Tempo de leitura: 2 minutos

Rosemberg indica ao governo construção de rampa em terminal de Mar Grande
Rosemberg indica ao governo construção de rampa em terminal de Mar Grande
O deputado Rosemberg Pinto (PT) encaminhou ao governador do Estado, Rui Costa (PT), a necessidade da instalação de uma rampa de acesso ao Terminal Hidroviário de Mar Grande, em Vera Cruz. O equipamento passa por reforma. As obras de manutenção e requalificação estrutural foram iniciadas em maio último e devem ser concluídas até o final do ano.

Segundo o governo da Bahia, o investimento é de aproximadamente R$ 1,3 milhão, o que vai beneficiar mais de 120 mil pessoas, entre trabalhadores, estudantes e turistas que utilizam o píer para realizar a travessia Ilha de Itaparica–Salvador.

“É inconcebível que um terminal que recebe milhares de passageiros por dia, inclusive turistas, ainda não tenha se adequado às normas, no sentido de poder conceder às pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção a possibilidade de inclusão para utilizarem-se dos serviços prestados, sem que com isto necessite serem carregados por outros passageiros”, alertou o parlamentar petista.

Os serviços são realizados pela concessionária Socicam e fazem parte do contrato da empresa com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Transportes (Agerba), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

“As pessoas não são todas iguais, algumas possuem limitações físicas ou muitas vezes da idade e, em decorrência disso, há sem dúvida a necessidade de adequação das instalações dos terminais para que possam atender as pessoas da melhor forma possível”, defendeu Rosemberg em sua justificativa.

Tempo de leitura: 3 minutos
MPT aponta irregularidade no corte de cana em fazendas
MPT aponta irregularidade no corte de cana em fazendas|| Fotos MPT

O Ministério Público do Trabalho acusa os proprietários da fazenda da Agro Unione e da Usina Santa Maria de descumprimento das leis na contratação de trabalhadores para coleta de cana de açúcar.  Entre as ilegalidades apontadas estão a falta de locais adequados para alimentação, inexistência de equipamentos de proteção individual e indícios de controle de ponto irregular nas propriedades localizadas no extremo sul da Bahia.

Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Governo do Estado, além, da Polícia Rodoviária Federal, participaram da ação que, na semana passada, percorreu fazendas de corte de cana nos municípios de Ibirapuã, Medeiros Neto e Lajedão. Assim que forem concluídos os trabalhos de análise de documentos, devem ser aplicados mais de 15 autos de infração e cobradas multas por descumprimento de termo de ajuste de conduta de duas grandes empresas do setor.

Operação envolveu diversos órgãos
Operação envolveu diversos órgãos e a Polícia Rodoviária Federal

Os fiscais percorreram, durante três dias, diversas frentes de trabalho localizadas na região, que tem na produção de cana-de-açúcar uma de suas principais atividades econômicas. O período de colheita da cana, que se iniciou em abril, é o mais propício a irregularidades trabalhistas. “Temos realizado inspeções em empresas do setor de açúcar e álcool ao longo dos últimos anos e sempre nos preocupa muito a condição de trabalho dos cortadores, por ser uma atividade temporária e extremamente pesada”, explicou o procurador do MPT Ilan Fonseca.

Antes de seguir para a região, ó procurador reuniu alguns documentos, dentre os quais um termo de ajuste de conduta de 2009 assinado por todas as empresas do setor que atuam no extremo sul. Nela, há condições mínimas estabelecidas para a contratação dos cortadores. Ministério do Trabalho informou que vai emitir cerca de 15 autos de infração para cada uma das empresas.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Comarca de Itabuna participa de mês de julgamentos
Comarca de Itabuna participa de mês de julgamentos || Foto Pimenta/Arquivo

Mais de 300 casos de homicídios denunciados pelo Ministério Público estadual à Justiça estão previstos para julgamento na Bahia neste mês de novembro. Promotores de Justiça que atuam em diversas comarcas participarão do “Mês Nacional do Júri”, uma mobilização que busca intensificar os julgamentos dos crimes dolosos contra a vida em todo o Brasil.

O objetivo é contribuir para a realização do maior número de júris, participando das sessões nas comarcas de origem e/ou se deslocando para as que acontecerão fora delas. Na Bahia, serão realizadas sessões em 52 comarcas, entre as quais de Itabuna e Ilhéus.

Coordenador do Núcleo do Júri do MP baiano (NUJ), o promotor de Justiça Davi Gallo destaca a importância do esforço concentrado das instituições que integram o Sistema de Justiça para o aumento do número de julgamentos.

O promotor acredita que as sessões do júri possibilitam a instituições como o Ministério Público a apresentação de resultados mais efetivos à sociedade.“Fala-se muito em homicídios, pouco se diz sobre as condenações. Podemos mostrar à população que a Justiça está julgando”, complementou. Para Davi Gallo, a impunidade é um dos fatores que influenciam o aumento do número de homicídios.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Seleção conquista 11 medalhas no Paraguai
Seleção conquista 11 medalhas no Uruguai

Mais uma vez os atletas do sul da Bahia representaram bem o Brasil em uma competição internacional. Os canoístas de Ubaitaba e Itacaré ajudaram a seleção brasileira a conquistar seis medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze no Campeonato Sul-Americano nas categorias Menor, Cadete, Master.

O Sul-americano foi realizada no período de 2 a 5 deste mês em Montevidéu, no Uruguai, e contou com a participação de atletas de oito países. A equipe brasileira, que contou com nove baianos, foi composta por 34 atletas, sendo 28 deles das categorias menor e cadete. Essas categorias são compostas por atletas jovens, que serão o futuro da canoagem brasileira.

Os medalhistas foram Ualef Moreira, Cauan Santos, Diego Nascimento, Filipe Santana, Helton Silva, Emmilly Santos e Jesenilyon Monteiro. Os canoístas se destacaram nas categorias C1 1.000 e C1 2.000 metros (menor masculino); C1 1.000 m (feminino), no caso de Emmilly Santos; C1 cadete nos 500 e 1.000 m; C2 cadete nos 500 e 1.000 m (masculino), além dos 200 e 1.000 metros no master (também masculino). Os atletas foram acompanhados pelos treinadores Josenildo Monteiro e Luciana Costa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

mutirão shopping 1O Shopping Jequitibá abriu espaço para o Mutirão do Diabetes de Itabuna, com a exposição Novembro Azul. Durante todo o mês, estarão expostas fotos com as ações do mutirão. O shopping também disponibiliza um espaço para apresentações artísticas no palco da Praça de Alimentação e o Desfile Azul, que mobilizam para o evento.

De acordo com o coordenador do Mutirão do Diabetes, Rafael Andrade, “o shopping tem sido um parceiro importante, já que milhares de pessoas circulam pelo local e tem acesso a orientações sobre prevenção da doença, além de iluminar a fachada com a cor azul da campanha.

O diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, destaca que “esse é um trabalho que melhora a qualidade de vida das pessoas com diabetes e mobiliza a Itabuna e toda a região. Para nós é motivo de orgulho poder contribuir com essa causa”.

O Mutirão do Diabetes, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio, Asdita e ONG Unidos pelo Diabetes, acontece no próximo dia 25 de novembro.

Tempo de leitura: 2 minutos
Mendonça Filho anuncia apoio para a educação de surdos || Foto Marcello Casal Jr/AB
Mendonça Filho anuncia apoio para a educação de surdos || Foto Marcello Casal Jr/AB

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (6) que o Ministério da Educação (MEC) busca a ampliar acessibilidade e políticas de afirmação de surdos. Segundo ele, está incluído na proposta da Base Nacional Comum Curricular, a formação adequada de professores, “para que a gente possa ter uma política pública cada vez mais inclusiva, respeitando a condição específica dos surdos ou daqueles que têm deficiência auditiva no nosso país”.

Mendonça Filho participou hoje do programa Por Dentro do Governo, produzido pela TV NBR, e comentou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano: Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil.

Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro, é quem subsidia as políticas públicas para surdos no âmbito do MEC e apoia a sua implementação pelas esferas subnacionais de governo. “Na ponta, quem tem a responsabilidade direta por essas políticas públicas são os estados e municípios. Cabe ao Ministério da Educação induzir e apoiar politicas nacionais de inclusão geral e específicas”.

Com mais de 160 anos de existência, o Ines produz material pedagógico, fonoaudiológico e de vídeos em língua de sinais, distribuídos para os sistemas de ensino. Além de atender em torno de 600 alunos, da educação infantil ao ensino médio, o instituto também forma profissionais surdos e ouvintes no Curso Bilíngue de Pedagogia.

Para Mendonça Filho, a língua brasileira de sinais (Libras) precisa ser cada vez mais incorporada na política educacional brasileira. Por isso, desde 2013, em parceria com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), o Ines disponibiliza conteúdo audiovisual acessível ao público surdo e aulas de Libras, por meio da TV INES . Da Agência Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos
Com pistola na mão, bandido recolhe dinheiro em saco plástico || Reprodução Pimenta
Com pistola na mão, bandido recolhe dinheiro em saco plástico || Reprodução Pimenta

O gerente da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Itabuna (Aetu) e a família foram feitos reféns, nesta segunda (6), por uma quadrilha que levou cerca de R$ 60 mil da entidade que representa as empresas de ônibus São Miguel e Sorriso da Bahia.  O gerente, esposa e filha ficaram sob poder dos criminosos até a quadrilha deixar Itabuna. A polícia já recuperou um dos veículos usados pelos bandidos.

Para entrar na sede da Aetu, no Centro Comercial, um dos sequestradores usava farda de policial rodoviário estadual baiano e uma arma. O gerente era mantido sob a mira de uma pistola durante toda a ação, como revelam imagens do sistema de videomonitoramento às quais o PIMENTA teve acesso. Um segurança da Aetu e funcionários também foram rendidos durante a ação dentro da entidade.

Depois de pegar o dinheiro, o bandido levou o gerente para um dos carros usados na ação criminosa. Após o roubo, os criminosos fugiram em dois carros, levando as vítimas como reféns. A esposa e a filha do gerente da Aetu foram liberadas cerca de quatro quilômetros, na estrada de chão à margem direita do Rio Cachoeira, rumo à Fazenda Progresso.

Os criminosos somente liberaram o gerente vários quilômetros depois. Até agora, a polícia tem imagens que podem ajudar a identificar o homem que invadiu a Aetu com o gerente da associação como refém.

Tempo de leitura: < 1 minuto

vagasempregoA Rota Transportes abriu seleção para contratar coordenador administrativo e coordenador de Recursos Humanos e Qualidade para a matriz da empresa, em Itabuna. O prazo para envio de currículo encerra-se na próxima sexta-feira (10).

Para o cargo de coordenador administrativo, o candidato deverá ter formação em Administração de Empresas ou Ciências Contábeis, experiência em coordenação ou controle de rotinas administrativas, conhecimento de legislação e Reforma Trabalhista e disponibilidade para viagens, dentre outros requisitos.

Para o cargo de coordenador de RH e Qualidade, o profissional deverá ter formação Psicologia, Administração ou áreas afins, além de experiência na área de gestão de pessoas envolvendo as funções de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, comunicação e ouvidoria interna.

Outra qualificação para o cargo de coordenador de RH, de acordo com a empresa, é a de experiência em assistência ao trabalhador, organização de eventos focados na educação, motivação, entretenimento e qualidade.

O currículo deve ser enviado por email (recrutamento@rotatransportes.com.br). Informações sobre o processo de seleção pode ser obtida, também, pelos telefones 73–3214.6826 e 3214-6806.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Águas-vivas invadem praias da zona sul de Ilhéus || Reprodução Anabel Mascarenhas
Águas-vivas invadem praias do sul de Ilhéus || Reprodução Anabel Mascarenhas/Instagram

O finalzinho do Feriadão de Finados foi marcado pela invasão de águas-vivas em praias da zona sul de Ilhéus. A professora e fotógrafa Anabel Mascarenhas na Praia dos Milionários fez este registro das águas-vivas, postando-o em uma rede social. Desde a quinta-feira (2), o município sul-baiano sofre com ventania e ondas fortes, o que pode ter trazido as águas-vivas para as praias da zona sul.

De acordo com especialistas, a água-viva só queima – e causa grande dor , quando se sente atacada. O banhista precisa ficar atento à água e também à areia. Não deve lavar o local da queimadura com água doce para não detonar substâncias venenosas que são expelidas pela espécie.

O indicado é água do mar e soro fisiológico até que se tenha atendimento médico. Há quem aplique vinagre na área lesionada. É preciso muito cuidado, pois a queimadura pode detonar forte reação alérgica.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vectra utilizado no ataque foi incendiado pelos bandidos
Vectra utilizado no ataque foi incendiado pelos bandidos
Pelo menos oito homens fortemente armados tentaram roubar um posto do Bradesco no município de Boa Nova, na Bahia, nesta segunda-feira (6). Os bandidos usaram dois veículos na ação no município do sudoeste do estado. Na fuga, os criminosos atearam fogo no GM Vectra NYU-1047 na saída de Boa Nova.

Durante a fuga, de acordo com a Cipe Sudoeste, os bandidos ainda roubaram um GM Corsa Classic prata, da Prefeitura de Boa Nova, e seguiram em direção a Dário Meira, no centro-sul da Bahia. Até há pouco, nenhum dos bandidos foi preso. A polícia não informa se, no ataque, alguma quantia foi roubada.

Tempo de leitura: 2 minutos
Michel Lima, do Sebrae no sul da Bahia || Foto Maurício Maron/Agência Sebrae
Michel Lima, do Sebrae no sul da Bahia: empreendedorismo || Foto Maurício Maron/ASN

Durante as comemorações pela Semana Global do Empreendedorismo 2017, o Sebrae promoverá oficinas e capacitações gratuitas. As atividades começam amanhã (7) e se encerram na sexta (10). As inscrições já estão disponíveis na loja virtual do Sebrae Bahia, ou pelos telefones (73) 3613-9734, em Itabuna, (73) 3634-4068, em Ilhéus, ou ainda pela Central de Relacionamento Sebrae, pelo 0800 570 0800.

O aumento no número de pessoas em busca do próprio negócio, em função do desemprego, tem elevado a preocupação sobre a preparação desses empreendedores na condução dos empreendimentos.

“Por isso, o objetivo dessas atividades visa chamar a atenção dessas pessoas sobre o processo necessário de preparação para empreender em qualquer negócio. Por um lado, a ideia é reduzir o índice de mortalidade das empresas e, por outro, incentivar o empreendedorismo mais responsável”, destacou o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima.

PROGRAMAÇÃO

Em Itabuna, a semana inicia com a Oficina Sei Controlar Meu Dinheiro, na terça-feira, 7, das 18h às 22h, na sala de Treinamento Sebrae Itabuna, na Rua Paulino Vieira, 175, Centro. Com uma carga horária de quatro horas, os microempreendedores individuais terão acesso a conteúdos sobre controle de caixa, contas a receber, contas a pagar e caixa futuro.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Unidade Móvel da Defensoria Pública atenderá em Itapé na sexta (10)
Unidade Móvel da Defensoria Pública atenderá em Itapé na sexta (10)

Moradores do município de Itapé receberão orientação jurídica e terão a oportunidade de resolver extrajudicialmente os mais diversos tipos de conflitos e realizar exames de DNA, para investigação de paternidade, de forma gratuita, no dia 10 de novembro. O atendimento será feito pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) em sua Unidade Móvel, na Praça Fenelon Santos, no centro da cidade, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h da próxima sexta.

Entre os documentos básicos que precisam ser apresentados no atendimento estão RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos (se tiver) e todos os documentos necessários para a resolução da demanda. Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para o Disque Defensoria, através do telefone 129, de um telefone fixo, ou baixar o aplicativo Defensoria Bahia para Android ou iOS.

Segundo o defensor público Márcio Marcílio, “a proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm um defensor público ou intensificar o trabalho que é feito em comarcas que já possuem unidade defensorial, buscando sempre a pacificação e a resolução extrajudicial dos casos”. Márcio é coordenador da Unidade Móvel.

“Durante a nossa visita, que acontece pela primeira vez na cidade de Itapé, além de orientações jurídicas, vamos tentar a resolução extrajudicial de casos de alimentos, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, divórcio consensual, regularização de débito de pensões alimentícias e conflitos de direito de vizinhança. Nosso objetivo é aproximar a Defensoria da população e fazer com que cada um tenha acesso aos seus direitos”, acrescentou o subcoordenador da 4ª Regional da Defensoria, que fica em Itabuna, Walter Nunes Fonseca Junior.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rui Costa definiu prazo pra edital em entrevista nesta manhã || Foto Tácio Moreira/Metropress
Rui anunciou edital de concurso || Foto Tácio Moreira/Metropress

O edital do concurso público para professor da rede estadual da Bahia deverá ser públicado, no máximo, até a próxima sexta (10), de acordo com o governador Rui Costa em entrevista à Rádio Metrópole FM nesta manhã (6). O concurso abre cerca de 4 mil vagas para professores e coordenadores pedagógicos, com vínculo de 40 horas semanais.

O edital estava previsto para sair em 30 de outubro, mas ocorreu atraso devido a alterações. “Até sexta, vamos publicar”. Rui disse que trabalha para iniciar o ano letivo de 2018 com os profissionais do novo concurso.

“O concurso será regionalizado. Não quero alguém que more em Salvador fazendo concurso para o Oeste, por exemplo, e que não quer morar lá, para pedir transferência depois. Nós vamos estimular a fixação das residências nos municípios”, falou. Nos próximos dias, também deverá ser anunciado o edital do concurso público para a Polícia Civil.

Tempo de leitura: 2 minutos

Paralisações programas afetam postos da Sefaz nas regiões norte e nordeste || Foto Divulgação
Paralisações programas afetam postos da Sefaz nas regiões norte e nordeste || Foto Divulgação
Os fazendários paralisaram novamente suas atividades, nesta segunda-feira (6), em todos os postos fiscais e postos de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) nas regiões norte e nordeste da Bahia. Os postos estão vinculados à Diretoria de Administração Tributária na região Norte (DAT Norte) da Sefaz-BA. O movimento prosseguirá nesta terça (7) e segue calendário de lutas da categoria que se iniciou em outubro, segundo informou o Sindsefaz.

Estão paralisados os postos fiscais Angelo Calmon (Feira de Santana), Fernando Presídio (BA-PE, em Juazeiro), Heráclito Barreto (BA-AL, em Paulo Afonso) e Francisco Hereda (BA-SE, em Rio Real/Loreto). E os postos de atendimento nos SACs e inspetorias das cidades de Alagoinhas, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha e Valença. Nestes locais não está havendo recepção ao público e nem agendamento.

Em outubro os fazendários paralisaram atividades nos dias 2 e 3 na Diretoria de Administração Tributária Sul (DAT Sul), que inclui ainda o oeste, sudoeste e extremo-sul do Estado. Depois, pararam nas regiões norte e nordeste, em 09 e 10. Seguiram com o movimento na Região Metropolitana e na capital, nos dias 17 e 18, culminando com uma paralisação geral em todo o Estado, no último dia 26.

Os fazendários reivindicam, de forma imediata, a convocação de concurso público para todos os cargos da Sefaz, mudança na GDF dos técnicos administrativos, aumento do valor do ponto da gratificação do grupo Fisco (Auditores e Agentes de tributos) e atualização da Indenização de Transporte, congelada há 10 anos.