado perderá a vaga, seguido de convocação de novos nomes conforme a ordem de classificação. O concurso da Câmara de Itabuna foi realizado em junho do ano passado. Reuniu mais de 9 mil inscritos. Abaixo, confira a lista de convocados.

Lista de Convocados

Assistente Administrativo (2° Lugar) – Juan de Matos Braga
Recepcionista (3° Lugar) – Iara Alves Santos Silva
Garçom (1° Lugar) – Reinan Santos Carvalho
Auxiliar de Copa e Cozinha (1° Lugar) – Arildo dos Santos Bittencourt
Oficial de Reprografia (1° lugar) – Wimbley Alves de Almeida Paiva
Operador de Áudio e Vídeo (1° Lugar)
– Bruno de Jesus Santos
Assessor Técnico de Comunicação Social – Jornalismo (1° Lugar) – Claudemar Alves Oliveira

Tempo de leitura: < 1 minuto

rui costa 2A licitação da obra da nova ponte de Ilhéus já foi homologada, tendo a OAS como vencedora, e o contrato deverá ser assinado até a próxima semana.

Ontem, ao receber o deputado Eduardo Sales e o prefeito Jabes Ribeiro, o governador Rui Costa disse que não irá ao município assinar ordem de serviço da obra.

Para evitar desgastes desnecessários, Rui somente fará visita à obra, naturalmente quando ela já estiver em (bom) andamento, segundo confidenciou ao parlamentar e ao prefeito.

A obra da ponte chegou a ser iniciada, mas paralisou por problemas ambientais, financeiros e – por último – judiciais. A Constran, que venceu a primeira licitação, “caiu” na Lava Jato.

Rui disse que R$ 45 milhões já estão assegurados para a execução da obra. Até o ano passado, a construção da ponte estaiada era avaliada em R$ 98 milhões, embora os custos fossem estimados em até R$ 150 milhões – o que inclui construção de anel viário e ligações com a região ao norte de Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Carmelita é pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT
Carmelita é pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT

Pré-candidata à Prefeitura de Ilhéus, a professora Carmelita Ângela, do PT, lança no próximo domingo (29), seu Programa de  Governo Participativo (PGP). Esse modelo de debate sobre a gestão municipal tem sido priorizado pelo partido.

O lançamento do PGP em Ilhéus acontece às 9 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. Os militantes anunciam a presença de “lideranças políticas nacionais, estaduais e municipais, partidos políticos, movimentos sociais e os mais diversos segmentos da sociedade ilheense”.

Carmelita afirma que a discussão do plano de governo com a população é prioritária em sua estratégia política e será a base da campanha petista. “Um bom programa de governo é fundamental para uma campanha de alto nível, com debate político, que demonstre as conquistas da sociedade brasileira e que proponha a melhora efetiva da vida da população”, defende.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ônibus foram incendiados em protesto nesta manhã, em Simões Filho (Reprodução TV Record).
Ônibus foram incendiados em protesto nesta manhã, em Simões Filho (Reprodução TV Record).
Dois ônibus foram incendiados na manhã desta terça-feira (24), no Km 30, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com testemunhas, a ação foi praticada em protesto pela morte de um homem, que não teve o nome revelado, na semana passada.

Os veículos foram interceptados quando passavam pelo bairro e o grupo mandou os passageiros descerem do coletivo. Em seguida, eles atravessaram os veículos nas pistas e atearam fogo. Não há informações sobre feridos.

Moradores disseram que as chamas atingiram um poste na região. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram encaminhados para o local. Com informações d´A Tarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram nesta manhã os trabalhos da 30ª fase da Operação Lava Jato.

A Operação Vício tem a participação de cerca de 50 policiais federais e dez servidores da Receita, que cumprem 28 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e nove de condução coercitiva nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

As investigações estão relacionadas ao esquema de corrupção e lavagem de ativos decorrentes de contratos firmados com a Petrobras. “Trata-se da apreciação de vários contratos e correspondentes repasses de valores não devidos entre empresas contratantes da Petrobras, funcionários da estatal e agentes públicos e políticos”, diz nota divulgada pela PF.

Três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços para repassar, principalmente, à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da estatal.

Aos investigados estão sendo atribuídos, entre outros, crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos. Da Agência Brasil

Tempo de leitura: < 1 minuto
Marco e Luana Lessa expandem mercado da Chor no velho continente.
Marco e Luana Lessa expandem mercado da Chor no velho continente.

A Chocolate de Origem (Chor), de Ilhéus, ampliou mercado no continente europeu. Depois de exportar para países como a França, a fabricante de chocolates com até 70% de cacau coloca o “pé” em Portugal.

Barras de chocolates fabricados pela empresa ilheense serão vendidas, inicialmente, na DuMonde Chocolat, na cidade do Porto. A empresa é tocada pelos sócios Marco e Luana Lessa. Marco é o idealizador do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que entra em sua oitava edição neste ano.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Resort em Arraial D´Ajuda, Porto Seguro, é acionado pelo MPF (Foto Zarpo/Divulgação).
Resort em Arraial D´Ajuda, Porto Seguro, é acionado pelo MPF (Foto Zarpo/Divulgação).

O empreendimento turístico Arraial D’Ajuda Ecoresort, localizado no distrito de Arraial D’Ajuda, município de Porto Seguro, recebeu notificação do Ministério Público Federal na Bahia (MPF) em Eunápolis (BA) por não atender a normas ambientais.

A empresa, de acordo com o órgão, estaria despejando resíduos de sua estação de tratamento de esgoto em um rio de domínio da União, sem autorização da Agência Nacional de Águas.

O estabelecimento deve, no prazo de 90 dias, realizar as medidas necessárias a fim de adequar a sua estação de tratamento de esgoto às normas ambientais vigentes. Caso não acolha a recomendação do MPF, o Arraial D’Ajuda Ecoresort estará sujeito a medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.