Tempo de leitura: 2 minutos

Antonio Nunes de Souza

 

Vamos, mais um ano, ver acontecer essas mesmas coisas, mascarando um comportamento social vil e vergonhoso, mostrando ao Menino Jesus que seu aniversário é uma festa para quem pode!

 

Dia de Natal, expectativa da chegada da noite, espera de Papai Noel e, claro e evidentemente, curtir o evento com jantares nababescos, fora dos padrões cotidianos, vinhos especiais, músicas, danças, champanhe, bebidas finas e companhias de parentes, agregados e amigos!

Entre essas coisas, ainda existem aqueles que, com um bom presente, tentam conseguir os amores e encantos da mulher que perturba seu sono durante todo ano sem lhe dar “mole”!

Essa é, sem nenhuma dúvida, o que uma parte privilegiada do mundo, está de prontidão para desfrutar mais uma noite natalina!

Sendo hoje o dia “D”, vale, além de falar do brilho do evento, também sobre as famílias pobres e miseráveis, que, sem nenhuma dúvida, estarão amanhã nas latas de lixos e lixões, pegando os restos jogados fora para satisfazerem as suas fomes. E observem, pelas informações estatísticas, que são milhões de pessoas nessa pobre e vergonhosa situação.

Que a culpa é do governo? Nada disso, pois o governo é uma parte do erro, sendo o erro mais escabroso de uma sociedade mesquinha que somente aprendeu: Somar patrimônios, Diminuir solidariedades, Multiplicar seus numerários e, tristemente, não aprenderam e nem ensinam aos seus dependentes, a Divisão de amor, carinho, fraternidade e ternura!

Vamos, mais um ano, ver acontecer essas mesmas coisas, mascarando um comportamento social vil e vergonhoso, mostrando ao Menino Jesus que seu aniversário é uma festa para quem pode!

Lamento profundamente, não me canso de repetir, mesmo de formas diferentes, essas minhas palavras de desdenho as tais “sociedades organizadas” que cada vez estão mais fechadas!

Bato nessa tecla a dezenas de anos, chegando a ganhar títulos de Comunista, Petista, anarquista e outros mais pejorativos. Mas, na verdade, simplesmente, sou apenas humano!

Antonio Nunes é membro da Academia Grapiúna de Letras (Agral).

Tempo de leitura: 2 minutos
Beira Rio foi interditada sem nenhum aviso prévio e irritou motoristas e consumidores

Quem deixou para fazer compras no comércio de Itabuna neste domingo (24), véspera do Natal, precisou de muita paciência.  Além das filas nas lojas, os consumidores sofreram com o fechamento de trechos das avenidas Firmino Alves e Francisco Ribeiro Junior e a interdição parcial da ponte do Marabá, com bloqueio do trânsito de quem saia das regiões dos bairros Góes Calmon e Conceição com destino ao centro. Parte do tráfego foi desviada para a Cinquentenário.

Comerciantes reclamam que o bloqueio das vias públicas na véspera do Natal, com as lojas do shopping, Avenida do Cinquentenário e Rua Paulo Vieira funcionando, ocorreu sem qualquer aviso prévio. A interdição foi feita para que a empresa Minas Aço descarregasse as estruturas metálicas da passarela que está sendo construída sobre o Rio Cachoeira.  A empresa teve que refazer as estruturas depois de erro de cálculo.

Com a interdição das vias, os ônibus foram desviados da Beira-Rio para a Avenida do Cinquentenário, que estava lotada de consumidores de Itabuna e de outros municípios do sul da Bahia.  Com os espaços reservados para estacionamento completamente lotados e muita gente transitando de um lado para o outro na avenida, o trânsito ficou um caos.

Quem usa o transporte público só sabia da mudança quando se dirigia aos pontos de ônibus. Mas esse não foi único transtorno. Os passageiros se queixaram que a frota de  ônibus estava reduzida, o que aumentou o tempo de espera nos pontos.   Faltou paciência e sobraram xingamentos para o prefeito Fernando Gomes.  Talvez, nem o prefeito soubesse da interdição no trânsito na véspera do Natal. Talvez…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Atrações anunciadas para o Réveillon de Ilhéus.

A promessa era de atrações nacionais de peso, mas o réveillon popular de Ilhéus será ao som de bandas baianas. Cacau com Leite e Papazoni vão agitar a Festa da Virada.

Outra mudança de planos se deu quanto ao local da festa popular. Anunciada pelo secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, para a Avenida 2 de Julho, a Virada será mantida na Soares Lopes.

Os três dias de festa foram reduzidos a dois. No dia 30, a festa será embalada pela banda Vingadora, da ilheense Tays Reis, ao lado da Catedral de São Sebastião.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Trabalhador  foi enterrado em cova rasa em Ubaitaba

O trabalhador rural Miguel Mário Oliveira Santos, que estava desaparecido desde quinta-feira (21), foi encontrado morto, no sábado (23), em uma fazenda no município de Ubaitaba.

Os criminosos enterram o corpo do homem em uma cova rasa debaixo de uma jaqueira, na Fazenda Probidade. A polícia suspeita de três pessoas que trabalhavam com Miguel Mário na fazenda, que fica a poucos quilômetros do centro de Ubaitaba.

Ainda não se sabe a motivação do crime. O corpo do homem será sepultado em Ilhéus neste domingo. Com informações do Blog Agravo.

Tempo de leitura: 2 minutos
Consumidores devem ficar atentos a qualidade dos produtos para a ceia natalina

Dos 125 produtos fiscalizados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro),  durante a Operação Natal, 30% foram reprovados por causa do peso abaixo do indicado na embalagem ou não apresentar informação relativa à quantidade no rótulo do produto. Apenas dois itens, panetone e espumante, foram aprovados.

A Operação foi realizada em localidades como Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista e Feira de Santana, no período de 1º a 20 de dezembro, com o objetivo de evitar que os consumidores fossem lesados. Entre os produtos reprovados estão chocolates, queijos, peru, chester, passas, ameixas, entre outros, sendo a característica principal a de que foram embalados pelo próprio estabelecimento comercial.

Diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal orienta “que é importante o consumidor ficar atento a esses itens embalados pelo próprio mercado, que são acondicionados em bandejas de isopor ou ensacados, por exemplo. Vale frisar que todos esses produtos alvo da operação são fiscalizados, periodicamente, ao longo do ano. E, em geral, encontramos muitas irregularidades nesses artigos”.

PROCESSO ADMINISTRATIVO

A coordenadora da área de Pré-Embalados, Cíntia Lê, informa que durante a operação foram recolhidas amostras para exames em laboratório, onde estas sofreram análises para checagem se o conteúdo do produto (peso real) estava condizente com o informado na embalagem.

Os estabelecimentos comerciais autuados vão enfrentar processo administrativo, com pena de multa de até R$ 1,5 milhão. O valor da multa depende de alguns fatores, como o tipo de irregularidade encontrada na fiscalização e a reincidência no erro, o que agrava a situação do estabelecimento. A empresa tem um prazo de dez dias para apresentar a defesa.

A fiscalização foi realizada em todo o país, através dos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nos estados. Em caso de produtos suspeitos, o consumidor pode efetuar denúncia junto a Ouvidoria do Ibametro 0800 071 1888 para uma vistoria nos produtos.