Tempo de leitura: < 1 minuto
Itabuna registrou nova queda no número de empregos (Foto Pedro Augusto).
Itabuna registrou nova queda no número de empregos (Foto Pedro Augusto).

Itabuna fechou 855 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O comércio sentiu mais os efeitos da crise econômica. Fechou 497 vagas no período, seguido pelo setor de serviços (-338).

Apenas indústria e administração pública encerraram o primeiro semestre com saldo positivo (diferença entre contratações e demissões). A indústria abriu 177 vagas, enquanto o setor governamental criou 35 vagas de janeiro a junho.

No acumulado dos últimos 12 meses, a economia itabunense fechou 2.591 vagas de trabalho. No período, foram 9.514 contratações ante 12.105 desligamentos.

Quando analisados os números de junho, 137 postos de trabalho foram fechados, a maioria (74) na área de serviços.

ILHÉUS TAMBÉM FECHA NO VERMELHO

O município de Ilhéus fechou o período com 1.090 demissões. Todos os setores fecharam no negativo. O pior saldo ocorreu na área de serviços, com o corte de 402 postos de trabalho.

A construção civil eliminou outros 241, seguido pelo comércio (-213). Até mesmo a indústria ficou no negativo no período – corte de 64 vagas.

Nos últimos 12 meses, o município perdeu 1.359 empregos (7.426 contratações ante 8.785 desligamentos).

Se forem contabilizados apenas os números de junho, foram eliminados 168 postos de trabalho, sendo 82 no setor de serviços, 52 na construção civil e 34 no comércio.

Tempo de leitura: 2 minutos
Dom Ceslau critica mesmice em discursos de prefeituráveis (Foto Arquivo).
Dom Ceslau critica mesmice em discursos (Foto Arquivo).

O bispo Dom Ceslau Stanula aconselhou os prefeituráveis de Itabuna a adotar discurso que saia da mesmice ao repetir direitos que já estão previstos na Constituição. Durante a homilia na Missa em Ação de Graças pelos 106 anos do município, o bispo diocesano apontou a necessidade de os candidatos irem além, “com uma visão global, voltada para o futuro” de Itabuna.

Ceslau citou problemas econômicos, políticos e sociais do país e os reflexos desta crise no município. “Não somos uma ilha”, observou. O bispo também falou de esperança na homilia e a importância da sucessão municipal. “[É] mais importante que a do presidente da República”.

O líder religioso também mencionou a Encíclica Papal sobre meio ambiente. O lugar onde vivemos, disse Dom Ceslau, é um dom de Deus, o que exige responsabilidade de cada um. Fez apelo aos homens para que não se isolem de Deus. “Maldito o homem que confia em outro homem”, disse ele, repetindo trecho bíblico extraído do Livro de Jeremias.

VANE: “MINHA PALAVRA É DE GRATIDÃO”

Vane: relação com igreja melhorou.
Vane: relação com igreja melhorou.

O prefeito Claudevane Leite (Vane do Renascer) pode falar aos fiéis presentes à missa pelos 106 anos do município. “Minha palavra é de gratidão”, disse ele, sem acrescentar que deixa o mandato mais perto da Igreja Católica. “Nossa relação melhorou muito”, testemunhou. Na concepção de Vane, a cidade também melhorou. Para isso, citou prêmios obtidos pela cidade durante sua gestão.

Vane ainda pediu aos fiéis que orem pela eleição e fez citação a pré-candidatos. Na missa, estavam presentes o ex-prefeito Fernando Gomes (DEM) e o deputado estadual Augusto Castro (PSDB). Ambos, incendiaram a política itabunense, na semana passada, após Fernando acusar o parlamentar de traição (relembre aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Simulação de ataque químico para os Jogos Olímpicos no estádio Mané Garrincha (Foto Agência Brasil).
Simulação de ataque químico para os Jogos Olímpicos no estádio Mané Garrincha (Foto Agência Brasil).

As forças de segurança envolvidas nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 realizaram na manhã de hoje (28) uma simulação de ataque químico e radiotativo no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Ao todo, 100 soldados do Exército participaram da simulação como vítimas da detonação de um explosivo com substâncias químicas nas arquibancadas. Alguns atuaram como feridos na explosão, outros como contaminados pelo material químico.

O estádio vai sediar jogos de futebol da Rio 2016, a partir do dia 4 de agosto. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Manaus também terão disputas da modalidade. Brasília receberá dez partidas: sete do torneio masculino e três do feminino

Uma partida das quartas de final também será no Estádio Nacional

Os jornalistas não tiveram permissão para acompanhar o exercício na área interna do estádio. Na parte externa, foram montadas tendas de atendimento médico e de descontaminação. Participaram da simulação equipes de Exército, Polícia Militar, Bombeiros, Samu e Defesa Civil.

De acordo com o Comando Militar do Planalto, não há uma preocupação especialmente maior com ataques químicos do que com outros tipos de ameaça, e serão realizadas também nesta quinta-feira (28) outros tipos de treinamentos em Brasília. Da Agência Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos
Geraldo Meireles lembrou do Pastor Hélio Lourenço durante durante posse na IBT (foto Antônio Carlos)
Geraldo Meireles lembrou do Pastor Hélio Lourenço durante durante posse na IBT (foto Antônio Carlos)

Não foi à toa que o pastor Genilson Souto definiu a noite desta quarta-feira (27) como um “momento histórico” para a Igreja Batista Teosópolis, uma das instituições cristãs mais respeitadas de Itabuna. Souto se referiu dessa forma à cerimônia que marcou a posse de Geraldo Meireles como pastor auxiliar da IBT, evento que reuniu grande público na quadra do Colégio Batista.

Cerca de 20 pastores batistas participaram do culto de ordenação, que atraiu um expressivo número de membros da Teosópolis, fiéis de outras denominações religiosas, além de amigos e colegas de Meireles, que é servidor da Ceplac há 31 anos.

Geraldo Meireles, 51, converteu-se ao evangelho em 1984 e foi batizado em 1989 pelo pastor Hélio Lourenço, que dirigiu a IBT por quase 40 anos e faleceu em 2014. As referências à Lourenço, feitas durante o culto, emocionaram tanto ao próprio Meireles como a muitos dos que assistiam à cerimônia.

O novo pastor auxiliar da IBT é visto pelos membros da igreja como alguém que há muito tempo está pronto para a missão que passa agora a desempenhar oficialmente.  Meireles afirma que aguardava o “tempo de Deus” para assumir a função de pastor. No início deste ano, ele recebeu o convite do pastor titular da IBT, Genilson Souto, e considerou que aquele tempo havia chegado. No início deste mês, Meireles obteve aprovação unânime no concílio que o avaliou.