Tempo de leitura: < 1 minuto

Multidão exibe faixas e cartazes contra Temer (Foto Jornal Bahia Online).
Multidão exibe faixas e cartazes contra Temer (Foto Jornal Bahia Online).
Do Jornal Bahia Online
Trabalhadores, estudantes e lideranças sindicais participaram hoje à tarde de uma caminhada em protesto à Reforma da Previdência, pedindo, também, a saída do presidente Michel Temer.

O movimento foi realizado hoje em todo o Brasil e, em Ilhéus, reuniu um público considerável que percorreru ruas do centro da cidade.

O ato foi encerrado no Palácio Paranaguá, com centenas de pessoas entoando o Hino Nacional.

As lideranças sindicais Enilda Oliveira, Osman Nogueira e Rodrigo Cardoso ainda participaram de um ato político no plenário da Câmara Municipal, que ficou completamente lotado por manifestantes.

O ato aconteceu durante a sessão ordinária da Câmara. O manifesto de hoje foi organizado pela APPI/APLB.

Tempo de leitura: 2 minutos
Seca afeta o Nordeste e atinge mais da metade das cidades baianas (Foto Marcello Casal Jr./Agência Brasil).
Seca atinge mais da metade das cidades baianas (Foto Marcello Casal Jr./Agência Brasil).

Mais da metade dos municípios baianos (215 de um total de 417) está em situação de emergência declarada pelo governo do estado devido à falta de chuvas, de acordo com a Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec). Somente no Diário Oficial do Estado de hoje (15), foi publicado o estado de emergência em 106 cidades, “em virtude do desastre classificado e codificado como estiagem”.

O decreto tem vigência de 180 dias e precisa de reconhecimento do Ministério da Integração Nacional. Segundo o documento, assinado pelo governador Rui Costa, a seca “tem gerado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária”. Além disso, a estiagem tem causado falta de água nas cidades citadas, incluindo distritos e zonas rurais.

Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Bahia, a maior parte dos municípios atingidos está no centro-oeste do estado, onde o período chuvoso ocorre no verão – entre dezembro e março. Nos últimos anos, no entanto, esse período tem sido deficiente de chuvas.

“Não há previsão de chuva nos próximos meses para essas cidades, porque não é o período chuvoso delas. O que acontece é que no período em que deveria chover não choveu o suficiente, como também não choveu nos últimos anos. E isso pode intensificar os efeitos da seca. Pode ser que ocorram chuvas isoladas, mas não o suficiente para resolver o problema da estiagem”, explicou Cláudia Valéria.

Os municípios que enfrentam problemas com a seca devem acionar Superintendência de Defesa Civil da Bahia, que envia técnicos às localidades para confirmar a situação. Depois disso, a Sudec indica aos municípios os passos seguintes para o reconhecimento da situação.

Tempo de leitura: 2 minutos

Nascimento diz que falta alimento para os animais no CCZ.
Nascimento diz que falta alimento para os animais no CCZ.
O vereador Fabrício Nascimento (PSB) cobrou, da prefeitura, maior atenção ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus. A sede do centro fica localizada na Rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo à entrada do bairro Teotônio Vilela.

Fabrício Nascimento, que em sessões anteriores já havia alertado sobre a questão de animais que circulam soltos pelas ruas da cidade, foi verificar a situação do centro, a pedido da população.

Durante a visita foram constatadas inúmeras falhas, a começar pelo acesso ruim. Segundo ele, faltam funcionários e alimentos para os animais no CCZ. Ele também disse que o centro não possui veículo para o transporte de animais capturados nas ruas. A unidade está tomada pelo matagal e os espaços onde os animais ficam não recebem limpeza.

Segundo o vereador, houve promessa da Secretaria de Saúde de buscar solução para as falhas observadas. “Nós entramos em contato com a secretaria, que nos afirmou estar buscando funcionários para alocar na unidade e providenciando uma licitação para os meios de transportes para capturar animais soltos”.

Matagal toma conta do Centro de Zoonoses.
Matagal toma conta do Centro de Zoonoses.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Universidade prepara novo concurso (Foto Gabriel Oliveira).
Universidade prepara novo concurso (Foto Gabriel Oliveira).

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aumentará o quadro docente com a realização de novo concurso público. O edital do certame já está sendo preparado pela instituição, que possui campi em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itabuna, onde funciona a reitoria.

De acordo com informações obtidas pelo PIMENTA, o concurso deverá abrir 72 vagas e atenderá a demanda da UFSB com o início das atividades dos vários cursos de graduação. Até aqui, as primeiras turmas da instituição concluem os bacharelados e licenciaturas interdisciplinares – chamada de Área Básica de Ingresso (ABI).

Após este período dos bacharelados e licenciaturas interdisciplinares, o aluno decide o curso na área afim do bacharelado ou licenciatura para o qual foi aprovado. É a consolidação de um modelo também sonhado pelo reitor Naomar Almeida, ex-Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Edital deverá anunciado pelo reitor Naomar Almeida.
Edital deverá ser anunciado pelo reitor Naomar Almeida.
Tempo de leitura: < 1 minuto
Cartaz expõe impactos com Reforma Previdenciária.
Cartaz expõe impactos com Reforma Previdenciária.

Dezenas de trabalhadores participaram de aula pública, na Praça Adami, nesta quarta (15), em Itabuna, para explicar impactos da Reforma da Previdência para os trabalhadores. O aumento da idade mínima para se aposentar é um dos pontos negativos, conforme os manifestantes. O governo alega rombo de mais de R$ 250 bilhões para promover mudanças.

Tempo de leitura: 2 minutos

Moradores de condomínio dizem sofrer ameaças de vizinha com transtornos mentais.
Moradores de condomínio dizem sofrer ameaças de vizinha com transtornos mentais.
Há quase uma década os moradores do bloco 2 do Condomínio Residencial Jaçanã, localizado na avenida Manoel Chaves, no Jaçanã, em Itabuna, sofrem xingamentos e ameaças de uma mulher com transtornos mentais.

A mulher, de aproximadamente 40 anos, mora sozinha, sem nenhum acompanhamento psiquiátrico e familiar. A família, segundo a antiga administradora do condomínio, não quer nem saber dela. Várias ligações foram feitas para os parentes, sem retorno.

Com a ausência da família, os moradores não têm a quem recorrer. E ela liga som alto, TV, xinga e ameaça os moradores de morte. Já atacou algumas pessoas, inclusive crianças, com faca, vasos de planta. A mulher além de ligar os aparelhos eletrônicos na maior altura, canta e grita no mesmo “tom”, isso acontece a partir das 5h, de domingo a domingo.

O funcionário público Carlos Anderson disse que ninguém nunca se reportou a ela por que está sempre agressiva e dizendo palavras de baixo calão, e acrescentou “é melhor buscar os meios legais, como polícia, Ministério Público e Judiciário. Acho que só eles poderão nos ajudar por que a família ninguém encontra”.

Recentemente ameaçou de morte um idoso de quase 80 anos. Ele está encurralado dentro do próprio apartamento, com medo. No domingo, 6, ela o ameaçou na presença de outros moradores, quando este descia as escadas na companhia de sua esposa. Ambos ao vê-la, voltaram ‘correndo’ para subir as escadas.

O idoso disse que vive ameaçado e que no dia anterior, ela foi até a porta de seu apartamento para intimidá-lo, ameaçando-o, e acrescentou “essa mulher precisa sair daqui”.

“A situação é insustentável. Não há a menor possibilidade dessa mulher permanecer aqui, ela é uma ameaça constante. Todos vivem com medo, as crianças não podem sair de casa, brincar na área comum, ninguém tem o direito de abrir a porta da própria casa, até colocar o lixo é um desafio”, disse a jornalista Neandra Pina.

No domingo, assim como em outras ocasiões, as ofensas e ameaças foram generalizadas, levando um grupo de moradores a acionar a Polícia Militar, que foi ao local e ao constatar a situação, chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A doente foi encaminhada pela equipe do Samu ao Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM), onde foi medicada, mas retornou para casa em poucas horas, deixando os moradores aflitos e temerosos.

Uma queixa foi registrada na polícia civil por, pelo menos, seis moradores, que já avisaram: “vamos ao Ministério Público e Judiciário. ninguém suporta mais essa situação”. O caso está sob a responsabilidade da delegada Katiana Amorim, da 2ª Delegacia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (15), em Ilhéus, o início da Greve Geral Nacional da Educação, que prosseguirá até o dia 24 de março, será marcado pela realização de uma Grande Caminhada dos trabalhadores contra a Reforma da Previdência. Com saída às 14h, da Praça Miguel Alves, ao lado do estádio Mário Pessoa, o grupo segue em direção ao centro da cidade e finaliza o movimento na Câmara de Vereadores.

No plenário do legislativo, os manifestantes explicarão os objetivos do movimento. Além dos trabalhadores em Educação, pais e alunos, segundo a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI-APLB), participarão da caminhada os representantes de outras como bancários, metalúrgicos, portuários, comerciários e Força Sindical e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).

Tempo de leitura: 2 minutos
Publicado resultado das provas do concurso da Agerba.
Publicado resultado das provas do concurso da Agerba.

O resultado das provas objetivas do concurso público da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) foi divulgado no Diário Oficial do Estado, edição desta quarta (15). O certame, realizado no dia 12 de fevereiro, contou com aproximadamente 17 mil inscritos para os cargos de Especialista em Regulação e para Técnico em Regulação.

Ao todo, foram ofertadas 60 vagas, sendo 30% para candidatos que se declaram negros e 5% para pessoas com deficiência. A lista dos candidatos habilitados nesta etapa, por ordem de classificação, está disponível também no site da organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br), e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

De acordo com o documento, os candidatos poderão fazer vistas à folha de respostas e realizar a interposição de recursos, dentro de um prazo de dois dias, procedimento feito no site do IBFC.

PRÓXIMA ETAPA

A próxima divulgação será do resultado da prova discursiva, também comum aos cargos de Especialista e Técnico em Regulação. Com isso, será realizada etapa exclusiva aos candidatos ao cargo de especialista, com a apresentação de títulos.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

TCE reprovou contas da gestão de Taboza na Sudic.
TCE reprovou contas da gestão de Taboza na Sudic.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) reprovou a prestação de contas da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A desaprovação é referente à gestão do diretor-presidente Ricardo Luiz Taboza, período de 1º de janeiro a 7 de junho de 2011.

De acordo com o órgão, foram comprovadads “graves irregularidades” no período. Também sofreu desaprovação a prestação de contas feita pelo diretor administrativo-financeiro Felipe Cerqueira da Cunha.

O TCE decidiu aplicar multas que, somadas, atingem o total de R$ 11 mil, valor a ser pago com a devida atualização monetária. Foram multados, além de Ricardo Luiz Taboza da Apresentação (em R$ 3 mil), Emerson José Osório Pimentel Leal (diretor-presidente no período de 08/06 a 31/12/2011, em R$ 2.500,00), os diretores da área Administrativa e Financeira, Felipe Cerqueira da Cunha (em R$ 2 mil) e Ronaldo Mariano de Medeiros Viana (em R$ 1.500).

Tempo de leitura: 2 minutos

Jovens são convocados para estágio remunerado de 24 meses (Foto Manu Dias).
Jovens são convocados para estágio remunerado de 24 meses (Foto Manu Dias).
O Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado, convoca mais 3.655 egressos dos cursos técnicos da Rede Estadual de Educação Profissional. A lista dos convocados está disponível no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15). Os contemplados para estágio nos órgãos estaduais terão remuneração de um salário mínimo, plano de saúde e vale-transporte. A convocação já havia sido antecipada pelo governador Rui Costa, ontem (14), em uma rede social.

Os beneficiários atenderão a demanda de nove secretarias, quatro universidades estaduais, um instituto e uma empresa pública. Os jovens devem comparecer entre os dias 15 e 24 de de março às unidades do Sinebahia de sua cidade ou do município mais próximo, com os seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência Social e CPF. Quem não atender à convocação no prazo determinado perderá o direito à vaga.

Lançado em novembro do ano passado, o Programa Primeiro Emprego tem como meta preencher, apenas no setor público, 4,5 mil vagas até novembro de 2017 e outras 4,5 mil até novembro de 2018. Ao conquistar a vaga, intermediada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os egressos terão carteira de trabalho assinada e todos os direitos garantidos.

O contrato tem duração de 24 meses no Estado, já as empresas particulares têm a prerrogativa de definir se haverá a continuidade do contrato. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Sérgio Lopes participa das comemorações dos 61 anos da IBT.
Sérgio Lopes participa das comemorações dos 61 anos da IBT.

A Igreja Batista Teosópolis, em Itabuna, completará 61 anos no próximo domingo (19). O aniversário será comemorado com programação especial que será aberta nesta quinta (15).

O pastor Tércio Ribeiro, da Primeira Igreja Batista de Macéio (AL), participa do primeiro dia de comemorações, na quadra da Igreja Batista Teosópolis, no Conceição, a partir das 19h30min. No sábado e no domingo (18 e 19), quem participa é o pastor Adelson Santa Cruz, da Batista de Jequié.

As comemorações ainda incluem a participação de um dos maiores nomes da música gospel, Sérgio Lopes, com shows na quadra da IBT, no sábado e no domingo (dias 18 e 19). Abaixo, Lopes interpreta O amigo.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Manifestação paralisou a Trifil nesta manhã.
Manifestação paralisou a Trifil nesta manhã.

A greve geral em todo o País, nesta quarta (15), afeta o funcionamento da indústria têxtil Lupo/Trifil, em Itabuna. A unidade tem cerca de 2,2 mil trabalhadores. A paralisação ocorreu na troca de turno neste início da manhã. Durou uma hora.

Paralisações ocorrem em vários setores da economia no país. As agências bancárias devem abrir somente a partir do meio-dia. Para esta manhã e à tarde, estão programadas paralisações e manifestações nas ruas de Ilhéus e Itabuna. Atualizado às 8h15min.