Tempo de leitura: < 1 minuto
Candidatos são denunciados por fraude em concurso da Agerba
Candidatos são denunciados por fraude em concurso da Agerba.

O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou três candidatos suspeitos de apresentar informações falsas no concurso da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).  Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

De acordo com o MPE, os candidatos estão entre os beneficiados com cotas raciais, mas não atendem aos requisitos previstos na Lei Estadual 13.182/2014 e no Decreto 15.353/2014. Os candidatos usaram de má-fé ao preencher a autodeclaração de negros.

O Ministério Público suspeita que o número de candidatos beneficiados irregularmente é maior e quer que a Agerba verifique a situação de todos aprovados que se autodeclararam negros.

O concurso da Agência ofereceu um total de 60 vagas, das quais 24 para o cargo de Especialista em Regulação e 36 para Técnico em Regulação. Desse total, 30% foram destinadas a candidatos negros. No total, 11.069 candidatos fizeram a prova em fevereiro deste ano, em Salvador.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Delegado Evy assume inquérito sobre suposto sumiço de recém-nascido.
Delegado Evy assume inquérito do suposto sumiço de recém-nascido || Foto Diário Bahia

O delegado Evy Paternostro, da 7ª Coordenadoria da Polícia Civil em Ilhéus, ouviu nesta quarta-feira (19) mais duas pessoas no inquérito que investiga o suposto sumiço de um recém-nascido, na Maternidade Santa Helena, no dia 24 de junho. Evy assumiu o caso porque a delegada Andrea Oliveira saiu de férias.

O inquérito foi instaurado pela Polícia Civil depois que a dona de casa Cleidiane Silva dos Santos prestou queixa no início deste mês. Ela denunciou que deu entrada na unidade de saúde para ter duas crianças, mas só lhe entregaram um recém-nascido. A mulher apresentou uma ultrassonografia que indicava gravidez de gêmeos.

Um dos interrogados pela polícia hoje foi o médico Fábio Pinheiro, que fez a cesariana em Cleidiane Silva. O profissional afirmou que estava preparado fazer o parto de gêmeos, mas só encontrou um bebê. Uma médica pediátrica, que não teve o nome divulgado e que também foi ouvida hoje, confirmou a versão do médico Fábio Pinheiro.

Na sexta-feira (14) o médico Edson Moreno, responsável pelas ultrassonografias, admitiu a possibilidade de ter errado os exames da paciente. A polícia já ouviu funcionários e o diretor da Maternidade Santa Helena, Carlos Lira. Eles informaram a existência de apenas um recém-nascido.

Tempo de leitura: 2 minutos

raimundo santanaRaimundo Santana | jrssantana13@gmail.com

 

A saída para esse momento difícil que a classe trabalhadora, desempregados e as pessoas humildes vivem passa pela compreensão desse cenário macabro, incompatível com o atual momento histórico.

A reforma trabalhista, aprovada no congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer em julho deste ano, foi elaborada para atender aos interesses da classe empresarial brasileira.

A nova legislação é desumana e perversa, pensada estrategicamente para tirar os direitos da classe trabalhadora e não dar a possibilidade de reação ou defesa.

Primeiro: fragilizou os trabalhadores nas relações de trabalho mudando 116 artigos da CLT em favor do patronato;

Segundo: dificultou e limitou o acesso dos trabalhadores à Justiça do Trabalho para assegurar a impunidade dos patrões infratores;

Terceiro: fragilizou a representação sindical, em todos os níveis, sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, com o fim abrupto do imposto sindical, criando uma grave crise no financiamento dos serviços prestados por essas entidades em favor dos trabalhadores, diminuindo, portanto o poder de intervenção social dessas entidades; e

Por fim, cria a possibilidade de que o negociado prevaleça sobre o legislado. Isso quer dizer que as entidades sindicais, poderão pactuar nos seus instrumentos normativos redução de direitos assegurados em lei. Um absurdo!

A saída para esse momento difícil que a classe trabalhadora, desempregados e as pessoas humildes vivem passa pela compreensão desse cenário macabro, incompatível com o atual momento histórico. Esse quadro pode ser superado pelas entidades sindicais combativas que tem identidade com as lutas e os direitos dos trabalhadores.

O fortalecimento das entidades sindicais sempre dependeu da união e da consciência dos trabalhadores, hoje, mais do que em qualquer outra época, é fundamental essas preliminares para chegarmos ao mérito de uma classe trabalhadora unida e consciente. Vivemos uma disputa de classe (trabalhadores x patrões). Precisamos encarar e vencer essas batalhas para que evitemos ser semiescravos.

Raimundo Santana é dirigente do Sintesi.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Edivan é levado a júri pela morte de esposa || Fotomontagem Pimenta
Edivan é levado a júri pela morte de esposa || Fotomontagem Pimenta

A defesa de Edivan Ribeiro tentou adiar o julgamento do empresário, marcado para as 8h30min desta quinta (20), no fórum de Camacan, no sul da Bahia. O juiz Felipe Remonato negou o pedido. Edivan vai a júri sob a acusação de ser o mandante da execução da esposa, Kátia Cristina Lima, em dezembro de 2010.

Para pedir o adiamento do júri, a defesa alegou que o filho de um dos advogados do empresário seria submetido a cirurgia no dia do júri. O argumento não foi aceito pelo magistrado.

A esposa do empresário acabou morta, de acordo com a polícia, ao descobrir que estava sendo traída. A morte teria sido planejada para evitar a divisão de herança.

MORTA NA PORTA DA IGREJA

Kátia Cristina foi morta ao sair da igreja onde orava com dois dos três filhos e a mãe dela, em Camacan. Os pistoleiros Ovídio Santos Sampaio e Reginaldo Amaral, o Regi, foram condenados pela morte da empresária.

Conforme as investigações, Edvan pediu a Ovídio para contratar um homem para executar o crime. Regi foi o autor dos disparos. Os pistoleiros foram julgados em 2014. Ovídio pegou 30 anos de prisão e Regi 28 anos.

Familiares disseram ao PIMENTA que a cidade continua mobilizada para o julgamento, mesmo após ter sido adiado de junho para julho.

Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna fecha junho Itabuna registra saldo negativo de 55 vagas || Foto Kleber Marcelo
Itabuna registra saldo negativo de 55 vagas || Foto Kleber Marcelo

Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MPE) revelam que as empresas dos setores de serviços e da construção civil foram as que mais eliminaram postos de trabalho em Itabuna em junho.

Construção civil e serviços, juntos, perderam 87 vagas, das quais 45 no primeiro setor. No geral, o município do sul da Bahia ficou com saldo negativo de 55 vagas no mês passado, como mostram dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do MPE, consultados nesta quarta-feira (19), pelo PIMENTA.

Os números apontam ainda que, no primeiro semestre, Itabuna acumulou perda de 136 empregos, resultado de 4.381 contratações e 4.517 demissões. No período de janeiro a junho, o pior resultado foi registrado na indústria de transformação, que eliminou 160 vagas. A construção civil perdeu 90 postos e o comércio outros 30.

Mesmo com o resultado ruim do mês passado, o setor de serviços acumulou saldo nos seis primeiros meses do ano, com a criação de 146 vagas com carteira assinada. Quando considerado o acumulado dos últimos 12 meses, o saldo na economia de Itabuna é positivo, com 836 postos de trabalho.

ILHÉUS
A economia ilheense apresentou uma pequena melhora em junho, mês em que foram criados 56 empregos formais. O setor de serviços foi responsável por praticamente totalidade das vagas abertas. Ele gerou 53 novos postos de trabalho.

A agropecuária foi pelo caminho contrário, com menos sete empregos com carteira assinada. Quando avaliação se refere ao primeiro semestre, o resultado é muito ruim para a economia ilheense, que perdeu 406 postos de trabalho no período.

BAHIA
Já os dados do primeiro semestre da economia baiana são positivos, com saldo de 6.146 vagas, resultado de 293.149 contratações e 287.003 desligamentos. Porém, em junho o saldo de empregos foi negativo, com eliminação de 1.290 vagas.

A agropecuária foi, disparado, o setor que mais sofreu perdas, com saldo negativo de 870 empregos. As empresas de serviços fecharam 376 postos de trabalho e o comércio outros 308.

 

Tempo de leitura: 2 minutos

Processo selecionou 26 músicos para a Osba || Foto Camila Souza/GovBA
Processo selecionou 26 músicos para a Osba || Foto Camila Souza/GovBA
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) divulgou o resultado final do processo de seleção para contratação dos seus novos músicos. O edital teve um total de 281 candidatos inscritos, que concorreram a vagas nos naipes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, fagote e oboé, sendo selecionados 26 músicos.

Deste total, 145 músicos foram pré-selecionados para participar das audições entre os dias 14 e 18 deste mês, em Salvador e em São Paulo. Na capital baiana, as audições foram realizadas no Teatro Castro Alves (TCA), sede da Osba. Na capital paulista o processo de avaliação dos candidatos aconteceu na Sala São Paulo, por meio de uma parceria firmada entre Osba e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

O edital de seleção ofereceu oportunidades para preenchimento de 28 vagas, sendo 14 destas reservadas para violino (sendo 1 spalla, 1 chefe de naipe e 12 músicos de fila), 4 para viola (1 chefe de naipe e 3 músicos de fila), 6 para violoncelo (1 chefe de naipe e 5 músicos de fila), 2 para contrabaixo (1 chefe de naipe e 1 músico de fila), 1 fagote (chefe de naipe) e 1 oboé (chefe de naipe).

A banca de avaliação do processo seletivo foi formada pelo violoncelista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Robert Suetholz; o violinista e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Alexandre Casado; o maestro e diretor Artístico da Osba, Carlos Prazeres; e o chefe de Clarinetas da Osba e professor da Ufba, Pedro Robatto. Com a finalização desta seleção, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), instituição responsável pela gestão da Osba, iniciará o processo de recomposição do quadro funcional de músicos da orquestra.

A lista completa dos classificados, com os nomes dos suplentes e calendário de contratação, pode ser conferida no Blog da ATCA (www.atcabahia.blogspot.com) ou o site do TCA (www.tca.ba.gov.br).

Tempo de leitura: < 1 minuto

S2Publicom_strip_97529_0_webA Unime Itabuna oferece o curso de Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura para graduados com interesse em iniciar a carreira como docente. O curso possibilita que o aluno adquira as habilidades necessárias para ministrar aulas em diversas áreas do conhecimento, nos ensinos Fundamental II e Médio.

De acordo com o Conselho Nacional da Educação, existe uma carência de aproximadamente 245 mil professores no Brasil, o que faz com que a taxa de desemprego na área seja baixa e as oportunidades de atuação para o licenciado se multipliquem. Pensando nesses aspectos, os cursos de Complementação Pedagógica se apresentam como oportunidade para a formação de docentes capacitados, em um período reduzido de tempo.

Para ingressar no curso, não é necessário participar de processo seletivo. O candidato poderá realizar a matrícula diretamente na unidade localizada na Av. José Soares Pinheiro, 1191, Lomanto, mediante entrega da cópia autenticada do diploma do curso superior de bacharelado ou certificado de conclusão de curso, cópia do RG, CPF, comprovante de residência e certidão de casamento, se for o caso. Outras informações podem ser obtidas pelo do telefone (73) 2102.3023.

Tempo de leitura: < 1 minuto
ACM Neto e Temer em foto de Rodrigo Stuckert.
ACM Neto e Temer em foto de Rodrigo Stuckert.

O prefeito de Salvador e uma das lideranças do DEM, ACM Neto, foi convidado para jantar com o presidente da República, Michel Temer, nesta noite de quarta (19).

Neto tem sido um dos apoiadores do presidente da República. O jantar, de acordo com a coluna da jornalista Andréia Sadi, do G1, será no Palácio do Jaburu, em Brasília.

Do jantar, também participam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, ambos do DEM.

Temer fará esforço para pacificar a relação com o Democratas, que mira a cadeira do presidente em uma possível queda do peemedebista.

A ideia do presidente é também agradecer o apoio do DEM na votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, quando o partido se posicionou contra a Câmara autorizar investigação de Temer por corrupção passiva.

O pedido de investigação diz respeito a conversas não republicanas de Temer com o empresário Joesley Batista, da JBS. Dos comandados de ACM Neto na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia votou contra a admissibilidade da denúncia, seguindo orientação do partido e do prefeito de Salvador.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Roberto estreia dia 26 na Rádio Nacional
Roberto estreia dia 26 na Rádio Nacional

Roberto de Souza deixou a Rádio Difusora e já está de casa nova. O radialista e ex-vereador estreará, na próxima quarta (26), na Rádio Nacional 870AM.

A estratégia da emissora com a nova aquisição e algumas mudanças é recuperar a audiência perdida por erros sucessivos de administração nos últimos dez anos, alguns dos quais fora do ar.

A aquisição tem peso. Quando na Difusora, Roberto era considerado líder de audiência no horário das 13h às 14h, de segunda a sexta, e das 10h às 12h dos sábados.

A Nacional passa por mudança não apenas na programação. O estúdio sai do Zildolândia para a Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, em um antigo imóvel da Minas Aço. A emissora pertence à família do ex-deputado Daniel Gomes.

HORÁRIO

Em tempo, o Resenha na Nacional será das 12h30min às 14h, de segunda a sexta. No sábado, das 10h às 14h. Atualizado às 15h26min

Tempo de leitura: 3 minutos
Novos dirigentes da Loja Macônica União e Caridade em solenidade de posse
Novos dirigentes da Loja Macônica União e Caridade em solenidade de posse

A Loja Maçônica União e Caridade, de Canavieiras, realizou Sessão Magna para empossar os dirigentes para o biênio 2017/18, eleitos em 24 de maio passado. Lázaro Soares Magnavita assumiu o cargo de venerável mestre; José Batista Gama Neves, o de 1º vigilante; e Fernando Guimarães Vieira, o de 2º vigilante. Eles substituíram Arenilson Mota Nery, Lázaro Magnavita e Carlos Alberto Guimarães Ramos, respectivamente.

A posse ocorreu no Templo da Loja Maçônica União e Caridade, com a presença de representantes de Lojas Maçônicas de diversas cidades do Sul da Bahia. Também foram empossados Walmir Rosário (orador), José Hilton Melo Lopes (secretário), Ariedson Santos (tesoureiro) e Romário Brito de Vasconcelos (chanceler). Na próxima sexta-feira (21), serão empossados os oficiais.

MAÇOM MAIS ANTIGO COMPLETA 100 ANOS

Loja comemorou os 100 anos de Jonaval Vavá
Loja comemorou os 100 anos de Jonaval Vavá

Logo após a apresentação da nova diretoria no Clube Social Maçônico, foi comemorado o aniversário de 100 anos do Mestre Maçom Jonaval Freire (Vavá), o maçom mais velho da Bahia em atividade, que atualmente ocupa o cargo de Chanceler. Jonaval foi iniciado na Maçonaria em 1965, completando, também 52 anos na Ordem.

Nascido em 14 de julho de 1917, em Monte Cruzeiro, hoje Santa Terezinha/BA., filho de Jhonatas da Silva Freire e Leonor da Conceição Freire, Em 1967, casou-se com Dalva Pereira Freire, de cuja união tem os filhos Boaventura (também Maçom), Rodrigo e Jonaval, e o neto João Henrique, o bisneto Artur.
Também irmão do maçom Rosalvo Freire, (in memorian), Nita e Célia, Vavá exerceu atividades em Canavieiras como agrimensor, avaliador do Banco do Brasil e fiel depositário do Poder Judiciário.

Vavá lembrou de sua iniciação, quando era Venerável Mestre Hermes Sobral, e de todos os que passaram pela Ordem durante esses anos.

Ao realizar a homenagem ao seu pai (sanguíneo) e irmão (maçom), Boaventura Freire disse ser impossível impossível descrever a felicidade que ele, outros familiares e os presentes ao poder comemorar os seus 100 anos de vida. “É um orgulho, uma realização e poucos têm o privilégio de ter seu pai ao lado para poder compartilhar essa data tão importante”, ressaltou.

“Vejo no senhor um exemplo de fortaleza e resignação. Como somos abençoados por tê-lo conosco por tanto tempo. Ah! Que presente de Deus esse! Continue acreditando, sonhando, nós estaremos sempre ao seu lado, aprendendo sobre a vida e seguindo seus exemplos”, finalizou.Leia Mais

Tempo de leitura: 4 minutos
Escola Pequeno Príncipe foi inaugurada em junho do ano passado
Escola Pequeno Príncipe foi inaugurada em junho do ano passado

A Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Ilhéus, foi festivamente inaugurada em junho do ano passado. Mas um ano depois já é alvo de críticas e protestos de alunos, pais de alunos e professores. Não bastasse uma avalanche de problemas estruturais, também é cenário de investigação da Polícia Federal.

Esta semana, agentes da PF estiveram no prédio construído no bairro da Conquista para apurar a maneira como a obra foi conduzida pela gestão anterior. Um dos questionamentos é de que, apesar de receber recursos federais, o governo municipal passado fez constar em placa a informação de que a obra fora executada apenas com recursos próprios.

Numa reinvenção da engenharia, ralo foi instalado na parede.
Construtora instalou ralo na parede da cozinha.

Além da investigação policial, a escola vive um outro drama. Os defeitos originados da execução da obra já eram apontados antes mesmo da entrega da obra à população. Chove dentro da escola, porque parte da cobertura de policarbonato foi originalmente afixada com parafusos inadequados e sem a faixa de reforço – onde deveriam existir parafusos de alta pressão. Por isso, não suportaram os ventos fortes e antes mesmo do atual governo assumir, muitas já haviam voado e desaparecido.

Os técnicos estão verificando as condições do piso – que deveria ser de alta resistência – e que solta pó diariamente. A poeira que tem provocado problemas respiratórios em alunos e professores. Agora, será avaliado se a aplicação de uma resina apropriada, solucionará o problema.

Construção apresenta infiltrações por toda parte
Construção apresenta infiltrações por toda parte

A escola atende a crianças de três a oito anos de idade, algumas especiais, mas os banheiros foram construídos para servir a adultos. Os corredores não têm acessibilidade, há infiltrações na maioria das salas e auditório. Já na cozinha, um ralo – que em qualquer modelo de engenharia civil estaria instalado no piso – foi colocado na parede, jogando todos os detritos para o lado de fora do prédio, a céu aberto. Nada canalizado.

De acordo técnicos, os problemas não são recentes. Foram detectados desde a entrega da obra, segundo revelam os professores mais antigos. De acordo com a secretária de Educação, Eliane Oliveira, a escola recém-construída foi inaugurada há um ano.

A secretária considera “aviltante” o município “gastar dinheiro público para refazer o que deveria estar funcionando em perfeito estado, e dentro da garantia da obra”. Essas medidas estão previstas no processo licitatório. De acordo com o governo, os encaminhamentos legais estão sendo feitos pela Procuradoria-Geral do Município.

Piso solta um pó prejudicial à saúde de alunos e professores
Alunos exibem pés cobertos por um pó que solta do piso.

“O processo burocrático precisa ser cumprido mas, ao mesmo tempo, professores, alunos e pais de alunos não suportam mais esperar”, reconhece. A secretária já chegou a propor uma mudança temporária para outro local, mas os pais resistem em deixar o imóvel.

Nesta terça (18) à tarde, um grupo de pais e professores realizou protesto no Centro Administrativo, solicitando providências. O grupo foi recebidos por representantes do governo, entre eles o secretário de Infraestrutura, Hermano Fahning.

O governo afirma que, desde o início do ano, vem exigindo que a construtora responsável realize as correções necessárias, porém não obteve êxito. Esta, segundo o governo, era a medida inicial, antes de realizar intervenções.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Justiça decide pela manutenção de prisão de Cunha.
Justiça decide pela manutenção de prisão de Cunha.

A Segunda Instância da Justiça Federal em Brasília decidiu hoje (18) manter a prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A pedido dos advogados de defesa, a liberdade foi julgada pela Terceira Turma do Tribunal Regional Federal (TRF-1), sediado na capital federal.

Cunha está preso há 10 meses na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba em função das investigações dos procuradores da Operação Lava Jato. O caso julgado nesta terça-feira envolveu outro mandado de prisão contra Cunha, emitido pelo juiz federal Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília.

No processo criminal que tramita em Brasília, Cunha é acusado de receber propina em troca de influência a favor de empresas que buscavam liberação de verbas do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), vinculado à Caixa Econômica Federal.

Durante o julgamento, a defesa de Cunha alegou que não há motivos para que o ex-deputado continue preso. De acordo com os advogados, não há provas que liguem Cunha aos desvios na Caixa.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ariane Penha é presa com 12,3kg da droga na BR-101
Ariane Penha é presa com 12,3kg da droga na BR-101

Uma moradora de Itabuna foi presa com 12,3 quilos de cocaína prensada, no final da tarde desta terça (18), no trecho da BR-101 em Camacan, no sul da Bahia. A prisão de Ariane Penha da Silva, de 24 anos, ocorreu durante abordagem feita por equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um ônibus da Águia Branca que fazia a linha Salvador-Rio de Janeiro.

Policiais rodoviários federais localizaram a droga, envolta em uma caixa de papelão, durante a revista ao bagageiro do veículo. Ariane assumiu ser a dona da mala, mas disse não saber que se tratava de droga.

À PRF, Ariane informou que a “encomenda” tinha como destino o Rio de Janeiro. Ao ser questionada a quem ela entregaria a “mala”, respondeu com um “não sei” ao policial rodoviário. A jovem acabou autuada por tráfico de drogas.