Tempo de leitura: 2 minutos
Mais de 23 mil fizeram as provas do concurso do MP/BA
Mais de 23 mil fizeram as provas do concurso do MP/BA|| Foto Pedro Fernandes

Dos 35.627 inscritos, 12.373 não compareceram para fazer as provas do concurso para Provimento de Cargos do Quadro de Pessoal do Ministério Público da Bahia. A abstenção de 34,72% foi considerada normal pela Fundação Getúlio Vargas, que aplicou as provas no domingo (22), em Salvador,  para os 23.254 candidatos.

Os candidatos disputam 61 vagas, 41 para ampla concorrência e 20 para pessoas inscritas em regime de cotas para negros e pessoas com deficiência.  Destas vagas, 50 são para cargos de assitente técnico-administrativo e 11 para analistas técnicos nas áreas de pedagogia (1 vaga), psicologia (2 vagas), serviço social (2 vagas), tecnologia da informação (1 vaga), estatística (1 vaga), letras (1 vaga), engenharia sanitária (1 vaga) e engenharia florestal (1 vaga).

resultado definitivo do concurso será divulgado dia 4 de dezembro
Resultado definitivo do concurso será divulgado dia 4 de dezembro|| Pedro Fernandes

O gabarito preliminar será publicado ainda nesta segunda-feira (23), no site da FGV, no endereço http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/mpba2017. O resultado preliminar da prova objetiva está previsto para o dia 16 de novembro e o resultado definitivo para 4 de dezembro.

Membro da Comissão do organizadora do concurso, o promotor de Justiça Artur Ferrari acompanhou as provas pela manhã e pela tarde. Ele destacou a importância deste concurso como um momento de renovação.  “A sociedade espera cada vez mais do Ministério Público e nós temos que nos aparelhar e nos estruturar em termos de recursos humanos para fazer frente a esses desafios e para cumprir as missões que a sociedade nos delegou”, afirmou  Ferrari.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Detran da Bahia leiloa veículos apreendidos
Detran da Bahia leiloa veículos apreendidos|| Foto ddivulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) iniciou, nesta segunda-feira (23), por Santa Maria da Vitória, na região oeste, a rodada de leilões que vai alcançar nove municípios baianos até o dia 1° de novembro. São oferecidos 3,7 mil veículos e sucatas apreendidos em ações de fiscalização.

Os lances começam em R$ 100 e poderão ser feitos nas modalidades presencial e online (brbid.com), simultaneamente. Os leilões vão acontecer também nas cidades de Irecê, Ipirá, Itaberaba, Amargosa, Conceição do Coité, Serrinha, Alagoinhas e Lauro de Freitas

Tempo de leitura: 2 minutos

Eures fala da grave crise financeira das prefeituras brasileiras
Eures fala da grave crise financeira das prefeituras brasileiras
Prefeitos baianos realizam uma grande mobilização na próxima quinta-feira (26) para denunciar a grave crise financeira que afeta os municípios baianos. Em protesto, as prefeituras do estado fecharão as portas, mantendo apenas os serviços essenciais. Já os gestores e suas equipes se reunirão em Salvador, onde a União dos Municípios da Bahia (UPB) organiza uma marcha, às 8h, em direção à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para uma audiência pública.

A paralisação faz parte do Movimento Pró-Município, e foi uma decisão tomada após em reunião da diretoria da UPB, realizada na última quinta-feira (19) com presidentes de associações e consórcios públicos municipais de diversas regiões. A ação, que também acontece em outros estados do Brasil, tem apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O Movimento Pró-Município tem como principal objetivo chamar a atenção dos poderes estadual e federal para situação de falência que assola as prefeituras. “Agora é a hora. Vamos sair às 8h da manhã, da porta da UPB. Contamos com a adesão de todos. Esse é um movimento dos municípios. Tenho certeza que sairá resultado desta ação”, convocou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

Logo após a marcha, a audiência pública na Assembleia irá discutir a pauta municipalista, com reivindicações locais e nacionais, a exemplo dos R$4 bilhões de auxílio financeiro aos municípios, a atualização dos valores repassados para a execução de programas federais e a redução de quase 100% no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que atinge diretamente os CRAS e CREAS. Serão convidados os 39 deputados federais da Bahia e os três senadores do estado: Lídice da Mata, Otto Alencar e Roberto Muniz.

Na pauta estadual, questões prioritárias foram definidas pelos gestores, listando os repasses em atraso da saúde, transporte escolar e assistência social; divisão dos royalties do petróleo com os municípios; implementação da Lei de Incentivo à Cultura no interior da Bahia e a revisão do cálculo do IPVA.

Tempo de leitura: 2 minutos
Etapa do Mundial de Surf em Itacaré pode definir campeão de 2017
Etapa do Mundial de Surf em Itacaré pode definir campeão de 2017 || Foto Divulgação

A praia da Tiririca, em Itacaré, vai receber alguns dos melhores surfistas do mundo, nesta semana, em busca dos 1.500 pontos no ranking de acesso do Qualifying Series, de 26 a 29 de outubro. Como a cidade vai sediar a penúltima etapa do acesso do mundial de surf 2017, há a possibilidade de que o grande campeão do QS Masculino seja definido nas ondas de Itacaré.

Entre os cabeças de chave do Itacaré Surf & Sound Festival, estão o catarinense Alejo Muniz e o paulista Alex Ribeiro, ambos ex-integrantes da elite no ano passado e que buscam a volta ao Tour. Entre os baianos, Bino Lopes e Marco Fernandez garantiram presença, assim como o local Yagê Araújo, que vive uma grande fase nas competições e vai competir com a torcida a seu favor.

No time baiano ainda teremos Franklin Serpa, Bruno Galini, Artur Cerqueira, Italo Rosa, Erick Moraes e Elson Vieira. Além de Yagê, os locais serão representados por Alandreson Martins, Iago Silva, Félix Martins, Igor Farias, Davi Silva, Junior Santos e o baiano radicado na França, Olivier Cassaigne.

O Mundial de Surf em Itacaré contará ainda com a presença de nomes como Raoni Monteiro, Heitor Alves, Thiago Camarão, Victor Bernardo, Hizunome Bettero, Jihad Khodr, Krystian Kymerson, Weslley Dantas, Jean da Silva, Victor Mendes, Robson Santos, Gabriel Farias, Alan Donato e outros. Entre os estrangeiros, destaque para o japonês Kaito Ohashi, o chileno Guilhermo Satt e o peruano Juninho Urcia.

A estrutura para a realização do mundial de Surf QS 1.500 masculino e do Itacaré Surf Sound Festival, já está praticamente pronta. Uma grande estrutura de palco está sendo montada para transmitir o evento ao vivo para todo o mundo. Ainda ha espaços para exposições ecológicas, atrações folclóricas, espaços para os atletas, imprensa, premiação, postos de salva-vidas e área para o público. Na Praia do Resende, está sendo montada uma estrutura para a realização dos shows musicais.