Tempo de leitura: < 1 minuto

cacauprodução26 de março é o Dia do Cacau. Em Ilhéus, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promove evento na Praça Castro Alves, hoje, para festejar a data e lançar a campanha “Cacau, Fruto do Bem”, com a presença do secretário José Vivaldo Mendonça. Dentre outros parceiros, a ação do governo baiano é apoiada pelo Instituto Biofábrica de Cacau, Prefeitura de Ilhéus e o Costa do Cacau Convention Bureau.

Ainda sobre cacau, dois números interessantes:

– A Ceplac anunciou um novo clone (PS 1319) com a promessa de produção de mais de 100 arrobadas de cacau por hectare. O material genético, de acordo com a instituição, já foi testado em experimentos no campo pelos seus pesquisadores.

– De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), comandada por Jerônimo Rodrigues, hoje 90% da produção de cacau na Bahia é oriunda da agricultura familiar.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Músicos agitaram a Quinta do Bem, no centro de convenções ilheense.
Músicos agitaram a Quinta do Bem, no centro de convenções ilheense.

A Quinta do Bem conseguiu arrecadar meia tonelada de alimentos não perecíveis em sua primeira edição em Ilhéus, no dia 23. Parte do Projeto Cidade do Bem, o evento reuniu Alexey Martinez, Walkyria Santos (ex-Magníficus), Simone Lessa e Sinho Ferrari, além de Ary PB (Cacau com Leite), no Centro de Convenções.

Os alimentos serão doados à Apae de Ilhéus, que atende a 210 alunos, e ao Abrigo São Vicente de Paulo, com 68 idosos. O projeto que reúne solidariedade e música foi idealizado por Massinha.

Tempo de leitura: < 1 minuto

tiririca

O deputado-humorista Tiririca (PR-SP) tem shows marcados em Ilhéus e Itabuna, nos dias 8 e 9, respectivamente. Sindicalistas e opositores do Governo Temer no sul da Bahia prometem protestar contra o parlamentar. Alegam que ele teria votado a favor do projeto de lei da terceirização irrestrita nas empresas.

O humorista, porém está entre os 10 parlamentares do PR que se posicionaram contra a proposta defendida pelo governo federal (confira no leia mais).

Os articuladores do protesto são, assim, sérios candidatos a se tornarem motivo de piada… Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Parte central de Itabuna com destaque para o Rio Cachoeira tomado pelas baronesas. A foto é de Robenilson Torres.
Parte central de Itabuna com destaque para o Rio Cachoeira tomado pelas baronesas. Também chamadas de aguapés, elas refletem o nível de poluição da água. Quanto mais poluído for o leito, maior será a presença de baronesas, que têm grande facilidade de proliferação. Esta é uma realidade que permeia não apenas o trecho itabunense do Rio. Desde os seus afluentes, o rio já surge gritando por cuidados. O problema surge rio acima e aqui se agrava. A foto é de Robenilson Torres.