Tempo de leitura: < 1 minuto

mural da vergonha

Nas redes sociais, bombou mosaico com os 17 deputados baianos que votaram para barrar a investigação contra o presidente da República, Michel Temer. O mosaico foi batizado de Mural da Vergonha.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cerveja de umbu é sucesso em rede de lojas em Salvador
Cerveja de umbu é sucesso em rede de lojas em Salvador

Saison Umbu, a cerveja de umbu produzida pela Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopersuc) é a mais pedida no Dia Internacional da Cerveja, 4 de agosto, em Salvador. Pelo menos, na rede de lojas da Mestre Cervejeiro, onde a bebida da Coopersuc registrou recorde de pedidos.

De acordo com o responsável pela rede Mestre Cervejeiro, Luís Leite, “a cerveja de umbu é muito procurada em todas as lojas da rede”.

Devido à demanda, a rede de lojas escolheu a Saison Umbu para celebrar o Dia Internacional da Cerveja em suas redes sociais com a legenda “a cerveja mais pedida finalmente chegou”.

O responsável pela bebida que vem atiçando o paladar dos baianos é o jovem cervejeiro da comunidade tradicional Serra da Besta, município de Uauá, Emanuel Messias Almeida.

Na primeira vez que a cerveja foi fabricada, conta ele, a cooperativa forneceu somente a polpa. “Mas não nos contentamos em apenas fornecer a matéria prima. Queríamos mais e buscamos outras alternativas”.

Emanuel se capacitou participando de cursos sobre o tema. “Aprendi sobre a cerveja artesanal e o processo de fabricação. Saí de Uauá com a missão de desenvolver a receita de umbu, com estilo saison, e voltei com a missão cumprida. Hoje a cerveja tem matéria-prima e essência baiana”.

Tempo de leitura: 2 minutos
Acusado de assassinato em Salvador é preso em Itabuna.
Acusado de assassinato em Salvador é preso em Itabuna|| Foto Polícia Civil.

Foi preso na tarde desta sexta-feira (4), em Itabuna, o pedreiro Edgar Pereira Costa, de 46 anos, acusado de assassinar a namorada, Cláudia Santana de Oliveira, de 26 anos.  A mulher morta foi encontrada por parentes dela na manhã de hoje, em um imóvel na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, em Salvador. O corpo foi escondido em um saco no banheiro da casa em que morava com o suspeito.

Policiais da Delegacia de Homicídio de Itabuna prenderam o suspeito quando ele passava perto da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, BR-101. Ele viajava em um ônibus que fazia a linha Salvador/Itabuna.

Edgar Pereira Costa foi ouvido na tarde desta sexta-feira pela delegada Magda Suely Figueiredo e negou que tivesse assassinado a namorada.  O suspeito confirmou que estava bebendo com a vítima na noite de quinta-feira (3) e teve um desentendimento com ela. Contou ainda que tinham um relacionamento de sete meses.

O suspeito alegou que, durante a briga, empurrou a mulher, que caiu e se machucou.  Disse ainda que depois disso a vítima foi dormir e que ele continuou bebendo. O pedreiro informou que horas depois também foi dormir e, ao acordar hoje pela manhã, percebeu que Cláudia Santana estava morta.

A polícia de Itabuna estava mobilizada desde a manhã desta sexta-feira, quando recebeu alerta da polícia de Salvador de que o suspeito teria fugido para casa de parentes no sul da Bahia e montou a operação para prendê-lo. Ele será recambiado para capital, onde deverá responder por homicídio e ocultação de cadáver.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Morador que não se mudar pode perder o imóvel.
Morador que não se mudar pode perder o imóvel|| Foto Waldir  Gomes.

Os beneficiários que descumpriram cláusula do contrato do Programa Minha Casa, Minha Vida em Itabuna estão sendo convocados pela Secretaria de Assistência Social e pela Caixa Econômica Federal. São famílias que deveriam ter se mudado para o novo endereço no Condomínio Itabuna Park, no bairro São Roque, mas não ocuparam os imóveis após 30 dias do recebimento das chaves.

De acordo com a diretora do Departamento de Combate à Pobreza da SAS, Caroline de Oliveira Suzart, as equipes da Divisão de Melhoria Habitacional estão no condomínio fazendo o levantamento das unidades vazias para identificar as situações irregulares. Segundo Caroline, após a notificação, as famílias terão prazo de 20 dias para ocupar o imóvel e retornarem à Secretaria de Assistência Social.

A Secretaria de Assistência Social alerta aos beneficiários que existe uma cláusula contratual prevendo que os imóveis devem ser ocupados de imediato ou em até 30 dias a contar da data de assinatura do contrato. O não cumprimento implicará a pena de resolução do mesmo, em que a Caixa Econômica Federal, nesses casos, fica autorizada a declarar o contrato rescindido e alienar o imóvel a outro pretendente.

Tempo de leitura: < 1 minuto
TRE inspeciona cartórios eleitorais de Itabuna e Ilhéus.
TRE inspeciona cartórios eleitorais de Itabuna e Ilhéus||Foto divulgação.

A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia está promovendo correições nos cartórios das zonas eleitorais de Itabuna e Ilhéus. As inspeções são acompanhadas pelo juiz corregedor do TRE-BA, Fábio Alexsandro Costa Bastos.

Na quinta-feira (3), a equipe de inspeção esteve nas 27ª e 28ª zonas eleitorais, em Itabuna. Nesta sexta-feira (4), a correição nos cartórios está sendo realizada nas 25ª e 26ª zonas eleitorais, em Ilhéus.

O objetivo da fiscalização é verificar a qualidade dos serviços eleitorais oferecidos ao público, orientar os servidores quanto aos procedimentos e sanar eventuais irregularidades.

Ao final dos trabalhos, um relatório será encaminhado aos chefes de cartórios e juízes eleitorais das respectivas zonas submetidas à correição.

Tempo de leitura: 2 minutos
Mais de 120 mil devem fazer provas da PM na Bahia
Mais de 120 mil devem fazer provas da PM na Bahia

Domingo (6) será dia de prova para 123.812  inscritos no concurso da Polícia Militar da Bahia.  Os candidatos terão 4h30min para responder 80 questões das provas objetivas e discursivas (com redação), que  elimina boa parte dos concorrentes.

De acordo com o edital, os portões serão abertos às 8 e fechados às 9 horas. As provas para soldado da PM serão aplicadas em sete cidades baianas. No sul da Bahia, milhares de candidatos para as vagas de soldado farão a prova em Ilhéus.

Nas demais regiões, as provas serão aplicadas em Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Salvador e Itaberaba. O concurso da Polícia Militar da Bahia oferece o total de 2.000 vagas, das quais 1.819 para pessoas do sexo masculino e 181 para mulheres.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

Além das 2 mil vagas para a PM, serão feitas provas para as 750 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. São 672 para homens e 78 para mulheres. Os candidatos à vaga de Bombeiro Militar farão provas em Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.

ILHÉUS E ITABUNA

Para a região de Itabuna/Ilhéus, são 250 vagas para o cargo de soldado da PM e 25 para o Corpo de Bombeiros.  Os aprovados no concurso vão participar do curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Atualizado às 19h.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Loja do McDonald´s em Porto Seguro é fechada durante paralisação || Foto NaMídia News
Loja do McDonald´s em Porto Seguro é fechada durante paralisação || Foto NaMídia News

Funcionários do McDonalds cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira (4), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Eles fizeram apitação na porta da loja para reivindicar equiparação salarial e melhores condições de trabalho.

De acordo com o NaMídia News, os grevistas também cobram a contratação de mais funcionários na alta temporada. A greve por tempo determinado deverá ser encerrada amanhã ou até o McDonald´s abrir negociação.

Os funcionários ainda se queixam de receber salário abaixo do piso da categoria. A manifestação é apoiada pelo Sinthotesb, o sindicato da categoria em Porto Seguro.

Tempo de leitura: 2 minutos
Marão e Iuri comemoram a vitória eleitoral em projeto do TRE baiano || Foto Clodoaldo Ribeiro
Marão e Iuri comemoram a vitória em projeto do TRE baiano || Foto Clodoaldo Ribeiro

Calma. Não é bem isso. É quase isso…

Hoje (4), o clima eleitoral chamou a atenção nas salas e corredores do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, em Ilhéus. Autoridades da Justiça Eleitoral da Bahia e o prefeito Mário Alexandre compareceram à maior unidade escolar do município para participar da eleição para a escolha do “novo prefeito da cidade”. Iuri Marley, de 17 anos, da Chapa 92, foi o vencedor do pleito.

Iuri gostou de ter sido eleito. Mas disse que o que carregará com a vitória é o sentimento de que é preciso aprender a votar e ter a consciência do seu papel na escolha dos seus líderes políticos na construção de uma sociedade melhor. Entre os votantes, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e a juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, diretora da Escola Judiciária Eleitoral do estado.

PREFEITO E ELEITORES DO FUTURO

O prefeito Marão, o presidente do TRE e o vice-preito José Nazal durante votação no IME
O prefeito Marão, o presidente do TRE e o vice-preito José Nazal durante votação no IME

A simulação com todo o clima que envolve um processo eleitoral de verdade, fez parte do lançamento do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ em Ilhéus. A iniciativa objetiva possibilitar às novas gerações uma formação cultural e cívica, voltada ao fortalecimento das relações sociais, cidadania e do Estado Democrático de Direito.

Participam do projeto crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, estudantes de escolas públicas e particulares, haja vista que, aos 16 anos, o jovem já pode exercer o seu direito de votar e decidir os representantes políticos do país.

Situações que normalmente ocorrem numa eleição real foram simuladas durante o “pleito”. O “eleitor” José Henrique, aluno do 9º ano, por exemplo, tem dificuldades auditivas. Para conhecer – e entender – a plataforma dos candidatos, contou com a ajuda da intérprete de linguagem de Libras, a professora Joy Couto Medeiros, que integra a rede municipal de ensino.

O presidente do TRE conversou com os estudantes – que lotaram o auditório – e dirimiu dúvidas sobre questões que cercam o modelo eleitoral brasileiro. Para o prefeito Mário Alexandre, permitir aos jovens a construção do sentimento crítico – mas participativo – nas eleições é estimular os caminhos que serão percorridos no futuro pela sociedade.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Erivelton, Júlio e as bananas de dinamite apreendidas em Camamu
Erivelton, Júlio e as bananas de dinamite apreendidas em Camamu

José Erivelton de Souza, 32 anos e Júlio César Pereira Bispo, 47, foram presos nesta quinta (3), após uma abordagem de policiais da 33º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Valença), no município de Camamu, baixo-sul baiano. A polícia apreendeu com a dupla de criminosos 20 bananas de dinamite, 94 espoletas detonadores e 3,80 metros de cordel detonante, material utilizado por quadrilhas especializadas em roubos a banco na região.

Com mandados de prisão em aberto por homicídio e sequestro, José Erivelton portava um documento falsificado em nome de Edson Mendes da Costa, natural de Santa Cruz, na Paraíba. Por isso, segundo a polícia, ele responderá por falsidade ideológica.

Segundo o comandante da 33ª CIPM/Valença, major Alexandre Costa Souza, os policiais realizavam abordagens rotineiras nas estradas próximas ao município de Camamu, quando identificaram o veículo suspeito. “São nessas ações ostensivas que conseguimos chegar a estas quadrilhas especializadas em roubo a banco”, ressaltou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

braskem2Até o dia 31 de agosto estão abertas as inscrições para o programa de estágio universitário e técnico da Braskem. São 300 vagas para atuar nas unidades da empresa na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Alagoas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.jovensbraskem.com.br.

O estágio universitário traz 201 vagas para estudantes de penúltimo e último ano de formação superior. Já para o estágio técnico estão abertas 110 vagas para estudantes com mais de 18 anos que já tenham concluído o primeiro semestre do curso. Do Correio24h.

Tempo de leitura: 2 minutos
Jet ski foi apreendido durante operação contra a pirâmide
Jet ski foi apreendido durante operação contra a pirâmide

O esquema de pirâmide financeira que tem como “cabeça” a D9 pode ter movimentado até R$ 2 bilhões no sul da Bahia, segundo a Polícia Civil. Durante a Operação Gizé, delegados que participaram dos mandados de busca e apreensão no escritório da D9 e na residência de um dos “piramideiros” afirmaram que o prejuízo a quem participou da pirâmide e ficou sem receber dinheiro chega a R$ 200 milhões.

O esquema da D9 começou a cair depois que vítimas tentavam sacar os rendimentos prometidos. Aí, viam que a pirâmide havia ruído. Veículos de luxo e equipamentos de informática foram apreendidos durante a operação, além de documentos. Por enquanto, os envolvidos não foram presos, o que dependerá do avanço das investigações, conforme afirma o delegado Humberto Matos, responsável pelas investigações.

Iniciada na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Itabuna, pelo delegado Humberto Matos, a investigação revelou que a quadrilha aplicava um golpe classificado como de cooptação progressiva de pessoas, a famosa “pirâmide financeira”. Os investigados, para tanto, utilizavam a empresa de fachada D9 Clube para comercializar o serviço de treinamento de pessoas em apostas esportivas.

Para atrair as vítimas, a D9 Clube informava em seu site oficial www.d9clube.com e em redes sociais abertas que o percentual de lucro obtido com as realizações das apostas de seus clientes seria de 33 por cento sobre o valor investido, com pagamento semanal durante um ano, e ao final, ainda o valor principal investido de volta.

Carro de luxo apreendido em prédio nas Nações Unidas.
Carro de luxo apreendido em prédio nas Nações Unidas.

“É quase impossível se obter 100 por cento de acertos em apostas de jogos de qualquer natureza e durante longo período. Contraria a lei natural do mercado de capital”, salientou o delegado Delmar Bittencourt, acrescentando que os valores arrecadados pelos estelionatários eram depositados nas contas dos investigados e, em seguida, o dinheiro era pulverizado em contas de terceiros e em gasto na compra de bens para dificultar a identificação.

Os integrantes da quadrilha vão responder pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e pichardismo, exploração fraudulenta de credulidade pública e que se diferencia do estelionato porque o número de pessoas é indeterminado.

As investigações que levaram a desarticulação da fraude, contaram com o apoio de equipes coordenadas pelos delegados André Aragão, da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), Katiana Amorim, da DT/Itabuna, e Oscar Neto, do Laboratório de Lavagem de Dinheiro (Lab), da Secretaria da Segurança Pública.

Tempo de leitura: < 1 minuto

ciranda rural 4

Ilhéus tornou-se mais um município contemplado com a Ronda Maria da Penha, ontem (3), com o lançamento do Projeto Ciranda Rural, que visa atender à mulher do campo no enfrentamento e combate à violência. A iniciativa do governo baiano é ação articulada das áreas de segurança, proteção à mulher e desenvolvimento rural.

De acordo com a Polícia Militar, nas áreas onde a Ronda Maria da Penha foi implantada em Salvador, houve redução de 80% dos casos de violência contra a mulher. Somente no primeiro semestre deste ano, a Bahia registrou mais de 23,4 mil casos de violência contra a mulher. A foto, com a Catedral de São Sebastião ao fundo, é de Daniel Thame.

Tempo de leitura: 4 minutos

WALMIR~1Walmir Rosário | wallaw2008@outlook.com

 

Se os pratos agradam aos mais exigentes paladares, as bebidas não ficam longe disso e as cachaças feitas a partir da mandioca também já estão se incorporando aos mais exigentes paladares dos manezinhos (como são conhecidos os nativos da ilha), outros moradores e visitantes.

 

Na minha rotina diária em busca de boas informações, encontrei na Gazeta do Povo, de Curitiba – jornal que reputo como um dos melhores do país – uma matéria sobre gastronomia, abordando um restaurante em Florianópolis (Santa Catarina). O restaurante trabalha com cardápio tipicamente nordestino e os pratos são de dar água na boca: feitos com mandioca, macaxeira ou aipim, nome dado conforme a região.

Bem que poderíamos dispor de um restaurante deste estilo aqui por nossa Bahia, mas pelo que já pesquisei, ainda não nos é possível degustarmos todas essas especialidades, com incursões em pratos da cultura japonesa, francesa, e por países afora. Gostas de sushi? O arroz, preferência dos nossos amigos japoneses é substituído por tapioca. Pelo que informa a reportagem, fica uma delícia.

A Oka de Maní (nome do restaurante) foi idealizado pelo casal de cearenses Samilla Paiva e Roberto Duarte para trabalhar exclusivamente com a matéria-prima mandioca, raiz 100% brasileira. Mais do que uma tapiocaria, o restaurante se destaca pelo mix culinário ao gosto da grande maioria dos clientes, inclusive daqueles que têm restrições ao uso do glúten na alimentação.

Se os pratos agradam aos mais exigentes paladares, as bebidas não ficam longe disso e as cachaças feitas a partir da mandioca também já estão se incorporando aos mais exigentes paladares dos manezinhos (como são conhecidos os nativos da ilha), outros moradores e visitantes. Elas são trazidas do Pará, como de jambu, responsável pelo famoso formigamento do paladar, e a tiquina, cachaça de mandioca curtida na folha de tangerina, trazida do Maranhão.

Eu poderia escrevinhar mais algumas dezenas de mal traçadas linhas sobre a gastronomia – o que muito me apraz – mas aqui o que interessa é mostrar que poderemos utilizar coisas nossas com sucesso. E, mas que isso, contribuir para o desenvolvimento de nossa agricultura, com resultados econômicos altamente positivos para todo o Brasil, substituindo o trigo, por exemplo.

De antemão, aviso: não sou contra a importação desse produto que ainda não somos autossuficientes. Nada de xenofobia contra os “hermanos” argentinos ou outros que exportem esse produto, pelo contrário, gosto de pães e macarrões fabricados com o trigo, famoso até na Bíblia Sagrada. Trago no DNA a lembrança das culturas portuguesa e italiana, tanto que não dispenso massas em geral, notadamente uma boa pizza.

Na verdade, me refiro às questões econômicas e a tecnologia que dispomos para substituir o trigo – ou pelo menos parte dele – na nossa riquíssima culinária, tão criativa, gostosa e capaz de agradar paladares de todo o mundo. E a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já provou, através das pesquisas dos seus cientistas, que isso é perfeitamente possível.

O pão nosso de cada dia é um belo exemplo e poderia ser adquirido nas padarias mais conceituadas de nosso país a preços mais baixos, caso fosse introduzida a farinha de mandioca na sua feitura. Com essa providência, não teríamos que ouvir, ver e ler na imprensa que a alta do preço de nossos pãezinhos é apenas consequência do reajuste do preço do trigo. Nos livraríamos desse lugar comum.

Garantem os pesquisadores que a mudança ou introdução da farinha de mandioca em nada alteraria o paladar do pão, o que é uma notícia alvissareira para quem não dispensa o seu consumo diário. A adição de fécula de mandioca à farinha de trigo é tecnicamente possível, como já ficou comprovado e demonstrado país afora, e a fécula atuaria na mistura como um diluidor do glúten presente no trigo.

Mas o que a ciência foi capaz de demonstrar, os políticos foram mestres em esconder, atrapalhar, não se sabe com qual interesse, mas é certo que a mistura da fécula de mandioca ao trigo para a confecção dos pãezinhos foi vetada pelo presidente Lula e o veto mantido pelo Congresso que antes aprovara o projeto. E o argumento utilizado pelo presidente foi o mais pífio de todos, conforme se lê no próximo parágrafo.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Agosto Dourado - AmamentaçãoA Santa Casa de Misericórdia de Itabuna aderiu à campanha Agosto Dourado pelo incentivo ao aleitamento materno. Mantenedora do único Banco de Leite Humano de todo Sul e Extremo Sul da Bahia, a instituição anuncia a intensificação das atividades durante este mês.

Apesar de ser uma Unidade com habilitação técnica para execução de atividades de coleta, pasteurização e controle de qualidade do leite humano, o Banco de Leite amplia o foco sobre as atividades de promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno.

“Durante todo este mês estaremos compartilhando momentos especiais nestes e em outros espaços de atuação do Banco de Leite”, disse a enfermeira coordenadora da Unidade, Luciana Cruz.

LINHAS DE ATUAÇÃO

No Banco de Leite da Santa Casa, são 5 linhas de atuação entre as principais atividades de sensibilização: Aconselhamento às Gestantes no Ambulatório de Alto Risco e Orientação às mamães que tiveram bebês na Maternidade, ambos no Hospital Manoel Novaes; Orientação às mães que vão ao Banco de Leite; Programa Rota, que faz a coleta de leite nas casas das mães doadoras voluntárias cadastradas; e Participação no programa Roda Bem Nascer, bate-papos com gestantes nas Unidades Básicas de Saúde.