Tempo de leitura: 2 minutos

horário eleitoral tvOs prefeituráveis Capitão Azevedo (PTB), Mister Cuca (PSOL) e José Roberto (PSTU) não exibiram programa na estreia do horário eleitoral na televisão, há pouco. O horário foi aberto pelo candidato do PTN, Coronel Santana, que também apresentou a sua vice, Daniela Simões (PV).

Na sequência, Davidson Magalhães (PCdoB) apareceu, sem a vice – Leninha da Autoescola (PPS), dizendo ser um cara persistente e querer retribuir pelo que Itabuna lhe deu. Reconheceu que os eleitores estão decepcionados com os políticos e fez críticas aos gestores itabunenses dos últimos 20 anos.

Antônio Mangabeira (PDT), com apenas 26 segundos de tempo, fez breve biografia e disse que é possível melhorar a gestão. E disse que um dos caminhos é combater a corrupção.

Augusto Castro (PSDB) também foi na linha biográfica. Quis passar a mensagem de vencedor e de que outros podem ir pelo mesmo caminho: nascido em Ibicaraí, cresceu no Pedro Jerônimo, em Itabuna, e tornou-se deputado. Aos 11 anos, participou da primeira campanha política, em 1982, a de Ubaldo Dantas, segundo ele.

O programa de Fernando Gomes (DEM) talvez tenha sido o que mais surpreendeu o telespectador. Passando a imagem de leveza e de modernidade, Fernando abre o programa cantando (“Foram me chamar/estou aqui/o que é que há). Disse estar com a mesma garra do passado, que Itabuna está um caos e o povo merece respeito. Interage por meio de mídias digitais. Conversa pelo WhatsApp com o eleitor e apoiador Aldrick Brandão, que o questiona sobre o fato de figurar como ficha-suja.  O vice de FG, Fernando Vita, fechou o programa.

O ex-prefeito Geraldo Simões (PT) colocou o vermelho de lado e abriu falando de uma nova caminhada. “Quero contar com vocês”. Criticou o “descompromisso” dos seus sucessores. “População vem sendo penalizada, principalmente os mais humildes”. Falou da necessidade de aceleração das obras da Barragem do Colônia e de cuidar da segurança pública de forma integrada, acrescentando que esta tarefa será cuidada junto com o vice, Coronel Serpa (PSL). O programa foi encerrado com imagens de algumas das principais obras de sua gestão.

Atualização às 14h41min – Por meio de sua assessoria, o candidato Capitão Azeved0 (PTB) explicou que o programa não foi ao ar devido a problemas técnicos. Tanto os programas de rádio e TV não foram ao ar. “Os programas da noite serão exibidos normalmente”, informa. “As inserções rotativas, completa, estão sendo exibidas normalmente”, completa. Inserções são os comerciais veiculados no intervalo das programações de rádio e televisão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

eleicoes 2016A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) recomendou aos dirigentes de órgãos públicos que não pratiquem ou permitam atos de campanha eleitoral em suas repartições. A recomendação foi feita em documento nesta sexta (26).

De acordo com a recomendação, os representantes legais desses órgãos devem adotar medidas a fim de coibir o uso das instalações públicas para atos de campanha eleitoral por candidatos, inclusive aqueles que são funcionários públicos. Recomendou-se também que as autoridades não autorizem a realização de qualquer ato similar, de natureza coletiva, por parte de servidores públicos.

O procurador Regional Eleitoral na Bahia, Ruy Mello, e o procurador Regional Eleitoral substituto, Cláudio Gusmão, apontam que as medidas estão fundamentadas nos artigos 37 e 73 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições) e visam a garantir a igualdade de oportunidades entre candidatos.

A lei prevê aplicação de multas, que podem variar entre R$ 2.000,00 a R$ 106.410,00, além da cassação do registro ou do diploma do candidato beneficiado, a depender da situação, em casos de descumprimento.

As condutas irregulares serão comunicadas ao Ministério Público Eleitoral, que adotará as medidas cabíveis para apuração dos fatos e punição dos envolvidos.

Confira a íntegra da recomendação.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Crateras impedem moradores de entrar ou sair de casa.
Crateras impedem moradores de entrar ou sair de casa.

Sofrendo há quase 20 dias sem poder colocar seus veículos na garagem e com cadeirantes praticamente impedidos de entrar e sair de casa, moradores da Rua Independência, no São Roque, esperam algo diferente com a mudança na diretoria da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa).

A empresa deixou a rua intransitável ao desviar uma rede de tubulação. Porém, as crateras não foram tapadas. Os moradores planejam fazer uma visita ao novo presidente da Emasa, Abraão Ribeiro. “Ele mora aqui pertinho e vamos convidá-lo para ver essa nossa triste situação”, diz um morador do São Roque. “O outro [presidente, Ricardo Campos, afastado pela justiça] nem deu atenção para nós, mas com esse eu espero que seja diferente. Com fé em Deus”.

Tempo de leitura: 2 minutos

Horário Eleitoral ItabunaA campanha eleitoral começa a ocupar mais espaço na vida dos cidadãos brasileiros, a partir de hoje  (26), com o início da propaganda no rádio e na televisão. A overdose começou no rádio, às 7h, com o horário eleitoral. O segundo bloco do programa eleitoral no dial será sempre às 12h.

Na TV, será às 13h e às 20h30min, até dia 29 de setembro. Os candidatos a prefeito e vereadores invadiram a televisão pela manhã nos intervalos da programação de cada canal nos comerciais (inserções). Neste ano, cada bloco do horário eleitoral terá duração de 10 minutos ante os 30 das eleições anteriores. Porém, aumentou o número de comerciais distribuídos durante a programação normal.

Em Itabuna, o candidato que terá maior tempo de rádio e de televisão será o ex-prefeito Capitão Azevedo (PTB), com 2 minutos e 26 segundos. Davidson Magalhães (PCdoB) terá 1 minuto e 46 segundos. Fernando Gomes vem na sequência, com 1 minuto e 45 segundos.

A redução do tempo de duração do horário eleitoral “puniu” severamente candidatos de partidos pequenos, como o PSTU e o PSOL. O prefeiturável Zé Roberto (PSTU) terá apenas 6 segundos de tempo no horário eleitoral. Mister Cuca (PSOL), 9 segundos. O tempo de televisão é tão curto para estes candidatos que um ex-candidato a presidente da República foi lembrado. Quase sem tempo de programa, Enés Carneiro aparecia na TV dizendo apenas o próprio nome.

“MUDANÇA É RETROCESSO”

Zé Roberto disse considerar a mudança na propaganda eleitoral na TV e no rádio um retrocesso. “Essas mudanças prejudicam os partidos ideológicos, como o PSTU, PSOL e o PCB, que perdem a maior parte do já diminuto tempo que disporiam para expor suas ideias no rádio e na televisão”, disse o candidato do PSTU ao PIMENTA.

Segundo ele, o PSTU é contrário às regras atuais que estabelecem o fundo partidário e a distribuição do tempo no horário eleitoral. “Essa reforma política retrocedeu direitos democráticos. Concentrou ainda mais as chances eleitorais nas mãos de grandes empresas e de políticos figurões”, afirma. “Deveria mexer não só no sistema eleitoral, mas no sistema político de conjunto, inserindo a revogabilidade dos mandatos, a diminuição dos salários dos políticos para receberem como um operário ou um professor”, disse. Abaixo, como ficaram os tempos e as inserções (comerciais) no horário eleitoral em Itabuna.

tempo propaganda

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, hoje (26), a divulgação de produto feito à base da planta Mutamba, com a promessa falsa de cura da Aids/HIV. A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O produto tem sido divulgado na internet, mas, segundo a Anvisa, a medida é preventiva, porque não foram encontrados indícios da comercialização do Mutamba contra aids, como é chamado.

A Anvisa destacou que o produto não tem registro na agência e é, portanto, um produto clandestino, de origem e composição desconhecida.

“O produto feito à base da planta Mutamba, não tem registro na agência, nem apresenta ensaios clínicos que comprovem suas características medicinais. Os produtos irregulares, isto é, que estejam fora das exigências da agência não oferecem garantia de eficácia, segurança e qualidade que são necessárias para saber se funcionam e são seguros”, acrescentou a Anvisa.

A Anvisa alertou ainda que produtos e medicamentos irregulares ou falsificados podem não fazer efeito, prejudicar tratamentos médicos ou, em casos mais graves, comprometer a saúde do cidadão.

A agência orienta que antes de comprar ou divulgar itens de origem suspeita ou não registrados, os cidadãos podem entrar em contato com a Anvisa por meio do canal (0800-642-9782).

Tempo de leitura: < 1 minuto


O Vitória derrotou o Coritiba, por 2 a 1, em sua estreia na Copa Sul-Americana, nesta noite de quinta (25), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O Rubro-Negro baiano perdeu um pênalti, batido por Kieza, ainda quando a partida estava 0 a 0. Na sequência, o Coritiba passou à frente no placar. A vitória veio em dois lances, um deles em cobrança de pênalti convertido por Diego Renan.

O time baiano precisa de um empate, no próximo jogo, em Curitiba, para avançar à segunda fase da competição internacional. Já à equipe paranaense, só um triunfo para colocá-lo na próxima fase.

Tempo de leitura: 2 minutos
Ano tem mais de 2,2 mil desempregados em Itabuna e Ilhéus.
Ano tem mais de 2,2 mil desempregados em Itabuna e Ilhéus.

Itabuna e Ilhéus fecharam 2.249 vagas de emprego com carteira assinada nos sete primeiros meses deste ano, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A maior baixa ocorreu em Ilhéus: corte de 1.374 postos de trabalho ante 875 em Itabuna.

Os números da economia itabunense foram um pouco melhores em julho, influenciados pelo aumento nas contratações no setor industrial. Das 334 novas vagas abertas no ano na indústria de transformação, 156 se deram em julho.

O setor deverá apresentar saldo ainda melhor em agosto, pois a Trifil começou a contratar mais 400 funcionários para a unidade em Itabuna, segundo confirmaram fontes da empresa ao PIMENTA.

O segundo setor que apresentou saldo positivo no acumulado do ano, em Itabuna, foi a administração pública, com saldo de 42 vagas.

Polo comercial e de serviços, o município fechou vários postos de trabalho nestes setores. 569 no comércio mais 370 no setor de serviços. Em julho, o comércio encerrou com saldo negativo de 93 vagas. E o setor de serviços, corte de 27.

O QUADRO EM ILHÉUS

A realidade em Ilhéus é ainda mais preocupante. O município cortou quase 1,4 mil empregos formais no ano, 282 deles somente em julho, quando todos os setores fecharam no negativo ou ficaram no zero, a exemplo da administração pública.

No acumulado dos sete meses, o setor de serviços cortou 535 vagas. A construção civil eliminou outros 298 postos de trabalho ante 261 do comércio. A agropecuária, outros 148.

Tempo de leitura: 2 minutos
Augusto participa de caminhadas e reuniões nesta sexta -feira.
Augusto participa de caminhadas e reuniões nesta sexta -feira.

Antônio Mangabeira (PDT)
7h30min – Gravação de programa eleitoral
9h30min – Corpo a Corpo na Cinquentenário
14h – Continuação de atividade na Cinquentenário
17h – Reunião com trabalhadores na Avenida Ilhéus
19h – Reunião com equipe de marketing

Augusto Castro (PSDB)
7h – Reunião com a coordenação de campanha
8h – Corpo a corpo na Nova Califórnia
13h – Gravação para o programa de rádio
14h – Corpo a corpo no Santa Clara
20h – Reunião com candidato a vereador no Parque Boa Vista
21h – Evento social no Clube dos Comerciários.

Capitão Azevedo (PTB)
7h – Gravação de programa eleitoral
9h30min – Visita ao Novo Horizonte (saindo da quadra de esportes)
14h – Visita ao Daniel Gomes (saindo do campo de futebol)
18h30min – Reunião no Zizo
20h – Reunião no Fonseca

Coronel Santana (PTN)
9h – Reunião com coordenação de campanha
14h – Visita aos bairros Nova Itabuna e Campo Formoso

Davidson Magalhães (PCdoB)
9h30min – Gravação programa de TV
14h30min – Caminhada pelas ruas do bairro de Fátima
18h00 – Reunião com candidatos a vereador

Fernando Gomes (DEM)
8h – Gravação do programa eleitoral para o Rádio
10h – Encontro com empresários no Centro Industrial
15h30min – Visita ao Jardim Primavera
19h30min – Reunião com Lideranças

Zé Roberto (PSTU)
8h às 12h – Videoconferência da direção nacional do PSTU com candidatos a prefeito
14:00h – Reunião com o Comitê de luta em defesa da educação
19h – Reunião com a equipe da coordenação de campanha

Geraldo Simões (PT)
8h – Gravação de programa eleitoral
14h – Corpo a corpo nos bairros Santa Catarina e Lomanto
18h30min – Reunião no Fonseca
19h30min – Reunião no Pedro Jerônimo

Mister Cuca (PSOL)
8h – Gravação de programa eleitoral
14h – Caminhada na Mangabinha

ILHÉUS

Carmelita tem entrevista e
Carmelita tem entrevista, plenária e lançamentos de candidaturas.

Cacá Colchões (PP)
8h – Café da Manhã em homenagem ao Dia do Psicólogo
9h – Mutirão da Catarata na Clínica Cenoe
11h – Reunião com Associação dos Inativos da PM
12h – Almoço com comissão de formatura
15h – Recepção a Isaquias Queiroz no Aeroporto de Ilhéus
16h – Caminhada no CSU
19h – Reunião no Vilela

Gurita (PSC)
9h – Visita ao Alto Soledade (saindo do Colégio Paulo Américo)
15h – Visita ao Alto da Esperança (saindo da Igreja Apostólica)
19h – Encontro religioso no Vilela

Marão (PSD)
9h30min – Reunião no Assentamento João Amazonas
16h – Caminhada no Iguape
19h – Reunião no Savoia
20h30min – Reunião na Morada do Porto

Professora Carmelita (PT)
16h – Entrevista ao Programa Tropa de Elite
17h – Plenária da Educação
18h – Lançamento de candidatura
19h – Lançamento de candidatura

As informações de agenda dos candidatos devem ser enviadas para redacao@pimentanamuqueca.com.br.