Tempo de leitura: 2 minutos
Rui Costa recebe das mãos de Jairo Araújo o título de cidadão itabunense || Pimenta
Rui Costa recebe das mãos de Jairo Araújo o título de cidadão itabunense || Pimenta

Das mãos do vereador Jairo Araújo (PCdoB), o governador Rui Costa recebeu, nesta noite de sexta (28), o título de cidadania itabunense. A solenidade ocorreu no salão nobre da AABB Itabuna, onde também o governador e outras nove personalidades receberam a Comenda Firmino Alves das mãos do prefeito Fernando Gomes e a primeira-dama, Sandra Neilma.

Após receber a comenda e o título de cidadão itabunense, Rui assinou convênio que permitirá ao Estado repassar R$ 24 milhões ao município para a conclusão das obras do Centro de Convenções e o Teatro Municipal.

Perspectiva com a fachada do teatro || Reprodução Pimenta
Perspectiva com a fachada do teatro || Reprodução Pimenta

Ainda de acordo com Rui, a prefeitura licitará a obra, parada desde outubro de 2006, quando o então governador Paulo Souto (DEM), já derrotado, paralisou a obra. O gestor baiano diz querer vir em 2018 para inaugurá-la, caso a legislação permita (ele concorrerá à reeleição). E brincou ao dizer que, não sendo possível, aparece no pós-inauguração para fazer selfie em frente ao projeto.

RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA

Ao discursar, o governador disse que, nas próximas duas semanas, terá novidades quanto às obras de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna. “Acredito que, no máximo em duas semanas, teremos boas notícias. Vamos ter a duplicação não da BR, eu diria da grande avenida de ligação Ilhéus-Itabuna”.

O governador também falou que, no projeto de duplicação, também está pensada a urbanização da margem do rio onde a nova pista será construída. Será, segundo ele, uma forma de as cidades de Ilhéus e Itabuna, abraçar o Cachoeira. Hoje, disse, as casas são construídas com fundo para o rio, tornando-o um quintal, “como se o rio fosse um esgoto das nossas casas”.

HOMENAGEADOS

Além do governador, outras nove personalidades receberam a Comenda Firmino Alves, duas delas in memoriam. Foram lembrados o desembargador Mário Alberto Hirs (Tribunal de Justiça da Bahia), os deputados federais Paulo Magalhães e Jonga Bacelar, a procuradora-geral adjunta Sandra Rusciolleli, o bispo emérito de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, o pastor e professor aposentado Apolônio Brito, de 102 anos, o empresário Jaime do Amor e o juiz Antônio Hygino. Duas comendas foram entregues a familiares de dois nomes que marcaram a história de Itabuna, o Frei Joaquim Carmeli e o jornalista José Adervan.

Tempo de leitura: < 1 minuto

ericjrEric Ettinger Júnior

 

 

Não menos simbólico é a concretização deste sonho exatamente no ano que completamos 100 anos de fundação.

 

 

Itabuna completa 107 anos e a inauguração da UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes neste 28 de julho reforça a minha convicção que a história da Santa Casa de Misericórdia se confunde com a própria história da cidade.

Nesta data, eu, que sou filho de Itabuna, nascido no Novaes, fico ainda mais orgulhoso de, ao lado do Governo Estadual e do Governo Municipal, entregar este presente: uma UTI que já nasce com o legado de ter sido construída a muitas mãos.

A Unidade é fruto do olhar empreendedor dos gestores da Santa Casa, do zelo pela saúde pública, das mãos solidárias do GACC e Instituto Ronald McDonald, do amor ao próximo do cidadão grapiúna. Não menos simbólico é a concretização deste sonho exatamente no ano que completamos 100 anos de fundação.

E, assim, junto aos meus colegas de Provedoria, a todo Corpo Clínico e de técnicos profissionais da instituição, seguimos com a missão de preparar a Santa Casa para os próximos 100 anos, mantendo foco em Itabuna, sempre.

Eric Ettinger Junior é provedor da Santa Casa de Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Dentran suspende mais de 1.300 carteiras de habilitação.
Detran suspende mais de 1.300 carteiras de habilitação|| Foto divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA) suspendeu a Carteira Nacional de Habilitação de 1.326 motoristas flagrados cometendo irregularidades no trânsito.  As punições variam de um mês a dois anos.  Não  cabe mais recurso da decisão.

O Detran alerta que quem foi punido deve entregar a carteira de habilitação.  O motorista que insistir em conduzir o veículo com o documento suspenso estará sujeito a punições mais rigorosas.

DETENÇÃO

O coordenador de Acompanhamento de Processos de Habilitação do Detran, Jânio Natal Júnior, lembra que “o artigo 307 do Código de Trânsito Brasileiro prevê a detenção do condutor, de seis meses a um ano, e multa, além de ficar sem dirigir pelo mesmo período que havia sido suspenso anteriormente”, completou.

Para voltar a ser habilitado, o condutor deverá cumprir o prazo de suspensão, fazer o curso de reciclagem em uma autoescola credenciada ao Detran e ser aprovado no teste de legislação. Dirigir sob efeito de álcool, recusar fazer o teste do bafômetro, exceder em 50% o limite de velocidade e não usar capacete foram as principais infrações gravíssimas que motivaram a suspensão das carteira de habilitação na Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Atrações gospel puxam o IgrejasnaRua, neste sábado (29)
Atrações gospel puxam o IgrejasnaRua, neste sábado (29)

A programação de aniversário de 107 anos de Itabuna será encerrada, oficialmente, amanhã (29), com o evento gospel #Igrejanasruas, na Praça Rio Cachoeira, na Beira-Rio, a partir das 18h. Várias atrações gospel participam do evento, dentre elas Átrios 7, Luz e Sal, Eurice Diniz, Ministério de Louvor Plenitude e a banda Ritmo Soul.

A caminhada evangelística é promovida por várias denominações evangélicas e tem o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). O evento ecumênico leva adoração e evangelização para a região central da cidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Polícia de Ilhéus reconstitui morte de estudante em Ilhéus.
Polícia Civil reconstitui morte de estudante em Ilhéus|| Foto Reprodução.

A Polícia Civil fez na noite de quinta-feira (27), no centro de Ilhéus, a reconstituição da morte da estudante Thayná Verena, de 16 anos.  A investigação busca esclarecer o que realmente aconteceu na madrugada do dia 17 de janeiro do ano passado.

A estudante morreu após cair de um carro em movimento, segundo versão do namorado Rodrigo Lavigne, que dirigia o veículo. O casal e um amigo voltavam de uma festa quando ocorreu o incidente. A família da adolescente desconfia da versão do rapaz e acompanhou a reconstituição do crime.

A polícia investiga a hipótese de Rodrigo Lavigne ter empurrado a estudante do carro em movimento na Avenida Soares Lopes, mas o rapaz alega que a jovem caiu do veículo e que não teria motivos para cometer o crime.

Rodrigo Lavigne chegou a ser preso  não pela morte da menina, mas porque estava dirigindo alcoolizado. O jovem foi liberado depois de pagar fiança. Foi ele quem socorreu a estudante e, em depoimento à polícia, afirmou que a namorada caiu pela porta traseira do veículo.

Tempo de leitura: 2 minutos
"Curtidas" para Patrícia Abreu gera repreendidas na Rede Bahia || Reprodução
“Curtidas” para ex-colega gera tensão na TV Bahia || Reprodução

Do Site AgoranaBahia

Surpreendida por uma disputa que agora não envolve apenas o alcance pela maior audiência, a TV Bahia, emissora que retransmite a programação da Rede Globo em Salvador vive um clima de forte expectativa com a possibilidade de perder novos profissionais do jornalismo para a TV Itapoan/Record. E para evitar o fortalecimento da principal concorrente, até as “curtidas” em redes sociais estão sendo observadas por diretores.

Tudo começou com a recente saída de Patrícia Abreu, que na TV Bahia era repórter e apresentadora do Globo Esporte e foi levada para a Itapoan como apresentadora do novo BA Record. Muito querida por colegas de jornalismo da emissora global, a saída dela deixou um misto de tristeza e alegria e foi inevitável que houvesse manifestação em redes sociais.

Possuidora de uma grande admiração também por parte do público, com quase cem mil seguidores em redes sociais, Abreu recebeu o apoio dos amigos da TV Bahia, com mensagens carinhosas e desejo de “boa sorte”, muitas em mensagens abertas. E isso despertou a ira de um diretor da emissora que reuniu alguns chefes de setores, para pedir a intervenção junto aos colaboradores, evitando “reforçar o peso da contratação da concorrente”.

A reação do diretor provocou um clima de medo entre muitos que preferiram correr para apagar as mensagens, mas a “energia” já havia chegado até Patinha, como carinhosamente é tratada pelos amigos mais próximos.

Leia na íntegra

Tempo de leitura: 2 minutos
Contrato foi assinado durante ato de inauguração de UTI hoje || Foto Manu Berbert
Contrato foi assinado durante ato de inauguração de UTI hoje || Foto Manu Berbert
UTI pediátrica conta com sete leitos pelo SUS
UTI pediátrica conta com sete leitos pelo SUS

Sete dos dez leitos da UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes serão mantidos com recursos do SUS, por meio de contrato assinado, nesta sexta (28), entre Governo do Estado e Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Trata-se da primeira UTI pediátrica da região. O investimento anual do governo para manter os leitos do SUS será de R$ 2,75 milhões por ano.

– É um momento muito importante para a região. Neste período de crise no país, é importante buscar melhorar a gestão, o controle de gastos, a eficiência, e melhorar a produtividade, para que a gente atenda um maior número de pessoas, com qualidade e, se possível, gastando menos – disse em entrevista à TV Cabrália.

O secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, disse que a contratação atenderá as necessidades na área de oncologia pediátrica na região. “Com esse apoio financeiro do Governo do Estado, toda a região de Itabuna passa a ser atendida com um importante suporte para cirurgias e demais procedimentos. A UTI pediátrica atende crianças com mais de 30 dias de vida até jovens de 16 anos”, explicou.

HOSPITAL DE BASE

O governador Rui Costa ainda participou da entrega da Enfermaria B do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com 38 novos leitos, e destacou as próximas entregas do Governo na região, na área da saúde. “Em breve, teremos na região o Hospital Regional da Costa do Cacau, no município de Ilhéus, com 216 leitos. A nova unidade vai ajudar muito a saúde regional e também aqui de Itabuna, desafogando e tirando a pressão dos serviços da cidade”.

Tempo de leitura: 2 minutos
Adenilson aguarda por transferência e cirurgia há mais de um mês.
Adenilson aguarda por transferência e cirurgia há mais de um mês.

Após sofrer fratura em uma das pernas, um paciente do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, espera há mais de 40 dias para ser transferido para uma unidade de referência e realizar cirurgia. De acordo com laudo médico, a cirurgia de Adenilson Farias da Silva, de 48 anos, deveria ser feita de imediato (“Prioridade 0”). Ele sofreu acidente em junho, em Uruçuca.

Apesar da urgência do procedimento cirúrgico, o paciente está internado no Luiz Viana Filho desde o dia 17 de junho, quando sofreu acidente. Ele seguia na garupa de uma moto, quando o veículo derrapou. O peso da moto ficou sobre a perna do paciente. O diagnóstico e a necessidade de cirurgia é de 19 de junho.

Conforme o laudo enviado para o setor de regulação do hospital, a cirurgia não poderia ser realizada em Ilhéus “devido à falta de material de síntese, mesa ortopédica” e intensificador de imagem.

DOR E ANGÚSTIA

Irmã de Adenilson, Simone Farias diz que a espera completou 41 dias hoje e não há resposta concreta por parte da direção do hospital, o que aumenta a angústia do paciente. “Falam que estão aguardando a transferência e que a fila é grande”, afirma.

O paciente sente dores e diz ter a sensação de que o joelho está solto. “Ele só pode movimentar uma das pernas”, observa a irmã. Segundo Simone, Adenilson, que é motorista profissional, está abalado. “Ele, psicologicamente, também está sofrendo muito”.

Um ofício foi entregue à direção do Hospital Geral Luiz Viana Filho. A família de Adenilson aguarda uma prometida resposta do setor jurídico da unidade de saúde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos compromissos do governador Rui Costa em Itabuna, nesta sexta (28), será com prefeitos de municípios filiados à Amurc. O encontro com os gestores municipais ocorrerá às 14h, no auditório do Hotel Tarik, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Jardim Vitória, próximo ao Shopping Jequitibá.

O encontro com os prefeitos foi definido pelo deputado estadual Rosemberg Pinto e pelo presidente da Amurc, Antônio de Anízio, durante reunião com o governador em visita a municípios sul-baianos, há duas semanas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rui fez afago público a Geraldo.
Rui: afago a Geraldo || Reprodução

Após estremecimentos na relação, o governador Rui Costa afagou o ex-deputado e ex-prefeito Geraldo Simões durante esta semana. Na segunda (24), recebeu o petista itabunense, na Governadoria, e conversaram por cerca de três horas.

Ontem (27), durante o lançamento estadual do Projeto Escolas Culturais, o afago foi público:

– Nosso ex-deputado e ex-prefeito de Itabuna, muito obrigado pela sua presença, Geraldo Simões. Quero que você me ajude, viu? Tô precisando de sua ajuda – disse no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Os afagos ao ex-deputado ocorrem depois de um “gelo” em junho, quando Rui reservou cinco dias consecutivos de sua agenda para ações no sul da Bahia, inclusive dois dias em Itabuna, e Geraldo não apareceu.

Não se sabe se o chamamento de ontem foi para coordenar campanha majoritária de 2018 no sul da Bahia ou aceno para uma candidatura a deputado – federal ou estadual robusta de Geraldo…

Confira o vídeo abaixo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

FIES 2017Os estudantes que quiserem financiar estudos em instituições privadas têm até as 23h59min de hoje (28) para fazer a inscrição ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2017. Pode ser feita no site http://fiesselecao.mec.gov.br.

Serão oferecidas 75 mil novas vagas. Podem se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

A relação dos pré-selecionados será divulgada no dia 31 de julho. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro. A lista de espera será aberta no dia 1º de agosto e o período de inscrições para as vagas remanescentes começará em 11 de setembro.

A partir de 2018, entrará em vigor o Novo Fies, com três modalidades. No total, o programa vai garantir 310 mil vagas, das quais 100 mil a juro zero para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Itabuna completa 107 anos de emancipação || Foto Tarso Soares
Itabuna completa 107 anos de emancipação || Foto Tarso Soares

A programação oficial de aniversário de Itabuna, nesta sexta (28), começou com missa em Ação de Graças, na Catedral de São José. Na parte da manhã, haverá entrega de obras na área de saúde, a exemplo das novas instalações da Policlínica 2 de Julho, que passa a funcionar no final da Rua Rui Barbosa, no Zildolândia, às 10h30min, entrega da UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes, às 11h, e das obras de reforma de enfermaria do Hospital de Base, às 11h30min.

À tarde, a programação prevê inauguração do campus provisório da Faculdade Santo Agostinho, que venceu edital do Programa Mais Médicos, em 2015, e está implantando curso de Medicina no município sul-baiano.

Às 18h, haverá entrega da Comenda Firmino Alves e do título de cidadania ao governador Rui Costa. O título foi proposto pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB) e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Logo após, as autoridades, incluindo o governador, participam da festa de aniversário da cidade, na Praça Rio Cachoeira, com Vingadora, Fabrício Pancadinha (ex-Tsunami), Rian Girotto & Henrique, Boyzinho e Lordão.

Tempo de leitura: 2 minutos
Rui Costa fica em Itabuna até esta sexta-feira.
Rui Costa fica em Itabuna até esta sexta-feira|| Foto Manu Dias

O governador Rui Costa anunciou nesta quinta-feira (27) investimentos de R$ 6 milhões para implantação de um complexo escolar, cujas obras deverão ser iniciadas nos próximos dias, e confirmou outros R$ 24 milhões para a conclusão do teatro municipal de Itabuna.

O convênio para retomada das obras do teatro será assinado com município nesta sexta-feira (28), quando Itabuna completa 107 anos de emancipação política e administrativa. “Será um teatro da altura do povo e do município de Itabuna”, afirmou Rui Costa.

“ESQUIVOU-SE DE BOLA DIVIDIDA”

Questionado sobre a aproximação com o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (DEM), os ciúmes e a insatisfação de aliados no município, Rui Costa afirmou que, independente de partidos, todos “ficam felizes quando o estado implanta políticas sociais e ações para beneficiar a população”.

O governador também foi questionado sobre a queixa de seus aliados de que o governo federal está boicotando a Bahia e quem estaria por trás das manobras. Ele evitou o confronto direto. Porém, durante a apresentação do projeto Escolas Culturais, alfinetou adversários. “Sempre governaram pensando nos próprios negócios, não no povo”. O projeto foi lançado na quinta-feira no Colégio Luís Eduardo Magalhães (veja nota abaixo).

Participaram da solenidade da implantação do projeto Escolas Culturais os secretários estaduais Walter Pinheiro (Educação), Jorge Portugal (Cultura), Julieta Palmeira (Políticas para as Mulheres), Olívia Santana (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e Carlos Martins (Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), além de prefeitos de municípios do sul da Bahia, deputados, a Senadora Lídice da Mata e ator e apresentador de TV itabunense Jackson Costa, que é o padrinho do projeto no município. O show do cantor Luiz Caldas encerrou  o evento.

Tempo de leitura: 2 minutos
Colaboradores da FTC prestaram homenagem a Alfredo Omena || Foto Abel Franco
Colaboradores da FTC prestaram homenagem a Alfredo Omena || Foto Abel Franco
Luiz Alfredo Omena faleceu em Itabuna, no último dia 21.
Omena faleceu no último dia 21.

Um momento marcado por forte emoção, lágrimas e sentimento de gratidão na homenagem de colaboradores, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada ao professor Luiz Alfredo Cortez de Omena. O então diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) Itabuna, faleceu na noite da última sexta-feira (21).

Fazendo referência ao clima de paz e harmonia que caracterizou os nove meses em que o homenageado esteve à frente da gestão da FTC, funcionários do corpo técnico-administrativo e docente se vestiram de branco e, durante 1h30min, destacaram os feitos, qualidades e virtudes de Alfredo Omena, como líder e amigo.

Representando o corpo docente da FTC Itabuna, o padre José Nilton observou a origem germânica e o significado do nome Alfredo: “conselheiro engenhoso ou elfo conselheiro”. E provocou reflexão sobre o verdadeiro sentido do viver e do morrer. Referindo-se ao ex-diretor, destacou sua condição de autêntico cristão que soube vivenciar e partilhar o dom do amor com a família, parentes, amigos e colegas de trabalho.

Viviane Guimarães, representando o corpo técnico administrativo, afirmou que o professor Alfredo Omena deixa sua marca registrada – e que é unânime entre os colaboradores – sua atenção com todos os funcionários. As professoras Raildes Pereira e Sharon Shirley Well falaram em nome dos coordenadores de curso. Elas fizeram questão de enaltecer as virtudes e qualidades do homenageado.

A solenidade contou ainda com o pronunciamento do diretor de Operações da Rede FTC, professor Cristiano Lôbo, que enfatizou o quanto o professor Luiz Alfredo Omena foi importante para a Instituição. “Homem íntegro, que fez da ética a sua marca como gestor”, destacou Lôbo. Encerrando a homenagem, Pastor Genilson Souto, da Igreja Batista Teosópolis, da qual Alfredo Omena congregava, conduziu o momento de oração.

Tempo de leitura: 3 minutos

walmirWalmir Rosário | wallaw2008@gmail.com

 

Sem medo de errar ou ser interpretado como politicamente incorreto, até as enchentes do rio Cachoeira eram de encher os olhos e correr o mundo com as notícias da invasão das águas na pujante Itabuna. E olhe que naquela época não existia internet ou redes sociais.

 

Confesso que sou um pouco saudosista, mas quem há de resistir àquelas boas lembranças dos tempos de criança e adolescente? Poucos insensíveis, diria eu, recordando a belezas e a funcionalidade do rio Cachoeira dos anos 1950/60. A beleza plástica está quase toda registrada nas telas dos nossos artistas plásticos, com suas pedras à mostra, às vezes nem tanto, pois também serviam de “coarador” para as centenas de lavadeiras de ganho, ou de casa, que utilizavam as abundantes águas.

Labutavam, ainda, nas águas do velho Cachoeira pescadores – alguns especializados – de pitus, calambaus e camarões; peixes das mais variadas espécies, em sua maioria nobre, a exemplo de robalos, jundiás, tucunarés; os areeiros, que retiravam a areia para as construções com suas canoas e transportadas nos jegues; tipo de transporte também utilizados para levar água (de gasto) às residências que não dispunham de água encanada, artigo (melhor, serviço) raro à época.

Com poucos esgotos in natura (tratamento também não existia) despejando no nosso rio, era o local da higiene corporal de muitos moradores, alguns que se exibiam com saltos e braçadas durante a natação num simples banho. As águas límpidas – embora salobra – era um convite, inclusive durante à noite quando alguns se aventuravam a mergulhar e nadar sorrateiramente para furtar os peixes capturados nas grozeiras e outras armadilhas colocadas em frente às residências.

Os donos sabiam quem eram os larápios, mas nada de chegar às vias de fato, bastava uma simples censura, como geralmente assim fazia Pepê, hoje o advogado Pedro Carlos Nunes de Almeida, que tinha suas armadilhas ali na rua da Jaqueira, hoje avenida Fernando Cordier. Nos tempos atuais, mesmo com os parcos recursos, poucos se aventurariam a entrar nas águas superpoluídas do nosso velho rio, ainda mais com peixes suscetíveis a todos os tipos de doenças.

Sem medo de errar ou ser interpretado como politicamente incorreto, até as enchentes do rio Cachoeira eram de encher os olhos e correr o mundo com as notícias da invasão das águas na pujante Itabuna. E olhe que naquela época não existia internet ou redes sociais, ganhava o mundo através dos jornais, telégrafo e dos microfones das rádios Clube, Difusora e Jornal, já que os serviços de altofalante Tabu (bairro Conceição) e a Voz da Cidade não tinham longo alcance.

Passada a refrega, o comércio contabilizava seu prejuízo, refazia seus planos e tudo voltava à normalidade. A economia cacaueira dava o seu ar da graça e todos voltavam a ser o grapiúna de sempre, rico mesmo sem ter dinheiro no bolso, mas com muito crédito na praça. Nenhuma cidade do porte de Itabuna possuía o número de agências bancárias numa mesma avenida, a Cinquentenário, e todas funcionando, emprestando dinheiro e recebendo aplicações da venda do cacau.

Voltando ao comércio, a Cinquentenário e adjacentes se impunham com a galhardia de seus luminosos, confeccionados em gás neon, apagando e acendendo em intervalos diferentes, como só se viam nas grandes metrópoles pelo mundo afora. E os visitantes ficavam de “queixo caído” com nossa beleza feérica, tanto assim que muitos anos depois um conhecido biólogo da capital fluminense (à época Niterói), José Zambrotti, enchia os pulmões para nominar Itabuna como a Broadway brasileira.

Nem parecia que meses atrás tinha sofrido a grande catástrofe e, assim como no comércio, indústria e serviços maiores, a vida do rio voltava ao normal, com todos utilizando o que as águas produziam e permitiam que fosse retirado para o bem do homem. Até as pontes voltavam ao normal. Me refiro às pontes do Tororó (conhecida como dos Velhacos), estreita, baixa e somente para pedestres, e a do Marabá, cujo nome, Miguel Calmon, ainda é desconhecido da maioria da população, que eram interditadas.

Hoje maltratado, o rio Cachoeira ainda tenta sobreviver, mesmo contra a falta de vontade dos nossos governantes, que pela importância dos rios, já poderia merecer tratamento diferenciado, com um projeto de despoluição desde sua nascente até o chamado “mar de Ilhéus”, onde deságua. Atualmente, nenhum artista plástico dedicaria parte do seu tempo para retratar seu leito tomado pelas baronesas, criadouro do mosquito da dengue, ou as águas fétidas e de cor encardida pelo caldo derramado pelos esgotos.

Mesmo assim, ainda tenho a esperança de vê-lo, se não como o de antigamente, mas um rio importante na nossa vida e na socioeconomia do itabunense, do grapiúna. Gostaria de, em cima das pontes atuais e das que serão construídas, poder apreciar o Cachoeira revitalizado na Itabuna altaneira que sempre acostumamos a ver. Espero um dia possa ter essa oportunidade, assim como todos os itabunenses – daqui e de fora – que aprenderam a amar essa terra.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.