Tempo de leitura: 2 minutos

Prefeito e empresas assinam contrato de operação do sistema (Foto Pedro Augusto).
Prefeito e empresas assinam contrato de operação do sistema (Foto Pedro Augusto).
As empresas São Miguel e Cidade de Porto Seguro e a Prefeitura de Itabuna assinaram contrato, ontem, para operar o serviço de transporte de passageiros no município sul-baiano pelos próximos 20 anos. De acordo com o edital, as duas empresas se comprometem a investir R$ 15 milhões em renovação da frota e construção de dois terminais de transbordo para a integração do sistema. São Miguel e Porto Seguro foram ganhadoras dos lotes 1 e 2 da licitação de concessão do serviço.

De acordo com o prefeito Vane do Renascer, as duas empresas deverão investir, também, na ampliação da frota. “Ganham também os rodoviários, já que terão plano de saúde e garantia de manutenção dos seus empregos”. A concorrência foi do tipo onerosa.

O sistema terá ônibus com ar-condicionado, com acessibilidade para pessoas com deficiência física ou auditiva. “As empresas também investirão em duas estações de transbordo, facultando ao usuário pagar apenas uma tarifa e se deslocar de um ponto a outro da cidade. Talvez seja o grande benefício aos cidadãos”, afirmou o prefeito.

O representante da Porto Seguro, Donato Gulin, que representou as empresas vencedoras da licitação, disse que o processo traz segurança jurídica. “Há anos que as empresas de ônibus vinham operando na corda bamba. Não éramos titulares dos serviços de transporte coletivo. Com a assinatura do contrato, teremos a segurança para investir, já que também assumimos responsabilidades, inclusive de construção e operação dos terminais de integração”.

5 respostas

  1. A empresa porto seguro é investigada por fraudes em licitações e a são Miguel já opera na cidade com sucatas pintadas pra parecer nova. Ou seja essa licitação trocou seis por meia dúzia. Só em Itália mesmo.

  2. As empresas de ônibus e a prefeitura tem que providenciar tirar os pontos de ônibus das portas das propriedades privadas, principalmente das portas dos comércios que pagam muitos impostos e geram empregos, diminuir também a quantidade de pontos de ônibus também, pra se ter noção uma viagem do são caetano ao centro leva quase 30 minutos devido a quantidade de pontos.

  3. É de conhecimento publico que a São Miguel é parte do grupo Brasileiro/Rota/cidade sol entre outras, agora junta-se mais a Porto Seguro pertencente ao mesmo grupo para continuar oferecendo os mesmos desserviços a esta cidade. Todas estas empresas pertencem ao grupo “Carletto” do deputado Ronaldo Carletto , que dominam o trasporte publico no sul e extremo sul da Bahia.A agerba, está atrelada a eles por isso , o sul da Bahia é a unica região que não tem transporte alternativo de passageiros.

  4. Gostaria que alguém da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna,Explicasse ao Público, se essa empresa Porto Seguro, não é a mesma Rio Cachoeira que já opera o serviço na cidade com veículos velhos reformados utilizando placas do município de Porto Seguro. Isto está cheirando a “MARACUTAIA”. É melhor que isso fique bem claro, para que o cidadão itabunense não pague mais vez pelos danos causados por coisas desse tipo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *