Tempo de leitura: 2 minutos
Juiz aceita denúncia contra Lula, Marisa e outros seis acusados (Reprodução).
Juiz aceita denúncia contra Lula, Marisa e outros seis acusados (Reprodução).

O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, aceitou hoje (20) denúncia apresentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher dele, Marisa Letícia da Silva, e outras seis pessoas. Com a decisão, todos viram réus nas investigações.

Na denúncia, apresentada na semana passada, o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa, disse que Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato”. O ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo os procuradores, Lula recebeu R$ 3,7 milhões de propina de empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, por meio de vantagens indevidas, como a reforma de um apartamento triplex no Guarujá (SP),e pagamento de despesas com guarda-volumes para os objetos que Lula ganhou quando estava no cargo. As vantagens teriam sido pagas pela empreiteira OAS.

Após a divulgação da denúncia, os advogados de Lula afirmaram que as acusações fazem parte de um “deplorável espetáculo de verborragia da manifestação da força tarefa da Lava Jato”.

“O MPF elegeu Lula como maestro de uma organização criminosa, mas esqueceu do principal: a apresentação de provas dos crimes imputados. “Quem tinha poder?” Resposta: Lula. Logo, era o “comandante máximo” da “propinocracia” brasileira. Um novo país nasceu hoje sob a batuta de Deltan Dallagnol e, neste país, ser amigo e ter aliados políticos é crime”, argumentou a defesa.

Confira mais aqui

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Justiça trocou o comando da Fundação Nacional do Índio (Funai). A exoneração de Artur Nobre Mendes foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, junto com a nomeação de Agostinho do Nascimento Netto.

Netto era assessor especial do Ministério da Justiça desde junho. A Funai é o órgão indigenista oficial, criada em 1967 pela Lei nº 5.371 e vinculada ao Ministério da Justiça.

Na última sexta-feira (16), a fundação criticou a organização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 por uma menção a costumes indígenas feita durante o revezamento da tocha paralímpica.

Uma das condutoras foi a menina Iganani Suruwaha, que nasceu com paralisia cerebral. Na apresentação da indígena, a Rio 2016 disse que a menina e a mãe tiveram que deixar a comunidade onde viviam para “evitar o infanticídio indígena”.

Em carta de repúdio, a Funai disse que a informação do Comitê Organizados dos Jogos promove “ofensa e desrespeito aos povos indígenas do Brasil, referindo-se ao ‘infanticídio ou homicídio, abuso sexual, estupro individual ou coletivo, escravidão, tortura, abandono de vulneráveis e violência doméstica’ como ‘práticas tradicionais’ indígenas”.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) promove debate com os candidatos a prefeito de Itabuna, no final da tarde de hoje (20).

Dos nove candidatos, cinco confirmaram participação, segundo a reitoria. São eles Antônio Mangabeira (PDT), Davidson Magalhães (PCdoB), Geraldo Simões (PT), Mister Cuca (PSOL) e Zé Roberto (PSTU).

Tempo de leitura: 3 minutos
Mou Brazil abre festival com show de jazz (Foto Divulgação).
Mou Brasil abre festival com show de jazz (Foto Divulgação).
Fernando Caldas é curador de festival.
Fernando Caldas é curador de festival.

Maior encontro de artistas e espetáculos do sul da Bahia, a nona edição do Festival Multiarte Firmino Rocha (Multiarte) começará às 19h desta terça (20), no Centro de Cultura Adonias Filho. O evento será encerrado no próximo domingo.

“Mou Brasil Jazz Band”, estrelado pelo músico Mou Brasil, um dos melhores do gênero no Brasil e no mundo, abre o festival. Nos dias seguintes, o Multiarte contará com 54 apresentações de música, teatro e dança, além de contar também com a exibição de 9 produções de cinema. Em todos os dias, o público apreciará também diversas obras de 13 artistas plásticos.

Todos os trabalhos foram selecionados entre mais de 100 inscritos. “Nosso festival é muito amplo e tem uma coisa muito bacana, que é a capacidade de congregar no mesmo espaço artistas renomados e iniciantes, pessoas de Itabuna e pessoas de fora, com distribuição de prêmios para as melhores apresentações”, explicou Fernando Caldas, curador do festival.

Todos os espetáculos têm entrada franca. O público está condicionado ao limite de capacidade da Sala Principal do Centro de Cultura, que é de 300 pessoas. “Neste ano, há um aceno dos organizadores de que não haja superlotação, atento às próprias normas de segurança da casa. Sabemos que o festival em si já tem um público cativo, mesmo porque traz consigo torcidas organizadas, caravanas e tudo o mais. Mas, de fato, teremos que tomar cuidado com a quantidade de pessoas”, explicou a professora Luciana Soares, que responde pela diretoria administrativa da FICC.

No encerramento, serão conhecidos os artistas e grupos premiados e o público poderá assistir também ao espetáculo “Deus Danado”, um drama estrelado pelos atores Bira Freitas e Psit Mota. “A FICC está com um pressentimento muito bom sobre a realização desse festival, primeiro por causa de sua importância, segundo porque a gente contempla da forma mais ampla possível as mais diversas categorias de premiação”, diz a presidente da FICC, Nilmecy Gonçalves.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

rui costa 2O protocolo de intenções para que o governo baiano assuma a gestão do saneamento em Itabuna será assinado, amanhã (21), às 11 horas, pelo governador Rui Costa. A solenidade será na unidade regional da Embasa, na Rua das Nações Unidas, no Zildolândia. Pelo protocolo, a Embasa assumirá os serviços de água e esgoto no município (confira os termos do acordo em matéria mais abaixo).

O protocolo será assinado pelo estado com a Prefeitura de Itabuna, Câmara de Vereadores e os ministérios públicos Estadual (MP-BA) e Federal (MPF). A transferência dos serviços foi aceita pelo prefeito Claudevane Leite e, agora, dependerá de aprovação da Câmara.

O último compromisso de Rui no sul da Bahia, amanhã, será em Ilhéus. O governador visitará as obras da nova ponte Ilhéus-Pontal, na Praia do Cristo. A obra foi relicitada e está sendo executada pela OAS. A previsão é de que esteja concluída até o início de 2018.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Moacyr obtém liminar.
Moacyr obtém liminar.

O ex-prefeito Moacyr Leite Júnior obteve liminar que libera a sua candidatura a prefeito de Uruçuca pelo DEM. A liminar foi concedida pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública em Salvador, Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, contra decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), além do julgamento pela Câmara de Vereadores.

A corte havia reprovado a prestação de contas de Moacyr Leite Júnior (DEM) relativa ao exercício de 2010, no que foi seguida pelos vereadores.

Para obter a liminar, Moacyr alegou que o tribunal de contas não se pronunciou quanto a um pedido de reconsideração. Apenas, segundo ele, limitou-se a emitir novo parecer prévio, sem apreciar o mérito. O juiz entendeu que o TCM deveria apreciar o recurso de Moacyr “com mais cuidado”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Claudevane Leite concordou com termos do acordo para transferir os serviços de água e esgoto da Emasa para a Embasa. A empresa estadual se comprometeu a assumir 150 dos 400 funcionários da Emasa e repassaria ao município 3% do valor mensal da arrecadação com os serviços de saneamento.

A Embasa também assumiria todas as dívidas da empresa municipal, exceto a previdenciária. Os termos foram comunicados por Vane a dirigentes da empresa e sindicalistas.

Pela proposta, os funcionários que não forem admitidos pela Embasa serão absorvidos pela Prefeitura de Itabuna. A proposta final foi apresentada pelo presidente da Embasa, Rogério Cedraz, na última semana e o prefeito Vane aceitou os termos do acordo ontem, quando fez a comunicação aos dirigentes da empresa e sindicalistas.

A assinatura dos termos deverá ocorrer amanhã, quando está prevista visita do governador Rui Costa a Itabuna. A transferência dos serviços de água e esgoto dependerá de aprovação da Câmara de Vereadores.

Tempo de leitura: 2 minutos
Uesc perdeu duas posições no ranking anual da Folha (Foto Robson Duarte).
Uesc perdeu duas posições no ranking anual da Folha (Foto Robson Duarte).

Apesar de leve melhora na nota, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) caiu duas posições no ranking universitário anual divulgado pela Folha. Era 63º em 2015 e ficou em 65º neste ano, embora a nota tenha saído de 53,91 para 56,68. Foi a menor queda dentre as quatro instituições de ensino superior estaduais.

O Ranking Universitário Folha (RUF) leva em conta desempenho nas áreas de ensino, pesquisa, inovação, internacionalização e mercado.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) se saiu melhor entre as universidades públicas e particulares na Bahia, na 14ª posição, com nota 86,94, ante a 15ª posição no ano passado (85,33). A escala vai de 0 a 100.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) figura em 64ª posição, com 58,99, porém era 60ª no ano passado (56,36). A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aparece em 93ª colocação, nota 43,87. Era 81ª em 2015, com 45,34.

Das estaduais públicas, a pior colocada foi a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), com 41,69 e 104ª posição. Já em 2015, aparecia em posição melhor (79ª), com nota 47,45.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) também caiu. De 107º (37,10) para 121º (36,33) agora.

MELHOR PARTICULAR DA BAHIA É 123ª

A melhor entre as particulares da Bahia é a Unifacs, figurando na 123ª posição com a nota 36,13, abaixo da obtida em 2015, quando alcançou o 103º lugar e a nota 38,05.

Com 25,58, a Católica (Salvador) é apenas a 159ª em 2016. Melhorou em relação ao ano passado, período em que figurou na 164ª colocação com nota 19,64. As demais não figuram na lista, que reúne 195 instituições de ensino superior públicas e privadas.

O ranking deste ano é liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desbancando a Universidade de São Paulo (USP), com nota 97,46 contra 97,03.

Tempo de leitura: 3 minutos

titulo-de-eleitor-votacaoDos mais de 144 milhões de eleitores aptos a irem às urnas no próximo dia 2 de outubro para eleger vereadores e prefeitos, 41,1 milhões (28,5%) informaram à Justiça Eleitoral que não completaram o ensino fundamental, que compreende as séries do 1º ao 9º ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27,39 milhões de eleitores (19%) completaram o ensino médio, enquanto 27,38 milhões disseram não ter concluído essa etapa.

GRAU DE INSTRUÇÃO

De acordo com o TSE, 15,4 milhões de eleitores (10,7%) leem e escrevem; 10,1 milhões (7%) terminaram o ensino fundamental; 9,5 milhões (6,6%) têm diploma de ensino superior e 5,9 milhões (4,1%) iniciaram, mas não concluíram o curso universitário. Do total de eleitores, 6,9 milhões disseram-se analfabetos e 90 mil não informaram o grau de instrução.

HOMENS E MULHERES

Do eleitorado apto a votar em outubro,75,2 milhões são mulheres (53,2%), 68,7 milhões (47,7%) são homens e 95,2 mil não informaram o sexo.

Do total do sexo feminino, 44 milhões têm idade entre 21 e 49 anos; 22,9 milhões, de 50 a 79 anos; 5,1 milhões, de 16 a 20 anos; e 2,2 milhões têm idade superior a 79 anos.

Entre os eleitores do sexo masculino, 41,2 milhões têm idade entre 21 e 49 anos; 19,9 milhões, 50 a 79 anos; 5,1 milhões estão na faixa etária entre 16 e 20; e 1,7 milhão têm mais de 79 anos de idade.

SEGUNDO TURNO

As eleições municipais deste ano serão realizadas em 5.568 cidades e, por isso, as estatísticas da Justiça Eleitoral não levam em conta o quantitativo de eleitores residentes no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE). Nesses locais, não há pleitos para escolha de prefeitos e vereadores.

Do total de cidades onde haverá eleição, há a possibilidade de haver segundo turno em 92. Nas últimas eleições municipais, em 2012, 83 municípios tinham mais de 200 mil eleitores.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

eleicoes 2016Antônio Mangabeira (PDT)
8h – Entrevista na Rádio Nacional
9h30 – Reunião com coordenação da campanha
12h – Entrevista no Bahia Meio Dia – TV Santa Cruz
16h30min – Debate na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Augusto Castro (PSDB)
8h – Reunião com equipe de marketing
10h – Gravação para o programa eleitoral
17h30min – Encontro com professores
19h – Encontro com candidatos a vereador

Capitão Azevedo (PTB)
7h30min – Gravação do programa eleitoral
8h30min – Visita a apoiadores da campanha
14h – Visita ao Novo São Caetano
18h30min – Reunião com o grupo Viv-Arte
19h – Reunião no Pedro Jerônimo

Coronel Santana (PTN)
9h – Reunião com a coordenação
14h – Visita ao São Pedro
16h30min – Debate na UFSB
19h – Reunião com moradores da Avenida Itajuípe

Davidson Magalhães (PCdoB)
8h – Gravação dos programas de TV e rádio
12h – Entrevista ao Bahia Meio-dia (TV Santa Cruz)
16h30min – Debate na UFSB
19h – Jantar de Adesão à campanha

Fernando Gomes (DEM)
9h – Reunião com lideranças no Palace Hotel
15h – Visita ao Jaçanã
19h – Reunião com lideranças no Manoel Leão
20h – Reunião com lideranças da Nova Itabuna

Geraldo Simões (PT)
9h30min – Gravação de programa eleitoral
14h – Reunião com moradores do Jaçanã
17h – Debate eleitoral na UFSB (auditório da reitoria)

Mister Cuca (PSOL)
Agenda não informada

Zé Roberto (PSTU)

Agenda não informada

ILHÉUS

Cacá Colchões (PP)
10h – Visita à Rua das Flores/Pontalzinho (saída do Largo Sto Antônio)
15h – Visita a Sambaituba (concentração na entrada do distrito)

Marão (PSD)
10h – Corpo a corpo nos Altos Nerival e da Soledade
14h – Visita a turma de Odontologia da Faculdade de Ilhéus
17h30min – Reunião no CREA
19h30min – Reunião com CDL, ACI, SRI e Sicomércio, na Associação Comercial