Tempo de leitura: 2 minutos
Vane, Rui Costa e Cedraz discutem transferência de gestão da água para a Embasa.
Vane, Rui Costa e Cedraz discutem transferência de gestão da água para a Embasa.

O governador Rui Costa, o prefeito Claudevane Leite e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, definiram nesta segunda (25) detalhes do convênio para transferir serviço de água e esgoto da Emasa para a estadual Embasa.

– O prefeito está levando as cópias dos documentos que precisam ser ratificados pela Câmara de Vereadores do município, para que a gente assine o contrato de transferência e comece a resolver os problemas de falta de água e saneamento da região. A população já convive com a escassez há anos e o Governo do Estado já se mobiliza para intervir – disse o governador.

O convênio precisa ser autorizado pela Câmara de Vereadores de Itabuna em regime de urgência. Se aprovado pelo legislativo, deverá ser formulado plano de trabalho, que inclui ações, prazos e investimentos.

O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, disse que a Embasa terá mais recursos para o saneamento. “A transferência foi pensada justamente porque o Governo do Estado tem mais verba que o município para resolver a situação em caráter mais dinâmico, levando em conta a problemática”, afirma Cedraz.

A transferência dos serviços de água e esgoto da Emasa (município) para a Embasa (estado) foi anunciada pelo governador Rui Costa na última sexta (22), durante visita a Itabuna. O gestor baiano visitou a Barragem do Rio Colônia, em Itapé, cujas obras estão 25% concluídas.

A previsão é de que esteja pronta em fevereiro do próximo ano, porém as obras de desvio de estrada e mudança de linhas de transmissão de energia devem ser concluídas até novembro de 2017.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Chaves: produção de chocolate.
Chaves: produção de chocolate.

Após quase dez anos, o Grupo Chaves voltará a investir na produção de chocolate. O empresário Helenilson Chaves disse que, “com mais experiência e maturidade estratégica bem definida”, chegou a hora de voltar ao segmento chocolate.

Segundo ele, o chocolate será produzido a partir de cacau colhido em fazendas do próprio grupo em municípios sul-baianos. Numa entrevista ao Políticos do Sul da Bahia, Chaves disse que o grupo aprendeu com o passado.

“Já participamos deste mercado, com a marca Duffy, produzindo chocolates em nossa indústria localizada em Salvador. Partimos para uma competição direta com os grandes do setor e, estrategicamente, isso foi um erro. Sofremos muito e perdemos muito dinheiro para introduzir a marca no mercado, chegando a fazer marca própria para Carrefour”. Segundo ele, este segmento é de escala e baixíssimas margens, o que afetou os resultados.

O chocolate de origem deverá ser comercializado em sistema de franquias. “Dependerá muito da variedade de produtos”, afirmou. A produção virá de fazendas como Lagoa Pequena, em Ilhéus, Cachoeira, de Itamaraju, e Barra do Cedro, de Floresta Azul. “Queremos ter o Cacau Origem Bahia de cada extremo da nossa região”.

O presidente do Grupo Chaves também fez elogiou ao Festival Internacional do Chocolate como transformador cultural da região.

Tempo de leitura: < 1 minuto

eleicoes 2016O número de eleitores aptos a votar no pleito municipal deste ano aumentou em relação ao de 2012: mais de 144 milhões os eleitores poderão votar para prefeito e vereador no dia 2 de outubro – na eleição de 2012, estavam aptas mais de 138 milhões de pessoas.

Os números foram divulgados hoje (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não incluem o eleitorado do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há eleição neste ano, nem os brasileiros residentes no exterior. São Paulo é o município com maior número de eleitores, mais de 8 milhões e 800 mil. Araguainha, em Mato Grosso, tem o menor número, 954 eleitores.

A maioria do eleitorado nacional é formada por mulheres, que, em 2016, representam 52,21% do total, com crescimento de 0,32 ponto percentual sobre 2012 (51,89%).

Os dados do TSE mostram também o número de municípios onde pode haver segundo turno. Dos mais de 5 mil municípios onde serão realizadas eleições, 92 podem ter segundo turno, já que têm mais de 200 mil eleitores. Com informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Prefeitura de Itabuna não terá expediente na sexta (29).
Prefeitura de Itabuna não terá expediente na sexta (29).

O prefeito Claudevane Leite decretou ponto facultativo nas repartições públicas de Itabuna na próxima sexta (29). O município completa 106 anos de emancipação político-administrativa na quinta (28), quando será feriado.

De acordo com o decreto 11.771/2016, a medida “visa permitir maior participação” dos servidores “nos eventos” comemorativos de aniversário do municipais. O ponto facultativo não é válido para serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e atendimentos de emergência e urgência na área de saúde.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Campus da Madre Thaís, na Avenida Itabuna, em Ilhéus (Foto Divulgação).
Campus da Madre Thaís, na Avenida Itabuna, em Ilhéus (Foto Divulgação).

O Ministério da Educação (MEC) renovou o credenciamento a Faculdade Madre Thaís (FMT), de Ilhéus, após a instituição ter sido submetida a avaliação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A portaria 755, de 20 de julho, foi publicada na edição 139 do Diário Oficial da União, tendo validade de cino anos. Para o presidente da FMT, Isidoro Gesteira, o recredenciamento reflete “o empenho de cada um dos professores, coordenadores da instituição”.

Diretora acadêmica da FMT, a professora Tatiana Barcelo avalia que o recredenciamento significa que a instituição alcançou “ótimo desempenho, considerando-se os aspectos como ensino, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente e formação do egresso”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Embasa iniciou a fase de testes de captação de água na Barragem da Esperança, em Ilhéus. A empresa poderá retirar até 1,9 milhão de litros de água da represa, por dia, conforme autorização do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

De acordo com o gerente do escritório local da Embasa em Ilhéus, José Lavigne, o volume máximo de água autorizado por dia representa 10% do necessário para abastecer os bairros atendidos pela estação da Embasa do centro.

A empresa informa ter investido R$ 700 mil na implantação da adutora. O serviço foi concluído em 25 dias.

Tempo de leitura: 2 minutos
Fernando terá que se retratar para não perder comando do DEM.
Fernando terá que se retratar para não perder comando do DEM.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, exigiu do ex-prefeito Fernando Gomes que se retratasse das acusações feitas contra o deputado estadual Augusto Castro, que também pré-candidato a prefeito de Itabuna. Também exigiu que se explicasse quanto ao trecho da entrevista em que diz para que Neto “ficasse com o DEM” dele. A ordem é para que não intervir no diretório local.

No sábado, Fernando cumpriu a parte menos dolorosa. Disse que precisaria do apoio de Neto para a disputa pela prefeitura de Itabuna e fez elogios à gestão do cacique do DEM baiano como prefeito de Salvador. Porém, deu leve estocada no líder estadual ao lembrar que o avô Antonio Carlos Magalhães era homem de “cumprir acordos”.

A outra parte da missão exigida de “Cuma”, é a mais custosa, retratar-se dos xingamentos dirigidos a Augusto. Ele ainda não cumpriu. E dificilmente o fará.

Na última quinta (21), Fernando concedeu entrevista à TVI. Mirou a metralhadora em Augusto e o chamou de “mentiroso”, “canalha” e “mau-caráter”, além de afirmar que conhecia o passado do tucano. Augusto, aliás, teve que medir as palavras na réplica. A resposta foi cheia de dedos para não perder votos de eleitores fernandistas, caso o ex-prefeito não possa disputar o comando do Centro Administrativo Firmino Alves.

Reveja o vídeo em que Fernando faz “elogios” a Augusto e manda recado para ACM Neto.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Sede do Banco Central.
Sede do Banco Central.

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) ajustaram a projeção para a inflação – medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – de 7,26% para 7,21%, este ano. Para 2017, a projeção foi alterada de 5,30% para 5,29%. As estimativas fazem parte do boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas pelo BC, com projeções para os principais indicadores econômicos.

As estimativas para os dois anos estão acima do centro da meta de inflação, de 4,5%, que tem que ser perseguida pelo BC. A projeção para este ano também supera o limite superior da meta: 6,5%. Em 2017, o máximo que a inflação pode chegar é 6%, de acordo com a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O BC tem que encontrar equilíbrio ao tomar decisões sobre a taxa básica de juros, de modo a fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo CMN. Informações AB.

Tempo de leitura: 2 minutos
SP faz testes com pílula do câncer (Foto Marcello Casal Jr.)
SP faz testes com pílula do câncer (Foto Marcello Casal Jr.)

Os testes clínicos com a fosfoetanolamina sintética para tratamento do câncer começam hoje (25) na capital paulista. Nesta primeira fase, dez pacientes receberão a medicação, conhecida como pílula do câncer, e serão monitorados por uma equipe multiprofissional do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Posteriormente, serão testados mais 21 pacientes para dez tipos de tumores: cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto, colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado. Se os resultados se mostrarem positivos, serão incluídos novos pacientes, até o limite máximo de mil pessoas.

Os testes foram aprovados na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde. A Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial da secretaria de Saúde do estado, forneceu as cápsulas da substância para realização da pesquisa.

Segundo a Secretaria de Saúde, o pesquisador aposentado da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos Gilberto Chierice vai acompanhar todo o processo.

A fosfoetanolamina sintética foi estudada por Chierice, enquanto ele ainda estava ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros da universidade. Algumas pessoas tiveram acesso às cápsulas contendo a substância, produzidas pelo professor, que usaram como medicamento contra o câncer.

Em 2014, a USP proibiu a produção de qualquer tipo de substância que não tivesse registro, caso das fosfoetanolamina sintética. Pacientes que faziam uso do medicamento e disseram notar melhora no quadro de saúde recorrem à Justiça e ganharam o direito de acesso à droga.

Tempo de leitura: 2 minutos
Erick: vitória contra privatização.
Erick: vitória contra privatização.

Erick Maia

Nossa ação envolveu a articulação da participação do MPF na audiência pública, com a presença da Procuradora Federal  Cristina Nascimento de Melo, e do alinhamento acerca da necessidade de pressão por uma discussão mais aprofundada do PMSB.

19 de julho vai ficar consagrado como o dia que enterramos qualquer possibilidade de privatização da água no município de Itabuna.

Com união dos trabalhadores e força movimentos sociais,  contrariamos interesses de gente poderosa.

A luta foi árdua. Dentre as estratégias que adotamos: jurídica e institucional, ocupamos a Câmara de Vereadores por 17 dias e não deixamos que o processo de privatização fosse votado e que ficou condicionado a aprovação do PMSB ( Plano Municipal de Saneamento Básico).

Após o retorno das audiências públicas pra discutir o PMSB, o nosso movimento, prevendo mais uma manobra para retomada da concessão dos serviços à iniciativa privada, de forma inteligente e precisa, deram mais uma demonstração de união e de capacidade de luta.

Nossa ação envolveu a articulação da participação do MPF na audiência pública, com a presença da Procuradora Federal  Cristina Nascimento de Melo, e do alinhamento acerca da necessidade de pressão por uma discussão mais aprofundada do PMSB.

A Procuradora entendeu que não houve uma discussão adequada com a sociedade que pudesse ser comprovada através de contribuições efetivas da população nas escolhas de proridades das ações, metas e objetivos do plano.

Assim, conseguimos adiar as audiências públicas que seriam realizadas nos dias 20 e 21 de julho, e que essas fossem transferidas para os mês meses de outubro e novembro pós o período eleitoral, a além da inclusão de 5 nomes de representantes do Comitê pela Vida e em Defesa da Emasa na comissão Executora do Plano de Saneamento.

Tudo isso inviabilizou de forma definitiva a privatização da água pelo governo Vane.

Sexta (22), o governador sinalizou um acordo com o prefeito Vane no sentido de assumir a operação dos serviços de água e esgoto do município.

Vamos seguir lutando na defesa intransigente dos trabalhadores e trabalhadoras da Emasa, contra qualquer tipo de privatização dos nossos recursos   e pelos interesses de Itabuna.

Erick Maia é membro do Comitê em Defesa da Emasa.